domingo, 21 de junho de 2015

Não tenham medo das mudanças - Papa Francisco


Nas ocorrências normais e cotidianas de nossas vidas temos que prestar muita atenção a produtos e remédios para nosso consumo. Vamos nos supermercados e olhamos o prazo de validade do produto. Na verdade, as fabricações deste mundo elas vêm já com um prazo de validade embutido.

Estou lembrando que nas produções da mente, da filosofia, da cosmologia, e quem sabe, da teologia e também da própria moral ou conceitos de moral também há produtos com prazos de validade. Por exemplo, a cosmologia como era entendida na época de Galileu-Galilei, e nos tempos bíblicos  e até uns cem anos atrás perdeu seu prazo de validade  com a vinda dos novos conhecimentos da nova e revolucionária cosmologia..

Assim do mesmo jeito a filosofia e teologia fundadas no dualismo aristotélico e platônico, agostiniano e tomístico da Idade Média. Também a lei de Moisés com seus preceitos de puro e impuro, e circuncisão, e lei do tabelião, com a vida de Cristo perderam seu prazo de validade. “Ouvistes o que foi dito...Eu porém lhes digo” ( Mt. 5, 43)

E uma das raízes mais profundas da velha planta com maior dificuldade de ser reconhecido o seu prazo de validade não foi justamente a circuncisão? Não foi por conta disso que se originou o 1º Concílio de Jerusalém? ( At. Cap. 15) Não foi por conta disso que São Paulo pôs a sua cabeça a prêmio?

Na verdade, aventurar-se a sair do ambiente judaico foi o desafio das comunidades do final do primeiro século da nossa era cristã. Após a morte de Jesus, em tempos de conflito, perseguições e medo, e contra aqueles que queriam fechar-se num gueto, alguns  cristãos começaram vendo que o evangelho deveria  ser anunciado ao mundo inteiro e deram início a uma ousada marcha de saída de si, e do abandono do preceito judaico da CIRCUNCISÃO. Viram que seu prazo de validade tinha chegado ao seu final.

Naquela época como agora, o apóstolo Paulo dizia que as coisas velhas passaram, temos de nos renovar. Vamos abrir as janelas da Igreja para que o vento do Espírito Santo possa remover todo mofo que ali se acumulou”(Aíla Luzia Pinheiro Andrade).

Jesus por várias ocasiões provocou os discípulos a assumirem o risco de sair de seu habitat original e saírem a lugares diferentes, a pessoas de outra cultura, através das águas bravias e dos perigos da viagem.

O sair de si é sempre arriscado, e é comum sentir medo do desconhecido. “
O perigo e o medo fazem parte da essência do futuro” (H. Kung).


Por isso que as tempestades descritas tantas vezes nos evangelhos sintetizam as dificuldades de uma jornada que leva para outra margem. Trata-se simbolicamente do início da longa marcha da missão da Igreja que temos de estar dispostos a continuar.


É a vez de contatar diferentes culturas, religiões, tradições e costumes. Uma  nova etapa, um novo começo na vida das novas  comunidades do Novo Testamento estava iniciando( Mc. 4, 35-41).


Um dia Jó quis medir-se com Deus. Deus aconselhou Jó a reconhecer os seus limites. O ser humano não é Deus.  Por isso somos levados a assumir que a existência humana é marcada por limites, e por isso lhe é possível o sofrimento. Um psicoterapeuta agnóstico freudiano H. Eberard Richter reconheceu que uma das doenças dos modernos ocidentais era de não reconhecer nos seus limites a “finitude”.


Ora, do meio da tempestade Deus respondeu a Jó que nenhum caos na nossa vida ou na natureza está acima dele. Isso significa que Deus está no controle do universo. Não vamos ser vencidos pelo medo. E nem desanimar quando o sofrimento ou o pânico quiserem se apoderar de nós. Deus aconselhou Jó a reconhecer seus limites ( Jó 38, 8).
    

        NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA

Reuniu a Comissão da 12ª ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS, com o bispo da diocese, no dia 15. Ficou constituída COMISSÃO CENTRAL PAROQUIAL: Senhora Leílda, senhor Heliodoro, senhor Manin, e Rodrigo Teles.

COMISSÕES:

1)- Infraestrutura e Mídia: Washington, Emanuel, Raimundinho e Fábio
2)- Animação: Neilton, Elisângela, Juci, Allaíne .
3)- Finanças: Péricles e Leni, Estênio e Socorro Pinto.
4)- Alimentação:  José Carlos e Deusanira, Concita Gomes e Monteles
5)- Apoio à segurança: Ariel e sua equipe (Homens do Terço).
6). Padioleiros: Élito e Inácio e sua equipe.
7)- Saúde: Allaíne Monteles e sua equipe
8)- Acolhida: Juninho e sua equipe
9)- Ornamentação: Cristina e Socorro Shéu e sua equipe.
10)- Liturgia: Mariana e Paulo e sua equipe de Acólitos
11)- Equipe de água: Antônio Junho e sua equip
12)- Equipe de limpeza final: Nando e Paiva e sua equipe.

Confirmado o dia 21 e 22 :  BOTE FÉ 
 Atenção que é também o aniversário de 05 anos de sagração episcopal do Bispo diocesano Dom José Valdeci Santos Mendes. Ele estará conosco celebrando o BOTE FÉ e celebrando os seus 05 anos de bispo.

Confirmado o dia 12 de Julho: celebração da sacramento da CRIMSA, na missa das 10.00h-

Ministros da Eucaristia: Reunião no dia 10 de Julho, 17 de Julho, 24 de Julho, 31 de Julho, 07 de Agosto e 14 de Agosto. Dia do envio e consagração: dia 16 de Agosto. Atenção Idade: De 21 anos em diante e ser crismados. Devem ser apresentados pela Comunidade. È só para novatos desta vez.

(Veja fotos da 2ª arrancada das obras do Rincão)


















Nenhum comentário: