segunda-feira, 6 de outubro de 2014

poder sem pudor, não,nunca jamais, xô satanás



Gosto de provérbios. São como pílulas pequeninas, mas carregadas de elementos químicos. Os provérbios são frases pequenas, mas cheias de sabedoria e experiência. São resultado da observação quotidiana. E há um provérbio que diz: “triste da cebola se não fosse o estrume! Tristes dos sabidos se não fossem os abestados”. 

E poderia aplicar esta sabedoria a outra circunstância: ”tristes dos políticos se não fossem os necessitados ou os oportunistas!”. E enquanto o povo gostar de brincar com a política do jeito que brinca, os políticos brincarão com o povo do jeito que quiserem. O povo vende sua dignidade e político gosta, porque tem por onde depois ir buscar o que dá.

Acabou a campanha eleitoral. Mil graças a Deus! Não sei como conseguimos aguentar tanta agressiva barbaridade! Impossível não haver quem enxergue e dê um “basta” a tanta imbecilidade. O que se vê por aí chega mesmo a indignar, a revoltar. Uma zoada infernal, foguetes a estoirar, músicas a atordoar, carreatas a entupir o trânsito,  comícios a incomodar, programas a serem substituídos pelo ataque ao adversário. E, tudo isto, dias seguidos e a todas as horas. E muita propaganda fixa em terreno público! Será que os senhores Promotores Públicos não notaram isso? 

Abuso e arbitrariedades aos montes! Perto da Matriz, nas novenas dos bairros com os templos cheios, no decorrer das missas... ninguém obedece. Fazem o que querem e ninguém lhes pode dizer nada. E tudo isso aconteceu centenas de vezes e quase sempre pelos mesmos carros de som. Se não respeitam agora, como querem convencer-nos que respeitarão depois?

E donde vem tanto dinheiro para gasolina, cartazes, posters, papéis, adesivos, foguetes, carros de som, comida, bandeiras, cavaletes com foto, gente a trabalhar, a acenar com bandeiras, aluguel de palcos e comitês...? Num país em que há tanta necessidade de melhorar a saúde, a educação, as estradas, a segurança, tanta desigualdade social, tanta impunidade e corrupção... não sei como não se compreende os efeitos desta exibição exagerada e provocadora de gastos desnecessários que revolta perigosamente os mais marginalizados!

E aí estão os casos de S. Catarina e de S. Luís a demonstrar tudo isto! Daqui se vê: urgente a reforma política que, se a sociedade civil não intervier, os interessados nunca a farão; a agressividade do primado absoluto da política, dos maiores privilégios, dos mais exagerados  ganhos, do desvio de verbas públicas incentivado pela cultura da impunidade, da roubalheira por autênticas quadrilhas de grupos municipais, estaduais e federais que, descobertos pela fiscalização da Polícia Federal, nunca serão punidos... 

E os candidatos que vamos hoje eleger têm imensos projetos em trânsito nas Assembleias que colocam em perigo o valor da vida, da família, da Constituição e da democracia no país! E tudo isto até quando? Mas talvez ainda vão acontecer alguns embargos a eleitos que estão a concorrer com “liminares judiciais”! E ai de nós se isso não acontece! Moral e ética não é o que esses senhores querem, mas o que está na lei e proíbe a arbitrariedade.

VIVER SEM DEUS É ANTECIPAÇÃO NEGRA DA NEGRA SEPULTURA.
SÓ DEUS É DEUS!

Há uma minoria de 1,5% da humanidade, atrevida, rica e intelectual, a cozinhar e “recozinhar” argumentos para provar que Deus é uma ilusão. Há quem despreze os sentidos e invente pretenso direito ao absurdo, dizendo que acreditar em Deus é limitar a liberdade humana. Há quem queira engavetar a religião para fazer da ilusão a sua vitoriosa substituição. Há quem pretenda proclamar a morte de Deus para afirmar que agora é a vez do homem. Puro erro! Absoluta asneira! 

A dimensão transcendente pertence à natureza humana. O puramente imanente (o que se vê!) depressa desaparece. Diabólica pretensão, tão antiga como o homem. Já as primeiras páginas da Bíblia nos falam da tentação do ser humano querer destronar Deus e se auto-divinizar, sabendo distinguir o que é bem e mal. Mas o que vai contra a verdade dura pouco. 

O que parece ser asa depressa se torna peso. O sentido da vida depende da vida dos sentidos. Quem perde um, perde o outro e, com facilidade, deixa-se arrastar por pretenciosas abstrações, ilusórias invenções, apaixonadas razões que o lançam no precipício da solidão, do vazio, do tédio e da perdição. Conta uma antiga estória que uma velha e experiente aranha aproveitou um dia de folga para poder analisar a situação da sua teia. Andou, correu, verificou toda a teia... e pareceu-lhe estar tudo em perfeita ordem. 

Pensando na beleza de seu trabalho e na perfeição de sua arte, sentiu-se orgulhosa. E, ao terminar a tarefa, notou com espanto um fio que descia do alto e pousava sobre o tecido da teia. Para quê este estranho fio? E, de um golpe: “zás!”, cortou o fio. E logo a teia ruiu e se desfez. Afinal, aquele fio era o primário que segurava toda a teia. E, sem ele, a teia caiu.

Parece-me ser essa a situação humana atual. Orgulhoso da ciência, da tecnologia e de tantas invenções feitas, uma minoria de gente rica acha-se senhora de si e muda o universo da tradição histórica. Pensa poder tudo! 

Quem assim pensa é uma minoria, talvez 1,5% da humanidade. Mas é um grupo dominante e com muito poder de influência através das universidades, da política, dos meios de comunicação social... E, essa ideologia laicista, materialista, agnóstica, secularista... vai-se espalhando embrulhada na expressão: “tendência moderna” e assim se vão engrossando as fileiras ateias. 

Entre nós, parece-me que a maior força vem pela classe política onde os integrantes ganham quanto querem, têm a primazia sobre tudo, decidem sem consultar, programam sem interesse pelo bem comum... esquecendo que a maioria da população é religiosa e não pensa nem quer assim.
Proíbem o crucifixo em lugares públicos, impõem a teoria da escolha livre do género nas escolas, cumprem uma casuística contra a família, mesmo que a Constituição Federal vá noutro sentido, liberam a prática do aborto com argumentos estúpidos... E para onde vai a democracia?

SOMOS VINHA E ROÇA DE DEUS...
A videira é uma planta estranha. Sua madeira só serve para queimar, seus ramos têm que ser podados todos os anos e o fruto é muito delicado, merecendo cuidados intensos até ser colhido. Precioso símbolo do que é a vida cristã! Para o povo de Israel, a vinha era sinal de riqueza e da benção de Deus ao povo. 

Entre nós, semelhante à importância da vinha só a da roça que nos dá o arroz e o feijão. Tudo é fruto de lugares e climas diferentes e de gente que tem diferenciadas maneiras de trabalhar e sobreviver. “A vinha do Senhor é a casa de Israel” (salmo). Ninguém é proprietária desta vinha. A Igreja é a vinha ou a roça de Cristo. Foi crescendo, crescendo... 

Deus espera fazer nela colheita maravilhosa. A semente de Sua Palavra foi espalhada por toda a parte do Universo. Há terrenos que produzem bem, mas há outros que não produzem nada. Se o resultado é ruim, se a resposta é a ingratidão, a irresponsabilidade... o resultado é a malícia e os espinheiros. A consequência é o mal-estar, o sofrimento, o cansaço inútil, a perda de tempo. E disso ninguém gosta. Nem Deus que é generoso nas suas dádivas.

Eu também sou vinha, roça de Deus. Em mim, tem caído com abundância a graça divina. Se eu aproveito, produzo frutos de paz, de solidariedade, caridade, partilha, entusiasmo pelo Reino. Se tenho um comportamento egoísta, muito indiferente a tanto amor divino... estou perdendo o tempo e a vida. E, sem minha generosa colaboração, há outros que também não podem melhorar. 

Minha família também é vinha e roça de Deus. Que está ela produzindo? Tenho tido cuidado com a sementeira que Deus e sua Igreja têm feito em meu lar? Ou vou trocando todas essas bênçãos por constantes fugas à responsabilidade educativa dos filhos, à fidelidade ao amor, ao convívio familiar...? Se desejo ser fermento de uma nova sociedade tenho de ir lançando, à minha volta, sementes de humanidade, justiça, fraternidade e partilha. Habituando-me a inutilidades, inutilizo a ida. Um viver imbecil, sem esforços pelo bem e sem admitir preferências pela caridade... vai estiolando nosso existir.

NOTICIÁRIO PAROQUIAL

1)-Muito dinheiro a correr, foguetes até chatear, enorme folia carnavalesca... eis o resultado duma campanha que devia ter sido eleitoral, mas transpareceu mais como sofreguidão de poder dum autêntico formigueiro de candidatos, como competição entre grupos adversários e demonstração da urgente necessidade de se fazer a reforma política no país. Mais barulho que informação, mais poder económico que projetos de desenvolvimento, mais foguetes a estoirar que remédios para doentes melhorar, mais gasolina para carreatas que água nas residências, mais grandeza de confronto com os adversários que vergonha por não termos até hoje uma rodoviária decente, um hospital regional ou um cemitério municipal. E assim vai nossa política local! “Muita parra e pouca uva!”, com diz o ditado.

2)-A novena e o festejo de S.ta Teresinha, no bairro da Boavista, correu muito bem. Muita participação, ordem e alegria no convívio depois das celebrações. Queremos aumentar a capela, logo que seja possível.

3)-Também correu bem e com muita participação o festejo de S. Francisco, no bairro da Cruz. Também aí a comunidade quer dependências mais amplas para reuniões e catequese. Devido á falta de espaço, teremos que fazer um centro com primeiro andar.

4)-A capela de S. Expedito está completa. Capela e centro catequético.  Celebrou-se a última missa no local que nos foi cedido por uma família. Queremos agradecer tão generoso gesto e, para partilhar, deixaremos o telhado como oferta. Esta semana limparemos mais o local da nova capela e mandaremos pintar S. Expedito na frente da capela.
Agradecemos a todas as comunidades alguma partilha de objetos religiosos, como é costume. A inauguração será no dia 19, domingo, pelas 16.00H.

5)-Queremos nesta semana continuar com as reuniões para Crisma, na 4ª feira e no sábado.

6)-Lembramos a todos que desejarem fazer a assinatura do jornal litúrgico e do livrinho de liturgia diária que o façam quanto antes. Mesmo as comunidades do interior. Já nos foram pedidas, pela livraria editora PAULUS, a primeira e segunda parcela do pagamento. O preço é o mesmo do ano passado.

7)-No Recanto dos Pássaros houve eleição para um colegiado que orientará a comunidade por dois anos.

8)-Está a decorrer a novena de preparação para o festejo de Nossa Senhora Aparecida. Pelo interesse demonstrado pela comunidade, aguardamos uma celebração muito animada.

9)-Já se deram os primeiros passos para ser iniciada a construção do novo rincão. A parede, no terreno, que está caída já vai ser substituída pela construção das traseiras do rincão. Mas que ninguém pense que essa obra vai aparecer com a pressa de uma capela! É grande demais para uma paróquia como a nossa!

10)- O grupo de jovens da comunidade de S. José comprometeu-se em ajudar uma menina do bairro a fazer, urgentemente,  uma cirurgia a um câncer. Pelo SUS demoraria demasiado. Arranjaram dinheiro emprestado e agora estão tentando meio de pagar. Quem quiser e puder ajudar, os jovens agradecem. Podem entregar as ofertas no Secretariado Paroquial ou ao grupo.







Nenhum comentário: