Na catequese da Criação os judeus compartilharam as catequeses de outros povos anteriores, no caso o Poema de Gilgamesh
da Babilônia. E na “caminhada do deserto” comparilharam o livro-epopeia dos Argonautas,
dos escritores gregos. Vamos primeiro ao Poema da Criação e depois ao episódio
das serpentes do deserto, só como um exemplo.
1. A Criação. Na Criação do
Gilgamesh foi criado o primeiro homem, chamado Eukidu, a partir de uma pasta de
argila, no deserto, e “ainda não havia nenhum arbusto dos campos sobre a terra”
(=Gn.2,5). Em seguida, mostra-nos Eukidu vivendo “com os animais selvagens”
(=Gn.2,19). Um dia ele quis “subir até ao céu” e obter um nome eterno
(=Gn.cap.11).
Esse primeiro homem chegou “em plena
clareira num jardim com árvores de pedras preciosas como o lápis-lazúli, e com
muitas frutas agradáveis de se olhar” (=Gn.2,9-12). No jardim do Gilgamesh
havia a ´”planta da vida”, e no jardim de Adão havia a “árvore da vida”. A
serpente aparece nos dois relatos, com a novidade que no poema de Gilgamesh
troca de pele. (Cf.Gn.3,1-4).
No dilúvio de Gilgamesh Deus mandou
fazer um navio com sete andares para transportar todas as
espécies de seres vivos. No fim do dilúvio soltou uma pomba, igual como Noé fez
na Bíblia, e fez um sacrifício aos deuses, igual como Noé. Este é o ponto de
partida para a Catequese do Gênesis sobre a Criação para os judeus que se
achavam no cativeiro da Babilônia. E era lá na Babilônia que eles
conviviam com esse Livro Gilgamesh.
Após esta primeira Catequese vem a
segunda, da “Caminhada no deserto”. Existem histórias paralelas na Bíblia e
noutro Poema chamado “Os Argonautas do Deserto” (Cf.Num,21, 4ss). No poema dos
Argonautas conta-se esta história: “Os
homens do deserto, andavam cansados das caminhadas, e o chefe deles foi
picado por uma serpente venenosa. O rei orou ao deus da saúde, Hipócrates.
O deus disse: eu vou mandar-te em sonho o meu filho Esculápio. Esqueça
seus medos, porque eu virei a ti e deixarei aí o meu filho. Você vai olhar uma serpente
enrolada numa planta, e abra bem seus olhos para que você possa reconhecê-lo.
E assim os argonautas se salvaram”. (Wandenhaum, Argonautas do Deserto, p.197).
Conferindo esta narração com a narração da Bíblia vemos que são letra por
letra. (Num.21,4-6).
É bem conhecido pelos médicos o Juramento
de Hipócrates, pois é o juramento do médico no inicio da sua carreira, para
defender a vida. É, digamos, a homenagem ao “deus da medicina,” Hipócrates,
junto com seu filho Esculápio, o enroscado como serpente num pé da
planta. Este símbolo da “serpente” enroscada numa planta virou o ícone ou Logo
das Farmácias em todo mundo. E deu origem, como, como dissemos, ao Juramento
de Hipócrates, dos PROFISSIONAIS MÉDICOS. “Exercerei a minha
arte com consciência e dignidade. A Saúde do meu doente será a minha primeira
preocupação. Mesmo após a morte do doente respeitarei os segredos que me tiver
confiado. Manterei por todos os meios ao meu alcance a honra e as nobres
tradições da profissão médica”.
Estas são as Duas primeiras Catequeses
que entraram na Bíblia, derivadas e adaptadas para a Catequese dos Judeus.
Claro que há muitos exemplos de outras catequeses como: “Abraão e Sara”;
“Moisés e suas filhas”; “A passagem do mar vermelho”; “A jumenta de Balaão”; “A água que brotou do rochedo; “Davi e as
manobras para ocupar o trono de Saul”; “Elias e o carro de fogo”; “Eliseu e o
machado”. (Cf.o.c.p186-322) www.paroquiadechapadinha.blogspot.com.br
13/3/22.
Karl Rahner fala que existe a “fé
herdada” e a “fé refletida ou pensada”. A fé herdada é a fé recebida e baseada
na herança junto com mitos, medos e tabus. A fé refletida se baseia na crítica
bíblica, nas ciências humanas, na antropologia e na cosmologia. (K.Rahner,
“Curso fundamental da Fé”, p.348). Supondo que tanto estas narrativas
babilônicas como dos autores bíblicos são de cerca de 1000 anos a.C. hoje nós
sabemos que a humanidade surgiu na África há cerca de três milhões de anos.
Por outro lado, tanto o Poema de Gilgamesh como os autores bíblicos não
sabiam disso. E além dessa época, será que eles sabiam da época da criação do
mundo, 15 bilhões de anos atrás? Em
comparação com isso o que são os 1850 anos de Abraão, que eles “imaginaram”?
Para nosso consumo acontece então que a
Bíblia é uma catequese para os Judeus, como o Poema Gilgamesh era uma catequese
para os babilônicos. O Antigo Testamento é uma grande catequese e o Novo
Testamento outra grande catequese, assim como os evangelhos são catequeses ao
jeito de cada comunidade que os elaborou. (Cf.Gilles Drolet,“Compreender o
Antigo Testamento”p.41 ss). A primeira catequese é a Criação e segunda é a
caminhada do deserto onde toparam com “as serpentes”. E continuam com as outras
onde, como vimos, encontraram paralelos
nas literaturas dos povos vizinhos.
Conclusão.
O cristão e o teólogo, desde 1943 estão guiados pelas orientações ditadas já
pelo Papa Pio XII que falou assim: “A suprema regra para uma
interpretação correta dos textos bíblicos consiste em encontrar e definir o que
o autor quis dizer e estar atento aos gêneros de discurso ou de escrita que ele
utiliza” (Encíclica Divino aflante Spiritu, 1943). Hoje, devido às descobertas
de numerosos especialistas nos dois últimos séculos podemos penetrar melhor no
contexto da época em que livros foram escritos. E também podemos discernir os empréstimos
que tomaram dos escritos de povos vizinhos.
P.Casimiro João smbn
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