segunda-feira, 29 de abril de 2013

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - HÁ QUEM QUEIRA AJUDAR NOMEANDO AJUDANTES QUE AJUDAM AJUDANTES DE AJUDANTE




       O ser humano está vocacionado para viver em comunidade. Somos seres sociais. As atuais correntes filosóficas definem o ser humano como relação. Não somos seres solitários. Solidários, sim! Ninguém consegue viver isolado, numa ilha distante. O individualista enrosca-se sobre si mesmo, autocondena-se. Tudo nele é egoísmo escravizante e destruidor.
       
      Temos uma existência social. Buscamos, através da convivência, uma imagem social agradável. Somos seres interdependentes. Tudo deve estar em função do “nós” ou de “todos”.  Tudo circula em todos. E Deus, o Todo Poderoso, é mais que a soma de todos os todos. Por isso, todos precisamos muito de estar com Ele e nEle. Nada pode parar em nós. Só no crescimento nos realizamos. É necessário crescer interior e profundamente para sermos mais úteis, mas sempre com a sensação, cada vez maior, que somos insuficientes por nós mesmos.

     Mas, ao analisar certos comportamentos em nosso meio de Chapadinha, notamos que há pessoas que ainda não atingiram o nível, suficientemente social, para abandonar seu grosseiro e mesquinho individualismo. Além disso, demonstram uma tremenda pobreza pessoal que lhes possibilita, sem remorsos nem vergonha, a instrumentalização dos outros, sobretudo dos mais débeis, reduzidos a mera escada para outros subirem. Sem mérito. Apenas por habilidosa esperteza. E aí estão, aos montões, por toda a parte, muitas pessoas a alimentar o pretensioso prestígio de um ou outro atrevido ou atrevida.  Amarrados por um favor, acorrentados por um emprego oferecido... vivem(?) escravizadas ao serviço de um sonho individual mal sonhado, mas, pretensiosa e descaradamente, desejado. 

      Ausentes a consciência da dignidade humana, o respeito pelos outros e o sentido da conveniência. De um lado e de outro. De quem usa abusando e de quem aceita alienando-se. Mas pobre tem mais desculpa. Habituou-se durante tempos a viver como “morador” das fazendas. Agora gosta de ser “morador” da Prefeitura. É sempre a dependência a reinar! Entra governo e sai governo e é sempre a mesma coisa. Perde-se mais tempo e dinheiro a pedir emprego que a trabalhar.

      Mas estas situações atingem também uma gravidade especial pelo gasto indevido do dinheiro público que deve estar ao serviço do bem comum e não da sobranceria de alguém. Nota-se, por toda a parte, um acúmulo excessivo, desonesto, uma sobrecarga de empregados nas instituições municipais que escandaliza e indigna. O hospital está cheio demais, não de doentes, mas dessa doença da pretensão política de alguém que compra votos com empregos. Nas escolas há ajudantes que ajudam ajudante de ajudante. Mas há, sobretudo, quem queira ser ajudado numa futura eleição.  As Promotorias Públicas deviam analisar a folha de pagamento e ver quanto se paga ou ainda não se pagou. Não digam que tudo vai bem, porque esta situação é grave e revolta, ainda mais, numa hora em que o comércio parece paralisado, a seca dificulta a vida dos pobres já tão difícil e o Município tem que avançar, desenvolver não com palavras de promessa, mas com obras. As grandes urgências públicas continuam sem solução à vista, a não ser o Hospital Regional que parece querer avançar. Valha-nos Deus! 

PARA QUANDO...?


Uma vida frívola que só se esforça por engordar sua mediocridade, por satisfazer a sofreguidão do ter, do gozar, do comer ou do beber... é triste! É viver num submundo em que nada corresponde às exigências da felicidade. A pessoa assim arrasta-se sem responsabilidade moral, causa imensos conflitos e gera um terrível vazio em sua existência. Para quem vive desta maneira, a política, procurada sem mérito, não passa de um mero trampolim para subir; o trabalho público, usando o que não é seu, vira, com facilidade, péssima e prejudicial prostituição; a religião, reduzida a ritos ocasionais, sem compromisso com o espiritual e com nossa transformação, é pecado que brada aos céus; a família, sem fidelidade conjugal e responsabilidade educativa, torna-se fonte de fracassos e escola de promiscuidade; a liturgia, aonde se vai só quando calha, por excesso de utilidade social, vira mera busca de graças a troco de cerimônias sem sentido; a igreja é tratada como uma loja de bijuterias espirituais, boas para enfeitar, mas sem utilidade prática para a vida; o outro, uma simples coisa que se pode abater em caso de conflito; a verdade define-se como o resultado de ações espertas que podem esconder bem a falsidade; a eternidade, hipótese inventada de que nunca ninguém cá veio falar (nem Jesus Cristo?!); a Bíblia, livro escrito no passado, bom para guardar em bibliotecas da antiguidade; os padres, olhados com desprezo e como gente incômoda, são facilmente arrumados para o lado com palavrões...

Nada disto deve ser exemplo para humano imitar. Lixo ou grave doença de quem deixou contaminar sua existência pela falta de sentido e sem dignidade de vida. Apenas demonstração plausível para nos convencer da facilidade de enveredar pelo selvagem caminho do orgulho humano. É possível perverter até a religião, esvaziar o sagrado de Deus, reduzir as igrejas a agências de ritos de utilidade social. Para estas pessoas, o cortar a fé da vida pode parecer sacralizar a fé. Mas não. É apenas dessacralizar a vida, reduzi-la a um “nada”, sem esperança nem futuro.

Precisamos parar e refletir. Não “viver ao Deus dará”, nem “Maria vai com as outras”! Viver sem fé é como um dia sem luz. É solidão, desânimo, perdição! A fé é graça divina, mas exige ser acolhida por corações disponíveis. Não podemos deixar entulhar nossos corações de ressentimentos, facilidades e exclusões! Para quando deixar a auto-idolatria que deseja lutar com as armas do poder, do ter e do prazer? Para quando a mania de sermos pequenos deuses? Para quando a convicção que um mundo sem Deus é um mundo despojado de sentido, cheio de problemas que não deixa tempo para as pessoas se interrogarem? A mim, pessoalmente, admira-me, mais do a falta de fé, o “à vontade” com que se exibe a falta de fé. Viver de qualquer maneira é perder tempo. E pode virar hábito nefando. Que Deus nos livre de tal! Deus é Pessoa, não é um objeto, um brinquedo, nem uma coisa qualquer que se possa embrulhar no esquecimento.

LAR SEM COMUNHÃO REDUZ-SE A SIMPLES PENSÃO


A família é, por natureza, oásis de vida, escola de sã convivência, lugar para procurar e dar felicidade. Esmorecidos e mesmo cansados pelas preocupações quotidianas, apetece-nos parar e gozar conforto e repouso. Precisamos refazer forças. O lugar apropriado é o lar. Precisamos viver em família e viver a família. E não trocar esta convivência sadia e agradável pela rua, pelo boteco, pelo grupo dos amigos de lazer. Nossa sociedade, com exigências constantes e movimento contínuo, pede muito de cada um de nós. E, se nos faltar a disposição e o tempo, vamos encontrar alternativas ou tarefas substitutivas. Aonde? - Talvez em lugares de inconveniência que nos lançam cada vez mais na solidão. Somos semelhantes a Deus, porque somos espirituais. Também a família é convidada a crescer a nível espiritual. O gatinhar da criança pequenina não é mal, mas será triste se não passar a outra fase. Cristo só nos deixou um mandamento: o do amor, mas o amor é dinâmico, projeta-se e é transformador. O mal é dependurar tantos bons projetos nas paredes das boas intenções. E por aí ficam até morrermos. Há muitas vidas ao sabor das ondas da ação ou boiando na tranqüilidade do “deixar correr”, ou se afogando no abismo da imbecilidade.

Não temos tempo para apreciar o que temos.
Não temos tempo para conhecer o que somos.
Não temos tempo para saborear o que comemos.
Não temos tempo para analisar as forças que nos movimentam.
Não temos tempo para gostar dos outros.
Não temos tempo para conviver com os familiares sem o incômodo da televisão.
Não temos tempo para nos dedicar aos valores espirituais.

E onde não se alimenta a atração, fomenta-se a fuga.
Vivemos arrastados pelo imediato, por isso, somos tão superficiais.
Vivemos condicionados pelo que nos rodeia, por isso, somos presa fácil de poderosas forças de rapina.
Vivemos limitados pelos ambientes que respiramos, por isso, falta-nos a capacidade de decidir sabiamente.
Vivemos sempre agitados. Não paramos. E assim não há encontro. Não nos encontramos a nós mesmos nem aos outros.

            NOTICIAS DA PARÓQUIA

INAUGURAÇÃO E BENÇÃO DA IGREJA DE S. JOSÉ

DA COMUNIDADE DA BELA VISTA                          

DIA 05 DE MAIO            ÀS 15.30H                            

IGREJA DA COMUNIDADE DE S. JOSÉ DA BELA VISTA. DEDICADA AO ESPIRITO SANTO.

Convidamos toda a Paróquia, comunidades, movimentos e pastorais, para se fazer presente nesta inauguração. da igreja de S. José que será consagrada ao Espírito Santo. Venham ver a obra que é de todos e fruto do compromisso de muitos.

PINTURA DE SÃO JOSÉ PELO PINTOR ÊXODO, DA APARECIDA, NAS LATERAIS DA ACHADA.

2- Esta semana será a preparação para a Primeira Comunhão no bairro da Corrente. No dia 03 de Maio, às 20.00H será a Missa da Comunhão. Dias de preparação: 29 e 30 de Abril. Confissões para os comungantes, dia 1º de Maio, às 09.00H e às 15.00H para os pais e padrinhos.

DESENHO DO DIVINO ESPIRITO SANTO PELO PINTOR ÊXODO, DA APARECIDA
PINTURA DE CRISTO NA GLÓRIA,PELO PINTOR ÊXODO DA APARECIDA, NAS PAREDES LATERAIS DA FACHADA

 3- Estamos chegados ao mês de Maio, Mês da Mãe e mês de Maria, nossa Mãe celeste. Como é tradição, nas comunidades vai haver a peregrinação de imagens com a benção das casas. As ofertas que forem recebidas serão gastas no arranjo das antiga Casa das Irmãs da Caridade ao lado da Praça da igreja Matriz. Está em péssimo estado Quer se alugue ou fique entregue a alguma pastoral, a casa precisa de ser arranjada a pensar numa futura residência episcopal.

4- P. Neves viajará para Portugal em tempo de repouso e para tratar sua saúde. Mas deixará tudo preparado para que o festejo da Padroeira, este ano, seja bem vivido por todos e tenha como tema a dinâmica da Missão. Temos que nos comprometer nas Santas Missões Populares.

5- Vamos fechar o grupo de preparação para o Sacramento da Confirmação ou Crisma que será administrado em princípio de Agosto. Esta semana ainda estão as inscrições abertas. Que todos se lembrem que a recepção deste sacramento é necessária.







INTERIOR DA IGREJA DE SÃO JOSÉ, QUE VAI SER INAUGU-
RADA PRÓXIMO DOMINGO, 05 ( CINCO) DE MAIO 2013, ÀS 15.30..A COMUNIDADE ESTÁ FAZENDO TRÍDUO DE PREPARAÇÃO EM HONRA A SÃO JOSÉ.  VOCÊ É UM CONVIDADO ESPECIAL. SUA PRESENÇA É MUITO IMPORTANTE.NÃO  FALTE. OBRIGADO           



Nenhum comentário: