sábado, 23 de junho de 2012

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - JAMAIS A LOUCURA FOI TÃO LÚCIDA


SÃO JOÃO BATISTA

Oito dias após seu nascimento, João teria que ser circuncidado. A Comunidade de s. Lucas valorizava muito o rito da circuncisão.

É relatada a dificuldade em decidir pelo nome do menino. Veja bem, no Antigo Testamento não havia batismo de água: o batismo era a circuncisão, vale dizer, era o sinal da pertença ao povo de Deus, igual hoje é o batismo. O que era a circuncisão? Era o corte da pele do genital da criança, como sinal intransferível da pertença ao povo da Aliança. Era dado o nome igual como hoje também no batismo. Nome de João ( Lc. 1, 21), Nome de Jesus: Lc. 2, 21).

O batismo na água começou sendo uma forma apocalíptica de remédio para os males a que só Deus podia dar um jeito, e por isso Ele devia  logo logo chegar na forma do Messias. Era assim que fazia João Batista, e não só, porque tinha outros ascetas como ele que eram batizadores também.

Convém lembrar que o batismo na água punha as pessoas em relação direta com Deus, sem ser necessário as práticas rituais do Templo de Jerusalém. Asssim os batistas  como ( João e  outros), se tornaram perigosos para a ordem judaica estabelecida desde o Templo. João conclamava o povo a ir ao deserto o que, simplesmente retomava a figura de Moisés e o êxodo. E do deserto, o povo de novo entraria na terra da promessa, perdoado e batizado como no Mar vermelho, para destruir o império romano. A destruição romana viria pela mão de Deus, Aquele que vem.

Herodes, prevendo uma rebelião de João mandou decapitá-lo. João foi um crítico do poder e por isso foi assassinado, não necessariamente por questões morais relativas ao relacionamento com a mulher de seu irmão.” ( P. Jacir de Freitas  omf – VIDA PASTORAL n. 284, PG 63 – www.bibliaeapocrifos.com.br).

Qual a relação do batismo do João Batista e o de Jesus? João Batista, seguindo a inspiração de outros batizadores, sentiu-se movido a isso por uma força superior, para que o Messias se manifestasse a ele, para  que ele estivesse credenciado a manifestá-lo a todo povo. Veja textualmente: “ Eu também não O conhecia, mas Aquele que me mandou batizar na água disse-me “ aquele sobre quem você vir o Espírito descer e pousar , esse é quem batiza com o Espírito Santo...esse é o Filho de Deus” ( Jo. 1, 33).

Desde essa hora em diante João estava apto a afirmar e indicar a figura do Messias: “ Eis o Cordeiro de Deus, Aquele que tira o pecado do Mundo” ( Jo. 1, 35)

E após essa missão, a luz de João Batista se apagou para dar lugar a luz de Cristo “ É preciso que ele cresça e eu diminua” ( Jo. 3,30)


JAMAIS A LOUCURA FOI TÃO LÚCIDA ( A. CURY)

“ O amor  é a fonte mais excelente da solidão. A solidão a fonte mais excelente do processo de busca. Quem não ama vive isolado ou produz relações superficiais. Quem ama se entrega, mesmo correndo o risco de ser rejeitado, frustrado, ferido.
Inúmeras pessoas têm vergonha de dizer para as outras “Eu te amo eu preciso de você”, pois estas palavras nos despem do orgulho e produzem cumplicidade. Mas é incrível que o Deus revelado no complexo livro chamado Bíblia não tenha medo de se comprometer. Muitos pensadores e teólogos não o analisaram sob esse prisma. Deus sente uma necessidade psíquica tão intensa de se relacionar com  humanidade que não tem receio de se envolver em complicações.
Ele busca cumplicidade, mesmo correndo risco de sofrer rejeições e indiferença. Como analisar sob o prisma psicológico essa frase imperativa “Amai a Deus sobre todas as coisas”? O Deus Todo-Poderoso está dando um grito comprometedor. Que coragem!
Em outras palavras, é como se Deus dissesse:”Vocês me acham inacessível e inatingível, mas sou um Deus convosco, tenho necessidade vital de afeto Vocês querem se curvar diante do meu poder, mas eu preciso dos seus corações. “Por favor, me amem.”
Você tem coragem de fazer uma declaração como essa aos seus filhos ou ao seu cônjuge?  Você tem coragem de expressar sem medo seus sentimentos? Muitos morrem sem nunca declarar seu amor pelos mis próximos. Alguns pais jamais disseram aos filhos que precisam ser amados por eles.  Pedem que lhes obedeçam, sejam éticos, bons alunos, mas não sabem pedir seu carinho, atenção, diálogo. Muitos só conseguem receber afeto num leito do hospital.
Quando Jesus morria na cruz cm suas fibras musculares dilaceradas, teve a audácia de “abraçar” seus algozes dizendo: “Pai, perdoa-os, porque eles não sabem o que fazem”.  Por que esse homem, em seus últimos momentos de vida era capaz de dar tanto afeto? Quem teve as características de sua personalidade?
Se não considerarmos que o amor é uma necessidade vital de Deus, a morte de Jesus na cruz é um ato agressivo e desumano, pois pela primeira vez na história um pai viu seu filho morrer  agonizando e não fez nada por ele, Se colocarmos o amor como necessidade central desse misterioso Deus, a morte de Jesus representa a ansiedade desesperada de um filho em resgatar a humanidade para seu Pai e fazê-lo assim superar sua indecifrável solidão.
Não importa se a humanidade seja constituída de carrascos como os soldados romanos, de negadores como Pedro e de traidores como Judas. Deus ama incondicional e inexplicavelmente. Nunca o amor chegou a limites tão impensáveis. Jamais a loucura foi tão lúcida.
( A Cury, “ A sabedoria nossa de cada dia, pg. 16)

Um dia um conhecido se encontrou com o grande filósofo Sócrates e lhe disse:

Sabe o que escutei sobre seu amigo?

Espere um pouco, replicou Sócrates: Antes que me diga qualquer coisa, quero que passe por  um pequeno exame: Eu o chamo de exame do triplo filtro.

- Triplo filtro? Perguntou o outro.
Correto, continuou Sócrates. Antes que me fale sobre meu amigo, pode ser uma boa ideia filtrar três vezes o que vai me dizer. É por isso que o chamo de “ Exame do triplo filtro”.

O 1º é o filtro da verdade: Está absolutamente seguro de que o que vai me dizer é certo?

Não, disse o homem, realmente só escutei sobre isso e...

Bem, disse Sócrates, então você realmente não sabe se é certo ou não.

Agora me permita aplicar o 2º filtro, o filtro da bondade:

É algo bom o que vai me dizer de meu amigo?

-Não, pelo contrário.

Então, deseja me dizer algo ruim dele, pois não está seguro de que seja certo. Mesmo que agora eu quisesse escutá-lo, ainda não poderei, pois falta um filtro, o filtro da utilidade: Me servirá de algo saber o que você vai me dizer do meu amigo?

Não, na verdade não.

Bem, concluiu Sócrates, se o que deseja me dizer não é certo, nem bom e tão-pouco me será útil... Porquê eu iria querer saber?

USE ESTE FILTRO PARA COMENTÁRIOS SOBRE SEUS AMIGOS, PRÓXIMOS E QUERIDOS. A AMIZADE É ALGO INVIOLÁVEL. NUNCA PERCA UM AMIGO POR ALGUM MAL ENTENDIDO OU COMENTÁRIO SEM FUNDAMENTO.


Noticias da Paróquia e da Igreja

1) – P. Neves viajou no dia 18 e se encontra em Portugal, com a finalidade de inaugurar e benzer um grande Espaço de Exposições de obras de Arte do sobrinho Pedro, que é escultor. Foi bem de viagem e se comunicou já por telefone e e-mail’s.

2) – No dia 22, Sexta feira passada, ocorreu o Aniversário de 90 anos de D. Clara Chaves Martins, uma pessoa muito especial dentro da Comunidade Católica de Chapadinha. Tivemos a Santa Missa das 17.30h  em Ação de graças. Após a Missa foi oferecido um Chá/Coquetel muito delicioso em sua Residência. E no dia seguinte, ou seja ontem sábado, foi oferecido um grande banquete na casa da homenageada. Fizemos o grato dever de publicar no BLOG DA PARÓQUIA retalhos de Poesias  da Autora no próprio dia 22 ( 6.ªF.ª) em homenagem a D.Clara Martins. PARABÉNS.

3) – Dentro de um mês, se Deus quiser, já estaremos em condição de celebrar a santa Missa e Culto dominical no Centro Católico da Comunidade do RECANTO DOS PÁSSAROS. Foi construído um Salão e duas Salas para Catequese e evangelização, e servirão  para as celebrações enquanto aguardamos  a construção da nova igreja mais pela frente.

4) – A Comunidade de São Pedro do Bairro Campo Velho está na continuação da Novena, sendo já hoje a 5ª Noite. Responsáveis: Grupo de Catequese. Participação: Comunidade S.Francisco e Associação Boa Vontade. Haverá Noite Cultural.  O Tema é: Como discípulos acreditamos e anunciamos o Evangelho de Jesus.

5) – Hoje é dia de PRIMEIRA COMUNHÃO nas Capelas de Santa Teresinha, Comunidade Boa Vista, às 08.00 da manhã; e Sagrada Família ( Comunidade do Bairro Novo) às 16.00h.
No dia 26, 3ªFeira será a PRIMEIRA COMUNHÃO na Capela da Aparecida. Horário – às 20.00h.

6) – Votação para CMDCA – Hoje tem votação para o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente ( CMDCA). Horário – das 08 da manhã até ás 05.00h da tarde. Local- Na Tua Ananias Albuquerque na Sede do Conselho.

7) – Continuam os Encontros de Preparação para o Sacramento da Crisma. Sempre o horário é às 08h da noite. No dia 21 do mês que vem será o Santo Sacramento administrado a esse Grupo de Crismandos.

8) – A Pastoral Familiar tem-se deslocado a muitas Comunidades do Interior para atividade de Assessoria nas Assembleias Regionais e para evangelização. As últimas que aconteceram foi na Comunidade de Palmeiras e Vila Nova. e Bom Jesus da Judite. Parabéns!!!

9) – Nos dias 09 a 14 do mês de Julho será a II ETAPA  Escola de Formação teológica em Brejo. Os e As participantes de I ETAPA, vão se preparando para esta II Etapa.

10) – Nos dias 12 a 15 de Julho acontecerá o 3º CONGRESSO MISSIONARIO NACIONAL ( COMINA), , na cidade de PALMAS (TO). Tem o seguinte Tema: Discipulado missionário: do Brasil para o Mundo secularizado e pluricultural, à luz do Vaticano II.


.





Nenhum comentário: