sábado, 30 de junho de 2012

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - MARKETING COM O NOME DE JESUS

MARKETING COM O NOME DE JESUS -

- TEOLOGIA DA PROSPERIDADE


“ Quem dizem os homens que é  o Filho do Homem”? ( Mt 16. 13).

 Essa é a questão. Usar hoje o nome de Jesus dá o maior marketing.
Talvez nunca como nos dias de hoje foi tão usado o nome de Jesus.. Usado como amuleto, como meio para enricar, para parecer religioso...Ele dá o maior marketing.
Uma empresa sofisticada e marketeira vira religião de enriquecimento às custas do nome de Jesus. No entanto, existe o mandamento: Não tomar o nome de Jesus( de Deus) em vão”.....É a chamada teologia da Prosperidade e  muitas seitas pululando por aí afora


Origem e características principais da teologia da Prosperidade:
A Teologia da prosperidade teve origem nos Estados Unidos a partir dos anos de 1960, na confluência de vários movimentos religiosos que enfatizavam a cura divina, a prosperidade econômico-financeira e o poder da fé para  enriquecimento pessoal. Um dos articuladores dessa teoria foi Kenneth Hagin, nascido no Texas em 1917.

Um dos dogmas dele é que “ as palavras proferidas com fé encerram o poder de criar realidades, vale dizer obrigam Deus a agir”. Veja só a inversão: o homem então é o dono de Deus, e deus virou o empregado do homem....( Cf. Ricardo Mariano “ Neopentecostalismo: Sociologia do Novo Pentecostalismo”. (pp 152-153)


O pastor Hagin defendeu também o pólo de influências sobre o tema da prosperidade nas promessas de retorno material e financeiro a partir das contribuições e ofertas dos fiéis. Segundo os críticos e estudiosos Ricardo Mariano e Claudio de Oliveira “ a espiritualidade “ de resultados” própria do moralismo tradicional protestante, como deixar de fumar, beber, dançar e possuir intimidades sexuais fora dos limites do casamento mistura-se agora a uma outra também de “ resultados” como gravar discos, brilhar em Shows, e enriquecimento rápido”.


No Antigo Testamento, os rabinos interpretavam as Bênçãos divinas como “ riqueza”. Excluíam os pobres; para eles os pobres eram malditos e condenados; e da pobreza vinham as doenças, por isso os doentes também eram excluídos e malditos, eram “ impuros"! Jesus veio inverter essa situação, e foi nessa inversão de valores e de conduzir a Bíblia à sua definitiva e legítima interpretação que Jesus pôs a sua cabeça a prêmio. Agora, certa parte de igrejas protestantes que apóia a teologia da prosperidade volta aos erros dos judeus que mataram Cristo por defender pobres e marginalizados....E por eles defenderem usar o nome de Deus para legitimarem o enriquecimento não olhando a meios.

O segundo Mandamento “ Não PRONUNCIARÁS EM FALSO O NOME DO SENHOR TEU DEUS” ( Êx. 20, 7) vem em cima. O Faraó usava e abusava do nome de Deus para legitimar todas as suas pretensões de domínio sobre o povo, maltratá-lo, explorá-lo, e usar e abusar das mulheres do povo ( Cf Carlos Mesters : Os Dez Mandamentos ferramenta da Comunidade, pag. 25) e se servir do povo como escravo para todas as suas obras faraónicas. “ A invocação do nome de Deus encobria o roubo, a injustiça, as mordomias, as mentiras” . 


O nome de Deus era usado como se fosse um feitiço para servir a qualquer interesse, para abençoar qualquer empreendimento. Na mente dele, Deus apenas existia para servir aos seus interesses. A teologia da prosperidade é toda uma maneira faraônica de continuar usando o nome de Deus como feitiço e engodo. Além disso, é também todo um antigo Testamento sem Cristo revivido e refinado. Um exemplo são as Organizações da “ Missão Shekinah e a Associação dos Homens de Negócio do Evangelho Pleno”. ( A.DHONEP).


A teologia da prosperidade tem suas raízes no emaranhado do sistema econômico neoliberal. Nesse sentido encontraram na prática do dízimo uma das maiores alavancas de prosperidade material e financeira. Ricardo Gondin Rodrigues afirma que “a ideologia capitalista de ebulição neoliberal se mistura de tal forma no pensamento religioso deles, que a ênfase da pseudo-religião deles tornou-se egocêntrica, materialista e consumista” ( Teologia da Prosperidade: A falência da espiritualidade (p.6)


O crítico deste sistema perverso, Mariano Ricardo afirma categoricamente que a tão almejada ´prosperidade material, principal promessa da teologia da prosperidade, serviu só para os cínicos líderes religiosos, e para os “ fiéis” é espectro religioso usando e abusando do seu imaginário, vale dizer, fica só na imaginação”...( Livro citado).



Para encerrar esta matéria, não posso deixar de citar Jung Mo Sung que analisa esse sistema perverso da teologia da prosperidade dizendo que ela “ explicitamente defende a identificação entre  Reino de Deus e capitalismo. O caso exemplar é Michael Novak, do Departamento de “Teologia do Instituto Americano de Empresas, que entre outros aspectos, defende a tese de que o sistema de mercado capitalista é a encarnação do Reino de Deus na história”

E ainda “ A reconquista da humanidade via comunidade dos “ salvos” é feita pelos  mecanismos do mercado: compra-se a salvação. Além disso, se reproduzem os mecanismos excludentes do mercado: Os que não são “ consumidores” dessa “ religião “ são excluídos da salvação, não são pessoas” ( Deus numa economia sem coração. pp. 106-107)( Jung Mo Sung).


 

O PRINCIPAL DA VIDA


Conta a lenda que certa mulher pobre, com uma criança ao colo, passando diante de uma caverna escutou uma voz misteriosa que lá dentro lhe dizia:  entre e apanhe o que você desejar, mas não se esqueça do principal. Lembre-se, porém, de uma coisa: Depois que você sair, a porta se fechará para sempre. Portanto, aproveite a oportunidade, mas não se esqueça do principal...

A mulher entrou na caverna e encontrou muitas riquezas. Fascinada pelo ouro e pelas jóias, pôs a criança no chão, e começou a juntar ansiosamente tudo o que podia no avental. A voz misteriosa falou novamente: “ você só tem oito minutos”.
Esgotados os oito minutos, a mulher, carregada de ouro e pedras preciosas, correu para fora da caverna e a porta se fechou...Lembrou-se então que a criança ficara lá e a porta estava fechada para sempre...

O mesmo acontece, às vezes conosco. Temos uns oitenta anos para viver, e este mundo nos adverte: Não se esqueça do principal!” E o principal são os valores humanos, a fé, a família, os amigos, a vida!!! Mas a riqueza, os prazeres materiais nos fascinam tanto que o principal vai ficando sempre de lado...Assim, esgotamos o nosso tempo aqui, e deixamos de lado o essencial. “ Os tesouros morais e humanos”
 Jamais nos esqueçamos que a vida neste mundo passa rápido e que a morte chega de inesperado. Jamais esqueçamos o principal!!!  Se Deus criou as pessoas para amarmos, e as coisas para usarmos, por que então amamos as coisas e usamos as pessoas?...





LEITORES DO BLOG DA PARÓQUIA DE CHAPADINHA, NO MUNDO, POR PAÍS



Brasil
26.159

Estados Unidos
2.906

Portugal
2.130

Alemanha
496

Itália
   200

Rússia
86

França
76

Reino Unido
75

Israel
75

China
65




N O T I C I A S  D A   P A R Ó Q U I A E DA                   IGREJA  :                                                     



1) – Neste domingo, dia 1º de Julho, está sendo realizada a VI  MISSÃO JOVEM da Paróquia com os jovens da Profissão de Fé e da Crisma. Desta vez o Bairro escolhido foi o Bairro da Tigela. Diz o Documento da Aparecida que “ todos os membros da Igreja somos discípulos e missionários de Cristo” ( Dap. n.1). É então hora de aprendizado da missão e de começar praticando a missão.

2)- A Comunidade do Bairro do Areal iniciará os festejos de São Camilo no dia 05, com o levante do mastro, e tendo a 1ª novena no dia 06

3) – A Comunidade do Bairro de Campo Velho encerrou os festejos de São Pedro no dia 29.

4) – O Bairro do Campo Velho vai ganhar um Centro de Saúde na Praça do Bairro, e já as obras estão começando. Graças a Deus que foi uma boa ideia,em vez do abrigo  que inventiva ao vício a comunidade cobrou das autoridades municipais a construção no centro da Praça.

5) – No dia 16 iniciará a novena de Santana, na Capela que estará servindo à antiga Aldeia,e agora à Vila Liberdade. No dia 16 será o levante do mastro, partindo da Capela de Santo Antônio no Parque Independência.

6) – A construção do Centro Catequético do Recanto dos Pássaros já está na telha, e nesta semana quem sabe poderá terminar o reboco. Dentro em breve, com a chegada do P.Neves, já haverá um Centro de Missa e Culto no Recanto dos Pássaros e Espaço para catequese.

7) – No dia 08 começa em Brejo a 2ª Etapa de Formação teológica para o povo de Deus. Aqueles que participaram da 1ª etapa não poderão faltar. A abertura será no dia 08 ( oito), à noite,com o jantar.

8) – Estão continuando os Encontros dos Crismandos toda quarta-feira à noite. Aproxima-se já a data do Sacramento, que será no dia 21, sábado, às 16.00h.

9) Cristãos perseguidos na Nigéria. Há mais de um mês e meio, 30 cristãos, entre católicos e protestantes, foram queimados vivos numa cidade da Nigéria (Norte da África) por conta de sua fé. Depois disso, muitas mortes em igrejas por perseguição aos mesmos cristãos. Como nos tempos apostólicos, em certos lugares hoje, cristãos são mortos por amor a Jesus.





Nenhum comentário: