sábado, 25 de novembro de 2017

Festa de CRISTO REI - A Igreja no Brasil se prepara para abertura do ANO DO LAICATO 26/11/17 ATÉ 25/11/18



No dia 26 de novembro de 2107 será aberto, na Igreja no Brasil, o Ano do Laicato, que terá como tema “Cristãos Leigos e Leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema “Sal da Terra e Luz do Mundo”. 
“O Ano do Laicato nos empolga e fomenta em nós uma feliz e agradável expectativa, para juntos escutarmos o que diz o Espírito Santo aos nossos corações e assumirmos a ação transformadora na Igreja e no mundo. A obra é de Deus e de todos nós”, afirma o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB, Dom Severino Clasen.
Os bispos esperam que no Ano do Laicato, a partir de cada reflexão, os leigos possam ouvir Jesus Cristo os chamando e os enviando para serem sal, luz e fermento na massa. “Vamos todos, através da oração e meditação da Palavra de Deus, de olhos abertos para a realidade onde vivemos, transformar as injustiças em relações de paz e amor”.
Para o bom êxito do Ano Nacional do Laicato, que seguirá até o dia 25 de novembro de 2018, o assessor da Comissão para o Laicato, Laudelino Augusto dos Santos Azevedo, aponta que é preciso, em primeiro lugar, a abertura do coração, presença e participação de todos. “É participando que a gente vai adquirir conhecimentos, experiências, vai entender melhor a nossa identidade como cristão leigo e leiga, a nossa vocação, espiritualidade e missão”.
Laudelino faz ainda um apelo para que todos contribuam com o sucesso do Ano do Laicato. “Você aí que é cristão leigo e leiga ou você que tenha algum ministério na igreja mesmo não sendo ordenado, religioso ou religiosa, diácono, bispo ou presbítero, você pode, com a sua presença, com a sua participação, levar o bom êxito para o Ano Nacional do Laicato.

Ano do Laicato vai estimular protagonismo dos Cristãos leigos

A Igreja no Brasil vai celebrar, no período de 26 de novembro de 2017, Solenidade de Cristo Rei, à 25 de novembro de 2018, o “Ano do Laicato”.

O tema escolhido para animar a mística do Ano do Laicato foi: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo”, Mt 5,13-14. Segundo o bispo de Caçador (SC), dom Severino Clasen, presidente da Comissão Episcopal Especial para o Ano do Laicato, pretende-se trabalhar a mística do apaixonamento e seguimento a Jesus Cristo. “Isto leva o cristão leigo a tornar-se, de fato, um missionário na família e no trabalho, onde estiver vivendo”, disse o bispo.
Segundo a presidente do Conselho Nacional do Laicato no Brasil e integrante da Comissão, Marilza Lopes Schuina, as Dioceses receberão uma proposta a partir da qual, recomenda, tenham toda a liberdade para usar a criatividade ao planejar e vivenciar as ações locais.
O Ano do Laicato terá como objetivo geral: “Como Igreja, Povo de Deus, celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade”.
Pretende ainda: “Dinamizar o estudo e a prática do documento 105: ‘Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade’ e demais documentos do Magistério, em especial do Papa Francisco, sobre o Laicato; e estimular a presença e a atuação dos cristãos leigos e leigas, ‘verdadeiros sujeitos eclesiais’ (DAp, n. 497a), como “sal, luz e fermento” na Igreja e na Sociedade.

A Comissão Episcopal Especial para o Ano do Laicato organizou as atividades em quatro eixos: 1) Eventos; 2) Comunicação, catequese e celebração; 3) Seminários temáticos nos Regionais; e 4) Publicações.
Segundo o presidente da comissão, dom Severino, espera-se que este ano traga um legado para a Igreja missionária autêntica, com maior entusiasmo dos cristãos leigos e leigas na vida eclesial e também na busca da transformação da sociedade. “Eu acredito que se conseguirmos estimular a participação e presença efetiva dos cristãos leigos na sociedade provocando que aconteça a justiça e a paz, será um grande legado”, disse o bispo.
OBJETIDO GERAL: Celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; ∞ Aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; ∞ Testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade. ∞ Comemorar os 30 anos do Sínodo Ordinário sobre os Leigos (1987). Dinamizar o estudo e a prática do documento 105 da CNBB: Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade e demais documentos do Magistério sobre o laicato, em especial do Papa Francisco; ∞ Estimular a presença e a atuação dos cristãos leigos e leigas, “verdadeiros sujeitos eclesiais” (DAp, n. 497a), como “sal, luz e fermento” na Igreja e na sociedade. ∞ Promover eventos para marcar a abertura do Ano Nacional do Laicato, bem como Seminários Temáticos nos Regionais da CNBB; ∞ Publicar reflexões e subsídios para as celebrações, catequese e comunicação; ∞ Conclamar toda a Igreja no Brasil: regionais, dioceses, paróquias, comunidades, pastorais, movimentos, as diferentes expressões laicais e os Organismos de comunhão do povo de Deus, na realização do Ano Nacional do Laicato; ∞ Desenvolver atividades que culminem na realização de um encontro nacional com o laicato no encerramento do ano (Solenidade de Cristo Rei de 2018. Envolver os meios de comunicação social nas atividades programadas para o Ano Nacional do Laicato

AÇÕES:

Abertura do Ano em cada Diocese e Paróquia (Solenidade de Cristo Rei – 26/11/2017); ∞ Abertura pela Presidência da CNBB em Rede Nacional (28/11/2017); ∞ 14º Intereclesial das CEBs em Londrina – PR (23 a 27/01/2018); ∞

Seminários Temáticos nos Regionais; ∞ Congresso Latino-Americano e Caribenho sobre o Laicato, promovido pelo CELAM, em Mariápolis – SP (02 a 04/11/2018); ∞

Visitação da imagem da Sagrada Família pelas Comunidades e Paróquias; ∞ Encontros de reflexão no mês de novembro; ∞ Dia Mundial dos Pobres (18/11/2018); ∞

Encerramento com a Assembleia Nacional dos Organismos do povo de Deus (23 e 24/11/2018) e Romaria do Laicato em Aparecida – SP (25/11/2018).

Semana Missionária “Igreja em Saída” nas Igrejas locais (sugestão: julho de 2018).
Círculos Bíblicos em cada rua e nos ambientes de trabalho.


LEGADOS PARA O ÂMBITO DA SOCIEDADE 
Promover mecanismos de participação popular para o fortalecimento do controle social e da gestão participativa (Conselhos de Direitos, Grupos de Acompanhamento ao Legislativo, Iniciativas Populares, Audiências, Referendos, Plebiscitos, entre outros); ∞ Mobilizar a sociedade brasileira para a realização da auditoria cidadã da dívida pública. 

LEGADOS PARA O ÂMBITO ECLESIAL ∞ Criar programas de formação de ministérios leigos de coordenação e animação de comunidades, pastorais e movimentos; ∞ Fortalecer a articulação das redes de comunidades (Doc. 100 da CNBB); ∞ “Criar e/ou fortalecer os Conselhos Regionais e Diocesanos de Leigos” como preconiza o Doc. 105 da CNBB, n. 275, letra

ORAÇÃO DO ANO DO LAICATO:

Ó Trindade Santa, / Amor pleno e eterno, / que estabelecestes a Igreja como vossa “imagem terrena”: Nós vos agradecemos / pelos dons, carismas, / vocações, ministérios e serviços / que todos os membros de vosso povo realizam / como “Igreja em saída”, / para o bem comum, / a missão evangelizadora / e a transformação social, /no caminho de vosso Reino. Nós vos louvamos / pela presença e organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil / sujeitos eclesiais, testemunhas de fé, / santidade e ação transformadora. Nós vos pedimos, que todos os batizados / atuem como sal da terra e luz do mundo: / na família, no trabalho, / na política e na economia, / nas ciências e nas artes, / na educação, na cultura e nos meios de comunicação; / na cidade, no campo e em todo o planeta, / nossa “casa comum”. Nós vos rogamos que todos contribuam/ para que os cristãos leigos e leigas / compreendam sua vocação e identidade, / espiritualidade e missão, / e atuem de forma organizada na Igreja e na sociedade/ à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres. Isto vos suplicamos / pela intercessão da Sagrada Família, / Jesus, Maria e José, / modelos para todos os cristãos. / Amém! 


         NOTICIÁRIO:

1)-Encerra hoje a festa de Cristo Rei na Paróquia de Cristo Rei, onde iremos participar de todos os programas do encerramento. Parabenizamos o pároco, P.Joel e as comissões de organização do festejo.


2)- Semana passada, tivemos a reunião do clero com o bispo diocesano, no sítio da família Caldas, com muitas ´presenças. D.Sônia foi convidada para colocar o PROJETO DIOCESANO DE INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ a ser publicado e aplicado em todas as paróquias progressivamente até o ano 2020. O congresso diocesano do A.O ficou marcado para Chapadinha no mês de Julho 2018, no Rincão.

3)- No próximo sábado, dia 02/12 teremos a Assembleia paroquial com inicio às 13.00h e encerramento dia 03/12. No sábado às 19.30h começaremos a caminhada para a  Matriz para a missa de abertura do ANO DO LAICATO e do DIA MUNDIAL DOS POBRES.

4)-hoje tem o 1º rito do batismo de adultos, conforme já vinha anunciado, o 2º será no dia 10/12.

5)- Conselhos econômicos das Comunidades: Reunião amanhã, 27. Os conselhos econômicos têm que prestar contas todos os meses às Comunidades e ao Colegiado da Comunidade e não poderão fazer despesas sem o acordo do Clolegiado.


6)- Domingo passado tivemos a realização do 1º REBANHÃO DAS CEBs, com mais de 1700 presenças. Parabéns à organização do COMIPA.

7)- MISSÃO JOVEM XIII decorreu no Bairro do Mutirão (Boa Vista) com muita garra, parabéns à Catequese Paroquial.

8)- Nova coordenação paroquial dos Acólitos: 1º coordenador, Layrton; 2ª coordenadora, Victória; Secretária: Leticia; Direção espiritual Lucas; Tesoureiro Marcelo. Desejamos bom trabalho.







Nenhum comentário: