sábado, 24 de junho de 2017

A época da vida de Jesus e a nossa época dos oito mais ricos do mundo



É muito fácil usar o nome de Jesus para nossos próprios objetivos, bons ou maus. Mas Jesus foi um personagem histórico e tinha convicções próprias muito fortes e estava disposto a morrer por elas. 

Digamos mais, como diz Albert Nolin, que “milhões e milhões de pessoas, através dos tempos têm venerado o nome de Jesus, mas poucos conseguiram compreendê-lo, e é menor ainda o número daqueles que tentaram pôr em prática o que ele queria que fosse realizado. Suas palavras têm sido interpretadas e deturpadas de modo a significar todas as coisas, qualquer coisa, e nada. 

Seu nome tem sido usado e abusado para justificar crimes, para assustar crianças. Jesus tem sido mais frequentemente honrado e venerado por aquilo que ele não significou do que por aquilo que ele realmente ele significou. A suprema ironia é que algumas das coisas às quais ele fortemente se opôs na sua época, foram ressuscitadas, pregadas e difundidas mais amplamente através do mundo – em seu nome”.

Para entendermos Jesus imagine que você se deu agora conta que é gente. Só agora. E que não conhecia nada de Jesus. Faz de conta que não sabe que ele é divino, ou Messias, ou o Salvador do mundo. Nem que ele fosse um bom homem e honesto. Você vai agora só se dar cota que vai agora descobrir quem é realmente Jesus. E nem vai imaginar que Jesus tem todas as respostas para nossos problemas. Só vai se colocar na época que nós estamos.

A época em que nós estamos mergulhou o mundo em dois abismos: de um lado, o abismo das técnicas pelas quais uma parte da humanidade parece nadar em facilidades de dominar o planeta e até planejar o futuro, como assim “podemos daqui a dois anos reduzir a pobreza em tanta porcentagem”. E do outro lado a parte da humanidade que vive submissa e obedecendo a tais planejamentos.

E esse sistema que está aí é tirano, levando o mundo a tantas catástrofes e inventando guerras para que as nações detentoras das técnicas  possam vender mais armas. Temos visto que os oito mais ricos do mundo têm mais do que 3.600 bilhões de habitantes da terra. 

Vem aí também agora a inteligência artificial, com a inteligência robótica do robô Sofia, com a hipótese de robôs humanos tirarem muitos mais seres humanos do mercado de trabalho do planeta, aumentando o desemprego e a fome. E sabemos também que centenas de milhões de pessoas nascem neste mundo para experimentar pouco mais que as dores da fome e os sofrimentos da desnutrição e privações. 

E ainda muitos pensando que é vontade de Deus. Jesus veio tirar isso da cabeça. Nestes dias a TV Brasil e a Record noticiaram o roubo que fez o Sérgio Cabral no Rio de Janeiro, que daria para cada um brasileiro receber 1.500,00 durante 04 anos, o que faz a conta de quase 600 bilhões de reais.

Acontece  porém que Jesus enfrentou basicamente o mesmo problema. Ele viveu em uma época que parecia que o mundo estava prestes a chegar ao fim. Muitos judeus estavam convencidos que o mundo estava à beira de uma catástrofe apocalíptica. Tendo em vista esse ambiente em que Jesus foi educado e para reverter a situação é que Jesus iniciou a sua missão.

Prova desta situação e turbulência política à beira do caos eram as seitas que funcionavam como partidos políticos, uns se armando até com armas para atacar os romanos, como os Zelotas, os Sicários (palavra que vem de usar setas) e os Essênios e outros entrando em seitas separadas para não se contaminarem com os pecadores: os fariseus, que julgavam que o fim estava próximo, e a vitória seria deles, e iriam julgar todos os outros “impuros” e infiéis às leis.


E qual a atitude de Jesus no meio desta situação? Iniciou o caminho de volta para Deus, a metanóia,  para fugir dos castigos. É o que vem escrito em Mt.10,28: “Não tenhais medo daqueles que matam o corpo mas não podem matar a alma. Todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante de meu Pai que está nos céus. Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus” (Mt.10.28-33). 

E a coisa principal que Jesus quis fazer foi tirar da cabeça das pessoas que as doenças e as pobrezas são fruto da vontade de Deus, mas do desamor entre os homens.

            NOTICIÁRIO


1)- Dia19/06 tivemos reunião para o funcionamento da Comunidade do CENTRO. Constou dos seguintes itens: 1. Escolha do Nome; 2. Participar nos festejos das outras Comunidades dos bairros como comunidade do Centro; 3. Participar nos programas do Setor 02 constituído pela comunidade S. Francisco e Centro; 4. Junto com S. Francisco do Bairro da Cruz somos o Setor 02; 5. Formou-se o Colegiado; 6. O Colegiado do Centro irá se reunir e formar o Conselho da Comunidade do Centro, do qual fazem parte as coordenações das pastorais e movimentos do Centro (Past. Familiar, Ministério dos acólitos, Ministros da eucaristia, Past. da sobriedade, Shalon, H. do Terço, M. do Terço, Mãe Rainha, L. de Maria, A. da Oração, RCC, PJ, e Caminho); 7. Participar nas reuniões dos colegiados nas primeiras Terças feiras de cada mês.

2)- Missa da Unidade de todos os Movimentos e Pastorais: dia 01/07, que será em todos os primeiros sábados.

3)- Tríduo do Divino Pai Eterno, na Comunidade São Raimundo, bairro Corrente: 30/6 e 01-02/7. Participe.

4)- Festejo de São Pedro, bairro Campo Velho. Dia 29/06.

5)- Missa do Envio das imagens e estudo da Cartilha do ANO MARIANO: 01/07: Início oficial das Reuniões com a Cartilha do Ano Mariano, em preparação para o  BOTE FÉ, com Maria Adorai e do FESTEJO 2017. Recordando que todas as reuniões das pastorais e Movimentos deverão ter essa prioridade de fazer a reunião pela Cartilha. Atenção que no dia 29/07 será a Entrega de volta na Matriz, e no dia 30/07 acontecerá uma GINCANA no Rincão e celebração da EUCARISTIA.

6)- Ministros da Eucaristia: Reunião na última sexta feira do mês, dia 30/06. Sue presença é muito importante

7)- Prof. Genival e se trabalho social: O prof. Genival está orientando a fazer tanques de peixes no bairro Recanto dos Pássaros. Com uma máquina conseguida do Ministério da Agricultura facilita para muita gente esse trabalho. No dia 22 deu palestras de orientação e técnicas para a Comunidade SANT’ANA, bairro Aldeia e Vila Liberdade. Parabenizamos o trabalho do prof. Genival que trabalha mais que ninguém pelo social.

8)- Neste domingo, 25 haverá  a II Missão Jovem na Comunidade SANT’ANA, (bairro Aldeia e Vila Liberdade).

9)- Dia 03 é o 1º aniversário da criação da PARÓQUIA DE CRISTO REI. Porém, a Missa da comemoração será no domingo dia 02, às 19.00h. Eu participarei da celebração com o P.Joel, e aqui na Matriz ficará um ou uma celebrante na missa das 20.00h

10)- Reunião dos Colegiados: primeira Terça feira de Julho, dia 04/07.

11)- Próximo domingo, 02/07 será o 1.º domingo do mês, missa da Pastoral Familiar e Exposição do Santíssimo. Atenção ao que ficou decidido no último dia 12: Cada pastoral ou movimento encarregado da LITURGIA cuide dos ACOLHEDORES.

NOTA
Nós paroquianos confiando na continuação de um bom relacionamento aguardamos a conclusão dos compromissos firmados entre a Secretaria Municipal de Educação e a Paróquia de Nossa Senhora das Dores.
OBS: Já recebemos a parte do compromisso da parte do Prefeito municipal, faltando ainda o compromisso da Secretaria de Educação pelo aluguel do RINCÃO. Obrigado


Nenhum comentário: