domingo, 1 de março de 2015

O sacrifício de Isaque e a Transfiguração

Deus surpreende, e fala até por exemplos contraditórios. A metodologia divina vem de muito longe, e muitos de nossos antepassados que tinham um sentido apurado da presença de Deus sintonizaram muito bem com ela.


Eu penso em dois acontecimentos paralelos que fazem parte da liturgia que ocorre no 2º domingo da quaresma, onde Deus se manifesta como o Deus da vida e não da morte. No cap. 22 de Gn. Abraão compreende isso: Deus não quer sacrifícios humanos, como os seus contemporâneos estavam acostumados a fazer imolando seus filhos ao deus Moloc e outras divindades, não só em Israel e Judá mas também nos povos mesopotâmeos.


O outro caso paralelo vem no evangelho de Mc. 9, 2-10. Jesus topou enfrentar uma sociedade que na época teimava em fabricar uma cultura de morte, maltratando e explorando o povo, tanto na economia e na vida social como nas atitudes religiosas, inventando maneiras de marginalizar e “impurizar”  os excluídos, declarando impuros mais de dois terços da população. E Jesus não duvidou entregar a sua vida para melhorar a vida de todos,  e para acabar com essa cultura de morte


Então a morte de Jesus foi uma entrega à morte pela vida de todos. Porquê? Avida de Jesus transcorreu num caminho marcado pelo conflito, e assumiu uma posição de solidariedade a favor das vítimas, que o conduziu inevitavelmente à morte.


Contrariamente a  nosso desejo e instinto natural de grandeza e glória e de não entender o trajeto do triunfo que passa primeiro pelos degraus do sacrifício. No episódio da transfiguração (Mc. 9, 2-10) nos é mostrado que queremos logo a montanha da glória, sem passar pelos degraus e riscos do sacrifício e do serviço.


A voz das nuvens (voz de Deus) nos convidando a escutar e seguir Jesus(“escutem-no”) vai nos levar ao serviço como fez Jesus “ eu vim para servir”, para melhorar a vida do povo, tirá-lo das garras dos opressores, sejam eles políticos ou religiosos.


Então, no exemplo de Jesus devemos deixar o salto alto e calçar os chinelos do serviço ( Campanha da Fraternidade 2015)


               NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA

1)- Padre Neves encontra se bem e estável, (último telefonema do sobrinho Pedro Neves). Está nos cuidados intermédios, e logo estará passando para um quarto normal da Enfermaria do hospital
(Padre José Armando Vicente, superior Regional dos Missionários da BOA NOVA NO BRASIL)


2)- Padre Francisco estará chegando em São Luis no dia 9 da  semana que vem, próxima 2ªFeira. Com ele virá o superior dos Missionários da BOA NOVA, P. José Armando, que ficará conosco só até o dia 12, 5ª Feira. Bem-vindos e tenham boa viagem

(Padre Francisco Mayor Sequeira)
3)- Como já foi noticiado semana passada, nos dias 04 e 05 (próxima 4ª e 5ª feira) teremos aqui em Chapadinha a reunião ALARGADA em preparação para a 12ª ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS, a se realizar em nossa cidade nos dias 17 e 18 de Outubro. Nosso bispo Dom Valdeci sempre se faz presente nestas reuniões, e estará também presente.


4) – A confissão desta 1ª 5ª Feira passará para a 1ª 6ª feira, dia 06. A via-sacra dessa sexta-feira servirá como celebração penitencial. Tome nota.


5)- No dia 24, terça feira passada tivemos uma reunião com senhor bispo e todo clero diocesano, na cidade de São Bernardo. Lá decidimos que aqui em Chapadinha seja realizada uma Assembleia paroquial nos dias 20 e 21 deste mês de Março. No próximo Informativo daremos mais detalhes a respeito. Cada Pastoral e Movimentos receberão uma carta-convite para saber quais os membros que serão convidados a participar. Peço que não sejam marcadas outras atividades em cima dessa data da Assembleia.


6)- Em São Bernardo foi realizada nessa semana a GRANDE SEMANA MISSIOINÁRIA. Lá participaram nove católicos de nossa paróquia, e numa média de 10 por cada paróquia, que participaram nessa força tarefa missionária. Vamos tomando conta que em Novembro, de 13 a 22 será a GRANDE SEMANA MISSIONÁRIA de Chapadinha, onde virá também uma força tarefa de toda diocese e não só, mas também de outras paróquias do Estado, porque Chapadinha é muito grande. Iremos precisar de uns oitocentos missionários. Um dos objetivos de nossa Assembleia paroquial de 20 e 21 será tratar da preparação dessa nossa GRANDE SEMANA MISSIONÁRIA.


7)- Está correndo um Bingo – o Bingão eletrônico- para a construção do RINCÃO, como já tinha sido sonhado e alinhavado pelo Padre Neves. Desde já agradecemos aos empresários e comerciantes que já deram seu apoio ou patrocínio para ele. Convido toda população a participar.


8)- Estamos já  preparando também a VIA SACRA 2015, ao cuidado do Grupo teatral da paróquia, que neste  completa 10 anos de atividade. A equipe responsável convida mais jovens e não só que se ofereçam para participar.


9)- Nos dias 8 e 9 de Agosto temos em vista a realização o do 3º BOTE FÉ. Começará com a caminhada da igreja para a PRAÇA DO POVO, às 18.00 do dia 08 de Agosto (sábado), e continuará no domingo começando no mesmo horário, porém com a presença já de todo mundo na mesma PRAÇA DO POVO. Contamos com a presença do GRUPO MISSIONÁRIO JOÃO PAULO II e quem sabe, com a presença já do Padre Neves.


10)- Ritos do batismo para as crianças da catequese que vão batizar na Páscoa serão feitos no dia 22 de Março, na missa das 10.00h. Prestem atenção


11)- VIA-SACRA pelas ruas, dia 03 de Abril, SEXTA-FEIRA SANTA. O Grupo estará completando décimo aniversário de sua atuação.


12)- Quinta Feira Santa, dia 02 de Abril, Santa Missa de 5ªFª Santa, horário, às 17.00h na Matriz e no Areal.


13)- Sábado Santo, dia 04 de Abril, Missa de sábado Santo, VIGÍLIA PASCAL, horário, às 21.00 horas: Bênção do fogo novo e bênção da Água dos batismos e do Círio Pascal.






Nenhum comentário: