sábado, 1 de julho de 2017

A verdade histórica e científica ou a verdade salvífica da Bíblia?



Para o fundamentalista (isto é, o que entende a Biblia à letra) o importante é a história do que está relatado. Porém, para o cristão consciente o importante é a mensagem, quer dizer a verdade religiosa, independentemente de que tenham decorrido ou não os fatos e do mesmo jeito de como são relatados. 

Por isso diz Eduardo Arens: “impor à Biblia um conceito de inspiração, de verdade e de história que lhe são estranhos e forçá-la a que responda a nossas exigências de exatidão, não somente não ajuda a compreendê-la em seus próprios termos, mas é fazer-lhe injustiça”.

É o caso de termos em conta a diversidade dos gêneros literários em sua variedade e diversidade que usaram os escritores da Bíblia. 

O que eles queriam, significar? Qual o recado ou a mensagem que pretendiam nos comunicar? Essa deverá ser a pergunta fundamental que deverá reger a nossa leitura, em vez da outra: isso aconteceu assim mesmo? Quantos dias mesmo? Três dias na barriga de um peixe? Quantos soldados guardavam Pedro na prisão? 

Exemplificando: Na história de Jonas podemos começar fazendo essas perguntas. E verá o resultado. E veremos que se trata do gênero literário parábola. Igual o filho pródigo, uma parábola. Para tirar qual lição moral? E o samaritano, para tirar qual lição moral? E na prisão de Pedro na cadeia, quantos soldados? Quantos anjos? 

Assim também a história de Jonas foi escrita no jeito (ou gênero literário) de uma grande parábola com a qual o autor quis compartilhar com seus compatriotas sua convicção de que Deus é um Deus universal, não nacionalista, e que usa de misericórdia não só com o povo hebreu, mas com todos, contrariamente ao que eles pensavam.

Já observou osdetalhaes da parábola: três dias para atravessar uma cidade? Onde se viu nessa época uma cidade assim? Animais bovinos e outros se cobrindo de sacos? Coisa boa de novela e parábola, não é mesmo? Para quê? Para ressaltar a atenção e o impacto. 

Poderemos fazer as mesmas perguntas nas pragas do Egito. E na parábola das serpentes. Já reparou que os magos do Faraó tinham as mesma serpentes que o Moisés? Porém, qual a lição moral? Não seria que eles tinham o poder da ciência e da magia, mas o autor queria ressaltar que a fé de Moisés era maior? 

Aliás, no Novo Testamento, por exemplo nos Atos dos Apóstolos temos que conferir que não são uma obra primordialmente histórica, mas são antes de tudo uma história em forma de novela. 

Nela, por exemplo, sobre a vida de Paulo diz coisas que nas Cartas  ele mesmo fala diferentemente. Porquê? Pela intenção diferente que os Atos dos Apóstolos queriam ressaltar o “maravilhoso”, e exagerar os casos, descurando ou trocando dados históricos, aumentando o número dos soldados e colocando anjos. 

Digamos, o propósito principal de Lucas era apresentar um modelo, a partir de memórias de Paulo de como deveria ser a Igreja missionária: audaciosa, corajosa, e que a proteção de Deus estará garantida para os corajosos no caminho, e as orações da comunidade.


Daí temos uma conclusão: nem tudo o que parece ser história necessariamente foi histórico. Ou por outras palavras: a Bíblia não tem  e nem pretende dar-nos a verdade histórica e científica, mas a verdade salvífica. 

Esta é a verdade salvífica da Bíblia.


         NOTICIÁRIO:


1)- Ontem foi a entrega das imagens da Aparecida para os Setores da Paróquia, zona urbana e zona rural, e para estudo das Cartilhas do Ano Mariano. A volta será no Ofertório da Missa do Bote Fé, presidida pelo Bispo diocesano D.Valdeci, no dia 12 de Agosto.

2)- Ontem também, dia 01 e primeiro sábado foi a missa da unidade de todos os Movimentos e Pastorais da Paróquia, com todas as diretorias e não só de todos os movimentos e pastorais.


3)- Iniciamos também a pastoral do Acolhimento nas portas de nossas igrejas e capelas, como foi decidido em reunião do mês passado. Todas as pessoas sejam bem acolhidas para as celebrações.

4)- Hoje, 02 de Julho a Paróquia de CRISTO REI, celebra o primeiro ano de sua criação. A santa missa da celebração de ação de graças acontecerá às 20.00h na matriz de Cristo Rei, com a presença dos dois párocos, Padre Joel e Padre Casimiro. Parabenizamos a Paróquia de Cristo Rei e seu pároco, P.Joel  pelas suas qualidades e ótimos trabalhos que já tem levado a efeito.

5)- Hoje, 1º domingo do mês, a missa das 08.00h é a missa da Pastoral Familiar, e tem exposição do Santíssimo. Também torcemos para que o ministério do acolhimento comece a funcionar.

6)- Hoje também celebra-se na Comunidade de S.Raimundo, bairro Corrente, o encerramento do Triduo em honra ao Divino Pai Eterno, justo nos mesmo dias que se faz no Santuário de Trindade, em Goiás. O tríduo foi desde o dia 30/06 até hoje, quando terá a santa missa às 09.00h da manhã. O encerramento será amanhã, 2ª feira, com procissão às 19.00h. Obs: A missa das 9.00h será trocada hoje com o Bairro da Tigela, e por esta vez será na Tigela no próximo domingo às 09.00h em vez de hoje.

7)- Dia 29/06 foi o encerramento do festejo de S.Pedro no bairro do Campo Velho, embora que a celebração litúrgica de São Pedro e São Paulo seja hoje neste domingo. Parabéns à comunidade pelo empenho.

8)- Reunião dos COLEGIADOS: dia 04/07. Horário às 19.00, no local CBNET. Sua presença é muito importante.

9)- Dias 03 e 04 tem a reunião do clero diocesano em Urbano Santos. Porém já estarei presente na reunião dos Colegiados. E já darei as datas confirmadas com o sr.Bispo da administração do Crisma, como outras datas em previsão.

10)- Do Calendário paroquial: Ontem foi o arraiá da Com. do Bom Parto, o Torneio de Futsal da Catequese, 7 e 8 o arraiá da C. S.ta Teresinha, domingo que vem a Gincana dos Acólitos, e o Retiro Espiritual da Past. Familiar, e encontrto de Formação Setorial da Zona Rural-Setor 6, santa Missa na Mangueira.

Assaltos às igrejas: Infelizmente, tendo conhecimento do local onde se encontravam objetos roubados, na delegacia deixaram por isso mesmo, e nenhumas diligências foram agilizadas para a recuperação. Lição moral: estamos numa situação da lei da selva onde “salve-se quem puder”.

NOTA
Nós paroquianos confiando na continuação de um bom relacionamento aguardamos a conclusão dos compromissos firmados entre a Secretaria Municipal de Educação e a Paróquia de Nossa Senhora das Dores. 

Nenhum comentário: