domingo, 23 de setembro de 2012

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - O QUE OS ÍMPIOS DIZEM- O QUE DEUS DIZ

O que os ímpios dizem......... O que Deus diz

Armemos ciladas .....vamos aprontar ofensas e torturas...” ( Sab. Cap. 2)
 Se olharmos os noticiários e grande quantidade de Mídia diante de nossos olhos nos decepcionam com tantas paisagens de ímpios que todos os dias sequestram a felicidade de nossa emoção. Eles machucam, eles aprontam, eles roubam, eles assaltam, eles estupram, eles seqüestram. No entanto, na análise da psicologia veja o que afirma o psicólogo Augusto Cury: “ Ninguém machuca ninguém se primeiramente não estiver machucado. É a lei da psicologia social tal como a lei da gravidade.” ( A MAIOR EDUCADORA DA HISTÓRIA p.80).  E A. Cury parte dessa lei  psicológica para a lei do perdão, para transformar os outros senão em amigos, pelo menos em seres humanos. “perdoar não é um ato “coitadista”, mas de elevada inteligência” ( id. p 109)

     Por isso ele admira Jesus, que totalmente se doava, mas não esperava o retorno das pessoas no mesmo nível que se doava, o que mantinha a sua emoção no nível da compreensão. “ Ele viveu o nível da compreensão na terra da incompreensão”. ( 105)

     É o que ele chama de pêndulo existencial, que não deixava acelerar nos momentos de euforia, e nem entrar em depressão nos momentos de incompreensão e de perseguição.
   Esse equilíbrio do pêndulo existencial também costuma baixar muito na preocupação pelas riquezas. Quantas pessoas eram umas santas antes de testamentos ou heranças familiares? E na hora da herança o pêndulo sobe a 100º à hora?....” Cobiçais e não conseguis ter.......de onde vêm as guerras e brigas”?  ( Tg. 3,18)
    
     Diante das mais cruéis previsões e situações da vida, Jesus protegia sua emoção, equilibrava o pêndulo existencial  de sua emoção: “ O filho do homem vai ser entregue nas mãos dos homens...eles o matarão...” ( Mc. cap 9). Jesus fez um mapeamento majestoso do funcionamento da mente do ser humano, dos conflitos sociais e das crises existenciais. Por fim defendeu a tese de que valia a pena investir no ser humano, embora ele fosse tão lento em ter paciência e ágil em machucar e culpar e tardio em aliviar ( p. 147)

     O mesmo A. Cury traz também uma bela observação a respeito do controle da emoção de Jesus, que antevendo sua traição e sofrimento, controlava o pêndulo existencial no nível normal. Nós fazemos o “velório antes do tempo”, sofremos por antecipação. Os problemas ainda não aconteceram, e talvez nunca vão acontecer, mas destruímos nossa emoção por vivê-los antes do tempo. O Mestre de Nazaré só sofria quando os acontecimentos batiam-lhe à porta. Somente possuindo uma emoção toda livre como aquela ele poderia, a menos de 24 h de sua tortura na cruz, ter disposição para jantar e cantar com seus discípulos e suplicar a Deus que eles tivessem um prazer completo ( 159).

     Por isso ele podia dizer  “ quem acolher em meu nome uma destas crianças é a mim que acolhe” ( Mc. 9, 17) Para ele somente é grande quem enxerga sua pequenês, somente é saudável quem assume sua doença, ( 163) (  2 Cor. 12, 10)

     Todo mortal corre para a conquista do primeiro lugar. Lugar que deveria ser de Deus. Mas é opinião corrente que Deus o deixou vago por não querer competir conosco. Seremos igreja de Cristo só quando substituirmos a lógica do primeiro lugar pela lógica do último. A lógica do domínio pela lógica do serviço, a lógica da posse pela lógica da partilha. A lógica do egoísmo pela lógica do amor.
GRUPO DO www.emdefesadosdireitoscatólicos 
                  NOTICIAS DA PARÓQUIA
    
   
       1)- P.Neves fez uma viagem para Fortaleza , desde 4ª feira até ontem, sábado, com a finalidade de inauguração de OBRAS DE ARTE de um sócio  do sobrinho Carlos Neves. Voltou feliz para dar-nos noticias do evento e da viagem à capital  do Ceará.

      2)-Surgiram por aí abusos, invenções, e calúnias nalguns FACEBOOK que bem analisados denotam, a meu ver, histeria política e debilidade mental. A seus autores, se forem de menor idade, aconselhamos que voltem para os primeiros anos de escola ; se forem de maio,r recomendamos que vão frequentar  aulas de moral e ética. E se sofrerem de esquizofrenia mental procurem um médico psiquiatra.

        3)- Damos conta do Festejo de Nossa Padroeira, NªSª das Dores, que foi o maior festejo de todos os tempos. Maior participação espiritual de todos os tempos; maior participação numérica; maior respeito de todos os tempos....Espaço interno da igreja Matriz cheio todos os dias da Novena, e espaço da Quadra ao lado.... Agradecemos a tecnologia do Emanuel da ALPHA e do Raimundinho da MOTOPWER, Pastorais,Movimentos,Lanchonete, Liturgia, Acólitos, Secretária paroquial e D.Gnú e suas auxiliares, D.Ivana ( coordenadora da Sacrisitia), Organizadores das Procissões, Barracas,etc.

    4)-Copiamos aqui uma resposta competente do FACEBOOK: “ Só quem não sabe o significado de religião diz um absurdo desse, igreja é sim um lugar para se falar em política e o padre que também é um cidadão tem todo o direito de se manifestar a respeito de qualquer assunto, pois até Jesus Cristo veio ao mundo e apontou o que era certo e o que era errado  e deixou a livre escolha das pessoas. Em relação ao dinheiro que a igreja arrecada é usado com a própria igreja,e para quem duvida é simples, basta visitar os Bairros de Chapadinha que com certeza irão encontrar capelas que foram construídas e/ ou reformadas com esse dinheiro, até porque  o P.Neves vem de família rica de Portugal não necessita do dinheiro da igreja para uso próprio, portanto respeitem esse senhor que com seus cabelos brancos lutou diariamente por nossa igreja”.

       5)- Atenção para datas dos próximos festejos: No dia 21 ( 6ª F.ª) começou o festejo de Santa Teresinha no Bairro Boa Vista, e a 1ª noite ontem,  sábado, 22). O encerramento será no dia 1.º de Outubro, dia da Santa.  Começa no dia 02, com o levante do Mastro a Novena de NJ.ªS.ª Aparecida, no Bairro da Aparecida.    No dia 24 começa com o levante do Mastro o festejo de São Francisco, no Bairro de  da Cruz.   No dia 06 começa como levante do Mastro o festejo de Santa Margarida no Bairro do Novo Castelo.

    6)- Atenção para renovação do pagamento do Jornal “ O DOMINGO” . A renovação neste ano subiu um pouquinho, é com 10.00 ( dez Reais). E assim também o Jornal das Comunidades “ O CULTO DAS COMUNIDADES”    A “  LITURGIA DIÁRIA” SUBIU PARA 45.00 ( QUARENTAE CINCO REAIS).  Faça já seu pagamento, pois a Paróquia já depositou o dinheiro adiantado. Obrigado












  




Nenhum comentário: