sábado, 26 de maio de 2012

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - 27/05/2013 - ESPÍRITO SANTO, VENTO PURIFICADOR, DINAMISMO DE AMOR

 

Hoje, domingo, é dia de Pentecostes, festa do Espírito Santo, terceira Pessoa da Santíssima Trindade que nos faz santos. Podemos substituir a palavra Espírito por Vento que traduz a palavra hebraica “ruah”, brisa suave, ventania que nos dá a sensação de algo que nos toca a pele, mas que não podemos ver nem tocar e que, no princípio do mundo, organizou a desordem do Gênesis. Tudo isto é comparação para algo de que temos experiência e cujos efeitos conhecemos.

 Se o vento é o ar em movimento, o Espírito Santo é o Amor de Deus em constante dinamismo a querer salvar-nos, a empurrar-nos para o bem. Pelo Batismo, nascemos do Espírito, do “Vento” e somos sempre movidos por Ele para seguir e nos assemelhar a Cristo. Quem nasce da carne é carne. Quem nasce do Espírito é espírito, como Jesus disse a Nicodemos. Hoje é dia de pedirmos que o Espírito nos invada, nos desperte e nos faça crescer nos efeitos do nosso nascimento no Espírito pelo Batismo. Que nos liberte dos obstáculos que O proíbem de atuar em nós. Ele é o pai dos pobres, o doador das graças, a luz dos corações, a felicidade dos tristes. Só Ele nos sabe acordar para a Vontade Divina. Que venha morar em nós como brisa suave que consola e anima, mas respeita nossa liberdade. No trabalho, Ele é descanso; no calor, é vento agradável; quando choramos, é nosso consolo.

Sem Ele nada podemos fazer. Que Ele lave o que está sujo, regue o que está seco, cure o que está doente, nos dinamize para a certeza da morte, para a conquista do céu e a fuga do inferno. Dobre o que é rígido, aqueça o que é frio, ilumine o escuro do nosso pecado, conduza a bom termo o desviado. Que Ele dê a todos nós os Seus sete dons: a sabedoria, o entendimento, a ciência, o conselho, a fortaleza, a piedade e o temor de Deus.

Que o sagrado Vento nos arraste para esforços de santidade, que desperte os distraídos, que atraia os acomodados no desinteresse, que nos torne diferentes, entusiastas, apaixonados por Cristo. D’Ele recebemos a caridade, a alegria, a paz, a grandeza de alma, a ternura, a bondade, a lealdade, a mansidão, a continência... Dele recebemos o impulso para diferentes serviços na comunidade e no mundo.

Desse único Espírito bebemos a força para sermos, em Cristo, um só corpo. Que Ele nos dê o dom das línguas para falarmos a linguagem do amor e sermos compreendidos.
FÁTIMA, MUITO PRESENTE EM CHAPADINHA

Na quinta feira passada, à noite, alguém bateu à porta de nossa residência sacerdotal. Abriu-se a porta e era a visita da imagem que anda percorrendo as casas. Que felicidade! Como gostei que um grupo de pessoas estivesse na nossa residência, com a Mãe, rezando por nossa comunidade! Isso me lembrou a beleza do mês de Maio, a história da paróquia de Chapadinha e a sua devoção à Mãe de Jesus e nossa mãe.

Lembrei Fátima onde fui consagrado a Nossa Senhora e  ordenado sacerdote. Fátima é escola de fé, altar do mundo, ambão onde Maria veio transmitir a mensagem de Seu Filho. Porquê não amar a Mãe de Jesus, nosso maior amigo e Salvador? Mas ela nos foi dada também por mãe. Ela é a querida mãe de todos nós. Sua casa, em Nazaré, foi a grande escola em convivência com Jesus. E depois, sempre unida a Jesus até ao Calvário! Em Fátima ela veio dar ao mundo um recado importante. Veio fazer um apelo, ler o Evangelho ao calor do seu regaço materno. Falou a nossa língua portuguesa e mostrou que a fé tem um sentido comunitário. Não nos salvamos nem nos perdemos sozinhos. Apareceu a um grupo de crianças. Não a uma só. E pediu para rezar pelos outros, mostrou-se preocupada com os pecadores e pediu para que se rezasse e se fizesse sacrifícios para não irem tantas almas para o inferno.


Grande lição esta que somos tão individualistas! Depois mostrou-se Mãe terna pedindo para amarmos mais seu Filho Jesus, para que se levasse mais a sério o Evangelho e para que não se ofendesse tanto Seu filho que estava triste. O mundo tinha desligado de Deus. Havia, nessa ocasião, uma guerra que matava muitos irmãos. Era preciso que ela acabasse e, para isso, muita oração, a conversão e a mudança de vida. A oração do terço foi pedida cinco vezes. Nossa Senhora insistiu para que se saísse das situações de pecado, para se renunciar ao prazer que afasta de Deus, para que se fizesse sacrifícios para fortalecer a vontade e ter força para evitar o mal. Transparece de suas palavras o pedido insistente de amarmos Jesus apaixonadamente, de vivermos na graça de Deus, de evitarmos o pecado que provoca guerras e leva à perdição, de não usarmos modas vaidosas que fazem idolatrar o corpo e contaminam os ambientes. Oração, sacrifício, conversão pessoal e sentido comunitário da fé... eis a grande mensagem que não podemos esquecer! Chapadinha está muito unida a Fátima. Tem cinco imagens vindas diretamente de Fátima e os nossos missionários falam-nos muito da mensagem da Mãe nesta terra bendita! Em Fátima, há muitas pessoas que rezam pela nossa Paróquia.

 


REUNIÃO PARA ENTREGA DO RELATÓRIO DA C. DA F.

Como estava suficientemente noticiado, realizou-se o Encontro Pastoral Extraordinário, no passado sábado, para entregar às autoridades o Relatório do que foi refletido nos grupos durante a Campanha da Fraternidade. A presença popular  não foi condizente com a importância do evento. Mas a Matriz esteve quase cheia. As autoridades estiveram presentes e a quem agradecemos: Prefeita, Secretária de Saúde e Presidente da Câmara. Lido e explicado, pelo Pirrita, o Relatório, foi constituída uma Mesa, coordenada por Leoneide, e as autoridades puderam falar. O Paiva, Conselheiro do Conselho Municipal de Saúde, queixou-se da falta de transparência na prestação de contas, da morosidade da Justiça em dar decisões ao que lhe é proposto, deu exemplos da falta de informação ao Conselho do que é resolvido e licenciado e do mau funcionamento dos Hospitais e Postos de Saúde. A Secretária de Saúde frisou que estava contente com o que ouviu e evidenciou seus anteriores e atuais cargos que ocupa. A Presidente da Câmara disse que jamais a Câmara foi omissa e que estava lá para servir o povo. A Prefeita  falou que iria estudar o relatório, ponto por ponto, e que os recursos que recebia eram insuficientes, até porque o HAPA funciona como regional. Ainda se receberam algumas perguntas da assembleia, mas o tempo ia adiantado. Ao encerrar o Encontro, o Pároco lamentou que um Município onde se gasta um milhão e seiscentos mil reais no Carnaval só tenha 29 mil reais para remédios, cada mês. Frisou a ausência e a falta de proximidade e de fiscalização dos serviços de Saúde da parte da Secretária, os altos preços dos aluguéis da casa de apoio em S. Luís e do CRAS em Chapadinha (quatro mil reais cada mensalmente), da incompreensível centralização da administração municipal que não dá autonomia e criatividade às secretarias, da falta de um Cemitério Municipal, da necessidade de se resolver o problema da água, dos altíssimos vencimentos que alguns recebem...
Este foi o princípio de um processo que vai continuar. Ficou comprovado que não existe projeto municipal para a Saúde Pública em Chapadinha e que tudo anda como calha. A Saúde de Chapadinha precisa de mais Saúde. Os responsáveis têm que acordar para a triste e abandonada realidade em que ela se encontra. Não dá para continuar. E o Relatório vai ser enviado para S. Luís e para Brasília. Queremos uma Auditoria. Vamos fazer um Dia de Luta e um Seminário com especialistas na área da Saúde, do Direito e das contas para que estejamos bem informados e possamos participar melhor. Se os Responsáveis pela Gestão desta área não são capazes de estar mais presentes e atuantes que se demitam. A Pastoral da Saúde vai ser imediatamente fundada depois do próximo encontro do Conselho Paroquial e terá um blog  para nos informar do que se vai passando.

Noticias
da  Paróquia
1- Como estava anunciado, realizou-se a entrega de um relatório conclusivo das reflexões dos grupos durante a Campanha da Fraternidade. Tem sugestões para a Paróquia executar e outras para as autoridades. A Paróquia deve fundar e colocar a funcionar com eficácia a Pastoral da Saúde, revitalizar o voluntariado de visitas ao Hospital e aos enfermos em suas casas e promover um dia de luta pela Saúde e um Seminário com a presença de especialistas na área da Saúde, do Direito e da Contabilidade pública.
Para as autoridades ficaram, em resumo, os seguintes recados:
- É escandalosa e prejudicial ao bem público a concentração das verbas de algumas secretarias numa única pessoa. Inclusive as verbas da Saúde. Isso retira autonomia e restringe a competência das Secretarias, além de levantar graves suspeitas sobre a razão deste proceder.
- Necessidade de uma solução rápida para o problema da água. A Macaoca tem um cemitério que se estende para a cabeça das nascentes e não está servindo toda a cidade.
- Falta um plano para a Saúde Pública de Chapadinha. Sentimos que tudo está ao “deus dará”.
- Hospitais e Postos de Saúde não têm organização e falta fiscalização. Não se está fazendo as visitas aos doentes mais graves. Importante respeitar a competência do Conselho Municipal
- Mais presença e atuação da Secretária Municipal de Saúde. Exige-se sua constante presença no Município ou que entregue o cargo.
- Mais especialização para os agentes de Saúde. Falta dedicação e requere-se mais  empenho no serviço.
- Transparência na apresentação das contas da Saúde. Portal da Prefeitura atualizado.
- Salários de alguns médicos altos demais. E faltam médicos nalgumas áreas.
- Manutenção das ambulâncias.
- Mais informação dos cuidados pela Saúde e prevenção de doenças.
- Urgência de um cemitério municipal maior.
- Que a Saúde tenha prioridade sobre os shows musicais e carnaval patrocinados pela Prefeitura.

2- Foram feitas as Primeiras Comunhões no Areal e S. Luzia. Na sexta feira passada foram feitas na Corrente e hoje vão ser feitas no Centro, na missa das 10.00H. Esta semana vão preparar no Bairro da Cruz e Campo Velho. Graças a Deus, os pais, este ano, estão-se interessando mais e tudo está a correr bem. Todos os comungandos devem apresentar o batistério.

3- A construção no Recanto dos Pássaros está no radiê. Um poço que foi feito no terreno para dar água para a construção e para algumas famílias também já está completo. Ficou com dezesseis metros.

4- A capela de S. António foi toda pintada.

5- P. Luis e os jovens portugueses de Coimbra, Portugal, chegarão a Chapadinha no dia 28 de Julho.

6- D. Valdeci esteve                                                                                                                                                                                              conosco e foi marcada a administração crismal, do grupo que se prepara, para o dia 14 de Julho às 16.00H.

Nenhum comentário: