quinta-feira, 21 de junho de 2012

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - ANIVERSÁRIO DE 90 ANOS DE D.CLARA CHAVES MARTINS

Em 22.06.1922 nascia uma menina  que estava destinada  pra ser um dos monumentos vivos mais significativos de Chapadinha: Clara Chaves Martins.

Estudiosa, alma a Deus dedicada, esposa, esmerada funcionária dos Correios, recolheu em sua alma todo o encanto da Chapadinha e suas tradições.. Desde quando a conheci,  foi sempre o arquivo vivo de Chapadinha. Na igreja e no Reizado, na Catequese e na família, na poesia na diversão era exemplo e oração

Era a D.Clara que por muitos anos formou e manteve o lindo folclore chapadinhense do Reizado, de porta em porta levando a Boa Nova da folia dos Reis e do Natal. Os versos que colocaremos são todos da autoria da homenageada.: 

" Ó de casa o de fora//   Mangerona quem está aí// é o cravo é a rosa/ é a flor do bogari!

Dai licença meus senhores/ Desculpai mas vou entrar// O grande acontecimento/ com vocês vou festejar.
É Natal, é alegria/ regozijo e gratidão// Se cumpriu a profecia/ Parabéns ó meu irmão."

Com as Ciganas e os Reis encantava crianças e adultos: 
" Somos pobres Ciganas, sem pátria e sem lar/ com vocês também queremos o nosso Deus adorar// Pedimos a vós licença/ para ao grupo nos ajuntar/ Com alegria e cantando/ Encantando sempre a dançar//

Ó ciganinha vem ler/ as linhas de minha mão// Dizer depressa os segredos/ que tenho no coração.

Ama a sua terra,canta em poesia a poesia de Chapadinha:

" Uma planície tão bela/ de encantos naturais/ Desfila na passarela// Com sua graça tão singela/ a terra de nossos pais.
Chapadinha, tu nasceste/ por um gesto de amor// doada de coração/ Á Virgem da Conceição/ Mereces nosso louvor

Chapadinha dos Vieiras/ Almeidas e dos Barbosas/
Berço dos Mata-Roma/ desta gente que te ama/ Por se sentir tão ditosa

Chapadinha de meus pais/ e também de meus avós//Berço dos meus queridos/ que não foram esquecidos/ Eu digo de viva voz"

Vive a sua fé, seu maior tesouro:
" Minha fé é meu escudo/ Meu poema minha luz// Esteio em que me afirmo/ Caminho que me conduz
Minha fé é meu amparo/ Meu guia e meu sustento/ Por ela eu me declaro/ A meu Deus todo  o momento//
Minha fé é minha estrela/ que vive sempre a brilhar// A minh'alma sai das trevas/ para meu Deus contemplar
Minha fé me tira as dores/ dos tormentos e das lidas/ Ensina-me a crer em Deus/ que é o senhor de minha vida"

Ama Maria, canta seu louvor:
" Ave Maria Senhora minha/ do céu Rainha/ Amparo e luz/ Teu nome santo/ Enxuga o pranto/ Meu doce encanto/ Mãe de Jesus// Ave Maria Nossa Senhora/ celeste Aurora/ Mãe do /Senhor/ A tua Igreja/que o mundo veja/ exemplo seja/ De santo amor// Ave Maria  doce esperança/ Graças alavanca// Quem por ti implora/ És caridade/ Mãe de bondade/ da Humanidade/ Tu és Senhora// Ave Maria, minh'alma em prece/ A ti oferece/ Meu viver/ Em teu regaço/ num terno abraço/ Entre os teus braços/ Vou renascer!"

Poesia de sua vida, sua vida é uma poesia, é seu ANIVERSÁRIO, é seus 9O ANOS - 22/06/2012 - SÃO NOSSOS PARABÉNS:
HISTÓRIA DE VIDA:
" Os anos vividos,
São frutos colhidos
No campo da vida.
São grãos semeados
São prantos molhados
Consolo e guarida.
São flores e espinhos
Veredas,caminhos,
São bênçãos e graças,
Fracassos,Vitórias
São loiros e glórias
Que ficam na história 
daquele que passa!...
Com firme esperança
Na estrada de Cruz
Levando na alma
Sorriso que acalma
Na hora do encontro
Com o Mestre Jesus"
( Extraído do Livro " CONTOS E VERSOS" da homenageada Clara Chaces Martins,  Maio de 1999, fotocopiado)










Nenhum comentário: