Definimos teologia como o estudo de
Deus e da ligação de Deus com a vida e o universo.
É sempre praticada dentro de
um contexto de tempo, lugar, cultura e visão e visão do mundo, e essas visões
do mundo influenciam a maneira como as pessoas imaginam Deus, sua ligação com
Deus e a maneira como respondem em oração, culto, ritual e comportamento.
Ficou célebre o caso de Galileu Galilei
em 1630, que mudou a visão científica acerca da posição da Terra no cosmo, que
a Igreja tinha como verdade religiosa. Estava sendo inaugurada uma nova
cosmovisão. Pena que levou 350 anos para a Igreja reconhecer isso e até pedir
perdão ao mundo da ciência.
Na verdade precisamos atualizar a nossa
fé, e precisamos nos familiarizar com a
visão do mundo ou cosmologia que hoje é aceita, visão do mundo na qual as
crianças de hoje estão sendo educadas, diferente daquela na qual a fé cristã
tradicional se formou.
Nesta nova cosmologia, o nosso sol é
uma estrela de segunda grandeza da terceira geração, formada há cerca de 5
bilhões de anos.
E, como escreve Swimme, os ions do nosso cérebro dependem do
alimento, o alimento depende de fótons produzidos no centro do sol, o sol
resulta de explosões anteriores de estrelas, e tudo isso resulta do que
aconteceu no primeiro momento do início deste universo e disso continua
participando.
E ainda: essa saraivada dos primeiros tempos provê de energia
nosso modo de pensar. Incêndios do início dos tempos lhe fortalecem ainda mesmo
agora neste instante. O que você pensa e sente neste momento só é possível
através do fogo cósmico. Todo o seu sistema nervoso é rico deste fogo, “somos
todos feitos de faíscas de estrelas”.
“Você é aquela estrela, trazida a uma
forma de vida que possibilita a vida refletir sobre si mesma”(Swimme).
Temos que saber que há 200 bilhões de
estrelas só na nossa galáxia. O sol viaja ao redor desta galáxia à velocidade
de 210 quilômetros por segundo, e uma
viagem ao redor dela leva 250 milhões de anos.
Há mais de 300 bilhões de galáxias,
cada uma com bilhões e bilhões de estrelas. Os cientistas estão convencidos que
há outros universos além deste nosso, com outros bilhões de galáxias,
O que todas essas informações sobre
nosso universo fazem para nossa imagem de Deus?
Hoje os alunos do Curso Fundamental
vão na internet e veem que nosso universo começou a existir há cerca de 15
bilhões de anos atrás, que nosso sistema solar se formou cerca de 5 bilhões de
anos atrás, e formas de vida se desenvolveram pouco a pouco em nosso planeta:
Três bilhões e meio de anos, os fósseis
mais antigos na Austrália ocidental; dois bilhões de anos começou o oxigênio na
atmosfera; setecentos milhões de anos, as plantas; duzentos e cinquenta milhões
de anos apareceram os dinossauros; há dois milhões de anos, o homo erectus, já
sabendo fazer fogo e usar ferramentas;
há trezentos mil anos, o homo sapiens,
homens de Neandertal; 130 milhões de anos as primeiras plantas florescentes; 65
milhões de anos, cataclismos e extinção dos dinossauros; 55 milhões de anos os
primatas e os cavalos da floresta; há 200 mil anos o homem atual; Há cem mil anos começou a aprender a falar
até cinquenta mil que se aperfeiçoou.
E porque a autoridade da Igreja resiste
tão fortemente a esse entendimento? É porque grande parte da teologia cristã
depende de uma visão do mundo que afirmava terem os seres humanos vindo ao
paraíso e que as coisas deram errado por conta deles.
O que acontece agora
quando somos confrontados com provas esmagadoras de que desenvolvimento, morte,
desastres e revolução eram componentes essenciais da existência deste planeta
milhões e milhões de anos antes que os seres humanos entrassem em cena?
O que acontece, por exemplo, com a
doutrina do pecado original ligada a um entendimento literal da Criação e da queda,
como a bíblia descreve? Não será uma visão antiquada do mundo que as pessoas
instruídas devem achar difícil de engolir?
Não poderiam e não deveriam as lideranças da Igreja adotar a
realidade da cosmologia contemporânea e ajudar os fiéis a fazer o mesmo? É uma
ótima pergunta feita por Michel Morwood em “ O católico de amanhã”.
NOTICIÁRIO:
1)-
Amanhã, 1º de Outubro é o encerramento do festejo de S.Teresinha, com a
celebração da eucaristia às 09 da manhã e procissão à tarde com o tradicional
show de prêmios.
2)-
O festejo de S.Francisco já está na 5ª noite, com encerramento no nesta
5ªfeira, dia 04. Participe.
3)-
Dia 04, 1ª5ª feira do mês tem confissões a partir da 09h e à tarde até às
17.00h depois é a procissão de S.Francisco.
4)-
Dia de eleições próximo domingo dia 07 tem a exposição do Santíssimo .
Preste atenção no seu grupo.
5)-
Nos dias 15, 16 e 17/10 tem a tríduo da Mãe Rainha para todos os grupos,
com a santa missa ´as 19.00h. Mas tem também a missa das 17.30 como de costume
6)-
Atenção grupos de crisma: No dia 21/10 vai ter CRISMA, na cidade às 16.00h e no interior, na VILA
BORGES às 09.00h. O retiro no interior vai ser no dia 06/10, o dia todo. Na
cidade vai ser no dia 20, no Rincão, com a participação dos padrinhos da hora
do almoço em diante
7)-
Aproxima-se o mês de Novembro, e logo no dia 03 tem a ordenação de diácono do
seminarista Jerry Lima, na igreja paroquial da cidade de Buriti onde
está trabalhando. Sabendo que a ordenação sacerdotal será no ano que vem em
Chapadinha.
8)-
Dia 03 também é o 1º sábado de Novembro e tem a missa da unidade paroquial.
Vamo-nos preparando para os dois eventos.
9)-No
dia 04 teremos a inauguração e bênção da nova igreja de Santa Ana, no
Bairro Aldeia e Vila Liberdade, às 16.00h.
Contas do
Festejo:
Ofertórios:13.515,00; Cofres:7.859,00; Lanchonete:17.094,00; Bingo:30.080;
Leilões:3.204,00; Princesas e príncipes: 5.684,50; Patrocínios:22.000; PATROCÍNIO
da FAP e Envelopes: 2.250,00;. URE:
276,00; SEMED: 3.050,00; Mundo
das Tintas colaborou com descontos;
Padrinhos do Bingo:3.592,00; Brechó:3.350,00; Parque:4.000,00; Soma =
115.905,30
Despezas: Conserto do Som da Paróquia;
6.729,00; Gratificações: 3.300,00; Reforma da Lanchonete: 3.500,00; Reforma
do visual da igreja: 35.500,00; Despesas com a pintura de igreja matriz e
tintas: 8.130,00. Soma=57.159,00
Saldo = 58,746,30. Repasse de 10% para a Diocese = 5.874,63.
Saldo final positivo = 52.871.63
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