Em primeiro lugar, sobre este João do
evangelho devemos dizer três coisas: Primeiro, existiu o profeta João, que
escreveu o livro do Apocalipse, nessa hora o apóstolo São João já tinha morrido
há muito tempo; Outro nome de João escreveu o evangelho, e não era também o apóstolo João; e outro João
é considerado o autor das Cartas.
E, como afirma o pesquisador Helmut
Coester, não é histórica a convicção corrente de que João mudou-se para Éfeso
com Maria, a Mãe de Jesus: toda a tradição antiga é unânime em afirmar que
Maria morreu em Jerusalém(Introdução ao N.Testamento, 201).
Também se tem certezas que os
manuscritos que sobreviveram não preservam o texto original do Evangelho
atribuído a João. E as certezas são também que o último capítulo desse
evangelho foi outro autor (o cap.21) que o interpolou, assim como outros
capítulos, como o oitavo, e partes de outros, como, Jo.7, 53-58.11.
E não só, mas o mesmo autor interpolou
muito mais, e coisas mágicas no mesmo evangelho, como Jo.5, 28-29; Jo.6, 51-59;
Jo.6,60.63, e todo o capítulo 17. Logo no início do evangelho, o primeiro
capítulo é um discurso tirado da teologia da sabedoria judaica, embora o termo
“sabedoria” tenha sido substituído pelo termo “Palavra” (Logos).
Como sabedoria, o Logos é preexistente
com Deus, que cria o mundo por meio dela. O Logos vem ao mundo como luz
reveladora, não é compreendido, mas dá aos que o aceitam o direito de serem
filhos de Deus, já rezava a sabedoria judaica. Podemos conferir tudo isso no
hino “o elogia à sabedoria“ (Prov. 8,1-36) e Sab.1,1-15,
Alíás,
essa mesma teologia gnóstica misturada com a judaica também atestava encarnação
do logos celeste. Compare com todo o capítulo primeiro de São João, e teremos
um paralelo bem interessante entre a fé e a sabedoria daquela época e a fé e a
teologia desenvolvida no evangelho joanino.
O evangelho chamado de João é produto
da uma tradição que é situada na Síria. Apropriou-se de histórias e coleções de
milagres e também da narrativa corrente da Paixão, dependente dos escritos do
Servo sofredor do Antigo Testamento. Este João usou uma fonte de discursos
gnósticos não cristãos, isto é, da sabedoria e filosofia tradicionais, como
testemunham inúmeros escritos descobertos recentemente na Biblioteca síria de
Nag Hammadi.
Os diálogos de Jesus com seus
discípulos são devedores aos evangelhos dos “Ditos de Jesus”, que “Ditos de
Jesus”, que circulavam naquela época, e também a outros escritos “Diálogos do
Salvador” e “evangelho de Tomé”
O autor do evangelho de João não compôs
esses discursos de novo, mas utilizou e expandiu discursos mais antigos (o.c.
pg. 195). Como exemplo flagrante, o discurso com Nicodemos (Jo.3) que começa
com a citação de um dito sobre renascimento que aparece numa forma original em
“Justino Mátir”.
Materiais tradicionais sobre o “espírito” da sabedoria
gnóstica, assim como uma passagem do Livro de Números, 21, em que a serpente do
deserto é interpretada indevidamente com referência à cruz de Jesus.
Muitas fórmulas que começam com “Eu”
são tiradas do evangelho apócrifo, “o evangelho de Tomé”. Assim algumas
expressões até foram adaptadas e mudadas, “eu sou a luz que está acima de
todos”, virou eu João “eu sou a luz do mundo”. “Quem beber da minha boca”, do
evangelho de Tomé, também foi adaptada, assim como no discurso dos pães (oc.
p.196). Estes são desenvolvidos numa controvérsia com interpretação gnóstica
dos “ditos de Jesus” na forma de diálogo.
Finalizando, repetimos então que discursos
do evangelho de São João são devedores a discursos gnósticos da Síria e da
antiga teologia judaica, transpostos para o evangelho que leva o nome de
evangelho de São João.
Obs. Evangelho de Tomé:Trata-se de uma coleção de 114
Sentenças de Jesus, algumas com correspondência nos evangelhos canônicos,
principalmente nos sinóticos, na sua maioria de difícil, ou mesmo impossível
interpretação para não iniciados.
Noticiário:
1)-Hoje o segundo dia
da 7ªedição do BOTE FÉ “EIS-ME AQUI”, 2018.
O inicio da caminhada será a partir da igreja
matriz, às 18.00h. Ontem foi a concentração na Praça da Bandeira onde a
pastoral familiar da paróquia de Cristo Rei se associou à caminhada da paróquia
de N.S. das Dores, e hoje será a vez de nos unirmos à caminhada da pastoral
familiar de Cristo Rei, e por isso a caminhada será
a partir da igreja matriz até na PRAÇA DO POVO.
O evento começará
com a primeira missa celebrada pelo novo presbítero P.Francisco de Assis do
Vale, e continuando com o cantor COSME. Ontem aconteceu praça cheia, com a
celebração da eucaristia pelo bispo diocesano e com o maravilhoso Show das
Pequeninas. Agradecemos ao amigo Landry e senhora Luana Lima o
patrocínio. Hoje esperamos também praça
lotada neste 2º dia. Por isso todo mundo lá.
2)- Neste dia 21,
3ª feira é a abertura do festejo de S.Raimundo no Bairro da Corrente. Às 16.00h
acontecerá a caminhada do mastro vindo da igreja de São Pedro, participe.
3)- A igreja de
São Pedro da Comunidade do Campo Velho está ganhando um novo visual, com a construção
da torre que a Comunidade levou avante. Parabéns à Comunidade de São Pedro.
O novo visual da igreja de S.Pedro na Comunidade do Campo Velho |
4)- As formações
para o sacramento da CRISMA continuam em todas as Capelas nos seus horários
combinados pela comunidade. E também nos setores do interior.
5)- Atenção
CATEQUESE: Curso para Catequistas nesta semana nos dia 24-25 e 26,
com Prof.a Railda, Prof. Jânio, Prof.a Maria Coelho e prof. Bernardo. É a 1ª
etapa para uma catequese renovada. . Para a cidade e para as Comunidades vizinhas. O
encerramento será celebrado com o DIA
NACIONAL DO CATEQUISTA no domingo dia 26.
Parabenizamos essa equipe e
também a organização paroquial na pessoa da catequista prof.a Ruthe e equipe.
6)- Escola
diaconal na cidade de Brejo: acontecerá a continuação da Escola diaconal nos
dias 25 e 26 onde estão sendo formados os diáconos das paróquias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário