sábado, 3 de junho de 2017

Então apareceram línguas como de fogo que se repartiram sobre cada um deles.



Nós católicos aceitamos Jesus como nosso salvador e aceitamos um credo que tem Jesus no meio. Aceitamos a história e o histórico do povo que fazia parte da vida de Jesus. E cada povo é baseado numa história e numa cultura. E tem símbolos para se expressar e viver a sua fé e também sua moral na base desses símbolos.
Símbolos são coisas que significam, são significados de coisas, não são as coisas.

Na história antiga do Antigo Testamento tem símbolos que vieram até nós, como muitos fogos em cima de montanhas, e relâmpagos e trovões. Significavam a voz de Deus, que Deus estava naqueles símbolos e por eles falava. Porquê? Porque ninguém pode ver a Deus, mas podemos ver o fogo e o relâmpago e ouvir o trovão. Por isso se falava que Deus falava no meio do relâmpago e do trovão. Para quê? Porque os homens que escreviam ou falavam palavras botavam aquela autoridade como se fosse Deus que tinha falado ou escrito.

Isto chama-se uma simbologia e faz parte da cultura e da arte de os povos se expressarem. Era a metodologia de transmitir coisas sagradas e importantes. E por que se chamam sagradas? Porque tratavam do divino, das coisas de Deus indizível e invisível. 

Noutras religiões tem anjos que escrevem, como no Alcorão, onde Maomé subiu na montanha e o anjo escreveu o Alcorão. Por isso que quem mexer com o Alcorão eles fazem a pior perseguição. Na Bíblia também tem muitas ações simbólicas atribuídas  a anjos, não só eles do Alcorão.

Herdamos e aceitamos essa história antiga com seus símbolos e significados. Porque fazemos parte do nosso passado e das nossas raízes. Os índios têm de outro jeito outros símbolos e outras raízes como as que falam numa Terra sem males para dizer o paraíso antigo e o que tem que ser de novo.

Falava-se da Torre de Babel para significar a separação dos povos e as suas línguas. No Novo Testamento continua-se falando no fogo e particularmente no Pentecostes para significar de novo a presença de Deus. 

E particularmente do Espirito Santo, significado por línguas de fogo que vieram e se repartiram sobre cada um deles. Não é preciso muito para saber os significados do fogo: aquele, ilumina, queima, abrasa e purifica. E como no caso era para falar, então deram ao fogo a forma de línguas. 

Como é maravilhoso pintar Deus, o Espírito Santo com essa forma tão expressiva, real e verdadeira. E a gente pode se perguntar, mas aquilo não é uma mentira? É mentira coisa nenhuma, é o jeito de dizer como Deus é: é como fogo, como línguas, é como trovão, é como relâmpago.

E assim nasceu o Pentecostes, que já era uma festa do Antigo Testamento baseada no fogo do Monte Sinai, onde tinham descrito que os Mandamentos tinham vindo no meio do fogo e do trovão no cimo da montanha. E agora veio outro fogo sobre os apóstolos para outro novo pentecostes e para outra lei. 

Antigamente o povo baseava-se na lei antiga de Moisés, e agora na lei nova do Espírito Santo. Antigamente o chefe era Moisés que deu a lei do Sinai, agora é Jesus que dá a lei nova do Espírito Santo.

Isto é história, isto é a fé deles, isto faz parte do meu credo porque é herança dos meus avós e das raízes do cristianismo. Sem raízes não vivemos. 

Católicos e protestantes vivemos deste credo, desta fé e desta herança e destas raízes e desta cultura. E aceitamos todos juntos, e lemos esta Bíblia todos juntos, e cantamos os salmos todos juntos, e temos o Espírito Santo todos juntos, como temos o Monte Sinai todos juntos.

Como é bonita uma religião onde tem a fé e o respeito e o mesmo sangue do Antigo e do Novo Testamento todos juntos.

           NOTICIÁRIO:
1)- Domingo passado, 28 ocorreu o  dia “D” Festival de música católica em prol da construção da igreja de S.Francisco. Muito obrigado pela participação, e mormente aos que se doaram para levar a efeito esse evento beneficente: equipe de organização, equipes de serviços, vendas de cartelas, ministérios e bandas que se apresentaram.

2)- Em Chapadinha teve uma onda de assaltos em Correios, Comércios, residências e igrejas. Apelamos para que haja mais atenção da parte de quem foi votado para zelar pela cidade, e por parte de quem tem as chaves e  os nomes dos delinquentes em seus arquivos, assim como os locais onde se refugiam os mesmos.

3)- Encerramento do Mês de Maria, aconteceu 4ª feira com a tradicional coroação de Nossa Senhora.

4)- Continua o ANO MARIANO, dos 300 anos da Imagem Jubilar. Percorreu a nossa diocese, e foi entregue no dia 29 para a diocese de Bacabal
5)- Hoje tem Exposição e adoração ao Santíssimo Sacramento neste primeiro domingo do mês de Junho.


6)- Amanhã, 2ª feira convoco as lideranças das pastorais e movimentos para uma reunião no CBNET, às 19.00h: GO,s; Shalon; Mãe Rainha; Homens do Terço; Mulheres do Terço; Apostolado do Terço; Sobriedade; Acólitos; Pastoral Familiar; Colegiados; Boa Semente; Divina misericórdia; Louvor e adoração; Comunidade do Centro, CAP e Caep e  a coordenação do BOTE FÉ.

7)- Festejo de Santo Antônio: Deu início ontem o festejo em honra a Sto Antônio no Parque Independência, hoje é a 1ª noite
8)- Terça feira, dia 06 tem a reunião dos COLEGIADOS, 1ª terça feira do mês.
10)- 16, 17, 18 Arraial paroquial

9)- Dia 10 e 11 encontro vocacional Na cidade do Brejo

11)- Hoje, primeira comunhão na comunidade de N.S do Bom Parto, bairro Tigela.

12)- Próximo domingo a primeira comunhão será  na matriz, a confissão sábado.

13)- No dia 15 é o dia de Corpus Christi, a programação começará na igreja de Cristo Rei, com santa missa às 16.00, seguindo-se a procissão rumo à matriz de NªS das Dores.

14)- As Cartilhas  do BOTE FÉ COM MARIA ADORAI vão ser entregues nes-ta semana; segunda feira em diante procure no Secretariado. Chamamos atenção para a reunião de amanhã às 19.00h, para avaliação, convocada no item seis(06) deste Noticiário. Sua presença é muito importante.
15)- Estamos pedindo computadores novos ou usados para dar início a aulas de informática numa das salas do Rincão. Uma família já ofereceu dois computadores usados. Muito obrigado



Contas do Dia “D” Festival de música católica: (Dia 28/05) em prol do acabamento da igreja de São Francisco:

Cartelas do show de prêmios: 20.120,00    Cozinha e lanchonete: 5.340,00  Total; 25.460,00
Despezas: Compra de duas Motos=13.800,00  Estrutura do palco= 1.000,00  Licença do bingo=1.805,00   Carros de som=970,00   Combustivel viagem de Andréa Dutra=180,00  Compra de materais p/ lanchonete=830,00 Total das despesas=18.585,00
25.460,00-18.585,00=6.875,00 (Arrecadação líquida).


"Compadre, a igreja de São Francisco do Bairro da Cruz de Chapadinha se constrói com o dinheiro que vai pro Canindé, ou com o dinheiro de Chapadinha? Por que faz essa pergunta compadre? É porque no dia do bingo do Rincão eu vi uma carrada de gente indo pro Canindé. Fazer o quê? Ah devia ser pra pedir ao São Francisco do Canindé para fazer a igreja do São Francisco de Chapadinha kkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!"

(postagem colocada nas redes sociais)


Arrecadação do mês de Maio:

Grupo Centro I =2.277,00 (Milages)
Grupo Centro II=1.833,00 (Silva)
São Francisco  =1.903,60 (Dorismar)
Com.Sant'Ana   =   370,00 (D.Fatima)
Com.São Pedro = 1.700,00 (Zé Filho)
Com. Bom Parto=    100,00
São Raimundo   = 2.000,00 (Estênio)
Com S.Antônio ficou para a compra do som que foi roubado no dia 24/5
Faltou entregar a 
Com. de Santa Teresinha
TOTAL................=10.683,60

Deverá saber que o Show da ROSA DE SARON deu apenas 157,00 de lucro. Muito não é? Mas valeu pelo movimento. A todos e todas que fizeram com afinco e fé a peregrinação do mês de Maio o nosso muito obrigado e nossos parabéns


Nenhum comentário: