segunda-feira, 9 de setembro de 2013

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - A PARÓQUIA DE NªSª DAS DORES ESTÁ NO QUARTO DIA DO FESTEJO À PADROEIRA



DORES DE NOSSAS MÃES FAZEM MEMÓRIA DA MÃE!

   Talvez seja a invocação: “Senhora das Dores” que melhore retrata a jovem de Nazaré que aceitou dizer “sim” ao projeto de Deus e depois foi mãe de Jesus num caldeirão de sofrimento e tensões sociais. Maria foi a mulher que viveu, formou, educou e acompanhou o seu filho Jesus: Homem das Dores. Invocando a grandeza de sua missão, podemos ser inclinados a esquecer a humildade, pobreza, sofrimento e até miséria em que Maria viveu.

 Nazaré era um lugarejo pobre, talvez com 400 habitantes, sem sinagoga, com casebres humildes e de ambiente rural. As escavações recentes demonstram bastantes moinhos de azeite, um poço comum, instrumentos de trabalho e onde vivem pessoas exploradas pelos impostos do império e do templo. Maria cresceu aí, trabalhando, buscando água, todos os dias, no poço comum onde se encontrava com colegas da mesma idade e onde 30% dos recém nascidos morriam antes de atingir 10 anos, 50% antes de atingir os 30 anos, sobretudo devido à fome, péssima alimentação, trabalhos pesados e combates. Dificilmente alguém chegava a atingir 50 anos.


Maria foi a mãe preocupada com seu Filho Jesus que nasceu durante uma viagem, fora de casa. Depois teve que emigrar para o Egito para O salvar de uma morte prematura e cruel, Viu-O sair de casa para uma vida pública agitada, Foi perseguido, mal aceite pelas autoridades, condenado iniquamente e executado num madeiro como qualquer bandido. Maria chega mesmo a ir ter com Jesus para saber o que se passa,
 porque ouve falar que Ele está possuído de demônio (Marc.3;30). Maria vai preocupada com alguns membros do clã patriarcal. Segundo a Bíblia a mulher virtuosa deve dedicar-se completamente à casa e aos membros da família (Pr.31,13-15). Maria, a mãe empobrecida da Galileia. Maria, a mãe preocupada com seu filho. Maria, a mãe do filho massacrado pelo poder imperial. A dor de tantas mães de hoje com filhos mutilados e mortos... faz memória da vida de Maria de Nazaré. A devoção a Maria deve-nos levar a lutar para transformar este mundo de violência e injustiça, a lutar por uma sociedade mais solidária e justa e a amar o Deus que se despojou, tomando a forma de escravo (Fil.2,6-8). 

Maria é a discípula exemplar e a testemunha apostólica que todos nós, cristãos, temos que imitar.


CALUNIAR E PERSEGUIR OUTROS
NÃO É PROCESSO CRISTÃO EVANGELIZADOR!


     Na tradição judaica, o demônio que preside ao inferno chama-se:“Duma”, palavra que significa “silêncio”. Também o nome “Satanás” significa “acusador”. Quem acusa intimida, reduz o acusado ao silêncio, obriga-o a calar. Nestas circunstâncias, o medo apodera-se da pessoa, acelera suas batidas cardíacas, chegando mesmo a provocar pânico. A pessoa, ao deixar estimular, física ou mentalmente, o organismo, fica com o corpo em estado de alerta, começa a produzir mais hormônios do estresse e sente necessidade de enfrentar a luta ou de se preparar para a fuga. Ordinariamente, tenta fugir para não ser atingida pela ameaça e, por isso, fica preocupada sobre a maneira de escapar.

 O medo inibe, oprime, condiciona, enfraquece, compromete as relações sociais e profissionais, causa desconforto e sofrimento psicológico, interferindo e diminuindo as potencialidades humanas. Se a pessoa não vê solução entrega-se, aceitando a ameaça e realizando o que o acusador pretende.


  Jesus vai ao deserto e enfrenta o demônio no seu próprio terreno. Com efeito, o deserto era tido pelos judeus como o lugar do silêncio, de mera passagem, onde se não pode habitar, porque possuído por demônios horríveis e peludos que causam pânico. O deserto é lugar de silêncio, fruto do amedrontamento e da falta de defesas. Sua ação é atribuída ao demônio. Há distinção entre silêncio contemplativo que nos abre os ouvidos e o coração aos apelos da transcendência e o silêncio opressor que nos fecha a boca e nos põe em estado de alerta, nos encolhe e diminui. 

   Jesus vai ao deserto e não se atemoriza. Responde a Satanás. Argumenta e desfaz seus pedidos. E, quando Ressuscitado, recomenda aos Apóstolos, nas suas aparições, que não tenham medo. Essa devia ser a atitude do cristão corajoso. Mas a fraqueza humana cria situações diferentes e ambientes ameaçadores.


  Evangelizar a partir do medo não é cristão. É desumano, porque mata a liberdade, reduz a pessoa a um ser com vontade enfraquecida que gera coação. Quem se sente amedrontado já está meio vencido. Um moribundo, sentindo-se sozinho, sem solução nas suas dores, ao ser ameaçado de se condenar se não mudar para outra religião... fica sem liberdade. Sim, porque, de tanta insistência facciosa, “aceitar Jesus” já traz a obrigação do protestantismo, porque, no seu dizer, só eles é que O aceitam.

    Qual Jesus? – O que eles inventaram. Não o que está nos Evangelhos. E fazer profecias de mau agouro, espalhar maldições, perseguir pessoas com ameaças catastróficas, em qualquer situação que seja, para o nosso povo, é amedrontar. E isso é que muitos pastores fazem para puxar gente para o seu grupo. Apresentam-se com berros irritantes, vociferam maldições, se autodenominam profetas e adivinhos, senhores poderosos, possuidores de salvação exclusiva... e quem não satisfizer suas pretensões... fica amaldiçoado, sujeito ao poder do diabo.


    Agir assim é que é diabólico, anti-humano, desonesto e criminoso. E é o que acontece entre nós até em praça pública! O povo que já tem uma vida tão pesada e ameaçadora de doenças, perigos, falta de emprego, ausência de segurança... o jeito que acha é entregar-se. E depois, no dizer dessas seitas ou igrejas, a Igreja católica só tem pecado, traições, gente condenada! A deles é toda santa, abençoada com total e absoluta perfeição. Esforçam-se por denegrir tudo que não seja a sua crença!  Tudo que não seja aceitar o deus da seita... é desgraça, é mau agouro, porque só lá é que Deus atua. Oh! Coisa do maligno! Oh maldita ação do encardido! Oh! processo enganoso, pagão e criminoso! 


 NOTICIÁRIO DA PARÓQIA:

- Nosso Festejo à Padroeira começou bem. Muita participação e alegria. O levante do mastro foi feito em certo ambiente discreto por causa da sentinela de D. Clara, pessoa bem conhecida de todos e pessoa atuante da comunidade. Mas a Missa de abertura e as Procissões do Encontro, assim como a primeira novena... foi tudo feito com muita fé e solenidade. Queremos deixar aqui, mais uma vez, algumas lembranças:
a)- Depois da novena haverá sempre um alegre convívio com atos culturais na praça.
b)- No dia 14, pelas 16.00H começará uma homenagem à Padroeira feita por motociclistas. Depois haverá prêmios aos participantes e a benção das motos e respectivas chaves.
c)- No dia 11, pelas 5,30H, bem de madrugada, começará, no Mercado, perto da casa da merenda escolar, uma caminhada da paz. Todos que puderem venham de roupa branca. Terminará na matriz com missa, às 6.00H.
d)- No dia 13 haverá também uma caminhada pelos lugares públicos com o convite às autoridades para participar na novena.
e)- No dia 13, à noite, depois da Celebração, haverá grande leilão.
f)- No dia 14, depois da celebração haverá a atuação duma orquestra jovem pertencente ao movimento Shalom de S. Luis.
g)- As camisetas estão a ser vendidas. Quem desejar adquiri-las não se pode esquecer ou adiar para muito mais tarde, porque podem acabar. Mandou-se fazer mais adesivos que chegarão segunda feira.
h)- Haverá também um sorteio de duas motos e um computador depois da procissão no dia 15.
i)- Um menino e uma menina estão a ser candidatos a princesa e príncipe do Festejo.
j)- A lanchonete da Praça da Matriz está em pleno funcionamento.
l)- Durante todos os dias da novena haverá sacerdotes a confessar. No dia 9 teremos a presença do P. Cláudio, sacerdote recentemente ordenado na diocese.    
m)- Desejamos e pedimos insistentemente às autoridades do Município que ajudem a Paróquia a celebrar o Festejo com respeito, dignidade e ordem. Festejo religioso não é feira nem pode ficar a promover ou estimular hábitos contrários à moral cristã. Sabemos que há uma tradição, mas conhecemos também que aumentaram as possibilidades de perturbação, barulho e criminalidade, o que exige mais vigilância na Segurança e firmeza na Ordem. Agradecemos a atenção que têm prestado a esta particularidade.
n)- Foram mandados avisos à Promotoria Pública e às Delegacias da Polícia Civil Regional e Municipal no sentido de não permitirem barulho perturbador durante as últimas noitadas nos clubes nos bairros  do centro da cidade (v.g. na Quadra do FAC). Caso não seja feito como manda a Portaria do Sr. Doutor Juiz, a Paróquia vai perguntar o porquê em tribunal.

- A construção do Centro Catequético e Pastoral da comunidade da Tigela continuou esta semana. Fizeram-se e encheram-se os alicerces. O declive do terreno é tão acentuado que teve que se fazer um degrau para descer da varanda para as salas. Se não fosse feito isso, teríamos que colocar mais de 40 caçambas de entulho. E o acesso está muito mau.

AGRADECE A PARTICIPAÇÃO DE TODOS.






Nenhum comentário: