quarta-feira, 22 de outubro de 2014

vergonhosa empresa da oficial roubalheira




O que vou dizer não é meu. Não foi pesquisado por mim. É de quem está dentro do assunto! 

Acabo de ler um livro que todos os brasileiros deviam ler. É pequeno. Apenas 117 páginas em tipo de letra grande e feito por pessoa que tem autoridade e conhecimento para o fazer. Refiro-me ao livro: “O NOBRE DEPUTADO" 

Relato chocante e verdadeiro de como nasce, cresce e se perpetua um corrupto na política brasileira”. O autor é o juiz do Tribunal Eleitoral do Maranhão: Marlon Reis. Este senhor já esteve na nossa Paróquia a quando do “movimento pró ficha limpa” de que foi um, senão o maior e mais entusiasta mobilizador. 

O livro lê-se de um folgo. Apenas nos certifica do que a gente já desconfia: há ladrões que têm a chave do galinheiro e vivem de roubar o que é nosso. Para alguém ser político são precisas três coisas: dinheiro, poder e vaidade. Entre nós é certo: dinheiro dá poder e quem tem poder arranja mais dinheiro. 

Não há eleição. Há compra de votos. Qual a razão de tanto entusiasmo, esforço e sacrifício para pessoas (todas bem situadas social e economicamente!) se elegerem como políticos? Se apenas ganhassem o salário mínimo não se entusiasmariam tanto! Mas o salário dos políticos (que já é altíssimo, injustificável!) é o mínimo. 

Há manobras corruptas, por detrás, que são bem piores. Olhem o que os Governos pagam para terem uma base de apoio! Mas o livro fala ainda do assalto ao orçamento que é feito debaixo de influências de ilícita participação. 

Em Chapadinha, viu-se como é bem alargado o orçamento preventivo! Mas, depois, vêm os “convênios inconvenientes”, o que nós vulgarmente chamamos “projetos”. São verbas disponíveis do Estado ou da União de que os políticos podem dispor para satisfazer pedidos de Prefeitos e Entidades. 

Desses ficam sempre 20% ou 30% para o político. E os Prefeitos em causa também guardarão algum para si. Há “empresas laranjas” e muita falcatrua na qualidade dos materiais usados. Fazem-se, com esses dinheiros, alguns melhoramentos e assim se cala a boca da população. E se pode guardar o restante do Fundo de Participação, depois de pagar vencimentos e despesas. Que não é pouco! 

Depois dos convênios vêm as “licitações viciadas” em que há excessos de faturamento, preferência dada aos amigos (antecipação de futuras negociatas!), “faturas e recibos fictícios” passados por “empresas laranjas” ou até inexistentes. 

Todos estes desvios são guardados no “caixa dois” ou no “caixa três” para a próxima campanha eleitoral. Nomeações oficiais de amigos, assessores e suas famílias... tudo engorda o número de apoiantes. Se não chegar, recorrem aos agiotas. Não interessa o preço. Tudo é pago com dinheiro público! 

E os milhões ou bilhões que os Governos têm para satisfazer pedidos dos deputados e assim conquistar votos de aprovação de contas ou apoio a projetos? São mais bilhões que milhões! E tudo isto feito sem escrúpulos nem vergonha. Sem moral! Coisa normal que todos fazem! 

Os que são apanhados em alguma irregularidade e viram “ficha suja” ainda têm a possibilidade de negociar o seu número de abestados apoiantes que votarão em quem o “chefe da quadrilha” mandar e que cada voto lhe rendeu, mais ou menos, 100 ou 200 reais. Donde vem todo esse dinheiro?- Do trabalho e esforço dos nobres candidatos? – Não! Dos cofres públicos, do dinheiro do povo que devia ser aplicado para desenvolvimento social. 

Roubalheira do diabo! Ladrões oficiais oficializados pelo povo que os nomeia para seus representantes. A culpa não é só dos políticos. É, sobretudo, do povo que não sabe o que é política e vira gente irresponsável e sem vergonha! Depois não tem de que se queixar! E padre não se pode meter em assunto de política ou denúncia. Isso é conosco! Viva a corrupção e a roubalheira! Enterre-se o sétimo mandamento que proíbe roubar!

              UM SONHO BONITO

Deus teve um sonho bonito. Sonhou e fez o ser humano à sua imagem e semelhança (Gen.1,27). “No princípio era o Verbo”(Jo,1,1). 

Quer dizer: na origem de todas as coisas está Deus. Também na origem de nós mesmos, de nossos desejos e da saudade que sentimos. Sim, ao ver uma criança, ao admirar uma obra de arte bela, ao nos extasiar com uma paisagem deslumbrante... sentimo-nos confortados, satisfeitos e, algum modo, puxados a realizar uma profunda saudade que carregamos: do sonho e da ação que Deus teve ao nos criar. “No princípio era o Verbo”(Jo.1,1), sim, era a Beleza, a Alegria, a Felicidade...e Deus  vinha conviver com o ser humano na brisa da tarde (Gen, 3,8). 

Sonho bem sonhado e realizado com amor. “E Deus viu que tudo era bom (Gen.1,18). Mas o ser humano, abusando da liberdade que Deus lhe tinha dado, deixou-se arrastar por outro sonho: ser como Deus. E desgraçou sua felicidade. Estragou o sonho de Deus. Caiu no pecado. Deixou-se enterrar na lama do sofrimento. Deus, porém, não desanimou. 

Refez seu projeto. Veio em socorro do ser humano. Não o abandonou. Caprichou até  num maravilhoso plano para levantar o ser humano da queda. Inventou a História da Salvação em que enviou Patriarcas, Profetas, Reis para guiar Seu Povo e, por fim, veio Jesus de Nazaré (Mat. 2,1). Outro sonho belo que Deus realizou e continua realizando. Seu Espírito atua no íntimo de cada ser humano. 

E essa é a razão pela qual cada um de nós transporta algo de profundo, um íntimo desejo de ser feliz, um sentir-se bem e a admirar onde essa beleza se mostra com mais evidência. Trazemos saudade do primeiro sonho de Deus. Somos seres de saudade. E isso nos estimula a procurar um sentido de vida na linha da felicidade e da alegria. Muitas vezes, distraídos com a sedução das coisas materiais, distraímo-nos e arquivamos essa saudade. Ficamos perdidos e sentimo-nos recompensados nas alegrias esporádicas, nos prazeres passageiros. Uma pura ilusão! 

E Deus, mais uma vez, vem em nosso socorro. Envia-nos os santos que nos acordam e fazem-nos sentir essa saudade. Daí a importância dos santos que levaram a vida mais a sério, sentiram e se deixaram arrastar pelo ímpeto dessa saudade que carregamos. Os santos funcionam como despertadores. São conselheiros, bons amigos e irmãos que nos chamam à realidade. Celebrar o Padroeiro não é só questão de festejo, de novena ou procissão. É aceitar a interpelação do santo que é exemplo e tem força de intercessão. 

Os santos viveram uma comunhão trinitária mais profunda, dão visibilidade ao sagrado, são voz de Deus que nos chama. Os santos são Deus que se aproxima de nós, do nosso tempo e nos convida à santidade. Eu senti isso muito forte ontem quando Paulo VI que eu vi, cumprimentei em Fátima, escreveu o mais belo documento pontifício que conheço: “anunciar o Evangelho” 

Ontem foi colocado como Beato, digno de imitação. Graças a Deus e valha-nos a intercessão do Beato Paulo VI!

APÓSTOLOS,SIM! APÓSTATAS, NÃO!  ENVIADOS, SIM! RENEGADOS, NÃO!
MISSIONÁRIOS, SIM! ACOMODADOS,NÃO!
O misericordioso desígnio de a todos salvar foi comunicado em atitudes e gestos por Jesus para ser revelado. Foi por Ele falado, em palavras humanas, para ser escutado. Foi depois escrito para não ser esquecido. É proclamado pelos tempos fora, porque tem o dever e o poder de a todos libertar. 
Hoje e sempre é Palavra de Deus. Não é líquido para ser engarrafado nem elemento químico para ser enlatado. É força de vida para ser comunicada. O Evangelho não se pode guardar em lata de conserva. Nem é só livro para ser colocado em biblioteca. Nem só antiguidade célebre para ser guardado em museu. Evangelho é Vida, vida plena para todos, vida que corre, que se comunica, se espalha... é novidade que tem que se comunicar, é alegria para a todos contagiar.
Evangelho é Boa Nova, notícia que não se pode guardar escondida. Escuta-se no silêncio, saboreia-se na reflexão, aprende-se na obediência e vive-se na humildade. Mas o Evangelho é sabedoria divina que deve ser ensinada e transmitida por toda a terra. Não pode ser privatizada, porque é necessária para a libertação universal. 
Foi essa a ordem deixada no testamento de Jesus, nas últimas palavras ditas por Ele: “ide por todo o mundo... anunciai a todos... fazei discípulos e batizai os que crerem” (Mat,28,19). É mandato, constante dever, obrigação que tem que se realizar, ordem que deve ser cumprida. É vontade divina que não pode ser arquivada. É vida que não se pode abortar. É ordem necessária que não pode ser esquecida. É lei para ser conhecida por todos, sem cortes nem partidarismos. Cristo, antes de subir ao céu, vasou a Missão que o Pai lhe deu para a visibilidade da comunidade apostólica. A Missão é divina, é própria dEle. Ele apenas pede um trabalho colaborador para sempre poder salvar.
A Missão não é da Igreja. Da Igreja, apenas o dever de a anunciar, de a fazer chegar a todos. É dever da igreja e, portanto de cada batizado. De cada um de nós. E quem não cumprir esse dever não é cristão.
Quem ama contagia. Quem experimenta o Amor tende a comunicá-lo. Quem acha essa riqueza não tem como a esconder. Todos os cristãos devem ser missionários. Uns dão toda a vida a esse mandato, tornam-se sentinelas da Missão, vigias do Mandato universal, despertadores para acordar, para essa ordem, todos os outros irmãos. Mas todos têm que ser missionários. Não depósitos, mas torneiras. Não cisternas, mas canos de comunicação. Não reservatórios para guardar, mas fontes para abastecer.
Ficar desinteressado ao mandato universal de Jesus é não O amar. Quem não é missionário não é cristão.

           
          NOTICIÁRIO PAROQUIAL

1)-Domingo passado, pelas 16,30h foi inaugurada a nova capela de S. Expedito Rua do Sol. É a mais recente construção da paróquia para servir as comunidades da cidade. É 25ª capela que os Missionários da boa Nova entregam à paróquia de Chapadinha, só na cidade. No interior são muitas mais! A comunidade de S.Expedito começou em 2011 durante a celebração do aniversário de um católico. O ambiente ficou tão agradável, depois de uns momentos de oração, que alguém sugeriu que se continuasse a fazer reuniões dessas para haver uma convivência sadia entre as famílias que quisessem. E assim começou a acontecer. Da residência desse senhor passou o grupo, já acrescido, para um espaço emprestado e depois para um barracão que a comunidade construiu provisoriamente. Passados três anos, vê agora a comunidade seu sonho, de ter uma capela própria, realizado. A paróquia comprou a habitação duma senhora idosa colocada á venda. O espaço foi todo cercado, residência e quintal, feito um pequeno centro catequético com duas salas e banheiros e agora construída a capela. Todo o dinheiro gasto na compra e nas construções atinge a soma de R$180.000,00. Está tudo pago. E domingo a Paróquia entregará à comunidade o edifício que servirá para reuniões de oração e formação, catequese, e celebrações litúrgicas. Convidamos os amigos para se fazerem presentes.

2- As novenas de Nª Sª Aparecida e de s.Margarida no bairro de Novo Castelo correram muito bem. Muito participadas, grande entusiasmo e boa convivência. Impressionante como as famílias
depois da celebração, se reúnem a petiscar alguma coisa da lanchonete e a conviver na amizade. Parabéns!

3)-Já começou o aumento da capela de S. Teresinha do Menino Jesus, no bairro da Boavista. Ficará com mais sete metros de comprimento, levará um piso novo, os “congongós” das janelas serão substituídos por janelas de madeira e terá uma nova sacristia de lado.

4)-O terreno da Aparecida aonde vai ser construído o Rincão será, brevemente, limpo por uma máquina pesada e colocados os portões para proibir que pessoas continuem a usar o local para jogar. Antes de começar a construção vai ser feita um pequeno abrigo com banheiro para servir os trabalhadores, guardar materiais de construção e haver uma sombra para comer.

5)-O Toyota da Paróquia teve que levar uma fiação elétrica toda nova, porque o carro pegou fogo no Bairro do Novo Castelo. Precisamos pensar em comprar também um novo carro para as visitas ao interior.

6)-Em Duque Bacelar já se está realizando a grande Semana Missionária das Santas Missões Populares. Alguns missionários de nossa Paróquia foram para lá trabalhar toda esta semana.

7)-No dia 26 deste mês ( dia do segundo turno das eleições!), D. Valdeci virá crismar um grupo que se está a preparar. A celebração será feita às 20.00H na Igreja do Divino Pai Eterno da Corrente. No dia 25 haverá confissões na Matriz para todo o grupo e padrinhos que o desejarem.
( Veja fotos da inauguração da nova igreja de S.Expedito no Bairro do Sol, no dia 19 destemês de Outubro):






























Nenhum comentário: