sábado, 7 de fevereiro de 2015

No modo de entender a Deus tem também os modos de orar e de se comportar - Último Boletim médico do Padre Neves



O mundo evolui e se aperfeiçoa. Tem dentro dele um dinamismo, um princípio vital e ativo irresistível. Desde bilhões e bilhões de anos, essa força vital não pára, e ninguém sabe quando começou  ou se até mesmo começou. A prova , uma prova mínima está na descoberta do bing-bang.


O ser humano faz parte  dessa história  e não uma parte acessória, mas a parte mais central e essencial dessa sinfonia do cosmo. Supomos que toda a vertente e toda as energias do universo  estavam direcionadas para fazer aflorar nalguns seres a arte e a energia de fazer acender no seu íntimo o fósforo da luz da consciência e na sua cabeça o fósforo da inteligência. Num processo  de milhões e bilhões de anos. E assim um ser  quadrúpede conseguiu ficar em pé, e depois  de ficar em pé conseguiu tecer pensamentos e raciocínios e ideias. Do jeito que você e eu somos agora. Longos anos e longo trabalho, recuos, retrocessos e avanços para chegar onde estramos.


Voltando no tempo, nos perguntamos como é que os primeiros hominídeos começaram a olhar pro céu? Assim: de lá, donde vinham os trovões, os raios, os relâmpagos, as nuvens grossas, vinha também o castigo de Deus, alguém que estaria lá em cima dessas nuvens grossas, desses raios e desses trovões.


Daí se originou o medo desse deus acima das nuvens. Para se fazer amigo desse deus terrível e castigador, o que poderia se fazer? Só algum sacrifício: oferecer coisas, animais, farinhas, e até quem sabe, os próprios filhos para acalmar o deus irritado com os mortais. O medo de Deus foi então a primeira manifestação da primeira religião.


Claro, como esse deus não poderia estar sozinho, deveria ter alguém com ele para cumprir  as suas ordens: alguns espíritos invisíveis que podiam nos fazer mal ou algumas vezes também o bem. Quem sabe, eles é que poderiam provocar as doenças e a morte ou castigos.


O medo dos espíritos foi então a segunda manifestação da religião. Esse medo tem perpassado em linha transversal todos os tempos de toda a história, até que em tempos mais recentes uma ciência e uma fé e uma razão mais esclarecida se propuseram a tarefa de ir riscando e apagando com uma borracha esses jeitos de entender Deus e os espíritos.


Porém, na época de Jesus, como ainda na de nossas avós, essa era a religião e a fé e a ciência que ainda reinava. Doenças eram provocadas por espíritos, e cada espírito era dono de alguma doença e de algum castigo. Na África, entre os bantus são chamados de “malaikas”.


É por isso que os narradores dos escritos dos evangelhos relatam o que o povo pensava. Pensava assim: este Jesus, ele é maior do que esses tais de espíritos e pode nos livrar deles. Por isso, em Marcos, 1, 32-33: “ À tarde, depois do pôr do sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio. A cidade inteira se reuniu em frente da casa. Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos espíritos”.


E hoje, em que estado de fé, de religião e de ciência eu me encontro hoje?

     NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA

Último boletim médico do Padre Neves (07/02/15): P.Neves apresenta muitas melhoras.

1.Está falando e mexendo todos os membros. Os médicos estão só aguardando toda a estabilidade para retirar todas as máquinas. Acreditamos que de hoje até amanhã isso possa acontecer. Continuamos agradecendo todas as orações.

2.Nesta sexta-feira, 13, até no dia 17 acontecerá a 19ª ARCA DA ALIANÇA, ou retiro de carnaval. Local, no CAIK. Inscreva-se.

3.Está decorrendo a novena de NªSª de Lourdes na comunidade RECANTO DOS PÁSSAROS. Neste domingo é a 7ªnoite da Novena. Participe.

4. Nosso bispo dom Valdeci está hoje conosco e celebrou a santa missa na capela de S.Pedro às 7.h da manhã, e na matriz às 08.00h, logo depois teve que continuar sua viagem.

5.Hoje tem FEIJOADA  e outros pratos alternativos na comunidade da igreja de Cristo Redentor do Areal, participe.

6. Não esqueça que tem matrículas de Catequese todo sábado deste mês de fevereiro, de manhã e de tarde. E também nos Bairros.

7. O P. Francisco virá de Belo Horizonte para nos ajudar aqui em Chapadinha até na volta do Padre Neves, sua vinda será na próxima semana se Deus quiser.

8. Estamos continuando com reuniões toda 2ªfeira para preparar a ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS, e também para dar continuidade ao projeto do Padre Neves da construção do RINCÃO.


Nenhum comentário: