sexta-feira, 4 de maio de 2012

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - 03/04/2012 - ENCONTRÃO REGIONAL DAS SANTAS MISSÕES EM CHAPADINHA

XXI ENCONTRÃO REGIONAL DE FORMAÇÃSO SOBRE AS SANTAS MISSÕES POPULARES


        Paartilhar em comunhão
        Para viver a Missão
      Paróquia de Chapadinha-Ma
       Diocese de Brejo
 A Paróquia de Chapadinha sediou entre os dias 27 (sexta-feira) e 29 (domingo) o XXI Encontrão Regional Sobre as Santas Missões Populares. O evento religioso foi realizado na Igreja Matriz e contou com a presença do bispo de Bacabal,  D. Armando. Não foi possivel a presença do nosso bispo diocesano, dom Valdeci, por motivo que ficou em São Paulo no Simpósio nacional  da Família.  Paróquias de nossa Diocese e de todas as Dioceses de nosso Estado tinham representantes, regionais das comunidades do interior, Pastorais e Secretaria Paroquial. Na noite de sexta-feira (27) foi feita a abertura, pelo Pároco, P. Manuel Meves e pelo P.Figueira ( pároco de Santa Inês), que está sendo o assessor e responsável pela Formação para as Santas Missões Populares no Maranhão. Feita a Oração a cargo de equipe formada pelo Gerre, de Chapadinha, prosseguiram os trrabalhos
                                                               
 Na noite do sábado (28) aconteceram as celebrações na Matriz e nas comunidades dos Bairros: Aparecida, da Cruz, Campo Velho, Corrente e Terras Duras - Logo após as celebrações, em que houve partilha de experiências, foi realizado um convívio.
No domingo (29) por volta das 5h30, foi realizada uma grande caminhada com a Eucaristia, com saída e chegada na Igreja Matriz, onde foi servido um café da manhã comunitário. Os trabalhos prosseguiram durante toda a manhã de domingo ao meio dia, quando foi foi servido um Almoço comunitário no Centro CBNT a todos sos participantes.

As Santas Missões serão ocasião  de um remeximento para toda a paróquia de Chapadinha, cidade e interior. As Santas Missões constituem um novo método que foi o tema da V Conferência da Aparecida, ( n.550) a "Nova evangelização" e tema inspirador de muitos discursos do Papa Bento XVI, mas que foi iniciado pelo pelo Beato João Paulo II quando da sua visita à Polônia em 1979. Dois anos mais tarde, João Paulo II resumiria o conceito como " sinônimo de renascimento espiritual da vida de fé das igreja locais" , início de percursos de discernimentos das mudanças que afetam a vida cristã nos diferentes contextos culturais e sociais", releitura da memória da fé, assunção de novas responsabilidades e novas energias em vista de uma proclamação alegre e contagiante do Evangelho de Jesus Cristo".

Elas são includentes e não excludentes, no sentido que incluem todos os elementos do povo de Deus para que sendo evangelizados possam evangelizar os outros: todos chamados, e para chamar a todos. Ninguém é excluído do chamado, porque esse chamado fica inscrito no nosso coração de cristão quando aceitamos Jeus Cristo desde o nosso batismo: Eu aceitei Jesus, eu aceitei anunciar Jesus. É a lei, é o nosso DNA de discípulo de Jesus. É por isso que o Documento de Aparecida sempre insiste em ser discípulos e missionários ( n.213).

Tem a seguinte metodologia: No restante deste ano  e no próximo ano 2013 nos preparamos com encontros, formações, retiros espacejados e programados para a grande Semana Missionária das Missões Populares em 2014. São populares porque abrangentes e includentes de vários setores de todo povo de Deus, e onde uma paroquia tem o concurso de várias outras paróquias da diocese e de outras dioceses.
Toda a missão é transformadora. A missão leva ao discipulado. O discipulado leva ao apostolado. O Apostolado leva à transformação. Por isso que não há missão sem transformação. Veja bem que transformação é dar uma nova forma. Uma roupa que vestia quando eu tinha 08 anos não me serve mais agora com 40 anos.  Para transformar precisa informar. Informar é adquirir conhecimentos, não só de ideias, mas de experiências. Por isso que quem já teve a experiência do conhecimento de Jesus, como os discipulos de Emaús ( Lc. 24) quer partilhar com os outros.  Por isso o lema das Santas Missões " Partilhar em comunhão para viver em missão"
                  Não existe transformação sem sem missão
                  Não existe libertação sem transformação
                  Não existe missão sem conversão
(Veja fotos do Encontrão)







Nenhum comentário: