sábado, 2 de junho de 2012

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - 03//06/2012 - QUEM NÃO TEM MORAL ESCOLHE GENTE IGUAL


MORAL NO CANDIDATO, DIGNIDADE NO ELEITOR
“QUEM NÃO TEM MORAL, ESCOLHE GENTE IGUAL”


Diz Platão que a política é uma atividade régia. Isto é: tarefa própria para pessoas-pessoas,  para gente madura, para seres humanos acima do ridiculamente comum. Não é função de canalha, nem de pessoas incompetentes ou irresponsáveis. Hoje diríamos também que não é atividade dominadora para ser exercida por monarcas soberanos. 

O povo tanto sofre quando é explorado por um dominador, como quando é usado por um incompetente. A política é uma arte exigente e com fortes consequências sociais. Não pode ser confundida com esperteza oportunista nem com incompetência altaneira. Política é uma virtude que, para tanto, exige preparação, tirocínio, exercício de competência, capacidade de renúncia ao individual em favor do bem comum, exercício de sensibilidade fraterna e solidariedade comprovada com atos. 

 Política é uma ciência que exige simpatia e tenacidade para congregar colaboradores afetivos e efetivos que simpatizem com o projeto de trabalho escolhido e estejam dispostos a assumi-lo e se sacrificar por ele. A política não é só pretensão pessoal. É jeito próprio, é carisma, é capacidade nata, é dom de Deus para bem dos outros. É ação conjunta para atingir o maior número. Não pode querer ser político quem é solitário, não tem projeção social e é muito individualista. Depressa ficará sozinho a realizar suas manias e rodeado de sanguessugas que não colaboram, apenas se aproveitam. O megalomaníaco, isto é, o que se julga superior ao que é e aos outros, não dá para ser político. Quem não tem ou não se quis dedicar por sua família não deve pensar em ser político. 

Não merecem crédito os profissionais da mentira, os aldrabões ou os preguiçosos por natureza. Política não é jeitinho malandro que se exibe nem pretensão maníaca que se engorda. É dever que se cumpre, apelo do povo que se atende, sacrifício pelo bem comum que se aceita, esforço de promoção social da sociedade que se faz. A política é atividade de gente séria que serve não só para administrar bens, mas  também para dar exemplo de vida que promova, para transmitir valores que atraiam e edifiquem, para influenciar com seu exemplo de moral pessoal e familiar a sociedade. 

Que ninguém queira que o público ouça só as palavras pronunciadas e feche os olhos ao que é patente e nada digno de elogio. Nos momentos de eleição, a privacidade do candidato, por mais privativa que seja, não fica sem ser olhada, falada, tornando-se decisiva na influência da escolha. E há coisas que atraem e coisas que causam repulsa. Na escolha nota-se bem não só a influência do candidato, mas também o grau de dignidade de quem escolhe.

 O provérbio é velho: “quem não tem moral, escolhe gente igual!” Cada povo tem as autoridades que merece.

SEM CRISTO, NADA SOMOS.  NADINHA!










Cristo não é do passado. Não é de ontem. Nem estagnou no tempo. Não permanece enterrado, para O buscarmos nalgum campo de cadáveres. Ele é o Vivente. Viveu, vive e viverá para sempre. Ele é a razão da nossa esperança, o fundamento de nossa fé, a alegria e salvação de nossa vida. Cristo perseguido, morto e Ressuscitado é a plenitude da vida e triunfa de toda a ameaça que nós, seres humanos, sentimos.. Somos e existimos  n’Ele, o Vivente. 

Sem Ele o passado não tem importância, o presente não ganha sentido e o futuro não adquire perspectiva. Não podemos viver sem Cristo. Viver desinteressado d’Ele é escolher uma morte antecipada. Viver sem lhe dar importância, só fechados em nós mesmos, é preferir e iniciar uma desgraça eterna. Pelo Espírito Santo, a Palavra de Cristo é atual e tem força transformadora, Sua oferta para nossa Salvação é atual, eficaz e realiza-se constantemente na Eucaristia, Sua Missão concretiza-se no dinamismo missionário da Igreja e, portanto, também  no quotidiano esforço de cada um de nós. Cristo está presente hoje, aqui e agora e Sua vontade salvadora é atuante, enchendo a História. 

Ele é Palavra Eterna que tudo cria, a Porta para a Salvação, o Caminho para a Felicidade, o Princípio e o Fim, o único e eterno Sacerdote que nos dá acesso ao Pai, o Senhor da História, o último e supremo Juiz, o Senhor de tudo... Não podemos adorar um deus qualquer nem viver sem Deus. Temos que ser memória viva do Vivente, como Ele foi na Sua história, para sermos, com Ele e n’Ele, hoje, força salvadora em nossa história. Tão pouco podemos falsificar atrevidamente Sua imagem projetando sobre Ele ideias preconcebidas de Deus. 

Sua Palavra que nos foi escrita e transmitida desde os Apóstolos, pela tradição viva da Comunidade Cristã, não pode ser manipulada ao sabor de nossos interesses. Cristo é o verdadeiro ícone de Deus, a Sua imagem e Presença, a manifestação de Sua Vontade, a Revelação do projeto misericordioso do Pai. Nele Deus é Deus a revelar-se na carne humana. Nele o ser humano atinge a plenitude. Ele é o ser humano perfeito e, da Sua plenitude, todos nós recebemos. Amigo leitor, fale disto em sua casa, na roda dos amigos, no seu trabalho... 

Seja apóstolo, missionário, entusiasta crente e mensageiro desta notícia alegre: Ele nos salvou. Mas falta nós agora fazermos a nossa parte. Ele que nos criou sem nós, não nos salvará sem nosso colaboração. Hoje, dia da Santíssima Trindade, lembremos que Deus é Pessoa, é Família e comunhão de amor. Pelo Batismo somos chamados a participar desta vida divina. Filhos de Deus, membros de Cristo, templos do Espírito Santo... Que dignidade ! 

Diz o documento da Aparecida: “Conhecer Jesus, o melhor presente. Encontrar-se com Jesus, o melhor bem. Fazê-lO conhecido, nossa maior Alegria”

QUEM PERGUNTA QUER SABER!

Quem pode ser batizado?
Pode receber o batismo toda a pessoa ainda não batizada.

O que se exige de uma pessoa que quer receber o Batismo?
Para um adulto, requere-se a Profissão de Fé; para uma criança, que os pais, os padrinhos e/ou a comunidade se comprometam a educá-la na fé.

Por que são batizadas crianças que ainda não têm juízo?
O Catecismo da Igreja Católica responde assim: “Porque elas, tendo nascido com o pecado original, também precisam do novo nascimento no Batismo, afim de serem libertadas do poder das trevas e transferidas para o domínio da liberdade dos filhos de Deus”(CIC, nº1250)

Quem pode batizar?
Normalmente os ministros ordinários do batismo são os Sacerdotes, os Diáconos ou um(a) leigo(a) instituído oficialmente pelo bispo. Contudo, em caso de urgência, qualquer pessoa pode batizar, contanto que o faça como a Igreja manda.

Como se faz o Batismo?
Quando o Batismo é solene, segue-se um ritual que a Igreja oferece. Entretanto, numa emergência, mergulha-se a pessoa na água ou derrama-se água na cabeça dela com a fórmula:”eu te batizo, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.

Como se deve proceder quando não é possível mergulhar nem derramar água na cabeça da pessoa a ser batizada?
Caso não se possa mergulhar nem derramar água na cabeça da pessoa a ser batizada, deve-se derramar a água em qualquer parte do corpo e dizer a fórmula do Batismo.

É correto dizer que o Batismo só é válido por imersão?
Não é correto. São Pedro batizou o carcereiro quando só havia uma bica de água; S.Tiago batizou o etíope em um riacho; S.Paulo batizou toda a família do carcereiro em casa. Os apóstolos nem tinham como emergir a pessoa a ser batizada.

Se o Batismo é feito numa emergência, em casa por exemplo, fica tudo pronto?
A pessoa batizada está batizada. Se morre, nada há mais a fazer. Se vive, deve ser levada ao sacerdote para serem feitos os ritos que faltam (óleo, vela, imposição das mãos...) e fazer o registro do Batismo para constar nos arquivos da Paróquia.

E quem é batizado sem os dois padrinhos, fica batizado?
Em caso de emergência, se não houver padrinhos, deve-se batizar sem os esperar. Mesmo no Batismo Solene só é preciso um padrinho ou uma madrinha, mas são permitidos mais. Em caso nenhum se deve adiar por muito tempo o Batismo por falta de padrinhos. Na nossa Paróquia há, em muitas outras ocasiões, oportunidade para ter padrinhos.

 Noticias da Paróquia:
1- Decorreu com muita devoção a Maria, nossa Mãe do céu, a campanha de benção das casas e peregrinação mariana. Este costume vem de 1947 quando Mons. Pedro Santos que assistia religiosamente a paróquia de Chapadinha deu a ideia de fomentar a devoção a Nossa senhora e arranjar meios para se fazer uma casa que servisse para o futuro Pároco viver. Chapadinha nunca tinha tido padre aqui residente. Foi então que os paroquianos capricharam e foi começada a casa paroquial que foi a antiga residência das Irmãs da Caridade, junto da praça da Matriz, do lado da caixa de água.

2- Durante a peregrinação mariana aconteceram alguns casos desagradáveis, motivados por protestantes. Este ano foi demonstração péssima de má educação, agressiva e provocante a atitude de um pastor no bairro do Mutirão-Boavista. No Campo Velho também houve algo de semelhante feito por uma senhora protestante, mas que foi devidamente corrigida pelo seu marido. Graças a Deus! Como Pároco desejava solicitar mais educação e tolerância aos pastores, sobretudo da Assembleia de Deus, para não se ter que entrar em clima de confronto que eu desejo evitar a todo o custo.

3-A construção do bairro do Recanto dos Pássaros continua em ritmo acelerado. Estamos já com madeira comprada e telha encomendada. As paredes estão na altura do radiê.

4- A semana passada prepararam a Primeira Comunhão os bairros da Cruz e Campo Velho. Esta semana vão preparar Terras Duras e Novo Castelo.

5- Quinta feira próxima é dia do Corpo de Deus. É Dia Santo e feriado nacional. As missas são como ao domingo, porque é dia de preceito. Às quatro horas da tarde, sairá a Procissão do Santíssimo da Matriz para a capela de S. Pedro no Campo Velho. O percurso será na direção do Armazém Paraíba, Parnauto e entrará no bairro de Campo Velho antes de chegar à CAEMA. Transitará na direção da capela pela rua que passa na frente da capela. Pedimos aos católicos que tiverem suas casas no percurso que respeitem a passagem do Santíssimo e enfeitem suas casas e ruas. Esta semana foi feita uma limpeza geral na quadra do Centro paroquial como preparação para as festas juninas.

6- Vai começar hoje, domingo, com o levante do mastro, a festa de S. António, no bairro da Independência. Parece-me que a comunidade está entusiasmada até porque quer que seja construído brevemente o seu centro catequético.

7- A comunidade de S. Raimundo vai celebrar missa solene neste domingo para lembrar Divino Pai Eterno e fará o possível por orientar a festa de S. Raimundo para glorificar  também o Pai Eterno Achou-se melhor não fazer a festa agora pelo excesso de comemorações no mês de Junho.

8- O fim do mês de Maio foi linda e religiosamente bem celebrado em todas as capelas e, sobretudo, na Matriz com a consagração solene e pública das senhoras do “Apostolado do Terço” a Nossa Senhora. Solene também a coroação da Padroeira.

09- Derrubou-se todas as árvores no terreno da Diocese na Aparecida. Agora vai ser fechado com um portão e limpo de todo o entulho que alguns vizinhos lá lançaram. Queremos que seja lá construído brevemente um grande ginásio e algumas dependências paroquiais ou diocesanas





Nenhum comentário: