quarta-feira, 13 de junho de 2012

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - POR QUÊ SANTO ANTONIO É O PADROEIRO DOS NAMORADOS

DIA DE SANTO ANTÔNIO - DIA DOS NAMORADOS

: "Em Nápoles, havia uma moça muito bonita, cuja família não podia pagar o dote para ela se casar. Certa vez, a moça pediu com fé a ajuda do Santo, e logo ela encontrou um bilhete onde dizia para entregá-lo a um determinado comerciante. No bilhete, ele pedia ao comerciante que desse a ela moedas de prata equivalentes ao peso do papel. O comerciante não se importou, achando que o peso daquela folhinha era insignificante. Mas, para sua surpresa, foram necessários 400 escudos da prata para que a balança atingisse o equilíbrio. Foi nesse momento que o comerciante se recordou que outrora havia prometido 400 escudos de prata ao Santo, e nunca havia cumprido a promessa. Santo Antônio, então, viera fazer a cobrança daquele modo maravilhoso. A jovem moça pôde, assim, casar-se de acordo com o costume da época e, a partir daí, Santo Antônio recebeu - entre outras atribuíções - a de "O Santo Casamenteiro". ( Veja: “ Vida e Milagres de Santo Antônio do Padre Fernando Tomás de Brito, da Editora Artpress, comercializado pela Livraria Petrus, cujo site é facilmente encontrado pelo google. PAZ E BEM A TODOS!")

Este santo também é invocado para achar objetos perdidos.

Por que existe o "pão de Santo Antonio" ou o "pão dos pobres"?

Santo Antonio, que era frade franciscano ajudava sempre os pobres e todos os dias distribuia alimento aos que passavam fome. É por isso que em vários lugares existe o costume de seus devotos distribuirem alimentos e pães para ajudar os mais carentes. No dia da festa do santo acontece também a distribuição dos pãezinhos. Muitas pessoas os colocam dentro dos potes de farinha ou de algum outro alimento, presente na despensa, para que nunca falte a comida em suas casas.

.O Dia dos Namorados, tratado em muitos países como Dia de São Valentim, é uma data comemorativa na qual se celebra o amor dos casais de namorados, quando é comum a troca de cartões com mensagens românticas e presentes com simbolismo de mesmo intuito, tais como as tradicionais caixas de bombons em formato de coração.

No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho, já em Portugal, a data é celebrada em seu dia mais tradicional: 14 de Fevereiro.

A história do Dia de São Valentim remonta um obscuro dia de jejum já tido em homenagem a São Valentim. A associação com o amor romântico chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado.

O dia é hoje muito associado com a troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos. Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um cupido com asas. Iniciada no século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões de felicitação.

Estima-se que aproximadamente um bilhão de cartões com mensagens românticas são mandados a cada ano, tornando esse dia um dos mais lucrativos do ano. Também se estima que as mulheres comprem aproximadamente 85% de todos os presentes no Brasil.

Durante o governo do imperador Caldeus II, este proibiu a realização de casamentos em seu reino, com o objetivo de formar um grande e poderoso exército. Caldeu acreditava que os jovens se não tivessem família, se alistariam com maior facilidade. No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Seu nome era Valentim e as cerimônias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens jogavam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270 d.C.

Data no Brasil

No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho por ser véspera do 13 de junho, Dia de Santo Antônio, santo português com tradição de casamenteiro, provavelmente devido suas pregações a respeito da importância da união familiar.

A data foi criada pelo comércio paulista e depois assumida por todo o comércio brasileiro para reproduzir o mesmo efeito do Dia de São Valentim, equivalente nos países do hemisfério norte, para incentivar a troca de presentes entre os "apaixonados".


ORAÇÕES A SANTO ANTONIO

Benção de Santo Antonio

Eis aqui a Cruz do Senhor!
Fugi, partes contrárias,
venceu o leão da tribo de Judá
e a Raiz de Davi.
Aleluia, aleluia!
Cristo vence,
Cristo reina,
Cristo manda com império,
Cristo nos defende de todo o mal.
Cristo Rei veio em paz, o Verbo se encarnou e Deus se fez homem.

Rogai por nós, Santo Antônio.
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

OREMOS: Ó Deus, nós vos suplicamos que a presença de Santo Antônio, vosso confessor e doutor, alegre a vossa Igreja para que, fortalecida sempre com os auxílios espirituais, mereça gozar as alegrias eternas. Por Jesus Cristo. Amém!

BÊNÇÃO DO PÃO DE SANTO ANTONIO

Senhor, Pai Santo, Deus eterno e todo-poderoso
abençoai + este pão, pela intercessão de Santo Antônio,
que por sua pregação e exemplo
distribuiu o pão da vossa Palavra aos vossos fiéis.
Este pão recorde aos que o comerem ou distribuírem com devoção,
o pão que vosso Filho multiplicou no deserto para a multidão faminta,
o Pão Eucarístico que nos dais todos os dias no mistério da Eucaristia;
e fazei que este pão nos lembre o compromisso
para com todos os nossos irmãos necessitados de alimento corporal e espiritual.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
pão vivo que desceu do céu, e dá vida e salvação ao mundo,
na unidade do Espírito Santo. Amém!

ORAÇÃO PARA QUE NÃO FALTE O PÃO

Santo Antônio, amigo dos pobres,
peço-te a graça de nunca faltar pão e alimento em nossa mesa.
Prometo-lhe, por minha vez, olhar sempre para os mais necessitados,
repartindo com eles o pão que nos mandares, através do trabalho honesto.
Ajuda-nos a buscar sempre o Pão vivo que desceu do céu, que é Jesus na Eucaristia. Amém.
NAMORO É COISA SÉRIA. NÃO É TEMPO DE PROSTITUIÇÃO

Celebra-se esta semana a festa de S. Antônio. E costuma-se chamar a este dia o “dia dos namorados”, pedindo ao santo a proteção para aqueles que se preparam para o Matrimônio. Entre nós há uma cultura esquisita que é pensar que namoro é uma brincadeira, um passa-tempo para adolescentes e uma antecipação do casamento. Mas que é mesmo o namoro?
Estamos numa época em que predominam as pressas. Toda a gente anda apressada. Corre-se todo o dia e chega-se á noite com imenso cansaço. A moda vem e vai com toda a rapidez. Um modelo de automóvel fica antiquado em pouco tempo. “Anda depressa, menina, que estamos atrasadas!”- diz a mãe chateada. “Oh que mulher se custa arranjar!”- repete o marido já cansado de esperar. E, com esta tendência para a pressa, os adolescentes, ainda muito imaturos, rapazes e moças, começam a satisfazer os seus sentimentos de atração física, dizendo que namoram.
Num certo período da adolescência surge aquele impulso que leva o rapaz a apaixonar-se por uma moça e vice-versa. Porquê isso? No princípio a atração física exerce papel determinante. E conhecida a importância que tem o corpo na adolescência, não se espere no namoro de adolescentes outra coisa que a satisfação física. Com o passar do tempo, podem aparecer outros valores mais íntimos e mais altos. Mas exige cuidados sérios. Animais irracionais já nascem com estes instintos controlados. Pessoa humana nasce com inteligência, liberdade e vontade. Quem não usar estas faculdades descerá mais baixo que os irracionais.
Amar é bom. Mas nem toda a atração é sinal de amor. Pode ser busca egoísta de prazer, abuso de outra pessoa, usá-la como se fosse uma coisa qualquer. Procurar o prazer a todo o custo é como ter um ídolo a que se dedica e se sacrifica. Idolatrar o prazer é o grande pecado dos nossos dias. Por causa disso se desgraçam vidas, se destroem famílias, crianças ficam abandonadas na rua, se vive amarguras que levam até ao suicídio, há confrontos e agressões familiares graves... Deus concedeu o prazer para ajudar o amor que é doação, vida a dois,
Ninguém pode casar sem namorar. Não é bom querer celebrar casamento em que os noivos namoraram só por internet. Namoro é tempo sério de estudo, de conhecimento mútuo; é tempo de liberdade para os dois poderem fazer uma decisão na escolha; é tempo para os dois saberem quais os valores que cada um prefere e se dá para se comprometerem um com o outro; é tempo de crescer na maturidade e mostrar que há controle de sentimentos; é tempo de ensaiar total respeito e dedicação para planejar um futuro de felicidade  favorável à vida e ao amor. Namoro não é tempo de prostituição, de antecipação do casamento, de libertinagem, de sacrificar o outro à própria satisfação... Lembrem-se os namorados que são professores um do outro. Conforme aquilo a que agora se acostumarem, fizerem e viverem, assim será a sua vida matrimonial









Nenhum comentário: