domingo, 22 de março de 2015

A morte é a chance de liberar a vida que a semente possui. Somente crescemos quando nos doamois



Todos os povos nascem com uma história. Se a mãe da gente nos conta como foi o histórico do nosso nascimento, esse evento estará sempre fazendo parte das lembranças da nossa vida. Nos aniversários, ano tal, a tantas horas, o peso, a cor dos olhos

Assim, a libertação do Egito: O Êxodo, os Salmos sempre se reportam ao inicio da história de Israel. Justamente foi este o primeiro Livro das histórias da Bíblia, não foi o Gênesis como depois foi colocado no inicio da Bíblia. Essa é a primeira aliança do Povo de Deus, o primeiro nascimento como um povo livre e responsável por si mesmo.

Porém, os condicionamentos humanos levaram essa primeira aliança à falência. O povo sentiu na pele as consequências de sua infidelidade, e o profeta Jeremias prometeu uma 2ª Aliança, e uma recriação da história: “Eis que virão dias...” ( Jr. 31,31) Acontecerá  essa nova aliança baseada em 3 pilares: Deus, o Povo e o Perdão.( v. 31-34).

Sempre nas histórias e nas religiões os povos se baseiam nesses pilares: O modo como têm Deus na vida, o modo como se organizam como povo, e o modo como praticam a misericórdia e o perdão.

A característica do novo povo de Deus é que “colocarei a minha lei em seu peito e a escreverei no seu coração” (33). Vale dizer: Vai nascer um povo novo em que para  amar a Deus e seguir a retidão e a ética não será mais necessário policiamento de fora para fazer as coisas com medo do castigo e dois guardas mas por convicção. A diferença será em substituir o medo pelo amor.

Jesus selou esta aliança com seu sangue. Além de tudo fazer fazendo resplandecer o amor. Foi o “grão de arroz que se entregou para multiplicar outras entregas gratuitas pelo bem do semelhante. “ Se o grão de trigo não morre, ele ficará só um grão, mas se morre, ele dará muitos frutos ( Jo. 12, 24).


Ele nos ensinou que a morte é a chance de liberar a vida que a semente possui. E que somente crescemos quando nos doamos.

      NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA

1)- As últimas novidades do Padre Neves são de progressivas melhoras, e está  esperando alta do hospital nesta semana. Agradecemos a todos as orações

2)- Na noite desta segunda-feira, dia 16, aconteceu no CBNET, uma reunião com o senhor Bispo e componentes das secretarias municipais de Infraestrutura (Aluízio Santos), Educação (prof. Maria Coelho), Saúde (Allan Monteles), Comunicação (Sousa Neto), do Departamento Municipal de Transito-DMT (Mariel), Guarda Municipal-GCM, Sgt. Nonato; do Comandante do 16ºBPM, Major Gláuber; vereador Manin Lopes; Allaine Monteles e representantes da Pastoral da Juventude e de algumas Comunidades. O encontro com a equipe de Coordenação, foi de articulação e preparação para a 12ª ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS - que será realizada em Chapadinha nos dias 17 e 18 de Outubro do corrente ano.

3)- Nesta sexta-feira e sábado decorreu a ASSEMBLEIA PAROQUIAL, com o seguinte objetivo: Avaliar e planejar a caminhada das comunidades, pastorais e movimentos, com as seguintes reflexões: Evidenciar a força Missionária e Profética da Paróquia neste processo de renovação a partir das quatro exigências da Ação Evangelizadora da Igreja
1-Serviço 2-Diálogo 3-Anúncio 4-Testemunho de Comunhão
Presentes mais de 600 participantes da cidade e do interior. Convidámos como assessor o Padre Cláudio Mendes, da paróquia de Tutoia.

4)-Terça feira estiveram na nossa casa senhor Bispo dom Valdeci, com o representante da Segurança Pública estadual e representantes do INCRA  e FETAEMA, diretor da CEMAR, representantes do STR e do FORUM CARAJÁS, em vistas a uma solução pacífica do problema fundiário da comunidade TIÚBA, que já vários anos anda em litígio e com vários atentados a vidas de cidadãos. A caravana dirigiu-se ao local da área em conflito apoiando e equipa do INCRA que estava fazendo a vistoria da área.

5)- Continuamos com os trabalhos do RINCÃO, já tem as cavas do Galpão, e já comprámos o ferro para as colunas. A conta da POUPANÇA para depósito: 36.348-0       AGÊNCIA: 1773-6      BANCO DO BRASIL
Tem também um LIVRO DE OURO com a secretária dona Gnú  para suas ofertas de poder deixar o seu nome. Obrigado

6)- Domingo de RAMOS todas as capelas e comunidades virão na Matriz para a Missa solene de Ramos que será celebrada na área do estacionamento. Peço à equipe de liturgia e Hinos e som e Acólitos que tomem conta da programação e preparem tudo a tempo. Horário: às 8.00h da manhã. Em seguida, missa das 10.00h, e a missa da noite. Não tem celebrações nos Bairros.

7)- Missa da bênção dos Santos óleos na catedral de Brejo será no dia 26. Quem quiser participar fale conosco e poderíamos ir junto no mesmo transporte. Horário, às 18.00.

8)- Na semana Santa, 2ª, 3ª Feira santa tem visitas aos doentes do CENTRO da parte da manhã. À tarde confissões na Matriz. Quarta-feira tem confissões de manhã e de tarde.

9)- Na 5ª Feira Santa, 6ª Feira e sábado santo tem ORAÇÃO DA MANHÃ DO OFICIO DIVINO DAS COMUNDADES. Peço que se constitua uma equipa para orientar a oração, ao cuidado de Francisca Costa, senhora Gnú e senhora Odete.

10)- Quinta-Feira Santa Missa do LAVA-PÉS na Matriz e Areal, às 17.00h.

11)- Sexta-Feira Santa VIA-SACRA nas ruas ao cuidado do Grupo teatral da Paróquia. Desde já agradecemos aos donos de caminhões e outros recursos, bem como às equipes de SOM, ao cuidado de Emanuel da ALPHA ELETRÔNICA.

12)- SÁBADO SANTO, Missa da VIGÍLIA PASCAL horário às 21.00 horas. Na Matriz e no Areal. No Areal às 20.00h.
13)- Neste domingo 22 temos RITOS para os batizandos na PÁSCOA. Os batizados no domingo de Páscoa, horário: às 15.00horas.

14)- Missas do DOMINGO DE PÁSCOA, como  nos domingos



VIA-SACRA 2015 – LOCAIS DAS CENAS E     SEUS RESPECTIVOS RESPONSÁVEIS PELA ornamentação dos cenários.

(Necessário para cada estação um caminhão com carroçaria grande, que servirá de palco, o mesmo deve estar ornamentado de acordo com a cena e posicionado frente à procissão.
 (Dúvidas: ligar para coordenação 99121662 – 991370717)

01ª Cena:  judas entrega Jesus a Caifás ( local frente à igreja matriz) – Comunidade Bairro Aparecida e Novo Castelo e Legião de Maria

02ª Cena- Agonia de Jesus no horto das Oliveiras ( Local frente à casa do Chico Pontes)
Comunidade Bairro Areal e São José – Residencial Mil casas

03ª Cena Julgamento de Jesus no palácio de Caifás  ( Local Av. Ataliba Vieira em frente à c Casa do Carro
Comunidade Bairro Corrente e Mulheres do Terço  Acólitos

04ª Cena- Jesus no palácio de Pilatos, flagelação e julgamento: Frente à Box Construções
Comunidade Bairro Novo e Bairro de Fátima e Nªª da Conceição e PJ ( Pastoral da Juventude)

05ª Cena –Jesus no palácio de Herodes ( do outro lado da avenida) em frente  à Ferrame Box
Pastoral da Família e Homens do Terço e Catequese Paroquial

06ª Cena –Jesus encontra-se com sua Mãe (Do outro lado do Escritório da AGERP  em frente à CAEMA)
Comunidade Santa Luzia e com. De Lourdes ( Recanto dos Pássaros)

07ª Cena – Jesus é ajudado por Cireneu ( Local ao lado do do Colégio Raimundo Bacelar
Comunidade Bairro Boa Viste e Santo Expedito e Pastora do Idoso

08ª Cena- Verônica enxuga a face de Jesus ( Local ao da casa do senhor Meireles próximo TRIARTS)
Comunidade Campo Velho e Tigela

09ª Cena- Jesus consola as Mulheres de Jerusalém ( Local próximo escola D. Amélia)
Comunidade Parque Independência  (Santo Antônio e PastoraL DA Sobriedade

10ª Cena Crucificação e Morte de Jesus ( Estacionamento Praça da Bíblia frente a GRACHJAL.

11ª Cena- Ressurreição de Jesus  Ao lado da Igreja Matriz
 Todos os grupos  da RCC – Renovação Carismática católica e Com. Santa Ana.


Nenhum comentário: