segunda-feira, 20 de março de 2023

O princípio do prazer na Psicologia de Freud e Adler e na Logoterapia de Victor Frankl


 

Partimos do princípio que o ser humano tem uma orientação primeira e natural para criar e para realizar valores. O indivíduo quer realizar valores.  Eu penso muitas vezes nas vantagens que temos hoje em dia em máquinas, objetos e utensílios que são do uso do nosso dia a dia: o carro, o celular, o avião, o relógio, o computador, a geladeira. Eu uso, nós usamos, mas nem sabemos o cara que fez isso: agora é só eu comprar, e pronto. Quem inventou a roda, a primeira bicicleta, o seu relógio, seu tipo de celular?

 

Isso é a orientação primária e natural para criar valores. A pessoa e pessoas que fizeram esses trabalhos não fizeram em primeiro lugar para o prazer, mas para criar. Ficaram felizes, mas nos tornaram mais felizes a nós. Porém, quanto mais se faz do prazer um alvo pessoal, mais se erra a meta. Vale dizer, quando se busca o prazer pelo prazer já se frustra a sua obtenção. Mas quando se objetivam motivos superiores vem junto o prazer pessoal como a cereja do bolo. Na verdade, quem age objetivamente apenas pelo prazer cai num precipício chamado de auto anulação em que nada constrói, e destrói o seu próprio prazer. Fazendo da felicidade o objetivo de motivação, ela passa a ser também o objetivo de atenção. No entanto, ao proceder  assim perde-se de vista o motivo, a razão para ser feliz; e consequentemente a felicidade, que por sua vez acaba por desaparecer. O prazer pelo prazer seria “thanatos”, i.é, vazio, quimera, ilusão; porém como componente de um objetivo é vida e felicidade. Em condições normais, o prazer nunca é a finalidade última da atividade humana, mas, sim, um efeito colateral da consecução de uma meta. (Victor Frankl)

 

 

Exemplo: o casamento, sendo a realização maior do ser humano, homem e mulher, é o objetivo maior que inclui vários leques, como empresa, trabalho, fortuna, status social, e exercício do prazer erótico. É um kit de várias realizações, mas juntas fazem o feixe da felicidade. No entanto, se se casa somente pelo prazer erótico, ou status, ou para conseguir fortuna, anula-se o objetivo do casamento e vai cair numa auto anulação. A pessoa olhou a uma parte do feixe, e o feixe acaba caindo redondo.

 

A mesma coisa num cargo político onde há os caçadores de status. A pessoa muitas vezes não vai para o cargo para fazer bem à sociedade, mas para se promover, ganhar dinheiro, poder, vaidade, riqueza pessoal e status. Tais visões de funcionamento acabam por ser auto anulativas, uma vez que alguém que demonstra e exibe seu desejo de poder será, cedo ou tarde, repudiado por parecer um caçador de status.

 

 

Em psicologia e especialmente na logoterapia o foco do objetivo maior e abrangenre é definido como vontade de sentido, ou seja o esforço básico do homem na direção de encontrar e realizar sentidos e propósitos.

Podemos então distinguir três tipos de objetivos na mesma ação: a autorealização onde se busca o prazer imediato ou erótico, segundo Freud, ou o prazer imediato do dinheiro e status segundo Adler; e o terceiro é a autotranscendência que ultrapassa ou transcende o prazer imediato e egoísta, para beneficiar a humanidade. Podemos apresentar mais um exemplo: o médico que poderá objetivar sua missão como prazer individual de satisfazer suas práticas eróticas (Freud) ou de ganhar dinheiro e status (Adler); ou então de diminuir o sofrimento da humanidade (V.Frankl). Na logoterapia que é um ramo da psicologia os dois primeiros exemplos não constituem a busca última do ser humano. Eles contradizem o caráter mais abrangente da existência humana. Apenas o último objetivo da autotranscendência realizará a felicidade de melhorar a humanidade. No casamento, como dissemos, a pessoa que vai só com o objetivo de ir depressa à “boca do poço” terá como primeiro fim o prazer erótico, destinado ao fracasso. A pressa na “boca do poço” seria o que se chama autorealização. Quem vai com o objetivo de construir uma família equilibrada e feliz, esse ou essa ultrapassa o objetivo único e egoista do erotismo, para focar no bem geral da família com seu leque de planejamentos. Isso chama-se autotranscedência. O povo já fez esta reflexão com o ditado “não vá com muita pressa à boca do poço”. E V.Frankl conclui: “A autorealização não constitui a busca primeira do ser humano. Não deve ser portanto a sua intenção primária. Essa autorealização quando é procurada como um fim por si mesmo contradiz a essência do ser humano” (V.Frankl “A busca de sentido” p.53).

Partimos agora para outra reflexão ontogenética: o principio do prazer na criança, no adolescente e no adulto, segundo Freud, Adler e Ungers. Freud afirmava que o primeiro grau da busca de prazer individual e erótico está mais na criança pequena; Adler afirma que no adolescente começa a despertar o 2º grau da autorealização que por sua vez é de superar-se com a autotranscendência no adulto. Frankl diz que no sujeito maduro se completa este 3º grau da superação dos outros dois graus. (o.c.p.57). Isto corresponde à nossa postagem sobre o desenvolvimento ou evolução dos três andares do cérebro humano, conforme o Blog www.paroquiadechapadinha.blogspot.com.br de 26/2/23

 

Conclusão. Freud estuda a psicologia do prazer erótico; Adler estuda a psicologia do prazer de status, poder de dinheiro\; V.Frankl estuda a logoterapia, que analisa os outros dois. Hoje vemos tantas noticias de estupros, violências contra a mulher, grupos de extermínio, e outros caçadores de poder, dinheiro e status, estes mormente instalados na classe política. Isto dá-nos ocasião para conferir com as teorias citadas por Freud, 1º grau da procura de erotismo; segundo grau da procura de status, poder e dinheiro (Adler), e o 3ºgrau do desenvolvimento da autotranscendência (V.Frankl) daqueles e daquelas que lutam na sociedade pelo equilíbrio dos dois pesos. Se não existisse este terceiro grau a humanidade estaria dedicada ao fracasso, mas com ele a vitória da humanidade está garantida não sem muito esforço, prevenção e educação.

 

P.Casimiro João    smbn

www.paroquiadechapadinha.blogspot.com.br

 

 

Nenhum comentário: