domingo, 25 de março de 2012

PARÓQUIA DE CHAPADINHA -25/03/2012 - V DOM. DA QUARESMA - ATEUS? NÃO, VIDAS À TOA!


          Há dias, ouvi uma jovem mãe, convicta e humilde, rezar na oração comunitária: “Senhor, que meus filhos não cresçam pensando que religião é folia ou brincadeira só para dias de festa e distração ocasional!” Fiquei, naquele dia, pensando nesta oração. E tenho rezado pelas mães que têm a mesma preocupação. Na verdade, a relação com Deus, o sentido da fragilidade humana, o sentir e respeitar Deus, o não atrofiar Sua presença arquivada dentro de cada ser humano na ânsia de infinito, deve ser preocupação constante, obrigatória, séria, necessária, perpétua, exigente... É urgência a ser trabalhada, educação a ser feita, sobretudo nos primeiros anos de vida. Daí a necessidade da família, de um ambiente sério e responsável, da transmissão dum testemunho de fé pelos educadores, pelos pais, primeiros responsáveis. O que a família dá, ordinariamente, a vida não esquece. Fica, desenvolve-se, toma raízes profundas, não se apaga da lembrança, faz-se compromisso vital. Mas, em quantas famílias, a mãe preocupa-se, mas o pai abandalha tudo! E diz o ditado português: “para baixo, todos os santos ajudam. Para cima, só um e é manco”. O pai que brinca com religião, que se acha senhor e rei, que se dispensa de rezar, que acha que não se deve perder tempo com religião, que xinga até quem pratica e participa da comunidade... está a influenciar seus filhos. E esta educação é a mais bem recebida, porque mais fácil e irresponsável. Daí a necessidade da família, de um ambiente familiar sadio, de uma educação religiosa séria, da transmissão de um testemunho de fé, da pessoa crescer lançando raízes no sagrado. Ao batizar os filhos, há pais que tudo prometem, mas, quando chegam a casa e começam a beber, tudo esquecem. Viram ateus. Ateus? – Não. Vidas à toa. Vidas sem sentido, sem norte, sem direção. E ficam alimentando sua teimosia e despreocupada descrença com palavras engraçadas, desculpas irracionais, ditos aprendidos na roda dos amigos semelhantes a eles. Quando os pais não assumem sua obrigação educativa, a rua, os colegas, o ambiente ... não se esquecem de chamar para a bandidagem, para a droga, para a criminalidade... Tantas vidas estragadas! Tantos jovens perdidos, desorientados, insensíveis ao belo que a vida tem, satisfazendo-se em hábitos sórdidos, ambientes podres, companhias criminosas, incentivos a tudo que não presta. Quaresma é tempo de nos convencermos que somos parceiros de Deus na obra da Criação. Somos criaturas,  mas também criadores. Os filhos são sempre filhos. Passam do útero para o colo e do colo para o coração. E aí ficam para sempre. Que responsabilidade!


"É urgente a educação ser trabalhada nos primeiros anos de vida"

NOTICIAS DA PARÓQUIA:
1- Na terça feira passada realizou-se no Centro Paroquial uma reunião a nível de Regional Nordeste V para preparar o Encontrão que se fará aqui em Chapadinha nos dias 27-29 de Abril. Estiveram presentes D. Valdeci e o Coordenador Regional das Santas Missões Populares, P. Figueira, da Diocese de Viana. Ficou decidido que serão convidadas 10 pessoas de cada diocese do Maranhão, mas que da diocese de Brejo poderão vir mais e que de Chapadinha poderão participar algumas dezenas. O tema do Encontrão será uma partilha do que foi a vivência da Santa Missão nas Paróquias onde ela já se realizou noutras dioceses. Nesses dias receberemos a visita de alguns senhores bispos e de cerca de 150 pessoas vindas de fora. Desde já, estamos pedindo a disponibilidade e o favor de muitas famílias para hospedarem os visitantes. O Encontrão terminará, na Paróquia, com uma grande caminhada que começará às 05.30H, percorrerá algumas avenidas de Chapadinha e encerrará com a Santa Missa na Praça da Matriz.
 2- Para combinar pormenores desse evento, peço que hoje se reúna o Conselho Paroquial a começar às 15.00H.
 3- Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude estão a merecer vivo entusiasmo na paróquia. Já está elaborado o programa, está-se fazendo um livrinho com as reuniões preparatórias e cânticos, já se confeccionou uma camiseta que será vendida e a equipe de propaganda está trabalhando. A Secretaria de Educação já realizou uma reunião com as diretorias dos Colégios para jovens receberem e transportarem os Símbolos. 
4- Esta semana os sacerdotes trabalharam, pastoralmente, nos bairros de Nossa Senhora de Fátima, Corrente e Tigela. Na próxima semana estarão nas Comunidades do Bairro Novo, Santana, Bairro do Sol e B. da Cruz.
 5- Ontem, sábado, realizou-se no Centro Paroquial uma reunião, a nível diocesano, da Pastoral do Idoso.
 6- No dia 29, Dia da Cidade de Chapadinha, será celebrada uma Eucaristia, na Matriz, pelas 09.00H, lembrando todos que construíram esta cidade e habitaram estas terras. Desde já parabenizamos todo o Município com seus Habitantes, Instituições Públicas, Autoridades, Movimentos Sociais e Partidos Políticos. São 74 anos de vida que todos temos que respeitar e trabalhar para que o futuro não lembre este presente com tristeza.
 7- Embora sabendo que há quem elogie as empresas que desejam explorar enormes áreas do Município com o plantio do eucalipto, continuamos a lamentar que isso aconteça. Uma área, como a nossa, onde já há pouca água, ainda chega o eucalipto para desertificar, afastando as águas e empobrecendo mais os terrenos. Argumentar com a criação de empregos é requintada enganação. Já se fez o mesmo com a soja e olhem o que está acontecendo! Depois, na derruba das árvores, como tem acontecido em todos os países, as empresas em causa, não tendo concorrentes, pagarão o que quiserem  se não estiverem falidas como já acontece!
 8- A Campanha da Fraternidade tem vindo a provocar grandes discussões nos encontros realizados. Há falta de assistência médica nas famílias (dizem, por falta de gasolina!), há Postos de Saúde nos bairros que avisam logo, com papel na porta, que não se faz curativos. Não havendo também a presença do médico, perguntamos para que são os Postos de Saúde. Esta semana notou-se, como insuportável, o mau cheiro no Hospital Regional, o que revoltou visitas.
9- A construção do Centro catequético do Novo Castelo continua em ritmo apressado. Nessa comunidade ainda não começou a catequese por falta de lugar.
10- Parabenizamos as comunidades que começaram a publicar as suas contas no placar da capela ou igreja. E lembramos que, quando na comunidade se está realizando obras, a obrigação de todos ajudarem.
11- Esta semana vamos completar a formação de alguns Ministros da Comunhão, sobretudo do Bairro Novo. Também faremos esforços para legalizar um pedaço de terra que nos foi doado junto do Bairro das 1000 Casas Novas. Logo que tivermos possibilidade acabaremos de pagar outro terreno comprado entre a COHAB e o Recanto dos Pássaros. É triste que pessoas ricas e com muitas propriedades tenham invadido enormes áreas e deixado famílias pobres e as instituições públicas sem terreno para os serviços sociais.  As autoridades deviam ver estes casos.
 12- Após a Páscoa, queremos continuar a Escola de Casais para a formação de líderes desta pastoral. Precisamos também muito da formação de ministros da Celebração e da Palavra. Foi bom termos constatado que, no Maranhão, todos os Municípios com a população semelhante à de Chapadinha têm três e quatro paróquias. Para quando a divisão desta paróquia?
 13- Graças a Deus, o apelo a favor de mais jovens para encenar a paixão de Cristo em sexta feira santa, teve efeito imediato. Muitos jovens apareceram.
 14- No Bairro da Corrente, haverá hoje uma missa à tarde para a realização de seis matrimônios. Na Missa dominical da manhã haverá quatro. Parabenizamos a comunidade de S. Raimundo. 

SIMBOLOS DA JORNADA MUNDIALDA JUVENTUDE EMCHAPADINHA:
                   QUARTA-FEIRA - 04 DE ABRIL 2012
                              SERÃO RECEBIDOS
     JUNTO AO COLÉGIO RAIMUNDO ARAÚJO 
                                 PELAS 1200.H
                         E CONDUZIDOS EM CAMINHADA PARA A MATRIZ
                                                        PASSANDO PELO
                                           COLÉGIO BANDEIRANTES,
                                           PREFEITURA MUNICIPAL,
                                          FÓRUM E CENTRO PRISIONAL,          
                                                CENTRO PAROAQUIAL,
                                                  PRAÇA DA MATRIZ,
                                                 PRAÇA DA BANEIRA,
                                           COLÉGIO  ALMADA LIMA

  PERMANECERÃO CERCA DE UMA HORA E MEIA NA MATRIZ COM COREOGRAFIAS, CÂNTICOS, CELEBRAÇÃO DA PALAVRA E CATEQUESE

DO AMOR À CRUZ                     DA CRUZ À SALVAÇÃO         JOVEM, BOTE FÉ
PÉ NA CAMINHADA

JUNTE-SE AOS JOVENS DO MUNDO INTEIRO E VENHA PATICIPAR NA CAMINHADA EVANGELIZADORA QUE É APELO DE DEUS A UMA VALORIZAÇÃO DE NOSSA JUVENTUDE!

 
MANDAMENTOS DO AMOR
 1- QUEM NÃO PROCURA NÃO ACHA.
Quer namorar? - Não fique sempre em casa. Não se esconda debaixo da saia da mãe. Não fique dentro de casa enfunado. Homem ou mulher não caem como goteira.
 2- PROCURE NOS LUGARES CERTOS.     
Quem deseja pescar precisa buscar lugar com água. Se está a procurar pessoas com compromisso não as busque nos bares ou nas boites. Mas livre-se do ditado: “Namorado não se arruma na noite!”. Mas olhe que na noite se vê mais a coruja que o sabiá.
 3- QUEM FICA COM TODOS ACABA FICANDO COM NINGUÉM
 Os rapazes e moças sensatos/as sabem quem só serve para divertir e quem é para se comprometer. Seja inteligente: o outro não vai valorizar você se você mesmo não se valoriza.
4- CUIDADO COM A MANEIRA COMO VOCÊ VESTE
Nada mais bonito que uma mulher bem vestida, mostrando o necessário e deixando aquele quê de privacidade guardado. Manga descascada apodrece depressa e com mais facilidade.
5-RESOLVA PRIMEIRO SEUS ANTERIORES SENTIMENTOS.
Não use: “vou dar uma saidinha com meu ex” ou:”tenho saudades daquele bonitão!”. Não fique nessa de manutenção, porque não vai chegar a lado nenhum.
6– NÃO TENHA SÓ O OBJETIVO DE ARRUMAR ALGUÉM.
Não fique doente nem viva com ideia fixa. Assim vai enlouquecer e a febre vai subir. Saia, divirta-se, estude, trabalhe, vá à casa de amigos. Não se deixe prender nem escravizar por uma só ideia dominante.
 7- APONTE NUMA DIREÇÃO, NÃO EM TODAS.
Tem gente como vaga-lume: anda piscando por todo o lado. Goste primeiro de você para depois procurar gostar do outro.
8- CADA UM É RESPONSÁVEL PELA SUA FELICIDADE
Quem não é feliz consigo, não consegue ser feliz com ninguém. Moças, já foi a época em que filho segurava homem. Hoje, filho espanta homem.
9- FRUTA VERDE NÃO AJUDA DIGESTÃO
Fruta madura é mais saborosa. Fruta que cai verde vai para o lixo. Não serve para a mesa. Galinha pequena não põe ovo. Moça ou rapaz ainda muito jovens não servem para namorar nem casar.  Farão da vida uma lixeira.
10- AS CIVILIZAÇÕES EVOLUÍRAM NA MEDIDA QUE CONTROLARAM O FOGO.
Porque se soube controlar o fogo, o carro anda, o avião sobe, os ambientes aquecem, a comida cozinha. Sem controle do sexo, há incêndio, propaga-se a destruição, acontece desgraça. Se vir perigo, evite acender a fogueira. Há incêndios destruidores que nem bombeiro apaga.
11- MUITA EXPOSIÇÃO, POUCA PROCURA
O que não-presta precisa de muita propaganda. Quem expõe muito o produto denuncia seu pouco valor ou a pouca procura no mercado. Ou o receio de quem investiga. A maneira de vestir mostra bem o interior

Nenhum comentário: