domingo, 29 de março de 2015

O justo quando tropeça não cai, Deus o toma pela mão


Domingo de Ramos anuncia a missão do servo de Deus, antecipando e profetizando a vitória pelos ramos e palmas, que virá após sua entrega pelo sacrifício da cruz e da paixão.

Sua missão é marcada pela escuta da palavra de Deus, pela fidelidade ao anúncio, pela perseguição e pela resistência. O servo tem uma língua dada por Deus para ser educada primeiro pela escuta ou aprendizado.

Ouvir tem a ver com obediência. O discípulo, portanto, faz-se numa caminhada de obediência. Não basta se autoproclamar discípulo e permanecer na mesma condição indefinidamente pelo resto da vida A imobilidade não faz parte do perfil daquele que segue Jesus.

O verdadeiro discípulo aprende que tem que carregar as dores dos outros. É aquele que aprende a se doar e compensar as deficiências dos seus semelhantes, não se importando se são ou não culpados. Aprende que a missão dele é ser gratuidade, e trabalhando pelo bem e perdão dos outros construirá muito mais a sua felicidade, porque só crescemos na medida em que nos doamos.

No caso de Jesus, ele se apresenta como obediente. Não importa se essa obediência o levará à morte. O que importa é a presença dele entre as muitas cruzes que o império romano disseminava naquela época e as muitas cruzes que o povo de hoje ainda carrega. Bem que Jesus  podia ter se encarnado como um membro do sinédrio judaico, um senador romano, quem sabe, como um proprietário de terras, ou ainda como um César. 

Mas como poderia ele se assemelhar a todos aqueles que usavam de seus espaços de poder econômico, religioso e político para oprimir o povo, que eles diziam servir? Então Jesus escolheu a base da pirâmide social.  Escolheu o lado dos fracos e rejeitados. “ Não fazíamos nenhum caso dele” segundo profetizou o profeta Isaías

A Campanha da Fraternidade 2015 nos compromete com esse serviço, ainda que ninguém faça caso dos agentes do bem. Como diz o hino popular, se caminhas sozinho na estrada do bem, lembra que abres caminhos, outros te seguirão”.

Não é a letra da lei que importa, mas o coração com que tratamos as pessoas, e ainda que muitos maltratem ou se alegrem com os sofrimentos dos seus contemporâneos. Enquanto isso, quantas mães também sofrem as consequências de uma sociedade desorganizada que favorece  as injustiças sociais. ”Veja a dor da mãe amada que se encontra desolada com seu filho em aflição.” Quem são os causadores de tantas mães assim desoladas?   

Não é a natureza, não são extraterrestres, não são fantasmas que causam os transtornos sociais. É a própria sociedade e a forma como se organiza que impõe aos pobres seus efeitos danosos.

Precisamos sentimentos femininos de serviço humilde e gratuito que nos levem  enxergar os rostos feridos nas nossas cidades

Jesus se esvaziou porque somente vazio podia se preencher, preenchendo os outros. Como a mãe se esvazia de seus interesses e se enche de misericórdia e risco para salvar. Escondemos o rosto diante de tantos sofredores. No entanto, são as nossas culpas que eles carregam. Por isso tem que haver muitas mães e muitas verônicas de misericórdia que lavem e enxuguem esses tantos rostos sofridos pelos abusos dos outros.

O salmo 37 afirma que “o justo quando tropeça não chega a cair.” Deus te sustenta pela mão. Jesus também tropeçou no caminho da cruz e se levantou de novo.

Precisamos nos engajar e enfrentar o poder opressor. A sociedade inteira é ferida quando uma só pessoa padece sob o efeito de tratamento injusto. Porque é a sociedade que paga os custos do conforto e da opulência de alguns poucos.

 No entanto, Jesus teve bastantes seguidores em vida, mas quando foi a hora do sofrimento e a sepultura muitos fugiram temendo a repressão dos poderosos. Desconfiavam de suas promessas de vitória da luta dos humildes.

 Porem, ele nos ensinou que devemos dizer não à tristeza do momento e não temer o fracasso  passageiro quando é a perda de um parente ou de um amigo. E não perdermos a esperança mesmo nos momentos de maior aflição.  Para essa esperança Jesus apontou quando disse que os discípulos iriam encontrá-lo de novo na Galileia, vale dizer entre os marginalizados.  

E também o Papa Francisco nos diz” o que é ser igreja? De belas celebrações e ricos rituais, ou sair do templo e ir ao encontro dos rejeitados? Ao serviço  de uma sociedade mais justa e fraterna.” 


                NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA

1)- Parabenizamos a cidade Chapadinha pelo aniversário de 77 anos. Também a Prefeitura pelas inaugurações que hoje leva a efeito, com seu secretário de obras e infra--estrutura. Rezamos missa de ação de graças. Convidamos a secretária de educação  para em dois minutos dar a sua fala, em nome das autoridades municipais

2) Padre Neves: Está bem, agora só o que está atrasando a saída do hospital são os pontos da cirurgia por conta do diabetes. Já queriam dar-lhe alta nesta semana, mas ainda não foi possível só por causa disso. Mas logo logo vai fechar, assim diziam as últimas noticias, obrigado.

3)- Quinta feira teve a missa da bênção dos santos óleos na catedral de Brejo, com a presença de todos padres da diocese, e muitos católicos de todas as paróquias. Os santos óleos são distribuídos para todas as paróquias para os batismos, crismas e enfermos. De Chapadinha éramos umas vinte presenças.

4)- Na semana Santa, 2ª, 3ª Feira santa tem visitas aos doentes do CENTRO da parte da manhã. À tarde confissões na Matriz. Quarta-feira tem confissões o dia todo.

5)- Na 5ª Feira Santa, 6ª Feira e sábado santo tem ORAÇÃO DA MANHÃ DO OFICIO DIVINO DAS COMUNDADES. Peço que se constitua uma equipa para orientar a oração, ao cuidado de Francisca Costa, senhora Gnú e senhora Odete.

6)- Quinta-Feira Santa Missa do LAVA-PÉS na Matriz e Areal, às 17.00h.

7)- Sexta-Feira Santa VIA-SACRA nas ruas ao cuidado do Grupo teatral da Paróquia. Desde já agradecemos aos donos de caminhões e outros recursos, bem como às equipes de SOM, ao cuidado de Emanuel da ALPHA ELETRÔNICA.

8)- SÁBADO SANTO, Missa da VIGÍLIA PASCAL horário às 21.00 horas na Matriz. No Areal às 20.00h.

.9)- Missas do DOMINGO DE PÁSCOA, como  nos domingos

10)- Na semana depois da Páscoa, dias 13, 14, 15 e 16 os sacerdotes não estaremos aqui na Paróquia. Temos uma Assembleia dos MISSIIONÁRIOS DA BOA NOVA em Contagem, Belo Horizonte. Estaremos de volta no dia 17 pela manhã, se Deus quiser. Faz 85 anos da fundação da Sociedade Missionária da BOANOVA, e outros eventos.

11)- Já temos um Livro de Hinos à venda no Secretariado da Matriz, por preço bem econômico, pode procurar.

12)-Atenção ao dia “D” do BINGÃO das Comunidades:
Bairro da Cruz=  28/03 ( sábado) 08.00h; Campo Velho= 11/04 (sábado) 08.00h; Aparecida= 11/04,sábado, 15h; Santa Luzia 12/04 (domingo) 09.00h; Novo Castelo=18/04( sábado) 08.00h; Terras Duras = 18/04(sábado) 15.00h; Bairro do Sol= 19/04(domingo) 08.00h;  Parque Independência= 25/04(sábado)08.00h;
Tigela= 25/04(sábado)15h; Corrente= 26/04(domingo)08.00h; Vila de Fátima= 02/05 (sábado) 08.00h; Bairro Novo=2/5(sábado) 15.00h; Santana= 03/05( domingo) 08.00h; Areal= 09/05(sábado) 08.00 e 15.00h; Mil Casas = 10/05(domingo) 08.00h; Centro= 16/05( sábado) 08.00h; Boa Vista=16/05(sábado) 15.00h.
Mutirão nos Comércios = 25 a 30 de maio
Obs: Dia “D” das comunidades do RINCÃO é o dia onde vai a Equipe do Rincão junto com os vendedores da comunidade realizar um mutirão de vendas das Cartelas de casa em casa, levando Som, e locutor. Fique atento. Obrigado

Escala da adoração ao Santíssimo Sacramento na 5ªFeira Santa após o Lava-pés (Responsáveis):

18.30= Apostolado da Oração e Legião de Maria e Minisros da comunhão;

19.30= Acólitos; 20.30= PF e Pastoral de Juventude; 21.30= RCC, e Grupos de Oração


Veja fotos do inicio das obras da cosntrução do RINCÃO:
















Nenhum comentário: