sábado, 21 de fevereiro de 2015

A simbologia da Arco-Íris na Biblia



Temos uma vida cíclica, feita de  luz e escuridão, de saúde e de doenças, de noite  e dias, de amores e de tédios. Como no mar, tudo é movimento feito de ondas que vãoe voltam. Nosso humor e nossos sentimentos se baseiam também  nessa dinâmica dee ir e voltar.


Quando o ser humano se aperfeiçoou no pensamento  do ser que “ está lá em cima” colocou nele o mesmo movimento de vai e vem que faz parte de nosso dna. E assim, a esse ser supremo e divino que criou os seres mortais atribuiu vontade3 e alegria, e arrependimento, e até tristeza. Por isso em Gn. 6, 5 o autor da narrativa fala que “ Deu8s arrependeu-se de ter feito o homem na terra, e seu coração ficou muito triste”.


Já se vê que no princípio ( e ainda hoje?) o homem fez ( imaginou) Deus à sua imagem”. E como podia ser de outro jeito?  Não admira então que o ser humano quando fala de Deus fala de uma forma antropomórfica, vale dizer, transfere o que há em nós para Deus. ( Deus na forma humana).


E depois dessa tristeza de Deus quando se propôs “destruir” a sua obra de “barro” a quem deu um ”sopro” de vida, ele mudou “sua ideia” e se reconciliou com sua obra, fazendo uma aliança com Noé:” Nunca mais nenhuma criatura será destruída pelas águas do dilúvio” ( Gn. 9, 11)


Assim, como o drama da criação tem seu enredo e seu desfecho e sua dinâmica, do mesmo jeito o drama da redenção. Aliás, esse enredo já está deflagrado logo no início do “início” quando Deus “expulsou oi homem do jardim do Éden, e colocou querubins com espada flamejante de chamas para guardar o caminho da árvore da vida” ( Gn, 3, 24)


Admirável o antropomorfismo   aqui descrito com realismo e poesia e drama. Por isso mesmo vem outro antropomorfismo da salvação na 1ª carta de Pedro: “ À Arca de Noé corresponde o batismo que hoje é a vossa salvação, para  obter uma boa consciência, em virtude da ressurreição de Jesus Cristo”. ( 1 Pd. 3, 28). Vale dizer: Homem expulso do paraíso, homem readmitido de novo no paraíso pela ressurreição de Jesus”.


Após todas as tentativas de explicar e entender minimamente os relacionamentos de Deus com a humanidade, e as respostas da humanidade a Deus,  vem o desfecho final na pessoa de Jesus, onde Deus mais se automanifestou dentre todas as outras formas históricas e possíveis da automanifestação de Deus. “O tempo já se completou, e o reino de Deus está próximo, convertam-se e  creiam-no evangelho"( Mc. 1, 15)


É necessário ter em vista o seguinte: as primeiras comunidades tinham a peito uma preparação muito séria de 40 dias (quarentena, quaresmas) para renascerem na Páscoa pelo batismo (arca de Noé), depois de terem passado os 40 dias do dilúvio de sofrimento e no afogamento dos seus pecados nas águas do dilúvio dos 40 dias.


Esse é o maravilhoso desfecho feliz de todo o drama antropomórfico da história da salvação como foi entendida pela Bíblia e pelos nossos antepassados que nos transmitiram esse legado.


                       NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA

1- Padre Neves continua recuperando lentamente, mas com passos de melhoras. Já saiu da UTI, está agora nos cuidados intermédios, para ir deixando logo mais a enfermaria. Agradecemos o empenho e as orações de todos.

2- Na 2ª semana de Março chegará o P. Francisco para ficar com a gente até na volta do P.Neves. Com ele virá o responsável dos Missionários da BOA NOVA de Minas Gerais, P. José Armando, para nos visitar por uma semana.

3- Dia 07 tem reunião com os pais dos catequizando, no Centro, horário, às 18.00h seis da tarde, agrade a coordenação da Catequese

4-  Dia 14 terá um dia de Formação dos e das catequistas, e o início da Catequese será no dia 21 de Março( último sábado).
5- Agradecemos ao Major Gláucio a ordem e respeito nos horários de funcionamento da igreja Matriz nos dias de carnaval, assimcomo em geral à Policia Militar e Guarda municipal

6- Tivemos uma reunião com todos os coordenadores das comunidades dos Bairros no dia 19 na 5ª Feira depois das Cinzas para agilizar o Bingão que será realizado no dia 31 de Maio no local da construção do mesmo Rincão. Desde já agradecemos aos patrocinadores a todos que estão se empenhando.

7- Nos dias 04 e 05 de Março teremos a Reunião Alargada da Comissão reparatória da 12ª ROMARIA ESTADUAL DA TERRA E DAS ÁGUAS. Certamente que iremos pedir hospedagem para o pessoal que chegará do Estado e da diocese para esses dias. Próximo domingo daremos mais informações.

8- Próxima 3ªFeira (24) temos reunião com o clero da diocese e o sr.bispo na cidade de São Bernardo. Combinarei com Dom Valdeci sobre essa hospedagem.

9- As confissões da 1ª5ª Feira ( dia 5)  serão feitas na 6ª feira seguinte, por conta dessa reunião estadual. Não esqueça.

10- Hoje tem o Encontro de Formação que o COMIPA dará para setores, pastorais, Movimentos e comunidade. Horário, às 14.00, no CBNET.

11- Repasse da Campanha da Fraternidade será na 3ª Feira desta semana (23). Horário, às 19.30 no CBNET.

12.- Tenha em mão as datas das visitas da quaresma

BOA QUARESMA PARA TODOS. OBRIGADO.  
- P. Casimiro

Nenhum comentário: