sábado, 9 de junho de 2012

PARÓQUIA DE CHAPADINHA -

POLÍTICA PORCA TODA A GENTE ENFORCA.

Eleição não é lotaria, não é feira, nem tão pouco brincadeira. Urna merece. Nela se decide nosso futuro e se deposita nossa dignidade. Não se pode arriscar, jogando o voto no azar, nem tão pouco vendê-lo. Ambos os processos são indignos do cidadão consciente.

As eleições municipais são muito importantes. Tanto pelo aspecto do desenvolvimento, como para o avanço democrático. Nestas eleições, mais ainda que nas estaduais e federais, os problemas e necessidades locais são melhor conhecidos e há mais proximidade com os candidatos, portanto, mais conhecimento da sua efetiva competência de trabalho e honestidade. Se erramos é porque queremos ou andamos anestesiados com outras preocupações. As eleições municipais são de enorme importância. Definem os eleitores. Devem-se realizar com reflexão e muita responsabilidade. 

Ninguém deve votar coagido. Ninguém tem o direito de se impor ao público só por vaidade ou mania individual. Cada eleitor deve votar por força de sua cabeça, não por pressão de sua carteira. Mas, infelizmente, tudo é possível, facilitado pela riqueza que alguns exibem e pela inconsciência do povo que vive com imensa carência.

 É lamentável que um Município, como o nosso, chegue, por exemplo, a esta hora, prestes a entrar na escolha dos candidatos, e não tenha uma análise da sua real situação. Candidata-se quem quer e tem dinheiro, não quem é mais capaz e sabe lutar pelo bem do Município. E não se advogue que uma coisa é a vida privada e outra a social. Na hora da escolha, tudo deve contar. Tudo deve ser analisado, porque o que se é na vida íntima transparecerá para o público nas futuras decisões. 

Os partidos estão vazios de programa, de intenções, de prioridades. Ninguém conhece o que cada partido pensa e julga ter prioridade. Como analisará o trabalho de quem tem estado no poder? Agora vão sair montões de criticas, sobretudo destrutivas. Conhece você o que pensam os partidos da atual gestão pública? – Eu não conheço nenhum comunicado oficial de algum partido. E os atuais vereadores como irão demonstrar que estiveram com o povo? Que programas apresentaram para que se cumprissem e que análise fizeram das contas apresentadas? Não conheço nenhum comitê de partido que continuasse aberto nestes anos. 

Terminada a eleição, arquiva-se a participação, acaba a preocupação pela política: partidos desmobilizam-se, candidatos eleitos procuram o grupo que melhor lhes possa pagar e os derrotados desaparecem humilhados, no silêncio. Aqui política é eleição. Terminada esta, cessa aquela. E não devia ser assim. Os comitês não deviam fechar as portas. Os responsáveis pelos partidos deviam continuar a reunir-se, a fazer oposição, a mostrar todo o tempo que são alternativa ao poder. E transmitir ao público, através de comunicados oficiais, o que pensam do que se está fazendo e qual a sua possível alternativa de ação. Assim, como se vem fazendo, política é feira. Ganha quem mais dinheiro oferece. Não depende do que o candidato é ou pode fazer. 

Tudo depende do dinheiro. Por isso, os eleitos desaparecem do público para não serem chateados e poderem armazenar durante os primeiros anos o mais que podem para depois exibir trabalho nos últimos meses e enganar o povo. E, contando com muitos milhões de reais armazenados, facilmente compram a irresponsabilidade de muitos milhares de eleitores bem necessitados de tudo. Isto não é política. É nojenta politicagem, é safadeza irresponsável, é criminoso engano popular, é incalculável roubalheira, é imoral prática pública. E algum povo ainda concorda. 

 Por isso, o próximo que vier fará do mesmo jeito. Será que é mesmo verdade o ditado: “pobre só vai para a frente quando tropeça”? Ou: “pobre só levanta a cabeça por causa de avião ou para procurar pitombas”! 

 



NAMORO É COISA SÉRIA. NÃO É TEMPO DE PROSTITUIÇÃO

Celebra-se esta semana a festa de S. Antônio. E costuma-se chamar a este dia o “dia dos namorados”, pedindo ao santo a proteção para aqueles que se preparam para o Matrimônio. Entre nós há uma cultura esquisita que é pensar que namoro é uma brincadeira, um passa-tempo para adolescentes e uma antecipação do casamento. Mas que é mesmo o namoro?

Estamos numa época em que predominam as pressas. Toda a gente anda apressada. Corre-se todo o dia e chega-se á noite com imenso cansaço. A moda vem e vai com toda a rapidez. Um modelo de automóvel fica antiquado em pouco tempo. “Anda depressa, menina, que estamos atrasadas!”- diz a mãe chateada. “Oh que mulher se custa arranjar!”- repete o marido já cansado de esperar. E, com esta tendência para a pressa, os adolescentes, ainda muito imaturos, rapazes e moças, começam a satisfazer os seus sentimentos de atração física, dizendo que namoram.

Num certo período da adolescência surge aquele impulso que leva o rapaz a apaixonar-se por uma moça e vice-versa. Porquê isso? No princípio a atração física exerce papel determinante. E conhecida a importância que tem o corpo na adolescência, não se espere no namoro de adolescentes outra coisa que a satisfação física. Com o passar do tempo, podem aparecer outros valores mais íntimos e mais altos. Mas exige cuidados sérios. Animais irracionais já nascem com estes instintos controlados. Pessoa humana nasce com inteligência, liberdade e vontade. Quem não usar estas faculdades descerá mais baixo que os irracionais.

Amar é bom. Mas nem toda a atração é sinal de amor. Pode ser busca egoísta de prazer, abuso de outra pessoa, usá-la como se fosse uma coisa qualquer. Procurar o prazer a todo o custo é como ter um ídolo a que se dedica e se sacrifica. Idolatrar o prazer é o grande pecado dos nossos dias. Por causa disso se desgraçam vidas, se destroem famílias, crianças ficam abandonadas na rua, se vive amarguras que levam até ao suicídio, há confrontos e agressões familiares graves... Deus concedeu o prazer para ajudar o amor que é doação, vida a dois,

Ninguém pode casar sem namorar. Não é bom querer celebrar casamento em que os noivos namoraram só por internet. Namoro é tempo sério de estudo, de conhecimento mútuo; é tempo de liberdade para os dois poderem fazer uma decisão na escolha; é tempo para os dois saberem quais os valores que cada um prefere e se dá para se comprometerem um com o outro; é tempo de crescer na maturidade e mostrar que há controle de sentimentos; é tempo de ensaiar total respeito e dedicação para planejar um futuro de felicidade  favorável à vida e ao amor. 

Namoro não é tempo de prostituição, de antecipação do casamento, de libertinagem, de sacrificar o outro à própria satisfação... Lembrem-se os namorados que são professores um do outro. Conforme aquilo a que agora se acostumarem, fizerem e viverem, assim será a sua vida matrimonial.
CINQUENTA ANOS DO CONCÍLIO VATICANO II


Diversas são as solenidades, por toda a parte, para celebrar este ano o 50° aniversário do Concílio Vaticano II. Os Concílios são reuniões de bispos e teólogos, como esforço comum da Igreja, para a sua própria preservação e defesa assim como para guardar e dar mais clareza à fé e à doutrina. 

O Concílio recebe o nome do local onde foi realizado. O Vaticano II foi realizado em Roma, no Vaticano. Foi o Papa João XXIII, tendo sido eleito apenas havia  três meses, que, inesperadamente, convocou este Concílio. Tinha em mente não só “o bem-estar do povo cristão”, mas também um convite “às comunidades separadas para a busca da unidade”. Sem consultar os bispos do mundo inteiro, João XXIII decide esta convocação “por uma repentina inspiração de Deus” apelidando este Concílio como “flor espontânea de uma inesperada Primavera”. 

Nele participaram mais de 2.000 bispos, teólogos e observadores até de outras igrejas. Foi convocado no dia 25 de Dezembro de 1961, inaugurou os trabalhos no dia 11 de Outubro de 1962 e foi encerrado no dia 08 de dezembro de 1965. Foi o maior Concílio da História da Igreja pelo número de Padres, vindos de todas as partes da terra, mesmo daquelas onde só há pouco tinha sido constituída a hierarquia; Foi o mais rico pelos temas que, durante quatro sessões, foram tratados com empenho e perfeição; foi o mais oportuno, enfim, porque tendo em conta as necessidades dos nossos dias, atendeu sobretudo às necessidades pastorais e, alimentando a chama da caridade, esforçou-se grandemente por atingir com afeto fraterno não só os cristãos ainda separados da comunhão da Sé Apostólica, mas até a inteira família humana”, no dizer do Papa Paulo VI que foi quem depois o encerrou.


 Celebrar esta data numa hora em que a fé deixou de ser um dado evidente, deve ser uma ocasião favorável a aprofundarmos tão grande dom de Deus que nos faz experimentar a alegria e o entusiasmo do encontro com Cristo na comunidade da Sua Igreja. Se não renovamos nossa fé facilmente ela pode degenerar em adorno espiritualista e as práticas religiosas não passam de rituais sem alma nem coração. Os documentos deste Concílio são de uma riqueza imensa que todo o agente de pastoral deve ler e estudar. 

Para nós sacerdotes que há cinquenta anos nos preparávamos para ser ordenados, este Concílio foi uma alegria inexplicável. Começamos celebrando em latim e logo depois foi-nos permitido usar a língua vernácula. A teologia que estudamos sobre a Igreja, os Sacramentos, a liturgia, a pastoral...foi bem atualizada na linha que todo o Povo de Deus desejava. Pena é que muitas orientações deste Concílio não foram aplicadas.  No próximo número daremos o elenco dos documentos que saíram desse Concílio e que causaram uma verdadeira atualização da Igreja ao mundo moderno. 

 NOTICIAS DA PARÓQUIA

1- Parabéns a todos que fizeram da quinta feira passada, dia do Corpo de Deus, um dia de festa, de participação litúrgica, de louvor a Cristo que se oferece ao Pai para nossa salvação. Foi a primeira vez que vimos as celebrações bem participadas, capelas cheias (ou quase!) e a procissão com enorme multidão. Parabéns a quem soube fechar o comércio e guardar esse dia de feriado que também é dia santo para os católicos.

 Foi um dia bonito, esse em que os nossos jovens se dedicaram a ornamentar a rua do percurso da procissão, em que muitas famílias ornamentaram a frente de suas casas e pediram a benção do Santíssimo. São esses pequenos gestos que mostram a nossa amizade, revelam a  nossa alegria que nasce da fé. Depois houve mais solenidade de quem se incorporou na procissão com respeito, fé e muita oração. Até os homens que pegaram nas varas do pálio capricharam em seu vestuário e não temeram o calor. Que bonito foi ver muitas crianças e adolescentes que fizeram este ano a sua Primeira Comunhão, a imensa multidão do Apostolado da Oração, da Legião de Maria e, sobretudo, o grupo de acólitos.



2- Continua a novena em honra de S. Antônio no bairro da Independência. Registramos com alegria a presença, no dia do Corpo de Deus, do P.   de Vargem Grande que foi colega de seminário do coordenador da comunidade.



3- A construção do Centro catequético do Recanto dos Pássaros está prestes a ser telhada. Nosso sincero agradecimento à Pastoral do dízimo e a todos que colaboram.



4- Na semana passada prepararam a Primeira Comunhão os catequizandos de Terras Duras, Novo Castelo e Bairro de Fátima. Esta semana  vão preparar os da Tigela e S. Antônio.



5- A Paróquia está enviando o relatório-resumo das reflexões dos grupos durante a Campanha da Fraternidade às autoridades do Município e Estado. E registramos com muita satisfação a promessa feita pela Sra. Governadora da construção de um Hospital Regional em Chapadinha capacidade para 100 leitos e uma UTI.



6- Começamos já a preparar o programa do festejo da Padroeira para 2012. Vamos estudar o tema da Missão a partir do documento da Aparecida. Todos somos discípulos e missionários de Cristo e desejamos que se realize uma partilha de experiências para chegarmos a uma mais perfeita comunhão com Cristo e com os imãos.



7- Este ano o grupo Missionário João Paulo II que vem de Portugal irá trabalhar nos bairros de Nossa Senhora de Fátima e Bairro Novo. Esperamos com toda a alegria a chegada do P. Luis e de mais sete jovens no dia 28 de Julho.



8- A administração do Santo Crisma não poderá ser no dia 14 de Julho por estarem participando de um curso de teologia em Brejo pessoas necessárias à inscrição de quem vai fazer o Crisma. O senhor bispo também estará ocupado nesse encontro. Vamos transferir o santo Crisma parta o dia 21, o sábado seguinte












Nenhum comentário: