segunda-feira, 8 de junho de 2015

Romarias da Terra e revelação de Deus - Ecos do dia "D" do RINCÃO BOA NOVA E CENTRO DE EVANGELIZAÇÃO PADRE NEVES -CEPAN



Romarias da Terra começaram no Maranhão em 1986, sendo a primeira em Vargem Grande, nosso vizinh0 município. Esta 12ª será aqui em Chapadinha no próximo mês de Outubro do corrente ano, com a novidade ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS.


É UMA OPORTUNIDADE PARA JUNTOS, Maranhão inteiro, escutar o grito da terra, das Águas e do ar. A terra secando, as águas sumindo, e o ar poluído.

E repensar os direitos econômicos, sociais e culturais e ambientais. Pessoas têm direitos econômicos, sociais, e culturais, e a Natureza tem os seus direitos ambientais. É hora de tomar em nossas mãos a história. O ser humano tem falhas, é desintegrador do sistema que Deus colocou em nossas mãos? E não podemos entregar tudo  nas mãos de Deus, mas repensar por nós mesmos os erros cometidos. Sabe porquê? “Se Deus fizesse tudo por nós, a história humana se tornaria o maior show de marionetes” ( E. Schillebekkx – História humana revelação de Deus, 293).


Deus pôs em nossas mãos o projeto de uma sociedade boa e de uma terra sem males. Não podemos pois esperar dele que resolva todos os nossos problemas. Temos que ser nós mesmos.


Antes de 1950 se falava em “amor ao próximo.” Desde 1945, após a 2ª guerra mundial o jargão virou para “ solidariedade”.  Já na Bíblia o autor dessa epopeia da criação se deu conta da solidariedade de Deus  salvando Noé e a criação inteira.


Como o ser humano continuou falhando e sendo desintegrador, o profeta Isaías admoestou: “ A terra cambaleou como bêbado” ( Is, 24). Porquê? Os humanos traíram o trato de Deus e da natureza. Deus terceirizou o cuidado da criação ao ser humano: cuidar, zelar, conservar, defender proteger. Em vez disso o ser humano depredou, e a natureza cambaleou.
E assim o Gn. Deu a sentença: “ Maldita será a terra por causa de ti” ( Gn. 3, 17).


Não é que Deus amaldiçoe a natureza, mas a natureza, que é tão sadia, pode ser arrastada ao caos pelo agir humano imprudente.

Em vez disso, temos que voltar à sobriedade  com a criação, o cuidado, o zelo e a proteção. Isto se chama SOLIDARIEDADE . Ser humano é ser ecológico.. É ser-humano-em-relação-com-a-natureza.

Por qual imagem de homem e de mundo me decido? Da técnica pela técnica e pelo lucro, depredando a natureza? Ou pela solidariedade? Onde só a tendência pelo lucro e a técnica  aumentou, aumentou também o tédio, a poluição, a natureza cambaleou e o número de suicídios aumentou. Onde se optou pela SOLIDARIEDADE tem mais festa e alegra de viver, junto com as águas, os peixes e as aves.


Isto é ser imagem de Deus; Deus torce pela vida, pela natureza, cria e renova. Lá onde o homem vive, vive o reino de Deis anunciado por Jesus Cristo. O reino de Deus tem o mesmo nome dos nossas ancestrais: O BEM VIVER DE TODOS OS POVOS.


O mundo industrial optou por esse caminho da máquina desenfreada.  Se tivesse optado por outro como seria? O da solidariedade: sem favelas, sem desmatação, sistema Cantareira sem secar, e com nosso banho garantido. 

“Tire as sandálias dos pés, o chão que você pisa é sagrado”. ( Êx. 3, 5)

TERRITÓRIO LIVRE PARA O BEM VIVER DE TODOS OS POVOS.



ECOS DO DIA “ D “ DO RINCÃO BOA NOVA E CENTRO DE EVANGELIZAÇÃO PADRE NEVES (CEPAN)


Muitas pessoas me parabenizaram  neste domingo passado, pela  pré-inauguração  do RINCÃO BOA NOVA, no Bairro Aparecida. Porém, eu respondia assim: parabéns a nós todos. Parabéns a toda Paróquia porque foi a paróquia unida que fez essa obra maravilhosa, e ainda fará muito mais.


Parabenizamos você que se entregou a esta obra, suou, caminhou, arregaçou as mangas. “ O homem sonha, Deus quer e a obra nasce” ( Fernando Pessoa). Ou, como dizia o Padre Neves: “ O homem sonha, mas Deus é quem realiza” ( Padre Neves).


Por isso não vamos parar por aqui. A 2ª arrancada desta primeira fase começará colocando os portões, aumentando os muros, colocando os pisos, completando os banheiros e as arquibancadas. Aguardamos outros eventos para o final de Julho, fique de olho no dia 1º de Agosto, aniversário de nascimento do Padre Neves.



                                NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA

1) – Ganhadores das motas do Show de prêmios no dia da inauguração do RINCÃO: uma moto para senhora Alcioneide dos Santos de Sousa- povoado ASSENTAMENTO SANTA RITA – Chapadinha. Parabéns. A segunda mota para Itelvino Alves de Oliveira da Silva – povoado CENTRÃO (Chapadinha), e para senhora Ádila Sousa Rocha Alves – Carnaubal (BARREIRINHAS), e para seu José Machado Vieira Neto, rua São Raimundo – vargem Redonda ( DUQUE BACELAR). Parabéns aos ganhadores.


2)- Agradecemos que nenhuma cadeira faltou, e agradecemos os donos das cadeiras: AFONSO BAR, depósito de BEBIDAS CARDOSO, SEMED, PARÓQUIA, CAPELA DE S.TA LUZIA, CAPELA DE S. RAIMUNDO, CAPELA DE TERRAS DURAS, e os Freezers de S.TA LUZIA,  da APAPRECIDA  e do CENTRO,.
Agradecemos os BANHEIROS QUÍMICOS LEAL ASSOCIADOS. E À SECRETARIA DE SAÚDE AS BARRACAS E AMBULÂNCIA.
 “Aos ACÓLITOS, INFRA-ESTRUTURA, SEGURANÇA, EQUIPE DE AUDIOVISUAL. EQUIPE DE CAMISETAS, FICHAS, CHURRASQUINHO, LANCHONETE DA PASTORAL FAMILIAR E DA RCC, EQUIPE DAS CARTELAS E DA FEIJOADA, ELETRICISTA, REALIZAÇÃO DO BINGO, ORNAMENTAÇÃO DO ALTAR, COM. DE APAPRECIDA E ACÓLITOS, LIMPEZA E CADEIRAS ( ACÓLITOS, E À COORDENAÇÃO DO BINGO E COORDENAÇAO DO PALCO. Parabenizamos a ESCOLA DA APARECIDA pelos seus trabalhos em prol do RINCÃO.


3)- Atenção EQUIPES DO DIA “D” DO RINCÃO: REUNIÃO NESTA 3ªFEIRA PARA AVALIAÇÃO. Horário, às 19.30h.


4)- Hoje, lançamento OFICIAL DA 12ª ROMARIA ESTADUAL DA TERRA E DAS ÁGUAS, com caminhada em todo Maranhão e todas as dioceses e paróquias, igual nós aqui hoje. “Primeiramente, uma parte do povo considerando-se rico começou se apossando de grandes pedaços de terra  que achavam que poderiam dividir e cortar como  pedaços de queijo. Depois começaram se apossando das águas até esgotar mananciais, e secando as veias do corpo da terra que são os rios. E finalmente agora sentem-se se sem respiração porque também poluíram o ar. Poluíram as águas, e a terra está mostrando só os ossos, de tão seca que está. A água não corre nas torneiras, o banho já é um problema, e as cozinhas olha lá.” ( VIDA NOVA, n.57- 10 de Maio 2015).
É por isso que somos convidados a ACORDAR para este grande problema da vida e da sobrevivência mundial. A 12ª  ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS  tem este grande sentido e este grande apelo . É questão de vida ou de morte.


5)- Está decorrendo a NOVENA DE SANTO ANTÔNIO no Parque Independência. Hoje a 4ª noite


6)- Nos dias 13 14 tem o CONGRESSO DIOCESANO DA RCC  aqui em Chapadinha. Aberto para todos.  Local: No Caic


7)- Hoje tem ADORAÇÃO NA IGREJA após a santa missa e após a CAMINHADA DA ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS. Vai ter missas à tarde na capela de São José ( Mil Casas). E à noite a santa missa das 20.00h na Matriz e a novena de SANTO ANTÔNIO.


8)- Parabenizamos as BANDAS musicais da Paróquia que animaram o dia todo da inauguração do RINCÃO: MINISTÉRIO SOBRE AS ÁGUAS, SERESTEIRO CARLOS MAGNO, CONCERTO FAMILIAR DO PROF.EVALDO E JONAS, BANDA EMUNAH, BANDA SKY HEAVENS, FRANCISCO  MARINHO e LOUVOR MIX ( CRISTOTECA). Passaram no teste mais que NOTA DEZ. e mostraram capacidade para passar uma ou mais noites de SHOWS em praça pública ou qualquer outro evento de grande porte de Chapadinha ou de qualquer cidade. Foi só festa e empolgação. Convidados desde já para as noites culturais do FESTEJO DE NªSª DAS DORES, certamente  alguns eventos  já no RINCÃO. PARABÉNS


9)- Convidamos todos os dirigentes das Comunidades, Pastorais e Movimentos para uma  reunião neste sábado, 13 para o lançamento das Cartilhas da 12ª ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS, no CBNET. Horário, às 19.30h. Obrigado.

( Veja fotos do lançamento oficial da 12ª Romaria da Terra e das Águas em Chapadinha, e da pre-ínauguraçao do RICÃO BOA NOVA)


























































Nenhum comentário: