segunda-feira, 28 de julho de 2014

exigimos apuramento e punição exemplar dos fatos

                                                 


A notícia anda aí na rua. Na boca de toda a gente. É uma vergonha que irrita até os mais tolerantes! Mas é intrigante: ninguém fica admirado, porque é coisa que todos sabem que existe. “Isso já se sabia!”, diz-se.  

Alguém, altamente situado na economia local, me dizia esta semana (e frisava: “com certeza!"): “todas as Prefeitura têm essas “empresas-laranja” e “pessoas-alaranjadas!   

Maldito costume, satânico hábito, podre e estúpido atrevimento, diabólica sujeição à roubalheira! É caso para lembrar os dizeres daquela camiseta: “Não roube! Políticos não querem concorrência”. 

Mas, a quem olha só por cima, parece tudo certo, rodeado de belas palavras, de sorrisos maquiavélicos, de porte solene e engraçado, da pouca vergonha que os obriga a dizer que tudo é mentira. 

Porém depois bons carros, maravilhosos passeios, compra de fazendas e prédios de luxo... levam a desconfiar de algo que não está correto. Se provocadas sobre a realidade, essas atrevidas e destemidas pessoas logo ameaçam de tribunal (talvez porque sabem que dinheiro compra tudo!). Lá virá o dia que um pequeno descuido leva a descobrir um pouco do véu e... toda a realidade, pútrida e revoltante, aparece. 

Quando chega a Polícia Federal ou a “equipe do Fantástico” não gostam de dar a cara. Escondem-se, fogem pelo mundo fora... Evitam fazer aquelas declarações elogiosas do seu trabalho como é costume e... nada de “mirabolancias” nem maravilhas inventadas...

 Manda-se policiais-laranjas apanhar os aparelhos de gravação (a existência desses policiais também é uma triste vergonha!) para que tudo continue fácil de usar a seu interesse e impune perante a lei. E fogem a toda a pressa, pensando que o tempo e as influências tudo resolverão! 

Nos dias seguintes, só fica difícil arranjar invenções para justificar ausências. É que a Globo não é um “blogueiro” qualquer que até pode estar a serviço da corrupção. Puxa que é demais! 

O que nos indigna é saber que se metem jovens e pessoas a serviço de todo este péssimo esquema de desvio de verbas com associações adulteradas e empresas fantasmas. 

Há Municípios que viraram laranjais e onde se poderia construir uma usina de suco de “laranja” se elas não estivessem já tão espremidas que nem suco têm! 

Calculem quanto ganha quem escreve e defende a mentira, olhem quantas empresas de terraplanagem e limpeza, admirem para que servem cargos públicos e pessoas investidas em autoridade que não descobrem nada e fazem de conta que tudo corre bem, olhem quantos milhões andam por aí a favor de quem não trabalha e só pretende ser candidato, de preferência em Chapadinha, que é Município maior! 

Dizem que o pássaro caboré olha para a frente e para trás antes de cantar. Mas o nosso povo embarca só no que ouve. 

E há espertalhões que se aproveitam desta ignorância! Exigimos que os fatos que vieram a público em Anapurús, Mata Roma e (ainda pouco falado!) em Urbano Santos sejam apurados e punidos exemplarmente. Caso contrário, só Deus nos pode valer! 

Mas, cuidado, com tanta coisa, vai perdendo a paciência. E, se algo desagradável acontecer por causa destas denúncias, todos saberão donde veio! Basta de atrevimento sem vergonha e de tanta impunidade! E quem tem autoridade local para promover a Justiça Pública que saia do seu refrigerado gabinete e trabalhe na limpeza de tanta nojenta porcaria (desculpem o termo!).


Explicação das partes da missa ( cont).

8)- "Amem" e o “Senhor esteja convosco”
Na nossa Liturgia, os fiéis têm a possibilidade de intervir para confirmar, retificar e acentuar o que o Presidente da Assembleia reza e diz. Cristo, no dizer de S. Paulo é o “amem” a Deus (Heb.10, 7.9.10), porque foi obediente em tudo à Vontade divina. Assim, quando a Assembleia responde “amem” quer dizer que está de acordo, também tem os mesmos sentimentos que deseja cheguem ao céu. S. Agostinha fala que no tempo dele, as assembleias litúrgicas pronunciavam o “amem” com tanto entusiasmo e alegria que até parecia cair o telhado dos templos. Que diferença, se compararmos com a apatia, distração e certo desinteresse com que respondem nossas assembleias.
Antes dos momentos mais importantes da Missa, o Presidente como que deseja chamar mais a atenção dos fiéis e diz: “o Senhor esteja convosco!” E a Assembleia responde que, na verdade, o Senhor está presente, ali no meio dela. É uma constatação de fé na presença de Deus que não deve ser dita distraidamente. Deus que vai falar, abençoar e atuar, pelo Seu Espírito Santo, para transformar o pão e o vinho no Corpo e Sangue de Cristo, está ali. Por isso, a Assembleia aceita a afirmação do Presidente, confirma-a e se une a ele, comungando nos mesmos sentimentos. Isso lembra também que a Assembleia provoca a presença de Deus: “onde dois ou três se reunirem em meu nome, Eu estarei no meio deles!” (Mt. 18,20)

9) - Liturgia da Palavra
Depois do perdão e da oração de intercessão, começamos a escutar a História da Amizade de Deus para com a humanidade. Escutar é mais que ouvir, mais que deixar  palavras chegarem aos ouvidos. Escutar é prestar atenção, abrir o coração à Palavra que continua a ter poder de produzir o bem em nós, como fez noutros tempos a outras pessoas. Deus é o mesmo ontem e hoje. Temos que praticar a hospitalidade à Sua presença. A História que Ele fez, noutras pessoas e acontecimentos que realizou e que nos são relatados na Bíblia são apenas um exemplo claro do que Ele deseja produzir hoje em nós. A Liturgia da missa “não continua” a ação de Deus. É essa “mesma ação de Deus”, atualizada hoje, que nos aparece envolta em sinais, em gestos e palavras humanas. Para escutar a Palavra, podemos estar sentados, numa atitude de disponibilidade e receptividade ao ensino divino. Como numa escola, estamos ali para aprender, para sermos discípulos da Vontade divina. Para isso, quem lê deve assumir a responsabilidade de ser bom transmissor da mensagem divina, de modo que todos apanhem o sentido do que Deus nos quer dizer. Muito importante dar hospitalidade a Deus, apesar de nossa vida estar a ser tão corrida e dispersa. Os leitores devem estudar as leituras antes e proclamá-las com solenidade, em voz alta e bem clara. As leituras não são simplesmente lidas. São “proclamadas” com solenidade e nobreza. Como quem anuncia uma notícia importantíssima que interessa a todos que estão ali e que lhes deve arrancar um “graças a Deus” muito sentido..


               NOTICIAS DA PARÓQUIA

1 -Já estão conosco P. Luís e cinco jovens do Grupo Missionário João Paulo II de Coimbra, Portugal. No domingo passado, em cerimónia numa paróquia da cidade, D. Virgílio, por nós conhecido, enviou estes jovens para serem presença de Cristo nas terras onde iam trabalhar. Queremos agradecer a Deus esta presença e desejar que todos se sintam em casa. Num tempo em que vivemos em Santas Missões Populares vai fazer-nos bem este exemplo de trabalho missionário. Estes jovens deixam suas férias, suas famílias, lá longe, para vir até nós num gesto de trabalho eclesial. Chapadinha lhes agradece, P. Luís e Jovens Missionários. Irão trabalhar na Boavista e noutros bairros reforçando a dedicação de outros grupos.

2- Neste domingo o Grupo de Acólitos da Paróquia está celebrando 20 anos de existência. Foi um sonho sonhado no alto dos céus, no avião que trazia PP. Neves e Kakinda de Lisboa para Fortaleza. P. Kakinda aceitou o desafio e aí está o resultado. Parabéns a todos esses jovens que se ofereceram e se oferecem,  generosamente, para ajudar ao altar e viver mais a sério sua vocação cristã.

3- A construção da comunidade de  S. Expedito continua, agora em ritmo mais acelerado. O Centro está pronto, telhado e fechado. Tem duas salas e dois banheiros além de uma pequena arrecadação. O reboco será tarefa posterior. Estamos trabalhando no acabamento dos alicerces da capela e, esta semana, vão começar as paredes a subir.

4 -Na semana anterior foram visitadas as comunidades do interior: Arrodeio, Cercadinho, Laranjeiras, Vila Januário, Santana, Paiol, Mangueira e S. José dos Dário.

5- No final da próxima semana vai-se realizar na Paróquia uma reunião diocesana da Pastoral da Educação.
6- Ontem sábado, na reunião mensal da Pastoral da Família, P. Luís falou sobre o tema da Semana da Família: “espiritualidade cristã na família, um casamento que dá certo”. Seja também lembrado que o retiro desta Pastoral feito no fim de semana último contou com a presença de muitos casais e foi bem participado.

7- Nos dias 6 a 10 de Agosto próximo, estará na Paróquia de Chapadinha, em visita canónica, D. José Valdeci, bispo diocesano. Esta visita é obrigatória pelo Código de Direito Canónico e tem como objetivo dar conhecimento do estado da paróquia ao bispo diocesano. Quem desejar, poderá falar com ele e, além de ver os livros de assentamento dos sacramentos e das contas, deve ter encontro com todas as pastorais e comunidades. Também com as comunidades dos sacerdotes e das religiosas e Missionárias. Passará um dia nas comunidades do interior onde administrará o Santo Crisma. 
E não esqueça: BOTE FÉ NO DIA 23 DE AGOSTO.

8- A novena e Festejo de Santana correram bem e sempre muito participados. Tentaremos, logo que seja possível, cercar o terreno da capela e dar-lhe mais segurança. Já foi roubada várias vezes e, mais não é, porque é pobre e nada tem que interesse aos ladrões.


                                         23 de Agosto
      BOTE FÉ
                               TESTEMUNHE FÉ
                 





Nenhum comentário: