sábado, 16 de março de 2019

Os Leigos não são Cristãos de 2ª categoria na Igreja.


Até o Vaticano II a Igreja era considerada como sociedade hierárquica, isto é, com poder sagrado. E vimos na semana passada que este “poder sagrado” não é de instituição divina, mas formatação histórica. Na verdade o Concílio insistiu na  essência da Igreja como Povo de Deus, e a maior parte dos estudiosos veem que isto constitui o eixo central da eclesiologia do Concílio.

Já disse o teólogo Libanio que “o Concílio afirmou positivamente a laicidade de toda a Igreja” (de Layos, Povo(Libanio). Vale dizer que a Igreja não é hierárquica nem leiga, simplesmente “Povo de Deus”.

O conceito de Povo de Deus dá uma nova formatação  à Igreja como sendo comunitária e colegial, e não mais apoiada sobre o clero e sobre a hierarquia, mas sobre o povo de Deus do qual o clero e a hierarquia é parte integrante e não separada como se supunha.

Os cristãos são cidadãos na Igreja por conta das exigências do batismo e da mensagem do reino de Deus, e não por conta de um mandato da hierarquia

Historicamente é conhecido que títulos, vestes e honrarias, e modo de governança é copiado do Império romano. É formatação do império, do séc. IV em diante, com Constantino e Teodósio. Porém tem observadores que afirmam que os organismos centrais da Igreja não valorizaram adequadamente estas conclusões conciliares. 

Ao afirmar que todos na Igreja formamos o Povo de Deus, o Vaticano II afirmou que todos somos Layo, Povo, e compartilhamos dessa essência independentemente dos serviços que fazemos.

                                 NOTAS LITÚRGICAS:
I- “O Senhor é minha luz e salvação” (Salmo 26).
II- “Sede meus imitadores, e observai os que vivem de acordo com o exemplo que nós damos”(Fil 3,17 2 leitura).
III- “Este é o meu filho, o escolhido. Escutai o que ele diz” (Lc.9,35)

                 SOBRE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE:

Políticas públicas = o contrário de particulares.
Públicas= para todos; particulares = só para alguns.
Públicas = Ensino público, Estradas e ruas, Educação,  Saúde, Segurança, Previdência social.
Políticas = A arte de governar.
Públicas = Para todos.
Fraternidade = A arte de ser irmão.

O PAPA E A CAMPANHA DA FRATERNIDADE:
“Refletindo e rezando as políticas públicas faço votos que o caminho quaresmal deste ano à luz da Campanha da Fraternidade ajude os cristãos a terem os olhos e o coração abertos para que possam ver nos irmãos mais necessitados a “carne de Cristo” que espera “ser reconhecido, tocado e assistido cuidadosamente por nós”.

E que os políticos anteponham o bem comum aos seus interesses privados”.
      NOTICIÁRIO:

1)-Hoje será a reunião do CPP, logo mais às 14.00h, que por conta do tempo já foi adiada duas vezes. Não falte nenhum movimento, pastoral e comunidades.

2)- Retiro para a CRISMA, dia 23/03, no Auditório do Rincão. As confissões são na sexta feira dia 22. Assessores do retiro: Senhora Mita, e os senhores Jardson e Prof.Bernardo Ayres. Os padrinhos irão oferecer o almoço para os afilhados e participarão das palestras da tarde.

3)- Dia de CRISMA: da 24/3 na missa das 10.

4)- O 1º Rito dos Batismos da Pascoa: 31/03.   E 2º Rito no dia 07/04.

5)- A Missa da Pastoral familiar ficará sendo no 4º domingo de cada mês, a começar já no dia 24/03, próximo domingo. E a reunião mensal na primeira 2ªfeira de cada mês  a começar em Abril 01/04, no mesmo horário às 19.30 no CBNET.

6)- Dia 10 tivemos a 1ªreunião da pastoral da acolhida. Ficou decidido que no dia 28 de abril haverá uma reunião com os pais das turmas de crisma sobre essas tarefas. E no dia 05 de maio a 2ª reunião com todos os acolhedores. E no dia 25 de maio o Compromisso e Envio feito pelo senhor Bispo, na missa da ordenação sacerdotal do diácono Jerry.

7)- Dia 19 faz 3 anos e 11 meses que o P.Neves nos deixou. Intenção especial na santa missa das 17.30h.

8)- Dia 29, 6ªfeira da próxima semana é o dia do aniversário de Chapadinha. Convidamos para a missa da comemoração às 09.00 da manhã nesse dia 29.

9)-NOTICIAS DA DIOCESE:  Encerra hoje no Brejo o Encontro vocacional. Dia 22-24: Formação sobre políticas públicas e Militância da PJ em Tutóia; e também Encontro das Comunidades Neocatecumenal no Brejo.
                                            
                                        EM CASA:

É EM CASA que deve-se aprender: Te amo; Bom dia; Boa Tarde; Boa noite; Por favor; Com licença; Obrigado; Desculpa; Errei; Ser humilde.


É EM CASA que também se aprende: ser honesto; ser pontual; não xingar; ser solidário; respeitar a todos, colegas, amigos, idosos, professores.

Também EM CASA é que se aprende: a comer de tudo; não falar de boca cheia; não jogar lixo no chão; ajudar os pais nas tarefas diárias; não pegar os que não é seu; apagar as luzes.

Ainda EM CASA é que se aprende: a ser organizado; cuidar de suas coisas; não mexer nas coisas dos outros; respeitar regras, usos e costumes.

Porque NA ESCOLA os professores devem ensinar Matemática, Português; História; Geografia; Ciências; Química; Física; Biologia; Filosofia, Educação física e Artes.



          






Nenhum comentário: