sábado, 25 de agosto de 2018

Quanto mais o homem se entregar às suas tarefas de estado e de sua auto realização, mais será levado a termo nesta atividade o plano divino.



Com o advento do Iluminismo no século XIX deu-se o fenômeno do eclipse da paternidade de Deus no mundo moderno. Foi assim reinventado o complexo de Édipo. Na verdade, estava em ocaso o sistema de cristandade, que não soube evoluir em tempo e não soube morrer a si mesmo para acolher as novas aspirações da humanidade.

Como os pais que não sabem acolher o crescimento dos filhos e as suas mudanças. Daí provocou a rebelião, contra ele e contra o Deus que ele defendia. Assim Deus começou a ser visto como oposto ao progresso humano. Expoentes desta mudança: Marx, Freud,  e Nietzsche.

A cristandade reagiu com a teologia dialética, que se resumia em que afirmar a Deus equivalia a negar o homem, e afirmar o homem equivalia a negar a Deus.

Na verdade, o medo que se tinha do Iluminismo era que o progresso humano diminuiria a Deus, enquanto que o inverso é que é verdadeiro: o progresso humano significa justamente o plano de Deus. Quanto mais o homem se entregar  às suas tarefas de estado e de sua auto realização, mais será levado a termo o plano divino.

Justamente é esta a ideia mestra do documento n.105 da Igreja no Brasil (CNBB) para o ANO DO LACATO 2018. Contra o que geralmente se pensa e o que de fato ocorreu depois, não era negar Deus mas compreendê-lo dentro da nova situação. Deste modo, Deus era o “autor”, e o homem o “ator”. Afirmar a autonomia humana sem negar a fé em Deus.

De fato, no cumprimento das aspirações humanas realiza-se o desígnio de Deus. Justo, é a lei do crescimento e da emancipação, que, entendida, aceita o diálogo do processo da independência do adolescente, como miticamente explica o complexo de Édipo, e faz crescer uns e outros. Tanto os pais como os filhos.

Aqui, no tangente ao nosso assunto, a criação não é ato único e certo que nos coloca na vida e depois nos abandona à inércia da própria sorte. A criação é  algo permanente, a colaboração viva do nosso ser em cada momento da nossa existência.

E tem mais: é tal a parceria de Deus  com a sua criação que podemos dizer que Deus depende da realização de suas criaturas e seria definitivamente o resultado o resultado último da sua própria criação. Isto é sinal de quanto mais o ser humano se “autonomiza”, tanto melhor cumpre o desígnio de Deus, que tem sua glória na plenitude da criação. “A glória de Deus é o homem vivo” (S.Irineu).

Tudo isto adéqua com o ANO DO LAICATO 2018. O cristão é  sujeito na Igreja. Também sujeito na nação. Ou seja o cristão não é só como o funcionário na empresa, que só obedece, mas também participa das decisões. Quer dizer que o sujeito tem 3 coisas com ele: ação, consciência e autonomia, como diz o doc. 105, n.29

O mesmo documento denuncia quando opomos Fé e Vida. Quer dizer o mundo da Fé seria superior ao mundo da Vida. E botar um contra o outro. “Por fé entende-se tudo o que se relaciona ao mundo espiritual, ao culto e ao “sagrado”. Enquanto que o documento afirma que não tem “sagrado” nem “profano”; mas tudo na vida do homem e da mulher leiga é “sagrado” (n134). Cf CARTILHA do ANO DO LAICATO pg. 05). Onde lemos também que ser cristão é ser cidadão.

Concluímos reafirmando: quanto mais o homem se entregar às suas tarefas de  estado e de sua auto realização, mais será levado a termo nesta atividade o plano divino.

         NOTICIÁRIO:


1) – Neste sábado, dia 1º de Setembro é a missa da unidade paroquial. Vamos caprichar para uma boa celebração. Também é o dia paroquial do grito dos excluídos.

2)- Dia 02 é o 1º domingo. Não vamos fazer ainda a exposição do SS.MO para começar só depois do festejo.

3)- Aguardamos o acabamento das pinturas e reforma da frente da igreja matriz para iniciar o festejo da Padroeira. E a consagração do novo altar pelo bispo diocesano Dom Valdeci que será no dia do levantamento do mastro da Padroeira no dia 05/09. Obs: O mastro virá da capela da Corrente.

O nosso agradecimento ao dr.Werbron Lima pela oferta do altar.

4)- Curso para Catequistas: Aconteceu nesta semana nos dia 24-25 e 26, com Prof.a Railda, Prof. Jânio, Prof.a Maria Coelho e prof. Bernardo. É a 1ª etape para uma catequese renovada.  Para a cidade e para as Comunidades vizinhas. O encerramento acontece hoje com a santa missa no CBNET, celebrando também o  DIA NACIONAL DO CATEQUISTA. Parabenizamos essa equipe e também a organização paroquial na pessoa da catequista prof.a Ruthe e equipe.

5)- Escola diaconal na cidade de Brejo: aconteceu a continuação da Escola dioconal nos dias 25 e 26 onde estão sendo formados os diáconos das paróquias.

6)- Aniversário da sagração episcopal do bispo diocesano Dom José Valdeci Santos Mendes para a diocese de Brejo, foi nesta semana, dia 21. Parabenizamos e agradecemos esse dom de Deus que é o nosso bispo que tem dado o melhor para o andamento da diocese.

7)- Festejo de São Raimundo no Bairro da Corrente; Hoje 5ª Novena, Participe.

8)- Hoje os parabéns são para o Padre Ambrósio que completa 47 anos, Parabéns.

8)- BOTE FÉ “EIS-ME AQUI” 2108: Decorreu muito bem a realização desta 7ª edição. A Juventude assumiu e levou avante com o melhor sucesso. Parabéns para a equipe central da organização, e para todas as Comunidades pelo seu empenho. Agradecemos a presença do bispo diocesano no primeiro dia , e ficamos felizes com a celebração da primeira Missa em nossas paróquias do neo-presbítero P.Francisco de Assis.

Nenhum comentário: