domingo, 11 de março de 2012

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - 11/03/2012 - O CHICOTE NO TEMPLO


" Ao Senhor teu Deus adorarás" ( Mt. 4, 10)
 



NÃO BRINQUEMOS COM A VIDA!
URGÊNCIA DE ETERNIZAR O TEMPO

Não se pode dormir sobre urgências. Não se pode desprezar o essencial. Não é bom preferir o supérfluo e esquecer o necessário Temos que “essencializar” nossa vida, dar importância ao essencial. Toda a pessoa que não satisfaz a ânsia de infinito que transporta dentro de si, que não aceita e vive as exigências da transcendência de Deus... atrofia também sua vida natural. É um dado psicológico.
Deus criou-nos e preocupa-Se conosco. Criou-nos à Sua imagem e responsabilizou-nos pela construção da Sua semelhança em nós, pela intimidade com o Sagrado, como nos diz a Bíblia no livro do Gênesis,I, 26 e 27. Quem despreza essa dimensão, empobrece a sua vida. De certeza, no essencial. Somos criaturas de Deus e criadores da plenitude de Sua obra em nós. Deus nos responsabiliza por criar intimidade com Ele e afastar de nós tudo que atrapalhe essa semelhança. Temos que nos preocupar por criar o máximo de intimidade com Ele. Para isso, não nos podemos deixar afundar em preocupações mundanas, prender às riquezas, acorrentar pelo desejo do poder, amarrar por tantos empecilhos que aparecem, escorregar para o fácil e aparentemente agradável... Não podemos deixar derrapar a vida para o que não tem dimensão de eternidade. Precisamos eternizar o tempo que vivemos. E a Quaresma é o tempo favorável para pensar nisso. E não nos lamentemos do lugar em que vivemos. O melhor lugar do mundo é onde Deus nos quer. Tão importante é nossa libertação, nossa salvação que o Pai enviou Seu Filho para ser a grande manifestação de sua Vontade. Jesus é o Messias, o Filho de Deus como a afirma Ele muitas vezes e o demonstra Seu poder sobre as doenças e a própria morte. Ele revela a Sua identidade divina e a igualdade ao Pai (Jo.7,28,29), Ele conhece o Pai e se identifica com Ele (Jo.10,30). Ele é o Princípio e o Fim (Ap.21,6), Eu sou o Bom Pastor (Jo.10,11), Eu sou a Porta e só quem entrar por Mim será salvo (Jo.10,9), Eu sou a Ressurreição e a Vida (Jo.11,25), Eu sou a videira e vós os ramos... sem Mim nada podeis fazer (Jo.!5,5), Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida (Jo.14,6), Eu sou o Pão da vida. Quem vem a Mim nunca mais terá fome... (Jo.6,34), Eu sou a Luz do mundo. Quem Me segue terá a luz da vida (Jo.8,12). O Pai confirma a Missão de Jesus no Batismo, na Transfiguração e, sobretudo, na Ressurreição. Cristo pede e o Pai lhe concede a glorificação (Jo.12,27-28).
Desprezar Jesus é desprezar e perder a própria vida. Por isso, Ele derruba as mesas dos cambistas, porque poderiam tornar-se uma alternativa à sua Palavra. E nós temos que nos tornar ateus de tudo que não seja Deus. Somos monoteístas. Só temos um Deus. Não podemos ser fabricadores de deuses de segunda, deuses de trazer pelo bolso. E o mundo de hoje nos oferece tantos!.  
                          "Não façam da Casa de Meu Pai casa de comércio" ( Jo. 2, 16)
Jesus deribou os ídolos da ganância que se tinham instalado no templo)


ENQUANTO DURA, VIDA DOÇURA!
Todo o poder corrompe. O poder absoluto corrompe absolutamente. Por isso, os regimes democráticos instalados pelo mundo são mais regimes que democracias.  Há que percorrer caminhos novos, ganhar espírito democrático afetivo e efetivo. O poder é um serviço ao povo e ao bem comum. Mesmo na igreja não podemos sacralizar o poder. Temos, todos, que dar visibilidade à nossa fé, à comunhão e à solidariedade cristã, porque, na nossa época, parece que se quer dar mais visibilidade ao escândalo.
Sempre admirei na cultura brasileira o sentido prático e a criatividade do povo. Não há dificuldade sem um “jeitinho”, nem problema sem “quebra-galho”. Para

(povão-taxi)
                                                                                           

 tudo o povo encontra uma solução. Com facilidade  :                    
 uma criança abandonada encontra família que a acolhe.
 Na falta de um remendo para um pneu de bicicleta,
 aparece uma casca de árvore apropriada que resolve.
Perante a fome e a doença, sempre aparece um socorro.
Também se não fosse isso, não sei como muitos poderiam
viver! Mas onde eu acho esse sentido prático mais interessante
é nas maneiras de transporte. Quando cheguei aqui em 1978
 havia o “jerico-táxi” onde todos viajavam do interior e que depois deu o nome ao trator que leva a grade, a charrua... Em seguida, apareceu a “bicicleto-táxi”, o “jumento-táxi”, a moto-táxi, a “carroço-táxi” e o “táxi”. No tempo de eleição, há também o “politico-taxi” com a variante terceirizada do “candidato-taxi”. Tudo se lhes pede, tudo eles têm que dar senão perdem o voto.  “Enquanto dura, vida doçura!” Primeiro é o “politico-táxi”.

Mas depois vem o “povão-táxi” que sabe de muita safadeza,
de imensos aproveitamentos ilícitos contra si... mas tem medo
e cala. E inúmeras situações se vão arrastando na “misério-táxi”.
É importante que todos nós nos convençamos da necessidade
 de abrir caminhos novos, de promover o desenvolvimento social,
de não pensarmos só em nós e nos nossos individuais interesses.
 “Uma sociedade faz-se com homens e com livros”, dizia o grande pensador Monteiro Lobato. E Nelson Mandela repetia com insistência: “a educação é a arma mais poderosa para mudar uma sociedade”. Precisamos muito de aprender a ter saúde, a praticar a prevenção para não adoecer com facilidade pelo descuido. Mesmo na área da política. Não podemos nem devemos ser analfabetos políticos que, diz-se e com razão, ser o pior da espécie dos analfabetos. Procuremos promover a vida, a nossa dignidade humana e ... quem a respeite.

 MENSAGEM PARA OS ACÓLITOS
Queremos aqui deixar a sincera expressão de nossa alegria por, no domingo passado, termos visto um exército de jovens, rapazes e moças, dispostos a servir ao altar como acólitos e a comprometer-se com uma vida cristã digna e edificante. Aqui deixamos a oração-mensagem que o coordenador paroquial do movimento leu no fim da missa:
“Ser acólito é estar ao serviço do altar e do próximo. Servir ao altar não é apenas ajudar o padre, transportar os objetos litúrgicos ou executar as funções que lhe são próprias. Servir ao altar é muito mais: é participar no Mistério Pascal de Cristo, ou seja, da Paixão - Morte - Ressurreição de Cristo. Servir ao altar é estar aos pés da cruz, é contemplar o Cristo Ressuscitado com os olhos da fé e viver alegremente o Evangelho. Estar ao serviço altar é servir o próximo, é estar pronto para a doação e entrega, é ser amparo e consolo para os que necessitam, é saber amar e viver a caridade. A vida de Cristo foi dedicada a servir o próximo. Da mesma forma, o acólito é chamado a servir como Cristo.
No seu serviço, o acólito deve buscar sempre a alegria e a disposição, o contato fraterno e amigo, o respeito, a dedicação às coisas sagradas. O jovem deve demonstrar que vive sua fé, que observa os Mandamentos de Deus e que procura sempre ser justo e correto. Deve, continuamente, dar testemunho de que Cristo é o seu Mestre e Senhor.
Na vida do acólito, a oração é fundamental. É, pela oração, que o jovem aprende a se relacionar com Deus, a se tornar íntimo do Senhor. Na oração recebe-se as graças de Deus, os auxílios para os momentos difíceis e a força para superar o pecado e as falhas pessoais. Sem oração, não se pode servir ao altar, pois, como podemos estar com Cristo se não temos intimidade com Ele? É a oração que permite ao acólito exercer o seu serviço ao próximo e ao altar de forma digna.
Ser acólito é viver a Eucaristia, é viver Cristo em todos os momentos da vida. A Eucaristia é a fonte, o centro, a raiz, o cume... da vida cristã. Dela nos vêm todas as graças. Ela é o alimento que fortalece a alma e o caminho que nos conduz ao Pai. Ao viver a Eucaristia e da Eucaristia, o acólito vive melhor o seu ministério de serviço com mais dignidade, dedicação, oração e amor e, assim, santifica-se e aproxima-se cada vez mais de Deus. Pensemos nisso!!!


 NOTICIAS DA PARÓQUIA:
          1- Durante o retiro do clero e das religiosas em S. Luis, na semana passada, foi falado do itinerário da Cruz e da ícone de Nossa Senhora que João Paulo II entregou aos jovens, em Roma, no fim do ano jubilar de 2000 e têm percorrido o mundo como sinal do amor de Deus, evangelizando os jovens. Hoje vai ser feita uma reunião com jovens (e não só!) que se dispuseram a tomar a dianteira do grande acontecimento na nossa paróquia. O encontro vai ser feito no salão paroquial, pelas 15.00H. Pedimos a presença dos jovens que puderem estar, porque precisamos de elaborar um programa que comprometa o maior número possível de jovens e não só... de todos. Os símbolos vão chegar a Chapadinha, vindos de mata Roma, pelas 12.00 H do dia 04 de abril, quarta feira santa. Desejamos que eles façam um grande percurso na nossa cidade, visitem os colégios e lugares públicos por onde passarem e tudo termine com uma celebração na praça da Matriz, seguindo depois para Terras Duras onde se fará a despedida, rumo a S. Benedito do Rio Preto. Durante a semana será distribuído o programa pela cidade.
         2- Decorreu muito bem o retiro do clero e religiosas. Presentes, praticamente todos os sacerdotes que trabalham na diocese e o senhor Bispo. Foi orientador do retiro, o Rev. do P. Marcelo, sacerdote natural do Canadá e que tem trabalhado na arquidiocese de s. Luis.
          3- Esta semana vai haver visita pastoral às comunidades de Campo Velho, S. Antônio, S.Luzia e Recanto dos Pássaros, conforme foi comunicado.
          4- Ontem, dia 10, fez 82 anos o Senhor P. Antônio. Parabéns a suas primaveras! Registramos com alegria  que P. Kakinda lhe enviou uma mensagem.
          5- O Secretariado Paroquial já mandou vir os livros que servirão nossos jovens na catequese. Doze catequistas participam da Assembleia Diocesana de catequese que se está a realizar em Brejo. E, como todos já sabem, já começou a catequese em todas as comunidades  da cidade.
          6-  Nos dias 27, 28 e 29 de Abril vai haver em Chapadinha um encontro a nivel de todo o Maranhão                      para falar das santas missões. Estará conosco também o sr. Bispo de Bacabal. Desde já avisamos     que vamos necessitar da disponibilidade de muitas famílias para hospedar as visitas. Mais uma vez lembramos que em 2015 a Romaria da Terra, a nível de Estado do Maranhão, ocorrerá em Chapadinha no mês de Outubro.
      7-  A construção do centro da comunidade de Novo Castelo continua em ritmo acelerado.
         8-  Como muitas pessoas souberam, o carro Ranger em que vinham PP.Casimiro e Neves e as irmãs             Criaditas dos Pobres de S. Luis, na noite de sexta feira passada, teve que ser transportado de Vargem Grande a Chapadinha num caminhão por ter rebentado o retentor do óleo da caixa da direção.
          9- Agradecemos a todos que levaram a sério a nossa comunicação da falta de terreno para um templo onde estão para ser inauguradas as 1000 casas novas, além Areal. Estamos estudando o que se poderá fazer. Mas continuamos sem compreender a falta de espaço para os serviços públicos naquele complexo.
          10- Também continuamos sem compreender como se pode deixar entrar no Município o cultivo exagerado do eucalipto, árvore que desertifica a terra, afasta a água e torna impossível a habitação nas proximidades. Só tem o proveito de enricar as empresas que se vão beneficiar da sua plantação. Por mais razões que se dêem, o eucalipto só é enviado para regiões pobres que não têm maneira de se livrar dele. É assim na Europa e é assim entre nós. E lembremos os recentes dados do IBGE: o Baixo Parnaíba é a zona mais pobre do Maranhão. E o Maranhão o que é?...
          11– Continuamos com tristeza notando que é grande o número de mortos na nossa cidade por causa das motocicletas. Algo tem que se fazer.

Nenhum comentário: