domingo, 4 de março de 2012

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - 04/03/2012 - JESUS MUDOU DE FIGURA?

2ª CATEQUESE BATISMAL: A SOLUÇÃO É SÓ DEUS, MAS CUIDADO! ... ELE TEM CAMINHOS DIFERENTES.

              Neste segundo domingo da Quaresma, a liturgia oferece-nos a segunda catequese batismal. Depois de sentir a fragilidade de nossa natureza humana (1° domingo), a que nos vamos agarrar? Em quem confiar? Quem nos vem valer? – A liturgia de hoje vem-nos dizer: a salvação está na Pessoa de Jesus. Mas Ele não vem satisfazer nossas manias, nem pelo caminho que imaginamos. Ele salva-nos no Seu sofrimento, morte e entrega na cruz.. No ato livre de Seu amor. É aí que resplandece a glória de Deus. Os apóstolos, no monte Tabor, testemunham essa glória: um Deus resplandecente e belo demais, mas que fala de Sua paixão e morte em Jerusalém (Luc,9,31). A nós nos escandaliza esse processo. Está fora de nossa imaginação. Mas o céu vem confirmar a verdade de Jesus. Moisés e Elias estão presentes: a Lei e os Profetas, todo o Antigo Testamento. O Pai fala: “este é o meu Filho amado. Escutai-O” (Mat,17,5). A Palavra do Pai é uma resposta de aceitação da oferta do sofrimento e morte de Cristo. A Ressurreição selará esta aceitação, mas a transfiguração já é uma prova antecipada da glória que se vai manifestar na Ressurreição. Os apóstolos devem participar, não parados, olhando o espetáculo, como quer Pedro que se oferece para fazer três tendas e ficar aí só a observar. Jesus nem liga. É preciso descer e ir à luta. O discípulo tem que escutar Jesus, imitar suas opções, carregar a cruz de cada dia, confiar n’Ele. Como fez Abraão com Deus: confiou plenamente, mesmo sem nada compreender. Nas intempéries e dificuldades da vida, não desesperar nem acomodar-se no desinteresse. Confiar é o caminho.
A iniciativa de Deus contradiz tudo que pensamos e queremos. Custa-nos aceitar nossa fragilidade; inventamos sempre um deus à nossa maneira, à imagem de nossos desejos, um deus que seja a compensação de nossa fraqueza  Não admitimos Deus sem glória nem prestígio. Mas Jesus é Deus que veio para servir. Não exige etiquetas, mas atende a todos, mesmo aos mais pobres e excluídos. Não tem poltrona nem cátedra. Caminha e ensina em qualquer esquina. Sem cerimônias. Só amando. Veste um avental e lava os pés a seus discípulos. É um Deus diferente do que nós imaginamos: um Deus muito humano que é humilde e sofre para nos tornar mais divinos.
O cristão, tem que se oferecer também a si mesmo, seguir o exemplo de Cristo. Não procurar só êxitos, grandezas... Tem que perder a mania de só confiar na força, na riqueza e no poder. As multidões gostam mais de vir à igreja em Domingo de Ramos que em Sexta Feira Santa. Gostamos mais dos candidatos ricos. Preferimos lugares de destaque. Escolhemos, para votar, quem tem dinheiro, é poderoso, mesmo que seja corrupto, ladrão e irresponsável. E, por isso, as coisas não melhoram. Preferimos os odores que nos agradam... aos valores que nos comprometem. Escolhemos a estética, a maneira jeitosa... não a ética.  Amamos a riqueza, o poder dominador... não a humildade de quem é sério. Mas, cuidado! Deus é onipotente, não pela força, mas pelo amor. É poderoso, não porque nos domina, mas porque respeita nossa liberdade. Jesus vence pelo fracasso da cruz. Que caminho difícil este! Que lição difícil de aprender! Mas só por aqui é que levaremos o mundo a transforma-se no projeto de Deus. Enquanto não... viveremos nesta triste porqueira!

1ª CATEQUESE BATISMAL CONHECER NOSSA FRAGILIDADE
Começaram as catequeses batismais no período da Quaresma. Domingo passado foi a primeira. Sobre a fragilidade humana e a necessidade da nossa conversão aos valores do Reino de Deus. Jesus entra no deserto: lugar inóspito, provisório e de mera passagem; lugar onde não há caminhos feitos, mas, sim, muito sofrimento e dificuldades imensas. Aí se corre o perigo de desvio da rota pela falta de sinais, ausência de pontos de referência e pelo engano das falsas miragens. Mas foi aí que Deus atuou, realizando coisas novas, prodígios admiráveis para levar o povo judeu à Terra Prometida. Deserto é lugar de prova e de graça. Boa comparação do que pode ser a nossa vida. Somos seres transitórios, temporais, ameaçados por mil dificuldades, constantemente picados pelo sofrimento e sempre carregados com a tentação de falsas ilusões que nos perdem no caminho da felicidade. Mas Jesus anunciou coisas fantásticas. Anunciou Ele, anunciou pelos Apóstolos e anuncia ainda hoje pela Igreja. Ele foi ao deserto conduzido pelo Espírito. Não fez isso por aventura nem capricho pessoal. Entrou assim na nossa realidade, pisou nosso chão, experimentou as dificuldades da vida humana e teve que lutar com o poder das tentações do demônio. Também nós, temos que nos deixar conduzir pelo mesmo Espírito, senão estamos fatalmente perdidos. Ou nos deixamos orientar pela Palavra de Deus ou nos perdemos pelo caminho. Temos que escutar os apelos do mensageiro Jesus que nos entrega a grande e bela notícia de que o Pai é um amigão terno, misericordioso e cheio de carinho e compaixão. Não nos ama porque somos bons. Ama-nos, apesar de nossos pecados e fragilidades. Deseja estabelecer aliança perpétua conosco. Quer que vivamos em harmonia com o universo e, para isso, oferece uma arca de salvação como fez a Noé. Dá-nos força para até podermos viver com animais selvagens. E quantos há, por aí, hoje! Deposita seu “arco de guerra”nas nuvens e faz do arco-íris sinal de paz e lembrança de Sua Aliança. O Batismo introduziu-nos oficialmente neste espaço de divino amor. Deus nos chamou a uma aliança eterna. Dá-nos a arca da Sua presença na Eucaristia para nos salvar. A comunidade que celebra Eucaristia é a grande arca que nos ajuda a guardar na aliança batismal. A iniciativa é toda de Deus. Não nossa. Apenas temos que nos agarrar a Ele, confiar totalmente na “Alegre Notícia”, colaborar com Sua graça e deixarmo-nos conduzir pelo Seu Espírito. Nossa vida é difícil e curta de tal maneira que, quando começamos a aprender a pensar e viver bem, já é tempo de partir. Por isso, precisamos aproveitar o tempo, não esbanjar oportunidades. O tempo é “kairós”, isto é, está carregado de graça divina. É oferta com que não podemos brincar. Não podemos “verter”, isto é colocar, a vida na inutilidade, mas temos que nos “con-verter” em Cristo, ter uma vida de fidelidade ao projeto do Pai, viver como bons filhos que somos no Filho. Apesar de todas as nossas fragilidades, temos o privilégio de sermos chamados e amados por Deus.

    A BELEZA É ENGANADORA
        O atual terreno da política é lamacento, escorregadio e muito perigoso. Precisa ser limpo. E a operação já
começou, porque, quem é responsável, entende que, como está, não pode continuar. A aprovação da lei Ficha Limpa (essa iniciativa popular a que a Paróquia de Chapadinha deu seu apoio!) veio dizer-nos que a política brasileira tem que mudar. Agora, mais recentemente, é o Supremo Tribunal Eleitoral a fazer uma depuração: quem tiver contas reprovadas não poderá concorrer às eleições. O cerco vai-se apertando. Todos compreendem que há abusos demais. Todos? – Talvez não. Nas ruas de Chapadinha ainda sinto muita alienação, forte apoio à corrupção
política. Creio, porém, que, com o tempo e o bom senso, a verdade vai vencer. A velha política do coronelismo, do “posso, quero e mando”, da distribuição clara e descarada do dinheiro público, da força absoluta do dinheiro, do carreirismo de gente atrevida e sem escrúpulos, do aproveitamento imoral da pobreza que facilmente vende seus direitos... tem que acabar! Quem quiser ser político, tem que ser honesto. Tem que ter vergonha na cara e aprender a respeitar os outros! Não basta ser descarado e abusar da confiança que o povo lhe dá.  Se quiser amontoar riqueza tem que ser criativo, investir esforço e suor no trabalho para justificar seu sucesso econômico. Montar em cargo público para brincar com o bem comum é brincadeira de mau gosto. Não se deve viver à custa dos outros e ainda tratar toda a gente de moleque. Política não tem valor absoluto para justificar, com ela, gordos privilégios, arrecadação escandalosa, gastos faraônicos, esperteza malabarista que não respeita nada nem ninguém. Por mim, sinto-me indignado com a escandalosa falta de transparência nas contas dos Municípios. Na internet, vê-se as verbas que são destinadas para os Municípios e depois... surge a pergunta: para onde foi este dinheiro? Ouve-se falar de recibos frios, de contratos que só se fazem com empresas que se prontificam a passar faturas de altas verbas não gastas... A opção moral pela liberdade individual torna muita gente surda ao interesse público. Política, como se vem fazendo, consporca quem com ela se embrulha e prejudica quem a tem que suportar. Sem forte consciência do dever, sem ter já dado provas evidentes de não querer só o seu lucro, sem família firme que estruture sua personalidade, sem uma fé forte apoiada pela Palavra e por uma comunidade... não acredito em honestidade no exercício de cargos públicos. Servir é belo, mas altamente perigoso! O mexer com muito dinheiro é ocasião solicitadora para a desonestidade. Sobretudo quando o povo navega na ignorância, é pacato demais e aceita tudo. Por isso, o ditado português lembra: “nem tudo que reluz é ouro!” Precisamos todos de parar para refletir. Uma oferta na campanha eleitoral é roubo certo no exercício do poder. O que hoje é fantasticamente proveitoso e belo, amanhã torna-se prejudicial. “Toda a beleza é enganadora!” - É um ditado português - Não entremos em ficha suja nem em quem aproveita seu apoio. Quem se encosta a sujo, fica sujo também. Mas há muita sujidade que a justiça ainda não viu, mas é evidente para quem não é cego. E cuidado, a justiça pode estar perto.

                   NOTICIAS DA PARÓQUIA
1- A obra de construção do Centro Catequético do Novo Castelo continua em andamento. Começam as paredes a subir.
2- Já se deram os primeiros passos para receber, com muito entusiasmo, a Crus e a Ícone de Maria referentes ao Encontro Mundial da Juventude. Desejamos que comunidades, pastorais, catequese, escolas e colégios participem desta grande manifestação ao sinal do Amor de Cristo por nós. Esta cruz como que abraça em fraternidade jovem todo o Brasil.
3- A comunidade da Prata celebrou com muita festa e alegria as bodas de Ouro do matrimônio de seu dirigente: Manoel Mundico e Francisca. Parabéns a este casal apóstolo do interior que se converteu a Jesus Cristo e muito tem trabalhado nas muitas comunidades do seu setor regional.
4- Seguiu para Portugal, na terça feira passada, Palmira, coordenadora principal das Missionárias da Boa Nova que veio participar do juramento da Márcia e da Tássia.
5- Substituições nas paróquias da diocese. Já é Pároco de Mata Roma o Rev.do P. Ney que estava em Buriti onde hoje entra também, como Pároco, o Rev.do P. Chagas que anteriormente trabalhava em  S. Benedito do Rio Preto. Nesta paróquia de S. Benedito trabalha agora o Rev.do P. Geovani. A todos desejamos o melhor apostolado nos novos campos de trabalho.
6- Hoje, domingo, dia 04 de Março, faz 73 anos o Sr. P. Casimiro. No próximo sábado, dia 10, fará 82 anos o  Sr. P. António. Nossas saudações aos dois aniversariantes e desejo de muitos anos pela frente!
7- Vemos com alegria colocar asfalto nalgumas ruas de Chapadinha. Vai custar esquecer o sofrimento em tanta buraqueira.
8- Estamos preocupados com a falta de espaço para a construção de um templo religioso no Areal, onde vão ser inauguradas as 1000 casas novas. É lamentável que nos novos bairros que se estão formando em Chapadinha não haja controle de nada e os terrenos ficam a ser negociados por quem já tem outros e a um preço muito alto.
9- Hoje, na missa das 10.00H na Matriz, depois de bastantes encontros de formação, cerca de duzentos jovens fazem o seu compromisso para servir como acólitos. A todos desejamos muita alegria e disponibilidade para servir ao altar e serem apóstolos junto dos outros jovens.
10- Esta semana houve trabalho pastoral e serviço de atendimento nos bairros de Terras Duras e Areal. Nesta semana, vai haver uma pausa para sacerdotes e irmãs fazerem seu retiro em S. Luis. Vivamos  em comunhão de orações.
11- A catequese está começando. Pedimos a todos o máximo de empenho para que crianças e jovens aproveitem dos encontros que são apenas uma ajuda a obrigação que os pais contraíram no batismo de dar uma educação cristã a seus filhos.
12– Mais uma vez lembramos que os crismados recentemente venham ao secretariado paroquial buscar seu certificado.
                                                                                           

2 comentários:

Jonnay Alves disse...

Gostaria de reproduzir o texto "A Beleza é enganadora" no blog Chapadinha Online, mas não antes de saber sua autoria. Seria do Pe. Manuel Neves?

Aguardo resposta. Desde já agradeço.

Jonnay Alves disse...

Gostaria de reproduzir o texto "A BELEZA É ENGANADORA" no blog Chapadinha Online, mas não antes de saber sua autoria. Seria do Pe. Manuel Neves?

Aguardo resposta e desde já agradeço.