segunda-feira, 1 de abril de 2013

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - ANUNCIAR A PRIMAVERA DE UM TEMPO NOVO!




Páscoa é mesmo páscoa! É mudança, vida nova, desinstalação, êxodo, saída, passagem... Páscoa não é paragem, acomodação, rotina de vida velha. Páscoa é verdadeiramente páscoa! É saída da escravidão do mal, procura, no esforço, de uma vida melhor, caminho para o novo, aceitação de hábitos renovados e sadios. Páscoa é ânsia de vida diferente, é dinamismo que gera alegria, realiza sonhos, agarra a novidade boa, tudo projeta para novos horizontes de esperança. Nossa Páscoa é Cristo, é força redentora, é energia salvadora, é convite à comunhão com Ele, é presença do divino que não nos abandona, não falha, não esmaga... mas dá a mão, ajuda, fortalece, acompanha... para que também seja páscoa na vida de todos nós. Cristo é nossa Páscoa; fantástica manifestação de Deus na História e na vida de todos nós. 

No Êxodo, Javé chamou Moisés da sarça ardente. Fogo que ardia e não consumia. Javé desceu, reconheceu a realidade, viu o sofrimento do povo e decidiu libertá-lo. Mas não quer fazer tudo sozinho. Pede ajuda a Moisés que, com dificuldade, aceitou. E Deus faz-se companheiro do povo, força de peregrinação, capacidade de vencer as águas do mar, ultrapassar as dificuldades da travessia do deserto, chegar à terra da promessa... Deus é Alguém que não abandona. Que acompanha. Que dá a mão. Que ajuda a fazer páscoa, passagem para o diferente. Para uma vida nova. E, em Cristo, há uma nova e eterna páscoa. Passagem da morte para a vida, do pecado para a graça, do tempo para a eternidade... Nós acreditamos em Alguém. Não em alguma coisa. Só em Alguém que não falha. Por isso, temos fé. Como a criança tem confiança no colo da mãe!

A igreja é Páscoa de Jesus. Nela, por ordem dEle, somos convidados a fazer caminho pelo mundo: “ide...”(Mat,28, 19). Devemos ser anúncio da Páscoa, mensagem salvadora que percorre o mundo e visita cada coração. Páscoa não é busca de aventura. Não é ação facultativa. É certeza na busca da realização das promessas de Deus. Não podemos ficar indiferentes perante o acontecimento pascal. O túmulo estava vazio. A morte já não morava lá. Jesus é um Deus irrequieto. É vitorioso. O espetáculo degradante da falsa acusação que Lhe fizeram, a prisão a que O submeteram, a condenação e execução a que O sujeitaram, o túmulo em que O enterraram... tudo isso está vencido. Nós que acreditamos sentimos, hoje e por esse mundo afora, a mesma emoção dos que foram ao túmulo vazio. Lembramos a solidão do Mestre, a cobardia de Judas, o escárnio das autoridades, a imbecilidade dos sacerdotes do templo, a fuga dos Apóstolos, a revoltante negação das multidões, o sofrimento da Mãe Maria, a proximidade de João e das mulheres junto da cruz, a delicadeza de José de Arimateia que oferece um túmulo novo, o rolar da pedra sobre a sepultura... Depois a saudade e a rapidez com que correm ao túmulo, o corre-corre de todos no primeiro dia da semana, o entusiasmo com que se comunica a Boa Notícia da Vida, o desfazer caminhos do desânimo e da teimosia, a volta de todos a Jerusalém (lugar do encontro!), a coragem da comunicação do Acontecimento mais fantástico da História em praça pública por Pedro...,  

Os atos litúrgicos têm força pascal. Procedem do visível para o Invisível, do significante para o significado, do símbolo para a eficaz realidade. Os sinais sacramentais são Páscoa de Cristo, doação de Sua graça... Precisamos cantar essa Páscoa cada dia ou, ao menos, cada domingo. Cristão que não participa da liturgia não faz Páscoa. Nem hoje nem aos domingos. E o dia de domingo é a Páscoa semanal. Dia, por excelência para nos abastecer da graça e viver nossa páscoa. Cada domingo, antecipação do dia que não tem anoitecer, dia de festa em que Cristo está presente na Palavra da Escritura e se entrega no Pão consagrado. A Liturgia ou a celebração dominical, sobretudo ao domingo, tem força pascal. Quem não participa, quem fica à distância, desinteressado e apático às maravilhas de Deus, não é verdadeiramente Seu amigo, não deseja ser seu discípulo nem seu missionário.

ACORDAR A IGREJA! DESPERTAR AS COMUNIDADES! URGENTE ANUNCIAR: ELE ESTÁ VIVO!


Ao Apóstolos estavam presos pelo medo. Regressaram à pesca e nada apanharam. Até o mar parecia desanimado! Maria e as santas mulheres sentiam a solidão, porque o túmulo lhes tinha roubado Jesus.  Discípulos, decepcionados, voltavam ao passado, retirando-se para suas terras. As dúvidas e o medo dominavam por todo o lado. A esperança tinha morrido. Jesus estava morto.

Mas eis que surgem anjos, vestidos de alegria, anunciando a vitória: a vida venceu, o amor é mais forte! Belo como o nascer de um novo dia, Jesus ressuscitou! Já não será o sol a iluminar o dia nem a lua a clarear a noite. O Senhor será a luz permanente a bilhar em todo o ser (Is.60,19-20). A História tem novo rumo. O tempo é kairós, está prenhe de graça salvadora. Não podemos ficar prisioneiros do passado. A esperança foi acesa, dissipou-se a noite do medo, desapareceu a solidão no coração, Jesus foi visto na estrada de Jerusalém. Cléofas e o amigo falaram com Ele... Está vivo e caminha conosco!

Hoje é dia de Páscoa! É preciso sair à rua e gritar que Jesus está vivo; reanimar homens e mulheres que deixaram secar a vida por falta de esperança; abrir os túmulos dos que se deixaram enterrar no desinteresse; acordar os adormecidos na fé. Não pode haver mais dias de rotina diante do amor de Deus; façamos desaparecer o temor da falta de fé; urgente acordar a Igreja e as comunidades, despertar para a novidade que é preciso anunciar a todos: Deus não é alguma coisa que se pode arrumar. É Alguém. É chama que arde e sempre arderá, como ardeu diante de Moisés. É eterno fogo de amor, “chama” que ama e que chama. A todos convoca a trabalhar para que mais ninguém viva na escravidão. É preciso anunciar, a todos, os caminhos da Libertação. Os anjos anunciaram e nós o sentimos: nossos desejos se realizaram! Deus revelou para nós Seus mistérios! Os anjos vigiaram o túmulo e testemunham que a vida é mais forte. Deus venceu e vencerá sempre. Podem fechar túmulos, mas a força de Deus os abrirá. Somos feitos para a vida e não para a morte!

É preciso aquecer o coração na escuta da Palavra; vencer o cansaço na comunhão do Pão; dominar o medo com a confiante certeza do Poder divino; fazer a experiência da presença amiga do Ressuscitado; esforçarmo-nos por anunciar a vitória da Vida; descobrir a força do Ressuscitado nos acontecimentos da vida; acolher o Ressuscitado na pessoa dos necessitados que passam à nossa porta.

Saiamos à rua! Que em cada casa haja uma flor à janela, anunciando que começou a Primavera do Tempo Novo! Em cada rosto, um sorriso de alegria! Hoje é dia de Páscoa: a Páscoa do Senhor! E a nossa páscoa também, porque Ele nos fez passar da morte à vida, do medo à esperança, da dúvida à fé.  Não desistamos de anunciar: Ele está vivo! É o Senhor! Ninguém o derrotará! A cruz foi o trono do Seu amor. O túmulo, a rampa de lançamento de Sua nova vida! Não podemos viver à margem do que Deus realizou! Ele é Alguém, uma Pessoa que ama e chama e pede resposta deste Seu relacionamento conosco. Que respondemos? 

O SIMBOLISMO DO PEIXE

Ao longo dos séculos, o peixe tornou-se um símbolo cristão muito usado. Porquê?

1)- O peixe vive e reproduz-se na água e, por isso, assume os valores positivos e negativos da água. Para os povos antigos, o mar e as águas profundas tornaram-se símbolo das forças personificadas da Morte e do Inferno. O peixe que conhece as forças obscuras que se escondem nas profundezas da água é um animal ligado à Criação a quem é atribuído um saber e um conhecimento especiais (Job 12,7-8).

2)- Por estar ligado à água e, portanto, à vida nas religiões antigas, o peixe tornou-se símbolo do Deus Criador e Doador de Vida. Está também muito ligado à fecundidade masculina e feminina. Mitos da Índia colocam o peixe a salvar homens e animais metidos numa arca que bóia à superfície das águas de um dilúvio.

3)- Daí a famoso peixe-baleia que engoliu e salvou Jonas da morte. Como um seio materno, esse peixe guardou Jonas vivo do perigo do mar. (Jonas.2,2-7) Fugindo do sepulcro das águas, Jonas renasce e reconhece a verdadeira ciência e o valor da Palavra de Deus. Obedece e vai a Ninive. Jonas, símbolo de Cristo e dos convertidos.

4)- Tobias, acompanhado de um anjo, vai à procura de esposa. E, ao tomar banho no rio, vê um enorme peixe. Há perigo de vida, mas dentro do peixe há algo de positivo. O fel irá servir para curar da cegueira seu pai Tobite (Jo.6, 9 e 9,6)

5)- Tanto na primeira como na segunda multiplicação que Jesus fez para saciar as multidões, apareceu o peixe (Mat.14,13-21 e 15,32-39).  Depois da Ressurreição, Jesus come peixe com os Apóstolos (Luc.24,41-43). Jesus é o segundo Moisés que sacia o povo não com a carne de codornizes no deserto, mas com o peixe do mar da Galileia.

6)- Os judeus comiam peixe na chamada “ceia pura”, nas sextas feiras à tarde, como alimento fino, especial e messiânico. Este simbolismo, no início do cristianismo, tem o sentido de vida nova e está ligado à Ressurreição.

7)- No Ocidente, as letras da palavra “peixe”em grego(IKTUS) serviam para designar o próprio Jesus. Cada uma das letras de IKTUS (peixe) tornava-se inicial de uma palavra que significava um título de Jesus: Iesous Xristos, Theou Uiós, Soter , isto é: Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador. Por vezes, coloca-se as duas primeiras: I e X sobrepostas nas toalhas do altar, objetos de culto e de arte. S. Agostinho dizia que Jesus, nos abismos de nossa mortalidade, tal como o peixe nas profundezas do mar, permanece vivo. A pintura do peixe servia de sinal secreto de comunicação entre os cristãos nos tempos de perseguição. A pintura do peixe aparece muito nas catacumbas e nos monumentos funerários do início do cristianismo.

8)- Jesus falou, várias vezes, das redes e dos peixes para se referir à realidade do Reino de Deus. Os peixes que enchiam as redes simbolizavam os cristãos que constituíam a Igreja. “Peixes libertados” das águas do mar profundo (Luc.5,1-11). A seleção dos peixes escolhidos e outros deitados fora, também é símbolo do julgamento de Deus. Os Apóstolos são convidados a “pescar homens” (Mat.4,19), isto é, a aumentar o número de discípulos.
Conhecendo a realidade em que viveram e trabalharam os Apóstolos, não admira que Jesus tenha usado muito a simbologia do mar e do peixe. Boa indicação para nós usarmos sinais conhecidos e sabermos inculturar a Mensagem de Jesus no trabalho da evangelização.

E  s  p  a  ç  o   i  n  f  o  r  m  a  t  i  v  o:

Antes do noticiário, queremos parabenizar o Município de Chapadinha pelo seu aniversário. De elogiar o respeito que tiveram nas comemorações e que não perturbaram o ambiente de recolhimento religioso da Semana Santa.

1- Como já vem sendo costume, um grupo de jovens da Paróquia levou a efeito, na tarde de Sexta-Feira santa a encenação da Paixão de Cristo. Nem a chuva afastou a enorme multidão que seguiu atenta e respeitosamente o desenrolar da Paixão de Cristo. Estão de parabéns os nossos jovens por este método de evangelização.  Vimos esse grupo de mais de 100 jovens, durante mais de um mês, comparecer no Centro Paroquial para ensaios. Conhecemos sua dedicação e admiramos seu entusiasmo. Parabéns, jovens! Foi bela a iniciativa, assim como a colaboração das comunidades em preparar os cenários. No percurso da encenação houve cenas muito emocionantes e bem representadas. Lembremos só uma, sem esquecer todas: a de Simão de Cirene obrigado a levar a cruz de Cristo!

2- Queremos também parabenizar a comunidade de S. Camilo pela iniciativa de promover a encenação da Via Sacra no sábado de manhã no bairro. Uma iniciativa que se ouviu em toda a cidade. Na sua simplicidade, foi bela a iniciativa!

3- Alguém nos sugeriu para fazer um pedido à Secretaria de Cultura do Município para que nos ajudasse a renovar roupas e outras iniciativas que gostávamos de fazer. Apesar de esse não ser o nosso costume, pela insistência, foi feito o projeto, mas não teve resposta. Talvez porque não foi para festa dançante! E esta é uma iniciativa pública que mereceria ser apoiada.

4- A construção da Igreja de S. José teve, nestes dias últimos da Semana Santa, um descanso. Dentro, já está praticamente pronta com coro e tudo. Falta a segunda mão da pintura e estamos fazendo o muro do lado. Nesta próxima semana,
 vamos começar a colocar o piso de lajota que já lá está com a respectiva argamassa. Ainda não sabemos o dia da inauguração, mas deve ser no final de Abril ou 1º de Maio.

5- Graças a Deus que foram descobertos os ladrões que rebentaram uma janela da capela de Terras Duras e levaram uma caixa grande de som. A polícia encontrou a caixa e já está em nossa posse. Agradecemos o esforço. Como sempre se pensou, tinha sido o grupo de drogados do bairro que fez o roubo. Nunca pensamos que os grupos de outros bairros viessem ali. E, sobre este assunto, pediríamos que fosse reforçada a pesquisa nestes grupos, porque poderá haver perigo de vida. As populações estão a ficar revoltadas demais com tanto trabalho que têm e depois esses meninos ou senhores tudo levam. Na Tigela já iam matando um ladrão que foi apanhado dentro da capela. Não pensem esses grupos que povo é insensível!

6- Depois das festas da Páscoa, vamos intensificar a preparação para o primeiro retiro das Santas Missões Populares. Já está confirmado o sacerdote que nos vem orientar o retiro e agora precisamos intensificar o trabalha de cada uma das comissões. Toda a vida é Missão. Mas é urgente que nos preparemos espiritualmente para levar a todos uma mensagem cristã mais entusiasta e eficiente. Cristo bate a nossa porta e chama. Precisamos acordar a Paróquia para Cristo.

7- P. António nos telefonou, nestes dias da Semana Santa, para desejar a todos uma Feliz Páscoa. Está bem, vivendo no seminário do Instituto onde também tem uma casa para doentes. A jovem Sofia que aqui trabalhou dois anos com Diana e Jorge é que é a responsável. P. António passou a quaresma confessando durante muito tempo cada dia.

8- A CAMINHADA DA CRUZ DOBOTE FÉ PAROQUIAL” acontecerá logo mais às 18.00, vindo da igreja de CRISTO REDENTOR DO AREAL ATÉ NA IGREJA DA APARECIDA. Participe!!!









Nenhum comentário: