sábado, 23 de março de 2019

Psicólogos afirmam que entre os humanos está vivo um desejo de morte. Freud disse que esse fato é componente estrutural da mente cultural humana.

Vivemos em dias parecendo tão felizes e com o futuro tão promissor onde nós seremos conduzidos por veículos robotizados que nos poupam esforço e vidas.

A constatação, porém é que nem todo o público tem reverência pela vida. As empresas de informação e os canais de televisão optam pelos seus interesses financeiros e políticos, e manipulam o gosto dos utentes para que possam manobrá-los à vontade.

E sempre lidam com as emoções para poderem controlá-las. Em meio a isto tudo, e em meio a tanta variedade e velocidade de informação falta tempo para a reflexão e para que a consciência possa decidir. Outros, ou o grupo decide pelo indivíduo. Muitos encontram no grupo ou até na religião uma espécie de refúgio natural para se defenderem de tantas informações que baralham as suas cabeças.

Como avaliar com clareza a situação atual? Vemos que na biologia o sistema circulatório por exemplo não luta com o sistema nervoso, nem o coração entra em guerra com os pulmões para ver qual deles é mais importante. 

Porém esse comportamento pacífico não se aplica aos grupos sociais de um país nem entre países. Aqui existem conflitos e lutas pelo poder. E está evidente na história que a diversidade étnica e cultural resulta da variedade e diversidade. E toda a diversidade contém a semente do conflito.

A diversidade aprofunda as divisões e alimenta a hostilidade dos grupos interagindo com e emoção dos participantes. Geram-se ideologias e partidos para tomar o poder.

Herdamos genes de luta de classes pelo domínio e sobrevivência. E a psicologia descobriu que na espécie humana subsiste o desejo de morte, que se manifesta na violência. 

E os homens continuam a demonstrar maior inclinação para a violência física do que as mulheres. Porquê? Em consequência com os seus papéis sociais ancestrais: a caça e a luta pelo território.

Os historiadores e os psicólogos têm notado que entre os humanos está vivo um desejo de morte. Este desejo inato da natureza humana está mais presente nos homens através dos tempos. Freud disse que esse fato é componente estrutural da mente cultural humana. 

Por isso a educação de base humana e evangélica se faz sempre mais necessária para a estabilização e o equilíbrio da espécie humana.
O valor homeostático dos elementos evangélicos sal, fermento, e luz, (Mt. Cap.5) ganha aqui toda a sua força e eficácia para a estabilização e equilíbrio da raça humana. 

A educação significa um processo estabilizador a longo prazo com o objetivo de despertar comportamentos éticos e as virtudes morais clássicas honestidade, bondade, empatia, compaixão misericórdia.

E mormente a virtude que favorece mais a vida que é se importar com a vida dos outros. Só assim a evolução da espécie humana sobreviverá com mais chance do que ensinam os atuais sistemas dos governos e das indústrias de consumo que instigam a competição e supervalorização do ego, reforçando, como afirma Freud, o desejo de morte do adversário ou até do amigo.


                                   NOTAS LITÚRGICAS

I- “ O lugar onde estás é uma terra santa” (Êx.3,5) 1ª leitura.

II- “Esses fatos aconteceram para serem exemplos para nós!” (1.Cor10,6), 2ª leitura.

III- “Já faz três anos que venho procurando figos nesta figueira e nada encontro”. (Lc.13,7)

                  NOTICIÁRIO:
1)- Hoje é dia de Crisma na nossa paróquia. Agradecemos aos assessores que colaboraram nesta preparação, a s.ra Mita e os Catequistas Bernardo Ayres, Jardson e Prof. Evaldo.

2)- Colegiado do Centro: Próxima 4ªfeira, dia 27 convoco o Colegiado do Centro para uma reunião no CBNET às 19.00 para combinar sobre o envio e compromisso e outras atividades.

3)- Compromisso das(os) Catequistas do Centro: dia 30/03 na missa das 20.00h

4)- O 1º Rito dos Batismos da Páscoa: 31/03; horário, às 10.00h.   E 2º Rito no dia 07/04. Não podem esquecer de fazer a Ficha no Secretariado.

5)- Dia 29, 6ªfeira. é o dia do aniversário de Chapadinha. Convidamos para a missa da comemoração às 09.00 da manhã.

6)- Na última reunião do CPP já ficou estabelecida a programação para a Semana Santa

Domingo de Ramos (dia 14/04) a concentração será na matriz as 07  da manhã, cada comunidade com carros de som e com seus ramos. Da matriz partindo para o Rincão, onde será celebrada a missa e bênção dos Ramos às 08h.

Quinta feira Santa: às 17.00h na igreja de São Raimundo e na Matriz  também às 17.00h Missa de Lava-pés.

Sexta feira Santa: a grandiosa VIA SACRA pelas ruas da cidade com as duas paróquias. Inicio às 15.00h. Concentração: na igreja da Aparecida.

Sabado Santo: às 20.00h Missa da vigília pascal também na Matriz e em São Raimundo também às 20.h

Dia da PÁSCOA: Missas nos HORÁRIOS NORMAIS.

Anotamos os Movimentos que faltaram na reunião do CPP: A. da Oração não compareceram; Apostolado do Terço zerado; Past. da Criança também zerado; Shalon zerado; RCC também zerado; Caminho também zerado. Apelamos para que tomem nota nas próximas reuniões. As Comunidades e as outras pastorais estavam todas representadas.

             UM MENINO DE 10 ANOS E SUZANO

“Ontem às 13.30 quando entrei na sala de aula os alunos estavam eufóricos comentando sobre a tragédia de Suzano. Eu como professora de história resolvi deixá-los debater sobre o assunto! Até que o Victor, menino de 10 anos me perguntou: Professora e quem matou o menino que atirou? Todos responderam, ele que se matou! Victor se levantou e diz, quando a minha mãe briga com meu pai eles ficam dias sem se falar e quando eles ficam de bem de novo ela sempre fala , você me mata todas as vezes que pára de falar comigo! Acho que ele matou todos e se matou porque ninguém queria conversar com ele! Todos ficaram em silêncio, e houve quem chorasse. (Prof.a Anita Bezerra).
 



Nenhum comentário: