segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - O PÉSSIMO É PIOR QUE O MAU


O belo é a harmonia das partes. O feio? – O que não agrada, o que mete nojo. Quando, na vida, algo nos mete nojo tentamos evitá-lo. Mas, às vezes, não sabemos como. Em política, o povo anda desiludido, desanimado, sente-se sem solução, não sabe para onde se virar... começa-se a criar nojo, repulsa... E isso é mau. Nunca devia acontecer, porque a procura do bem comum exige seriedade e colaboração de todos. 

Mas há estratégias que metem nojo e não se suportam. Criam revolta e mal estar. E isso pode acontecer com algumas estratégias que nossos políticos inventam. Política não pode ser a estratégia de juntar os “maus” para ficar “péssimos”. 

Talvez com a força e o amedrontamento de todas as maldades juntas o povo se deixe vencer, porque não há outra solução, pensam eles. Para entender esta estratégia pode-nos ajudar um famoso filme, (aliás muito premiado!) intitulado: Shrek 3. (“Churek 3”) Personagens inimigos perseguem-se para conquistar o trono do rei desaparecido. Um foge para aqui, outro para acolá até que um sente que o jeito é aliar-se, chamar todas as forças maléficas para derrotar o opositor. Então puxa para cena bruxas, vilões de fadas malvadas, feitiços macabros, dragões envenenados, pretensões endiabradas, cavaleiros negros, imagens satânicas, casas assombradas, aparições venenosas, árvores más, diabos peludos... e com tantas maldades consegue conquistar o espaço desejado.


O filme é uma péssima lição. Mas parece que a estão colocando em prática. O povo anda pisado, esquecido, abandonado. Políticos vivem como se bem comum fosse utopia de estúpidos. Uns fugiram para a ilha do isolamento, outros refugiaram-se na distância de viagens e no ar condicionado dos gabinetes a ver se conseguem que o povo esqueça tudo que praticaram ou não vejam o nada que estão fazendo.

 Chegando agora a proximidade da campanha eleitoral, puxam pelo entusiasmo arquivado e, levados pelos vendavais da oportunidade, aí estão eles de novo tentando vencer a absoluta rejeição popular, tentando juntar todas as forças indesejadas a ver se são aceites. 

Esquece-se oposições feitas, enterra-se rejeições públicas, arquiva-se queixas graves, afasta-se acusações criminosas de desvios públicos, arruma-se processos de improbidade administrativa, lima-se arestas, alisa-se inimizades... e aí estão todos os males juntos a ver se conseguem ser “péssimos” para atuarem e acharem espaço no palco da política. 

A peça sonhada é do tipo comédia. O povo está a achar graça. Pergunta-se por toda a parte como tudo é possível. Paira no ar a pergunta: a vergonha, o respeito pelo povo, a moral... como ficam? Será que conseguirão arrumar isso tudo para o lado ou são coisas que nunca possuíram? Que maquiagem arranjarão esses senhores e senhoras para aparecer? 

Por enquanto só há uma certeza: esta é uma comédia que, quando chegar ao palco, todos lhe chamarão tragédia.



 DESINTERESSE PELO INTERESSE PÚBLICO!

Acabo de ler um artigo numa folha informativa de Vargem Grande. Acho o conteúdo interessante. É da autoria de D. Antônio Duarte, Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro. Passo a partilhar seu sentido. 

Temos que provocar com urgência uma mudança substancial na forma de analisar os candidatos a cargos governativos.  A experiência mostra que a demagogia e a exposição de fictícios e enganosos planos de governo bastam para seduzir os eleitores. 

Nosso povo vota confiante em palavras que ouve ou que lê. E nisso os políticos são hábeis e muito fecundos. Não costumam ser gagos e gozam de boa imaginação. E, se não têm esses dotes, o grupo que os acompanha ajuda. Nós que vamos votar, precisamos de uma análise séria e ética de três dimensões.


1)- O povo precisa analisar a ética que o candidato mostra no comportamento de sua vida particular. Se a pessoa não é honesta e competente, o voto sairá errado. Essa pessoa tem integridade de caráter? De que maneira ganhou o status social que a leva a propor-se como candidata? A atividade de seus negócios está legalizada? Respeita a família constituída por homem e mulher fundada sobre um casamento sólido e permanente? Como educa seus filhos, se os tem? Se vive de qualquer maneira, só pensando em si e nos seus interesses, não serve.


2)- segunda análise: que ideologia inspira essa pessoa e os do seu grupo? São pessoas isoladas da convivência social, muito convencidas de suas qualidades, que gostam de impor suas ideias e que não deixam aos outros nem o exercício da liberdade de sua consciência? Assumem posições contrárias à verdade, aos valores humanos autênticos que fazem valer através de imposições totalitárias? Se tem empregados, será que eles votam nele? 

3)- Como julga o candidato promover a moralidade pública? Como tem sido seu passado? Costuma ganhar dinheiro mesmo com a imoralidade pública? Reclama leis positivas inspiradas em princípios éticos de valorização pessoal e coletiva ou suas pretensões costumam usar atitudes egoístas e atrevidas que não geram solidariedade? Que formação social tem o candidato? Tem sensibilidade aos problemas sociais e passado de luta ao lado de instituições ou grupos preocupados com a promoção das populações?  

Se até agora viveu fechado no seu mundo individual, usando até, sem escrúpulos, métodos esquisitos de enriquecimento aproveitando, mesmo, a degradação moral das populações... esse candidato não serve! Precisamos de políticas públicas educacionais, econômicas e sociais de saúde e segurança que trabalhem as crianças, os jovens e a população em geral para serem ricos em humanidade e responsabilidade ética.


O nosso povo tem os políticos ou governantes que merece. Durante a campanha eleitoral, explora os candidatos da maneira mais insolente e imoral, pedindo-lhes a satisfação de seus mil interesses. Como quer que depois eles trabalhem pelo bem comum se ficaram endividados e ensinados a satisfazer interesses particulares? 

Quem explora essa chance individual perde a chance de exigir bens públicos. Temos um povo ainda pouco educado para a democracia. LI, há dias, na internet uma frase em que meditei: nosso povo quando vai à rua exigir... parece que tem a força de um leão. Mas quando vai votar, vota com a estupidez dum jumento. Será verdade?




MUITO ESTRUME AQUECE AS RAÍZES E SECA A PLANTA.
POUCO ESTRUME ADUBA O TERRENO E FAZ A PLANTA CRESCER.



Estamos no Advento e temos que refletir sobre as opções que movimentam nossa vida. Céu carregado de nuvens não deixa ver o sol. Roça bem cheia de capim não promete boa colheita. Carro freado não desenvolve a marcha. Cavalo apeado não trota. Navio amarrado no cais não se pode afazer ao largo. Avião com turbinas paradas não consegue subir ao alto. 

Assim a pessoa amarrada às preocupações terrenas, pesada e presa às riquezas... dificilmente está disponível para ser uma pessoa de espiritualidade. Não sente a direção da rota do vento do Espírito. Não sente necessidade de escavar suas possibilidades espirituais. Quem tem carteira cheia, ordinariamente, tem coração vazio. 

Quem se deixa enterrar nos bens terrenos, não consegue ter asas para atingir o ideal de santidade. S. Antônio pregava que muita riqueza é como muito estrume numa planta. Esquenta a raiz da planta e faz com que ela seque. Pouco estrume aduba o terreno e faz a planta crescer.


Seguir Jesus exige disponibilidade para escutar Sua Palavra, para aceitar Seu Projeto e ter jeito ou estilo novo de viver. Ou vivemos em liberdade verdadeira ou somos libertinos. Ou Deus ou o diabo. Ou vivemos em verdade ou em falsidade. 

S. Inácio, no seu livro de exercícios espirituais, fala de duas bandeiras. E temos que escolher seguir uma.“Quão difícil é aos ricos entrar no Reino dos céus” (Mt.19,23-26). “A sedução da riqueza sufoca a Palavra” (Mc.4,19). “Ninguém pode servir a Deus e ao dinheiro” (Lc.16,13) E temos um exemplo concreto: o jovem rico (Mat.19,16-22). O rico rodopia sobre si mesmo. Apoiado nas riquezas que o prendem, não avança, é ganancioso e gira à volta dos seus interesses. Não se entrega ao Caminho. Está preso.


Precisamos desamarrar a vida, não podemos arquivar sonhos bonitos por sermos insensíveis ao Transcendente. Não nos podemos prender à terra, senão perdemos a direção e a dinâmica de peregrinos que somos, rumo à eternidade. Precisamos ser livres, disponíveis e abertos às inspirações do alto. Demasiadas pretensões, inutilizam grandes vocações.


          NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA:

1. A construção do Centro de s. Antônio continua. Estamos já a rebocaras salas, enquanto os carpinteiros se aplicam no telhado.

2.  D. Valdeci veio crismar 100 pessoas , ontem sábado. Parabéns a todos! Foi bonito e correu com ordem, apesar da multidão. Mas esperamos que a confirmação confirme mesmo na fé as pessoas que optam por Cristo.

3.  As comunidades da Tigela e de S. Antônio estão fazendo esforços para terem, quanto antes, o Santíssimo Sacramento nas suas capelas. Revela fé e, por isso, damos parabéns aos que se estão movimentando.

4.  Vemos que a cidade de Chapadinha ganhou alguns sinais de Natal. Muito desejávamos que esses sinais sejam respeitados por todos e não sejam roubados ou danificados, como tem acontecido noutros anos.  

5.  O palco da praça da matriz vai ser coberto com uma estrutura de ferro. Agradecemos a todos que nos estão ajudando.

6.  Já temos o projeto do nosso futuro rincão elaborado por um engenheiro. Vamos começar a pensar na sua execução. Em 2015 vamos ter em Chapadinha a Romaria da Terra a nível estadual. Virá muita gente de fora e nós queremos participar em cheio. Que bom seria podermos fazer o encerramento nesse local do Rincão.

7.  Agradecemos a todos que nos têm ajudado com comida para distribuir aos mais necessitados. P. Casimiro, inclusivamente, tem levado alguma coisa para o interior.

8.  No dia 1 de janeiro haverá um Grandioso Concerto de Natal, às 20h na Igreja Matriz. Nesta 1.ª noite do ano não haverá a habitual celebração da Eucaristia. Este momento cultural e musical contará com a participação de diversos grupos: Coral Paroquial (Coro e Banda), o Grupo de Teatro João Paulo II, o Grupo de Dança “Tempo de Graça”, com os alunos da Escola de Música Papa Francisco e com algumas crianças e jovens da catequese. Desejamos uma grande adesão, tento em conta que será um acontecimento único em nossa cidade.

9.  Irá acontecer a “Semana Solidária”, entre 17 e 20 de dezembro. É um conjunto de atividades voltadas para os jovens, entre os 16 e 30 anos de idade. Consiste num Retiro de Advento, com o objetivo de sensibilizar para o 
verdadeiro significado do Natal. Serão quatro dias 
intensos com espaço para aprendizagem, partilha e 
reflexão, visionamento de filmes, visitas a instituições e 
famílias, oração e adoração, entre outras surpresas… 

Será necessária a inscrição até dia 15/12, no 
secretariado 
da Matriz, onde estarão mais informações.





Nenhum comentário: