domingo, 8 de março de 2015

A religião e os religiosos em confronto com Jesus




Tudo no mundo que é de religião pretende se apresentar como a mais verdadeira. No entanto, ao longo da Bíblia encontramos uma resposta: a que põe mais em prática o projeto de libertação de Deus. “ A religião pura e verdadeira é esta, visitar o pobre e a viúva”( Tg. 1, 27)


Toda religião que aprisiona as pessoas e impede seu crescimento deixa de representar a verdade e passa a ser grande mentira. Deus sempre é aquele que propõe e oferece a vida, e portanto a religião invariavelmente necessita se pôr ao0 lado daquelas pessoas que vivem em estado de empobrecimento.


No próprio decálogo dos mandamentos tem uma introdução que estabelece  o “terreno teológico” onde os mandamentos estão edificados. É justamente para esse terr4eno que devemos que devemos voltar nossos olhos, pois nele se percebe a experiência de Deus como presença libertadora e protetora da vida: “ Eu sou Javé seu Deus, que tirou você do Egito, da casa da escravidão “ ( Êx. 20, 2)


São Paulo refletiu muito na humilhação de Jesus e naquilo que o levou à cruz. “É na fraqueza que a força de Deus se manifesta” ( 1 Cor. 1, 25). Porquê? Porque já desde o relato do Êxodo nos é indicada essa percepção. Deus fez uma opção pelos escravos, os mais fracos, e deu a costa ao faraó e seu sistema dominador.


E Jesus, com o desafio histórico “destruam este templo, e eu em três dias o reedificarei”(Jo2, 19) coloca um princípio teológico que a pessoa vale mais que as coisas, a vida vale mais que o templo, o verdadeiro templo é a pessoa humana. Na verdade, Jesus estava se reportando ao templo do seu corpo que os judeus iriam destruir pela morte na cruz enquanto que os judeus pensavam se reportava se ao templo de Jerusalém.


Jesus morrendo na cruz é o garante de todos que são destruídos pelo desprezo dos homens. Nele a humanidade se vê com outros olhos e pode se pensar como participante de um novo projeto no qual a morte dá lugar à vida, e a prisão à liberdade. Jesus ama as pessoas mais que os grandes Templos, os marginalizados mais que os endinheirados.


Deus está mais do lado do povo do que do lado do luxo, seja ele do Vaticano, ou do palácio do Planalto ou dos quatro Poderes, ou dos Templos “ Salomão”, ou dos Templos das Assembleias. Geralmente, nestes se despreza o pobre e se procura o prestígio, o luxo , o poder, e quando se olha para o pobre é só para se aproveitar do pobre enganosamente.


Não servem o pobre, mas se servem do pobre. Justamente o contrário do que o Papa Francisco declarou: “ Não devemos servir nossa do pobre, mas devemos servir o pobre.”. (* Papa Francisco).


      
       NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA



1)- Último Boletim médico do Padre Neves ( 07/03/15):
- Padre Neves continua muito melhor, agora só com 

exercícios de FISIOTERAPIA. 

- Se alimentando com deliciosas sopinhas portuguesas 

e conversando tudo e se movimentando. 

- Esperamos a todo momento deixar o hospital para 

continuar os tratamentos com a família.

- Obrigado por todo acompanhamento



2)- Padre Francisco e padre José Armando estarão chegando nesta segunda feira pelas 14,30 em São Luís. Padre José Armando é o reitor do Seminário de Contagem, Belo Horizonte, onde se encontra o Jhon Lucas frequentando o 1º ano de Filosofia, e é também o superior regional dos Missionários das BOA NOVA do Brasil.

3)- Convidamos para uma reunião sobre a Assembleia paroquial que terá lugar nos dias 20 e 21 deste mês os mesmos representante da Equipe de preparação, na 3ªFª dia 10, horário às 20.00h. Local, no CBNET. Obrigado.


4)- Os ACÓLITOS farão a renovação do seu compromisso neste domingo. E tem  50 novatos que farão o seu compromisso pela 1ª vez. Parabéns.


5)- Já demos início aos trabalhos da construção do RINCÃO. Temos que levantar o muro mais um metro, e quem sabe, botar também cerca elétrica. E estamos em negociação com os construtores do Galpão, pois esta é a primeira etapa. Esperamos já ter bastantes trabalhos em andamento para a volta do Padre Neves, que esperamos seja breve


6)- No dia 14, sábado, alguns membros da equipe de liturgia terão um dia de formação no Brejo, e no dia 25 terá formação para secretários e secretárias paroquiais.


7) Dias 20 e 21 realizaremos a ASSEMBLEIA PAROQUIAL, começando dia 20, 6ªFª de manhã, até 21, sábado à tarde. Terá uma taxa de inscrição simbólica. Por isso pedimos doações em alimentos não perecíveis para esses dois dias, onde virá o povo do interior e da cidade. As doações deixem no Secretariado com dona Gnú. Agradecemos


Padre Francisco e Jhon Lucas  em Belo Horizonte


Padre Francisco Mayor Sequeria

Padre José Armando Vicente reitor do LAR da BOA NOVA e Superior Regional dos MISSIONÁRIOS DA BOA NOVA no Brasil

Padre José Armando Vicente, com os dois Assistentes regionais Padre Capingana Marclolino e Padre Anisberto Bonfim

Os mesmos com o Superior geral Padre Adelino Ascenso

Os missionários da BOA NOVA na Assembleia Regional no LAR BOA NOVA em Contagem - Belo Horizonte- no mês de Novembro 2014



Nenhum comentário: