sábado, 27 de maio de 2017

O excelente educador abraça quando todos rejeitam, e o que ensina a chorar contando as sua próprias lágrimas.


O excelente educador é o que aplaude os que jamais subiram ao pódio. 

Diferentemente da maioria dos pais e professores, Maria não apenas valorizava as suas experiência positivas, mas também as negativas. Ela falava das suas alegrias e das suas angústias, das suas reações ousadas e de seus temores. 

O Menino Jesus vivia uma educação em que contar história se tornava leite e mel para nutrir a inteligência. A pedagogia da maior educadora da História suplantou com vantagens a educação pós moderna, pois enriquece a arte de pensar, prepara para a vida, forma líderes, estimula a intuição, realça a intrepidez, protege a psique, expande a sensibilidade, e acima de tudo, humaniza e socializa.

Educar é caminhar sem ter a certeza de onde se vai chegar. O medo é um ladrão da psique humana. Quem não quer correr riscos está inapto para educar. Os homens sempre foram o sexo frágil, pois usam a força. 

As mulheres sempre usaram mais as ideias e a sensibilidade. Se os homens estivessem no lugar de Deus teriam escolhido um grupo de intelectuais masculinos para educar Jesus. Mas Deus preferiu uma jovem mulher aparentemente despreparada e frágil. E ele acertou em cheio. Deus fez uma escolha precisa, cirúrgica.

Qualquer intelectual entraria num êxtase irracional se recebesse a incumbência de educar o menino Jesus. 

Qualquer fariseu se acharia sobre-humano, um semideus se investido de tal missão. Maria não. Quando tomou consciência da sua grandeza, diminuiu-se espontaneamente.


Muitos educadores querem estar no centro do palco, receber louvores, ser reconhecidos como paraninfos da turma. Maria preferiu os bastidores. Sua meta não era receber aplausos como mestra, mas mas que seu filho recebesse os louvores como mestre dos mestres. 

Um educador magnífico escreve com uma mão na lousa, e com a outra move o mundo, pois leva os seus alunos a construir projetos de vida e a trabalhar por eles. 

Uma mãe fascinante como Maria, com um braço segura o filho, com o outro muda a História. A mais famosa mulher que pisou nesta terra foi a mulher mais discreta de que se teve notícia. Uma mãe brilhante com uma mão balança o filho, com a outra muda o mundo.

Maria não tinha recursos financeiros excedentes. Lutava para sobreviver. Não podia dar presentes, nem tecer vestes caras para seu filho. Porém, deu o mais excelente presente que um ser humano pode oferecer para quem ama: a sua história. 

É pena que muitos pais não façam como Maria, pois eles dão até o mundo todo se tivessem  condições, mas esquecem de dar o principal, a si mesmos.

Para manter o equilíbrio emocional precisamos duas ferramentas: a primeira ferramenta é “não cobrar muito do outro”. Jesus foi  especialista em se doar, e mais especialista ainda em não querer dos outros a mesma resposta. Esperava ser amado, mas não esperava ansiosamente o retorno. 

Entre desejar e esperar há um grande abismo. Segunda ferramenta: “não esperar o retorno das pessoas no mesmo nível que nos doamos. Muitos montaram um departamento de cobrança em suas casas. São especialistas não em se amar, mas em cobrar, e exigir dos outros o que eles não podem dar. Se há uma característica que deveria ser banida da cartilha dos educadores ela chama-se impulsividade.

Nos primeiros 30 segundos de ansiedade cometem-se os maiores erros de nossas vidas. As palavras que nunca deveríamos dizer e as atitudes que nunca deveríamos tomar são construídas nesses momentos e sem pensar. Impulsivos, alguns pais corrigem seus filhos publicamente. 
Seus filhos erram “um tanto”, e seus pais “dez tantos”.

Tudo isto, esta riqueza de espirito, Jesus herdou de Maria. Desde que recebeu o convite para conceber Jesus, o mundo da jovem Maria virou do avesso. A não ser seu futuro marido, ninguém poderia oferecer-lhe o ombro para chorar. Tinha de usar suas lágrimas para irrigar a serenidade e se conhecer para não entrar em desespero.

Um mensageiro de Deus apareceu para ela dizendo que ela conceberia um menino libertador, uma dádiva para a humanidade. Mas qual a garantia jurídica? Que forças armadas sustentariam o libertador? Nenhuma. O resgate da humanidade dependia de uma jovem e de sua fé.

Como formar um ser sem a participação do espermatozoide masculino? Hoje, através da clonagem, sabemos que não é necessária a participação de um espermatozoide, pois é possível extrair da célula de um animal, que em condições especiais começa a se multiplicar, gerando uma explosão criativa, desenvolvendo um embrião normal, à imagem e semelhança do progenitor. 

Deus usou o processo de clonagem? Se admitirmos os fatos da concepção do menino Jesus como reais e não como conjeturas, podemos inferir que o Autor da existência fez o primeiro processo de clonagem da história. Todo o código genético de Maria foi usado para formar um ser único, inegualável, que seria chamado de filho do Autor da vida, cujo destino era sublevar paradigmas e reescrever a história da humanidade.

Todas as mulheres que engravidavam de outros homens morriam apedrejadas. O convite de Deus iria submeter Maria a percorrer os becos do terror. Quem conseguiria entender essa gravidez? A quem explicar o inexplicável? Que parente a acolheria: Que amiga lhe daria ouvidos? Que religioso a entenderia?

O Anjo lhe disse que ela passaria a ser a mais exaltada entre as mulheres. Mas quem aceitaria tal exaltação diante do risco de ser mutilada? É como dizer: Hoje eu te darei todo o dinheiro do mundo mas amanhã você vai estar morta. Quem desejaria ser o morto mais rico do cemitério? Não apenas o risco de ser apedrejada a rondou, tempos mais tarde outros eventos angustiantes atingiram a sua história. Jamais uma mãe se alegrou tanto com a noticia e, com o passar do tempo, derramou tantas lágrimas.

Mas esta é mãe formadora do Filho de Deus

NOTICIÁRIO

1)- Dia 23 foi o evento apoteótico esperado pelas paróquias de N.S das Dores  e da paróquia de Cristo Rei. As duas paróquias fomos na recepção da Imagem Jubilar  ROTA 300, que vinha da Paróquia de Afonso Cunha. Grande multidão recepcionou e ovacionou a Padroeira do Brasil na pista da BR 130 em frente da UFMA. Após a fala do pároco de Afonso Cunha P.José Carlos seguiu-se a fala de recepção do Pároco de NªSª das Dores P.Casimiro, onde se encontravam presentes o pároco de Cristo Rei, P.Joel Teixiera e o P.Raul, do Caminho, e também o seminarista Ernani. Dali em  caminhada fomos para a igreja de Sta Terezinha, onde foi celebrada a Missa Campal, e onde a Comunidade de Santa Teresinha vibrou com muita alegria.

O outro momento grande foi a Vigília no salão do Bairro da Cruz que está servindo ao culto enquanto se completa a construção da nova igreja de São Francisco, desde as 22.00h até às 05 da manhã, quando toda a comunidade paroquial fez grande percurso até à Matriz, passando pelo 16ºBPMM, e Hospital de S.Francisco. Celebrada missa o percurso foi pela Câmara Muncipal, Maternidade municipal, Consef, Guarda Municipal, CDP, Forum e Prefeitura. Pelas 14.00 foi a entrega para a Paróquia de Cristo Rei. Na despedida as duas paróquias fomos deixar para a Paróquia de Mata Roma na Mata do Brigadeiro

2)- Na Capela de S.Francisco do Bairro da Cruz começou o TERÇO DOS HOMENS, com 28 elementos. Até o dono do Fuscão Bar está nomeio. Parabéns

3)- No dia 31 de Maio tem missa às 20.00h encerramento do Mês Mariano e coroação de NOSSA SENHORA. Parabenizamos  os grupos das peregrinações do Mês de Maio pelo afinco e pela fé, bem como as arrecadações das pessoas de fé. Obrigado. As 14.00h tem missa na comunidade Cidade Nova.

4)-No dia 01/06: Inicio dos encontros do BOTE FÉ COM MARIA ADORAI.

5)- No dia 06/06, 1ª terça feira do mês, reuniuão dos COLEGIADOS no CBNET, às 19.00h. Sua presença é muito importante.

6)- No dia 05/06 , uma segunda feira, reunião com as lideranças GOs, Shalon, Mãe Rainha, T. dos HOMENS, T. das MULHERES, APOST. DO TERÇO, SOBRIEDADE, ACÓLITOS, PAST. FAMILIAR, COLEGIADOS, BOA SEMENTE, COMUNIDADE DO CENTRO, como sem falta, às 19.00h no CBNET Sua presença é muito importante. (Reunião mensal no 1º sábado de cada mês)

7)- DIAS 16,17,18 ARRAIAL DA PAROQUIAL.

8)- Dia 15, CORPUS CHRISTI, onde a Procissão iniciará na igreja de Cristo Rei até na igreja de N.S. das Dores.

9)- Dia10 e 11, Encontro vocacional no Brejo.

Nenhum comentário: