sábado, 19 de outubro de 2019

A IGREJA É COMUNHÃO E MISSÃO


Olhando que a Igreja é Comunhão e Missão, gostaria que a Nossa Paróquia Nossa Senhora das Dores, fosse uma Paróquia mais humana e participativa: Praticando a fraternidade e a justiça, sendo missionária, havendo dialogo sem preconceito, ecumênica, celebrando a liturgia com imensa alegria, celebrando cultivando símbolos e ritos, disponibilidade, educando na fé-vida, acolhedora etc.

Se de fato quisermos ser “uma Paróquia mais humana e participativa”, não podemos negligenciar a Pastoral responsável e de conjunto, em todos os seus aspectos e dimensões, procurando e nos esforçando, no nosso dia-a-dia, para experimentar, vivenciar, as exigências da evangelização: No que se refere ao serviço, ao Dialogo, ao anuncio e ao testemunho eclesial.

Não se esqueçam de que somos como uma “ORQUESTRA” de Deus. Cada um de nós se encarrega de tocar um instrumento. Não podemos desafinar, pois nesse caso, todo conjunto fica prejudicado.

Que o Espírito Santo continue nos impulsionando e que ninguém o impeça de agir nos corações, na mente e na vontade de todos os fieis. Vamos assumir a Paróquia como rede de comunidades.

A você meu irmão e minha irmã desta Paróquia conto contigo e conte comigo. Faça a sua parte com alegria.

Termino apresentando ou fazendo-lhe conhecer o resultado do Festejo da Comunidade, Santa Teresinha e São Francisco. Santa Terezinha – depois de tirar as despesas, sobrou R$ 11.585.
São Francisco – Depois de tirar as despesas, sobrou R$ 25.795,95.

Em nome da Comunidade Santa Terezinha e São Francisco imensa gratidão a todos que incansavelmente colaboraram no Festejo dessas duas comunidades. Reconheço que é muito sacrifício. Que Deus nos ajude. Mais uma vez acredito que cada um tem procurado com alegria fazer a sua parte. Parabéns, Parabéns a todos. Deus vos abençoe em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
         Padre Ambrósio – Pároco – Missionário da Boa Nova.
Como é bom as pessoas viverem em harmonia.

 SANTA DULCE DOS POBRES
A primeira Santa nascida no Brasil, a Irmã Dulce,  conhecida como o “Anjo Bom da Baía”, (1914-92) será conhecida como Santa Dulce dos Pobres e canonizada neste domingo 13/10/19;


“Era comum avistar Irmã Dulce em Salvador vestida com sua hábito azul e branco, com a mão estendida, pedindo “uma ajuda para os meus pobres”, do Livro “A Santa Brasileira que Fez dos Pobres Sua Vida”, lançado neste mês de Outubro pela livraria PAULUS.

“Rebelde”, Irmã Dulce foi afastada por dez anos da Congregação das “Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus” porque, envolvida com suas ações sociais, não seguia regras religiosas impostas às freiras, como a determinação de se recolher às 18h.

Assim nasceu a instituição OSID em Salvador (Obras Sociais Irmãs Dulce), um dos maiores complexos de Saúde do Brasil, naquela época que ainda não tínhamos o SUS. No OSID se realizam 3.5 milhões de procedimentos ambulatórios por ano, e com atendimento de mais de 3.000 por dia, com 945 leitos e mais de 11.500 pessoas atendidas por mês para tratamento de câncer.

Irmã Dulce fez a profissão de freira em 1933 e adotou o nome da mãe, Dulce, sendo que o nome de batismo era Rita de Sousa Brito Lopes Pontes, e nascida em 26 de Maio de 1914. O pai era médico dentista e ela apaixonada por futebol e música, como narra o livro de Graciliano Rocha, “IRMÃ DULCE, A SANTA DOS POBRES” (Ed. Planeta).


CAMINHADA DO PAPA COM INDIOS VENDO-SE NOS CARTAZES OS NOMES E MÁRTIRES DA AMAZÔNIA

PALAVRAS DO PAPA na abertura do Sínodo da Pan-Amazônia:

“Muitos irmãos e irmãs na Amazônia carregam cruzes pesadas e aguardam pela consolação libertadora do Evangelho, pela carícia do amor da Igreja. Por eles, com eles, caminhamos juntos” disse o Papa na missa da abertura da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a região Pan-Amazônica, no domingo dia 06/10. O tema do Sínodo é: AMAZÔNIA: NOVOS CAMINHOS PARA A IGREJA E PARA UMA ECOLOGIA INTEGRAL.

Participam 185 bispos, sendo entre eles 58 brasileiros, 15 da Colômbia, 11 do Perú, 7 do Equador, e 7 da Venezuela; outros países são a Bolívia, as Guianas e Suriname, mas não temos notícia de bispos participantes. Participam 55 Índios, entre homens e mulheres. A Amazônia conta com 133 milhões de habitantes, entre eles três milhões de índios.

O papa disse também que o “fogo de Deus é fogo de amor que ilumina e aquece os corações, não fogo que alastra e devora. Quando sem amor e respeito se devoram povos e culturas, não é o fogo de Deus mas do mundo. Quantas vezes o dom de Deus foi não oferecido mas imposto. Quantas vezes houve colonização em vez de evangelização. Deus nos preserve da ganância dos novos colonialismos. 

O fogo que devorou recentemente a Amazônia não é do Evangelho. O fogo de Deus e calor que atrai e congrega em unidade. Alimentando-se com a partilha, não com os lucros”.


        NOTICIÁRIO:
1)- Nosso bispo Dom José Valdeci Santos Mendes encontra-se em Roma no Sínodo da Amazônia, e tem sido visto em muitas postagens ao lado do Papa Francisco, graças a Deus.


2)- Dia 26, sábado: Missa das crianças às 08h na Matriz  - Todas as comunidades.

3)- Dia 02, sábado: Missa dos Finados—Fiéis defuntos, missas nas seguintes comunidades: 07h- São Pedro; 08h –Matriz; 08h -S.Francisco;  09h-S.Raimundo;  09h-Sta Teresinha; 10h-Sto Antônio.   Obs: Não haverá missa da unidade mas haverá missa às 20.00h na Matriz.

4)- Hoje é o DIA NACIONAL DA JUVENETUDE: convidamos a Juventude  para aumentar mais os grupos de Jovens. Neste sentido haverá a Missão jovem diocesana em Urbano Santos nos dias 24 a 27.

5)- Encerra hoje no Brejo a formação diocesana de Catequistas e a Assembleia diocesana dos Homens do Terço.



Nenhum comentário: