segunda-feira, 23 de setembro de 2013

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - OBRIGADO! PARABÉNS, COMUNIDADE CATÓLICA!



Não é fácil expressar os sentimentos que nos invadem a todos nós que somos da Paróquia de Nossa Senhora das Dores de Chapadinha, depois do que vivemos no Festejo. Quanto a nós, equipa sacerdotal, estamos satisfeitos. 

A maneira alegre, bem participada, como tudo decorreu, só merece as palavras: OBRIGADO! PARABÉNS, COMUNIDADE CATÓLICA DE CHAPADINHA! Quem mais trabalhou e se comprometeu com o movimento sente-se cansado, mas invadido por imensa alegria. Festejar a Mãe dá sempre felicidade. Mas este ano foi assim uma coisa nunca vista: houve participação, interesse, entusiasmo e muita compreensão. Foi, sem dúvida, o Festejo mais concorrido em número de pessoas em todas as manifestações. Mas o que mais impressionou foi o entusiasmo, a devoção e o clima religioso que se criou. 

As novenas bem participadas. As noitadas culturais bem animadas. A homenagem dos motoqueiros bem organizada e participada. A organização da lanchonete e da arrumação das cadeiras na praça impecáveis! A dedicação das equipes de luz, som e imagem precisão absoluta! 

A colaboração das Empresas que patrocinaram a propaganda, muito generosa. As Autoridades Judiciárias e da Promotoria Pública, além da presença (que nunca se tinha visto!), foram intensamente delicadas. A Autoridade Executiva Municipal e algumas Secretarias estiveram presentes e se interessaram para que tudo corresse bem. O interesse em convidar e organizar a participação das organizações públicas e Autoridades genial! A colaboração do CRESU importante e bela demais. A Polícia Militar, como sempre, foi legal e mostrou toda a solidariedade. 

As Pastorais, Comunidades e Movimentos mostraram muita dedicação e não faltaram aos seus compromissos. Depois foi o interesse no arranjo trabalhoso do bingo, na organização e cobrança das barracas, na venda das camisetas que nunca satisfizeram os pedidos, na limpeza da Matriz e praças, no arranjo bonito dos andores e do interior da Matriz, em arranjar quem se responsabilizasse pelo fogo de artifício no fim da procissão, quem trouxe e fez todas as despesas com a banda Shalow de S. Luis, quem organizou o Brechó, quem emprestou e colaborou com carros de som e trio, quem agüentou todo o trabalho e chatice da lanchonete, da organização da parte cultural, quem cantou e dançou para diversão de todos... Enfim, tudo foi dedicação, solidariedade e muita amizade. Desculpem que não fale de tudo, porque o papel não dá. As missas de domingo estiveram todas bem cheias.

 Parabéns, povo! E belo ainda: apesar de tanta gente de Chapadinha e vinda de fora... não se ouviu falar em assaltos, roubos ou incidentes graves. Isso também admira e é gesto de ternura à Mãe!  Mas também há quem não esteja contente. A esses só digo: não sou pudim para todos gostarem de mim! E o festejo é de caráter religioso e organizado pela Paróquia. Não é feira, nem encontro para promoção de bandalheira! E nem todos são obrigados a ser católicos bem comprometidos com Deus e com a comunidade. E  não foi preciso dizer que somos melhores que os outros ou que só nós temos a Salvação!


   PROCISSÃO VALE, MAS NÃO É TUDO

     Há quem avalie o Festejo pela procissão. E há até quem nunca venha a nenhuma celebração, mas não falte participar na procissão. É uma tradição, um costume que vem dos antigos. Isso é como medir uma refeição pelo aperitivo ou pelo cálice de vinho do Porto no fim do almoço. Dá para ficar satisfeito, mas não alimenta nada. Assim é a procissão. Causa alegria caminhar com uma multidão na mesma direção, na companhia de uma imagem que nos simboliza um irmão santo que nos projeta para um horizonte já atingido por ele e nos incentiva a nós a imitá-lo. Suscita alegria, mas se tudo depois fica na mesma, pouco adianta.

A vida cristã exige mudança, conversão, esforço constante, revisão de mentalidade, opção por valores morais, evangélicos critérios de vida, novo comportamento... Se não nos leva a isso, é como fumaça que se esvai. Sem dúvida que ver Chapadinha aos pés de Maria Santíssima é bonito, louvável, entusiasmante. Mas não podemos ficar por aí. É bom organizar um evento religioso, uma manifestação vistosa, dar expressão grandiosa à religiosidade popular... Mas não podemos ficar só por aí. Temos que penetrar mais profundo, refletir mais seriamente sobre a realidade da vida em Cristo e as verdades da fé.

Deus é essencial. E muitos O julgam inútil, dispensável, alheio aos problemas das pessoas. O indiferentismo é uma doença grave, cancerígena e contagiante. Pais indiferentes geram famílias com membros totalmente indiferentes. Cristo é a evidência histórica desse Amor divino que nos devia atrair. Mas, para isso, precisamos mais contato e interesse com o essencial. Cristo é Pessoa. Não é uma ideologia, uma moral ou uma filosofia de vida. E, sendo Pessoa, pede intimidade, proximidade, muita relação de compromisso. Quem vive esquecendo Deus ou querendo-O domesticar a sua maneira de pensar... engana-se e perde tempo. Perdemo-nos muito em ilusões!

Parece que estou ouvindo esses adormecidos na fé dizer: “afastai-vos! Deixai de me chatear! Não nos reveleis a verdade, dizei-nos coisas agradáveis, fazei procissões que nós vamos! Profetizai ilusões, desviai-vos de nossas veredas, tirai-nos de cima os olhos que denunciam o grito que incomoda!... Mas vamos continuar a incomodar os desinteressados, a acordar os adormecidos na fé, a motivar os enganados com idéias e opções banais e efêmeras. D. António Couto, bispo português que já esteve em Chapadinha, disse a seus fiéis em dia da Padroeira da Diocese: “ típico do show é servir a uma alegria líquida e passageira que tem a duração de um gelado a liquifazer-se nas mãos de uma criança. Essa alegria tênue e líquida tem a duração de um grito histérico”. A verdadeira alegria não se serve em pacotes de show, nem numa lanchonete como quem serve caldo de ovos, mingau de milho, Maria Isabel


Procissão da Padroeira de Chapadinha NªSª das Dores

1-Vamos começar com a escola de música. Nome: Escola de Música Papa Francisco.
Vamos admitir até 60 pessoas. Idade: de 10 a 30 anos.
Vamos funcionar com duas turmas. No CBNET. A Escola terá dois fins: formação musical e formação instrumental. Na formação musical será incluída a educação musical em geral, a formação auditiva e a classe-conjunto. Na formação instrumental vamos precisar de instrumentos musicais para estudar em casa, porque a escola ainda não pode comprar esses instrumentos. A Escola funcionará com duas turmas: Turma 1ª – com pessoas dos 10 aos 16 anos, inclusive. A turma 2ª – com pessoas dos 17 aos 30 anos. Para pessoas com mais idade terá que haver diálogo com o prof. Tiago.
As pessoas matriculadas vão começar por ter formação musical. E isso vai começar na primeira quinzena de Outubro. A formação instrumental exigirá a formação musical e começará, para quem quiser, em Novembro. As inscrições, feitas com a Gnú no Secretariado Paroquial, terminarão em 6 de Outubro. Para a Escola funcionar vamos precisar da colaboração econômica dos alunos que será de R$10;00 mensais. Haverá três horas de aula semanais para a primeira parte de formação musical.
 As aulas ocorrerão no dia de sábado.    Turma 1     ª    - das 8.00H às 11.00H da manhã. Turma 2ª –      das 16.00H às 19.00H.

Também vai funcionar um Grupo de Teatro João Paulo II. Primeiro encontro dos que desejam participar: quarta feira, às 20.00H no CEBNET. O grupo receberá formação teatral com o fim de descobrirem e se prepararem seus dotes teatrais. Mais informações encontram-se no folheto informativo que está na Secretaria Paroquial.

2-A comunidade de S. Teresinha no Bairro da Boa Vista começou ontem, sábado, com o levante do mastro o festejo a sua padroeira. E esta semana começará o festejo de S. Francisco no Bairro da Cruz com o levante do mastro que serviu para o Festejo da Padroeira.


                                                                            




3-Registramos com satisfação o que algumas casas de comércio fizeram (por exemplo: D’CAPRI) fechando durante os últimos dias do Festejo em Homenagem à Padroeira. Mas registramos com tristeza e mágoa o aproveitamento que clubes de festa fizeram (por exemplo: Quadra do FAC), incomodando a população do Centro e usando, para atrair gente, músicas de caráter erótico como foi ouvido pùblicamente pelas 22.00H.
A construção do Centro Social da comunidade da Tigela está a nível do radiê. Na semana passada retiraram-se algumas pedras grandes que estavam no pátio e que deram muito trabalho. Esta semana vai-se começar a colocar entulho para subir o piso das salas e da sacristia que têm grande desnível.

4-Estão participando, em Brejo, de Retiro para as Santas Missões Populares alguns adolescentes com a Francisca Campos. Queremos assim integrar também as crianças no Movimento das Santas Missões. E estamos já preparando o segundo Retiro Paroquial aqui em Chapadinha.

5-Ontem, sábado, aniversariou D. Virgílio que nos visitou em Agosto. Foi-lhe enviada uma mensagem, assim como agradecemos ao P. Luis e aos jovens do grupo Missionário João Paulo II suas mensagens durante o decorrer do Festejo da Padroeira.


6 -Foram adquiridos alguns instrumentos para o festejo e que vão ser usados em outras ocasiões. Por exemplo: máquina de filmar e projetor de vídeo. Estes instrumentos serão usados no serviço exclusivo da Paróquia. Não poderemos andar a emprestá-los para outras atividades, porque são demasiado caros e já temos outros queimados por andarem por aí.  


7- Está a ser evidente a necessidade de comprar um carro para as viagens ao interior. O Jipe Toyota que a Paróquia usa há 27 anos está a dar muito trabalho e numerosos gastos em consertos. E só serve para ser usado por quem tem boa saúde. Pela situação dos caminhos do interior não interessará comprar um carro novo. Poderá ser um carro em segunda mão e em bom estado de conservação,


8 -Vai ser colocada uma cobertura sobre o palco da Praça da Matriz do lado da caixa de água. Bem queríamos que a CAEMA retirasse essa caixa de água que nunca serviu desde que chegaram os Missionários da Boa Nova à Paróquia. Há 35 anos, portanto. Os Diretores da Empresa pediram; através da Promotoria Pública, os documentos para demonstrar se a praça era ou não legalizada como propriedade da Paróquia. Foram exibidos os documentos. Só que a CAEMA ainda não exibiu os documentos de como é legítima proprietária da caixa de água. Logo que se possa, começaremos a colocar um piso novo na Praça

09 -Como está combinado, vai também realizar-se o primeiro encontro das equipas de cantores de todas as comunidades com o Prof. Tiago que ficará Coordenador Responsável Paroquial por esse setor tão importante. Ninguém poderá responsabilizar-se pelo canto em celebrações litúrgicas sem participar destes encontros que vão ser feitos e da formação que vai ser dada.







Nenhum comentário: