sábado, 18 de novembro de 2017

A parábola dos talentos - midrash ou alegoria interpretativa do gênero literário jurídico parabólico.



Parábolas são um gênero literário que envolvem um “processo” ou uma “acusação”. É o que se chama de “gênero literário jurídico parabólico”. 

Um processo bem orquestrado no desenrolar da trama contra os próprios ouvintes. Por conseguinte, a posição precipitada dos ouvintes evidenciaria uma autoacusação

Vejamos o exemplo da parábola da vinha em  Isaías 5,1-7:  Isaías apresenta o caso sobre o seu amigo e a improdutividade das uvas escolhidas que ele plantou na sua vinha. É um bom trecho  do gênero Parábola.

A parábola inclui em primeiro lugar a descrição do caso, para depois levar os ouvintes a tirar uma lição moral, passando por um julgamento e uma tomada de posição.

A determinação da linguagem persuasiva tem como principal função o convencimento e provoca uma dramaticidade necessária na narrativa, que tem o seu desfecho no julgamento apresentado.

Este processo jurídico- parabólico se caracteriza por uma abordagem amenizadora com o claro objetivo de criar um clima de suspense para os ouvintes e ao mesmo tempo provocar certa indignação diante do caso legal.

Finalmente vem a acusação: A estrutura jurídica tem nessa etapa uma função importantíssima.

Aqui a denúncia é devidamente estabelecida. A inevitável acusação é precedida por uma denúncia grave e ela é apresentada com uma pergunta retórica: “O que lhes parece?” O processo chega ao seu fim com um pronunciamento da sentença. 

A principal reclamação do proprietário da vinha é o fato que não obstante foram plantadas “uvas escolhidas”, foram produzidas “uvas azedas”.

Numa segunda etapa se percebe como o procedimento jurídico é desenvolvido. Chama a atenção, o convite que é feito para o interlocutor julgar e logo em seguida a acusação que é perpetrada imediatamente; através de uma pergunta característica,  “Que mais se podia fazer à minha vinha, que eu lhe não tenha feito?” De imediato, ele expõe a sua sentença, apresentando a sua inevitável ação punitiva.

No judaísmo, esse procedimento sempre se apresenta com uma pergunta retórica que leva os ouvintes a dar a sua própria sentença, por exemplo “merece a morte”. 

Nas parábolas de Jesus, destaca-se a parábola sobre os dois filhos: “qual dos dois fez a vontade do pai?” (Mt 21,28-32). “Que lhes parece?” O que pode ser comparado com a parábola de Natã, em que a pergunta provoca ao destinatário um reconhecimento que a decisão judicial diz respeito a si mesmo. Essa decisão judicial paradigmática é também apresentada em S.Mateus.

Como avaliação final do gênero jurídico parabólico podemos concluir que a principal função desse gênero é o convencimento, aliada a persuasão que conduz o ouvinte a uma autocondenação. 

A parábola com essa característica jurídica tem como propósito provocar a participação dos ouvintes no enredo, e forçá-los de forma espontânea a uma reflexão urgente, causando um julgamento imediato.

A aplicação da parábola é refletida pela fé dos primeiros cristãos, num confronto direto com o judaísmo, enfocando a importância da comunidade de São Mateus em produzir frutos, em detrimento das autoridades judaicas e suas instituições que sofrem de uma esterilidade.

Toda essa estrutura, se aplica à parábola dos talentos (Mt.25,14-30) que nos parece mais estranha, onde os próprios ouvintes são levados a julgar por eles mesmos sobre quem não produz frutos em suas tarefas e responsabilidades.

Esse é o objetivo final da parábola dos talentos, partindo de um exemplo inventado criado para criar impacto, como é próprio do gênero literário das parábolas, onde não acontecem os casos narrados mas são imaginários para tirar uma lição moral.

O importante nas parábolas é a arte de levar os ouvintes a pensar com seu próprio pensamento e dar eles mesmos a sentença. E o mais interessante é que a sentença recai sobre eles mesmos.

A conclusão é a mesma que nas outras três parábolas dos “dois filhos”, dos “vinhateiros homicidas” e do “banquete nupcial” onde é declarada a lição moral final: “O reino de Deus vos será tirado e será dado a uma nação que produzirá seus frutos” (Mt, 21,43).

          NOTICIÁRIO:


1)- Realizou-se a Assembleia de Pastoral da diocese de Brejo nesta semana (9-12), com a participação de representantes de todos os movimentos e pastorais de todas as 20 paróquias e áreas pastorais da diocese. O tema foi sobre o ITINERÁRIO DA INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ, (IVC) onde foi muito enfocado o empenho da PASTORAL DA FAMÍLIA neste trabalho de novos rumos para a catequese, como o grande agente de evangelização junto às famílias, em parceria com os agentes da catequese.


2)- Coordenação paroquial da Pastoral Familiar: Convoco a Coordenação paroquial da PASTORAL FAMILIAR e as COORDENAÇÕES DE TODOS OS BAIRROS para uma reunião nesta 4ªFeira, dia 22, no CBNET, a fim de colocarmos em dia a PASTORAL e muito mais agora com o objetivo de assumirmos os encargos dos novos rumos desta nova evangelização paroquial. Horário às 19.00h.


3)-1º Rebanhão das CBEs: Acontece hoje no centro do Setor 02, comunidade da Mangabeira durante todo o dia, encerrando com a grande celebração eucarística às 16.00h presidida pelo senhor Bispo dom Valdeci.

4)- Missão Jovem: Também acontece hoje no povoado da Boa Vista com os catequizandos de Crisma, Profissão de Fé e Comunhão solene.

5)- Torneio da Catequese: Será no dia 25. Local: Rincão Boa Nova. Os treinos, dias 23 e 24.

6)- Pastoral do Batismo: As equipes de preparação de batismos teremos reunião amanhã, dia 20. Horário das 19.00h, no CBNET

7)- Ministros da Comunhão: Reunião na 5ª feira, dia 23. Sua presença é muito importante.

8)- Conselhos econômicos das Comunidades: Convoco os CONSELHOS ECONÔMICOS DAS COMUNIDADES (CAE) para uma reunião no dia 27/11. Local CBNET, às 19.00h com as contas em dia de sua Comunidade. Os conselhos econômicos têm que prestar contas todos os meses à COMUNIDADE E AO COLEGIADO da Comunidade.

9)- Está decorrendo o Festejo de CRISTO REI, na Paróquia vizinha, gêmea e irmã. Convido a colocarmos todo empenho para participar. Eu irei celebrar a noite da novena do dia 24. E P.Ambrósio irá celebrar hoje neste dia 19.

10)- ANO NACIONAL DO LAICATO. Terá início com a Festa de Cristo Rei, 2017 o Ano Nacional do Laicato, e encerrando na festa de cristo Rei de 2018 (25/11). O que é o laicato? É a Igreja composta por todos católicos leigos. Próximo domingo nosso jornal será dedicado a esse tema e falaremos mais a respeito.

11)- Dias de Consagração nas Comunidades: 29/11 na comunidade S.Pedro;  01/12, comunidade S.Raimundo;  02/12, comunidade S.Francisco; 03/12, comunidade S.Antônio; 10/12 na comunidade Sant’Ana; 18/12 na comunidade Nª.Sª.do Bom Parto. No Centro e em Sta Teresinha, no mês de Maio.


12)- 1º Rito do batismo; Dia 26, na missa das 10.00h. Lembramos que façam suas fichas no secretariado. O 2º rito, dia 10/12.

13)- O dia 19 de Novembro foi proclamado pelo Papa Francisco como o DIA MUNDIAL DOS POBRES, e como ele declara na MENSAGEM, sintonizar com os pobres é a melhor maneira da preparação para a festa de Jesus Cristo Rei. "É para que ela  resulte ainda mais autêntica, porque na verdade a realeza de Cristo aparece em todo o seu significado precisamente no Gólgota, quando o inocente, pregado na cruz, pobre, nu e privado de tudo, encarna e revela a plenitude do amor de Deus"
No próximo Jornal VIDA NOVA da próxima semana nos reportaremos mais a este assunto.

Nenhum comentário: