sábado, 1 de setembro de 2018

HISTÓRICO DA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DAS DORES DE CHAPADINHA



Chapadinha nasceu e cresceu primeiro em território dos nossos irmãos os índios Anapurus, da tribo Tupi, nas pedras e nas águas da ALDEIA.

Em 1838 a Família Ferreira ofereceu à Nossa Senhora das Dores, a área de uma légua de raio na Chapada das Mulatas a NªSª das Dores por ter sido livre das guerras da BALAIADA, em 1838.

A primeira igreja de Chapadinha data do ano de 1930, junto à antiga Caixa d’Água, e perto do cemitério central, construída pelo Monsenhor Gentil, que concluiu também a catedral de Brejo



Em 1939 o Padre Walter de Castro Abreu, que morava na cidade de Brejo, tomava conta da paróquia de Chapadinha, e resolveu vir morar em Chapadinha, construindo a Casa paroquial ao lado da  Caixa d’Água, e logo depois, por volta de 1949  construiu a grande igreja no lugar da primeira que era bem mais pequena.

Tinha uma imagem de NªSª da Conceição que 

conseguiu vindo de Teresina (Pi) e como vinha 

carregada num carro de bois, ele a recepcionou 

junto do rio Parnaíba, na cidade  de Brejo, à 

frente de uma procissão, animando  o povo tocando a sua flauta.  Essa imagem veio por engano, em vez de Nossa Senhora das Dores

Quando se deu a inauguração da nova igreja, o Padre Walter encomendou a atual imagem de N.S. das Dores, vinda da França, que ele foi recepcionar na cidade de Brejo também com flautas e uma procissão maior que a primeira.

Chapadinha foi elevada à categoria de cidade no dia 29 de Março de 1.938, há 80 anos, e tinha sido criada como Paróquia de Nossa Senhora das Dores no dia 02 de Março de 1805, na mesma Provisão com que foi criada a Paróquia de Parnaíba (Pi), Itapecuru Mirim e outras, pelo bispo de São Luiz dom Luiz de Brito Homem, 13.º bispo do Maranhão, homologando a Carta régia de 16 de Setembro de 1804, em que era criada a freguesia de N.S.das Dores

A atual igreja Matriz de NªSª das Dores foi muito reformada e melhorada pelo saudoso Padre Manoel dos Santos Neves: foi construída a torre, colocado o forro, colunas de segurança no meio das paredes.

Teve muitas perseguições relativas à fé e à Igreja na Paróquia, naquela época de 1979 até 1998. Nessa época quase não se podia falar em comunidade porque achavam logo que era comunismo.

Quando o P.Neves chegou em Chapadinha , no ano de 1978, não tinha Capelas, Só tinha duas capelinhas, uma no Bairro da Cruz com cobertura de palha e porta de esteira. O bairro se chamava o bairro do “Cai talo” por conta das brigas dos fins de semana.

A outra Capelinha era nos armazéns da família do senhor Zuza e dona Joana, no Areal, que eles mandaram fazer em honra a São Camilo porque eles tinham trazido uma imagem de S.Paulo. Era pequenina igual à outra do bairro do Caitalo.

Graças a Deus, depois a Paróquia de NªSª das Dores, com 120 Comunidades no interior e 18 Capelas na cidade se desmembrou em duas Paróquias. 

No dia 03/07/2016 foi criada a segunda paróquia do município de Chapadinha, a Paroquia de Cristo Rei, por Provisão do Bispo diocesano Dom José Valdeci Santos Mendes, sendo nomeado o primeiro vigário P.Joel Teixeira Araújo. 

A cidade de Chapadinha, desde o dia 03 de Julho de 2016 tornou-se a primeira cidade da diocese de Brejo a contar com duas Paróquias: a Paróquia de Nossa Senhora das Dores e a Paróquia de Cristo Rei.










A PRIMEIRA IGREJA DE N.S. DAS DORES DE CHAPADINHA












NOTICIÁRIO:

1)- Estamos na semana do FESTEJO. Saíram os Cartazes, as cartelas do Bingo, a programação, e os Outdoors. Atenção para a programação: 1º- De manhãzinha tem a santa Missa todos os dias às 06.30h da manhã, e às 06.30h da tarde início do Terço e  Novena, logo em seguida a celebração da Santa Missa. E todos os dias tem Leilão e apresentação cultural.

2º- No dia 05 caminhada do mastro, vindo da Comunidade de S.Raimundo, às 16.30h.

3º- Santa missa celebrada pelo bispo diocesano Dom José Valdeci Santos Mendes, bênção e consagração do novo ALTAR, e bênção da reforma da igreja Matriz e Capela do SS.MO.

4º- Como foi aconselhado na reunião do CPP, que todas as igrejas dos Bairros anunciem o festejo com o SOM na alvorada do dia 05.

5º- As programações dos sacerdotes que celebrarão  em  cada dia da Novena: dia 06 o pároco P.Casimiro; dia -07, o vigário paroquial P.Ambrósio; dia 08, P.Manoel de Jesus, de Anapurus; dia 09, P.Chagas, de Buriti de Inácia Vaz; dia 10, P.José Adauto, de Belágua; dia 11, P.Joel Teixeira, vigário de Cristo Rei; dia 12, P.Francisco de Assis, do Brejo: dia 13, P.Felipe de Oliveira, do Brejo; dia 14, Dom José Valdeci, bispo diocesano; Dia 15 às 07 da manhã P.Casimiro; às 08.30 P.Ambrósio: às 10.00h Dom José Valdeci.

5º- Também todas as igrejas dos Bairros anunciem com som a alvorada o dia 15, às 06.00h da manhã.

Obs:1)- No dia 06 é a primeira 5ª feira do mês, tem  a confissão como de costume durante o dia. 
2)- A nova Capela do SS.MO estará em funcionamento. Pedimos que depois da comunhão as pessoas não vão adorar lá mas se dirigindo de volta pro seu lugar, porque o mesmo Senhor que está lá está também no seu coração.

Obs.3)- Na missa das 10.00h do dia 14 o senhor bispo irá oficializar o CONSELHO PAROQUIAL JUVENIL (CPJ), que faz parte do SETOR JUVENIL diocesano.

Obs.4)- Passeio motociclístico: dia 07, às 16.00h. Local; Rumo ao Areal, dobrando na igreja de Cristo Rei, de volta para a Matriz de N.S. das Dores.

Obs.5)- Caminhada do Mastro, pela Rua Gustavo Barbosa vindo do Largo da igreja de S.Raimundo.

Obs.6). PROCISSÃO DA PADROEIRA: Até o Posto Alvorada, voltando pelo FORUM.

Obs.7). As Cartela do Bingo você poderá também comprar nos vendedores e vendedoras da Cartelas da “Chapada Feliz”.
CONTAS DO BOTE FÉ “EIS-ME AQUI”2018:

Doações e Patrocínios: 15.462,71. Despezas: 7.371,68; Saldo positivo em conta para o BOTE FÉ 2019= 8.091,03 (Obs). Este saldo está na conta da Paróquia de NªS. das Dores de acordo com a Equipe organizadora e com o financeiro.






Nenhum comentário: