domingo, 9 de setembro de 2012

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - CONTINUAMOS NO FESTEJO DA PADROEIRA NªSª DAS DORES


HOJE É A 4ª NOITE DO FESTEJO E VOCÊ É UM CONVIDADO ESPECIAL PARA A NOVENA. HOJE O HORÁRIO DAS MISSAS É COMO NOS DOMINGOS NORMAIS. CHAMO A SUA ATENÇÃO ESPECIAL PARA O PROGRAMA DA JUVENTUDE DA PRÓXIMA TERÇA FEIRA,COMO SEGUE: 

Noite da Juventude - Festejo 2012

CONVIDAMOS TODA A JUVENTUDE DE CHAPADINHA PARA UMA GRANDE CAMINHADA EM HONRA A NOSSA SENHORA DAS DORES CELEBRANDO A NOITE DA JUVENTUDE NO FESTEJO 2012 DE NOSSA PARÓQUIA.
VENHA PARTICIPAR CONOSCO PREPARANDO O CORAÇÃO PARA A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE RIO2013.
PARTICIPE!!!!!

SERÁ DIA 11/09
LOCAL DE CONCENTRAÇÃO: CAPELA DE SÃO PEDRO - CAMPO VELHO
CONCENTRAÇÃO ÀS 18h:00


OU DEUS OU NADA!
A Palavra de Deus fala; é preciso ouvi-la
A Palavra de Deus é a Verdade; é urgente conhecê-la.
A Palavra de Deus é a Vida; é necessário agarrá-la e fazê-la vida de nossa vida.
A Palavra de Deus é solução; não a podemos esconder. Temos que a dizer.
A Palavra de Deus é Jesus Cristo. Precisamos amá-lO, criando intimidade com Ele.
Quem é surdo, ordinariamente é mudo, porque não ouve para aprender a falar. Quem não escuta a Palavra de Deus fecha-se em si. Isola-se. Não comunica com o eterno. Circunscreve-se ao tempo.  Não eterniza a felicidade.
Em Jesus, Deus veio ao nosso encontro. Aproximou-se de nós, abriu os nossos olhos e os nossos ouvidos como fez com o surdo mudo. Devemos curar-nos da epidemia de sermos surdos e mudos para Deus.
Deus não pode ser uma divindade de reserva. É único e absolutamente necessário.
Deus não pode ser considerado como muleta ou bengala para usar em tempo de velhice ou em ocasião de doença. É a força de todo o nosso existir.
Deus não é como biscoito para entreter criança ou adoçar a boca em hora de enjôo. É a alegria de todos e de todos os momentos.
Deus não é enfeite disponível para usar só em dia de festa. É a razão de fazermos da vida uma constante festa.
Deus não é como peça de vestuário que se pode trocar oportunamente. É insubstituível, sem se poder trocar.
Deus não é como jogador de reserva para substituir quando nossos ídolos se mostram impotentes. Tem que estar sempre no jogo da vida.
Deus não é como chave em duplicado para usar só quando a comum se perde ou quebra. Único e sem alternativa.
Deus não é objeto de arquivo para observar de vez em quando. De absoluta e constante urgência. Nosso contemporâneo e Senhor do futuro.
Deus não é tesouro guardado para possíveis ocasiões de necessidade. A única riqueza que pode enriquecer nossa vida.
Deus não é como pneu estrepe ou suplente para usar em caso de prego na vida. Sem rodar em nossa vida, ficamos sem poder rodar.
O festejo da Padroeira deve ajudar-nos a pensar que Deus é essencial, insubstituível, eterno e necessário. É um Ser original e originante. É a fonte da vida. Nosso princípio e fim. Causa Primeira e Senhor de tudo. O ser humano, você e eu, amigo leitor, somos seres criados, dependentes, temporais, transitórios e relativos. Só existimos em contínuo relacionamento com Deus, com outros seres humanos e com a natureza. Só existimos por Ele. Esta relação com Deus deve ser aprofundada, sentida, trabalhada e aumentada. Não é brincadeira. É o que de mais necessário temos na vida.


EDUCAÇÃO  E  RESPEITO  FICA  BEM  A  TODOS!

Continuamos em campanha eleitoral. Não deve ser tempo só para candidatos fazerem propaganda. É ocasião para todos pensarmos que somos seres comunitários, que vivemos em sociedade e precisamos de pessoas dignas para constituir em autoridade. Vivemos em estado de direito. Não em tribo primitiva, governada por caciques dominadores com permissão de dizer o que lhes vem à cabeça, mostrar boçalidade quanta queiram, vingarem-se de tudo e obrigar todos a suportar insolências impossíveis.

Que pessoas devemos escolher? Poderemos acreditar em tudo que ouvimos? Ou temos que ver quais os valores que suas vidas irradiam? E em que tipo de sociedade queremos viver? Será que, como temos vivido, estamos em bom caminho?
Impressiona-me a coragem e, talvez, o exagerado atrevimento de pessoas que nunca se integraram em movimentos de esforço por uma sociedade melhor, nunca assumiram participar em trabalhos de promoção social, nunca tiveram a ousadia de denunciar erros e passividades políticas... e agora se acham com coragem de se propor como nossos representantes.

Parece-me difícil que convençam quem pensa. Por outro lado, há experiências vividas que devem ser bem analisadas para que se não repitam e não se volte a situações ridículas do passado. Temos experiências passadas que não se podem repetir. Com as mesmas pessoas ou com outras. Alguns exemplos: falta de transparência na gerência de dinheiros públicos; populismo fácil gerador de bagunça, falta de segurança e atraso social; incompetência e irresponsabilidade em promover problemas graves do Município e não lhes querer dar solução; buscar só o que dá prestigio pessoal, lucro individual e esquecer o bem dos mais carentes; não se preocupar com a Saúde Pública nos Hospitais e nos Postos de Saúde ou não favorecer a Educação e desviar dinheiro destes setores importantíssimos para outras bandas; só pensar em melhorar os caminhos do interior ou abrir poços em tempo de eleições ou em absorver todo o dinheiro com maquinaria de empresa individual; fazer o que calha e não provocar governo participado; não enfrentar a marginalidade e, pelo, contrário, favorecê-la com iniciativas de lucro próprio; ser ficha suja e andar por aí de cara de pau, sem vergonha do que fez; comprar votos com trabalhos à última da hora, com carros de cestas básicas ou distribuição de dinheiro; etc, etc. Não basta querer ter poder. É preciso estar preparado para o saber exercer com utilidade pública.

A campanha eleitoral continua. Parece estar com menos zoada. Mas está mais agressiva com músicas que só rodam nos bairros. Muito mais mal educada e, absolutamente, irritante e provocadora. Não há programas escritos. Mas há asneiras decoradas que se repetem para mostrar insolência. Parece que, para muitos, o único programa que têm é retirar o que lá está e ocupar seu lugar. Ridicularizar o adversário, dizer agora o que se devia ter dito há muito, apontar, com saliente atrevimento, os defeitos dos outros, machucar... é baixaria. É já começar a dizer a imbecilidade de que se é capaz. E não esqueçam: povo não é boiada desgarrada para os carros de som, da propaganda eleitoral, atordoarem o ambiente com gritaria insuportável

O SENTIDO DAS PROCISSÕES

Nosso povo gosta de procissões. Habituado a caminhar, a percorrer longos caminhos, sente que a fé o impele a sentir que a vida é uma caminhada, uma busca de Deus. Participar numa  procissão é sentir-se mais povo, mais família e sentir ao vivo a proteção e o incentivo do santo que os acompanha e que soube viver a vontade de Deus. Qual a razão pela qual a Igreja promove procissões?

1º- Diz a Bíblia que o Povo de Deus, libertando-se da escravidão do Egito, caminhou 40 anos até chegar à terra prometida. “Javé ia na frente dele!”. Isso está no livro do Êxodo, a partir do capítulo 13, versículo 21.
O rei David e o povo fizeram uma procissão com pandeiros, flautas, danças louvando a Deus pelas vitórias do povo. Leiam em II Sam.6,12-15.
Jesus também entrou em Jerusalém montado num jumento e o povo O acompanhava cantando e aclamando: “asa multidões que iam na frente e atrás de Jesus gritavam: Hosana ao Filho de David”. Leiam em Mat.21,1-11.
Fazemos procissões para testemunhar publicamente nossa fé e proclamar que acreditamos que Deus hoje continua caminhando conosco. “Sou teu povo, Senhor, e estou nesta estrada, somente tua graça me basta e mais nada

2º -Devemos rezar nas igrejas e também nas praças e caminhos que muitas vezes percorremos para avivar nossa fé no Deus que caminha conosco sempre. Ao mesmo tempo que avivamos nossa fé, também a testemunhamos publicamente.

3º - Reconhecemos que somos Povo de Deus a caminho. A vida é uma peregrinação. 
Viemos de Deus e para Deus avançamos. Nunca é demais pensar que não estamos aqui definitivamente.

4º - O Povo de Deus sente alegria em estar imerso em meio a tantos irmãos. A vida cristã tem a dimensão comunitária e familiar. Somos família de Deus. Devemos celebrar juntos nossa fé.

5º – Nossa caminhada tem uma direção. Movimentamo-nos na vida arrastados pela fé. Deus nos espera. Juntos avançamos, ajudando-nos mutuamente. A caminhada em grupo cansa menos.Na procissão reconhecemos melhor que, sozinhos, nada valemos.

6º - Ao mesmo tempo que avançamos, sentimos que também Cristo assumiu a nossa natureza humana e viveu no tempo como nós. Hoje, Ressuscitado e vivo, Ele é a força de nossa caminhada.

7º - Ao mesmo tempo que caminhamos, rezamos, cantamos, avivamos nossa esperança e fortalecemos nossa fé. O amor com que se caminha, contemplando o mistério da graça de Deus que trabalhou a vida do nosso irmão santo, faz-nos desfrutar desse Mistério e entusiasma-nos.

8º - Avançar em procissão é oração, contemplação e esforço de conversão pela confiança que depositamos na graça de Deus que fez santo nosso irmão que nos acompanha em sua imagem

9º - Acompanhando a imagem transportada que acompanha a multidão, sentimos a ternura e a proximidade de Deus que sempre nos acompanha. E sentimos mais coragem pela intercessão e exemplo de nosso irmão santo.

Por isso, pedimos a todos que queiram participar na procissão da Padroeira que o façam com fé, com respeito e muita dignidade até no vestir. Não avancemos de lado, mas atrás da imagem da Padroeira, cantando e rezando. Não é tempo de brincadeira ou de falatório que nos distrairia e perturbaria quem vai a nosso lado.

Ter fé é iluminar a vida. É ter uma orientação. É ter um sentido no meio de tantas limitações que sentimos. Ter fé é escutar a Palavra de Deus. Não ter fé pode-se comparar à moléstia física de não ouvir nem falar. A pessoa surda-muda vive com muitas dificuldades no seu relacionamento. Ordinariamente quando alguém é surdo também é mudo, porque nunca ouviu falar.

A passagem da incredulidade à fé faz-se quando a pessoa escuta a Palavra, diz sim ao apelo de Deus e se entrega a fazer Sua Vontade. A desobediência ao Deus que fala torna nossos lábios e ouvidos inúteis. A fé é abertura ao Absoluto. Não ter fé é fechar-se, aprisionar-se em si. E, sem Deus, tudo fica oco e sem sentido.

Ter fé é mais do que receber uma tradição familiar, muito mais que ter o hábito de dizer umas orações de vez em quando. Ter fé é mais que ser batizado. A vida de Deus recebida nessa hora pode ficar sempre esquecida, não progredir. Começamos a ter fé quando tivermos um encontro pessoal com Cristo, escutarmos Sua palavra, aceitarmos Sua Vontade e vivermos na alegria de Sua presença hoje em nós. Quem não tem fé vive do seu jeito, puxado por manias adquiridas e hábitos contraídos de facilidade, prazer e vaidade. O ambiente humano conduz-nos à facilidade de vida, ao prazer, ao poder que domina os outros.

E  s  p  a  ç  o   i  n  f  o  r  m  a  t  i  v  o

 1 – Pedimos a todos que compreendam que missas nas capelas dos bairros, de manhã, só missas de sétimo dia. Missas de aniversário só na Matriz e á hora do costume: 17.30H

2-  Estamos já em pleno festejo da Padroeira. Está correndo bem. Diminuiu a zoada e se esquecermos um ou outro distraído que passa com som alto nas vizinhanças, tem-se criado ambiente de respeito. O levante do mastro correu bem e muito participado. A comunidade da Corrente trouxe seu padroeiro, s. Raimundo, que também vai participar na procissão da Padroeira. A praça, logo após a missa e novena, está animada e com boa convivência.

3- As camisetas não deram para quem queria. Mandou-se fazer mais 1000 que chegarão na terça ou quarta feira. As bandeiras da Padroeira também estão à venda para lembrança do  festejo e para a procissão.

4- A construção do centro catequético da Vila de Fátima continua, agora levantando paredes. A irregularidade do terreno obrigou-nos a fazer o salão meio metro abaixo das salas. Esta semana a equipa de trabalho irá fazer a calçada da capela de S. Francisco.

5- O terreno do bairro das 1000 casas está em cartório já para ser escriturado. Fica mesmo no extremo das primeiras casas.

6- Todas as cerimônias da Matriz estão a ser transmitidas para a Praça, para um grande écran, que tem bastantes cadeiras e bancos para todos que não couberem na Igreja poderem participar.

7- No dia 13 vamos ter a presença e atuação de um cantor católico de Codó: Ribamar Costa que chegará com toda a sua equipa.







 




Nenhum comentário: