domingo, 14 de junho de 2015

O Reino de Deus anunciado por Jesus ou a Solidariedade universal



Muitas vezes Jesus se referiu ao reino de Deus. Porém, não erramos muito se dissermos que o reino de Deus é Jesus. Na pessoa de Jesus se concretizou o reino de Deus. 

Olhemos também para um São Francisco. Semelhantemente a Jesus o reino de Deus também se concretizou em grande medida na pessoa dele. E de Maria e de? E de? E na sua, na minha, na tua pessoa? Em cada um de nós também se concretiza à nossa medida. “Outras sementes caíram em terra fértil e deram fruto; umas cem, outras sessenta, e outras trinta” ( Mt. 13, 8). 

“O próprio homem contingente recebeu em mãos a transformação do mundo e o projeto de uma sociedade melhor, mais digna de ser vivida por todos, e de uma nova terra. Não pode, pois esperar de Deus que resolva os seus problemas. Não podemos, em virtude de uma fé bem entendida na criação abdicar nas mãos de Deus do que é nossa tarefa no mundo.”(Edward Schillebeeckk).

E isto na medida em que a minha, sua, e nossa vida adéqua com a bitola de se tornar mais humano e tornar a humanidade mais humana, e o cosmo , o mundo e a humanidade.


“Efetivamente, existe uma solidariedade inconcebível entre o homem e o cosmo. Aquela solidariedade que conclui no SIM  e AMÉM do  Deus criador de toda a realidade criada; aquela solidariedade que no SIM  e AMÉM salvífico de Jesus Cristo crucificado e ressuscitado envolve a humanidade e o cosmo” (Alfred Lapple). No entender de vários pensadores podemos equiparar o termo solidariedade com o reino de Deus, pois não é só do  futuro, mas abrange já a vida presente.

E, como afirma o teólogo Edward Schillebbekk, a Igreja  só gozará de futuro se eliminar todo tipo de supranaturalismo e dualismo, não reduzindo a salvação a reino meramente espiritual ou a um futuro meramente celeste. Se não se encapsular e não se introverter em si mesma. Se sair de si  e se voltar ao outro, aos homens no mundo e não pensando mais na própria autoconservação histórica  como poder espiritual no mundo” ( E. Schillebbekk, História humana revelação de Deus, 299).

Com palavras semelhantes o Papa Francisco iniciou  o seu pontificado: “ Quero antes uma Igreja em saída, enlameada e ferida mais que uma igreja acomodada” ( Evangelho da alegria).

E não só a Igreja católica, mas as igrejas outras. “Deste profundo encontro do secular e do Transcendente, do finito e do Infinito nasce, como os místicos dizem, a faísca da alma, onde toda a religiosidade se acende. Nela está a origem de toda a crença, a qual, numa socialização de pessoas que pensam igual porque fizeram as mesmas experiências, leva inevitavelmente a uma comúnio, ou a formação de igrejas” (id. 298)

Finalmente, o reino de Deus, assim concretizado na pessoa de Jesus e dos maiores expoentes da humanidade, como Francisco, Clara, Maria de Nazaré, é o reino que liberta das ganâncias e dos medos. Os armazéns são muitas vezes símbolos de ganância que não deixa SER SOLIDÁRIOS ( Lc. 12, 8). E os demônios dos quais Jesus veio libertar, a maior parte das vezes são os medos em que  o povo estava ( e está) envolvido ou que as classes dominantes inculcam na cabeça do povo “ Essa gente que não sabe a lei são uns malditos” ( Jo. 7, 49)

Eis o que afirma o autor já citado Van de Valle: “O Deus que se revelou na pessoa de Jesus de Nazaré aquele que não quer os infernos criados pelos homens. Muito menos o inferno que muitos crêem criado por Deus. É terrível quando a religião é abusivamente interpretada para provocar medo. E sobretudo a religião do amor como essa que Jesus revelou, cujo lema foi desde o início” não tenham  medo”.

E o teólogo brasileiro Johan Koning: A rejeição moralista dos pecadores é anti-cristã e contradiz  o espírito da Igreja. Deus é maior que o sacramento e presta atenção à oração de quem entrega sua vida quebrada nas mãos dele”

      NOTICIÁRIO DA PAROQUIAL
1)- Contas do Dia “D” do Rincão BOA NOVA:
Cartelas vendidas 12.166, resultando em 121.166,00. Entradas de FEIJOADA, CHURRASQUINHO, e outras: 36.834,00, somando no total 158.000,00
Despezas : 198.000,00 ficando saldo negativo de 40.000,00
2)- O muro do RINCÃO terá que ser bastante trabalhado no sentido de que tem que ser feitas novas colunas de concreto porque as antigas estavam suspensas no ar, não estavam fincadas no chão mas só na superfície, e não seguravam o muro.  Temos ainda que aumentar mais um metro. Vai ser mais de um mês só para esse serviço. Veja as fotos. Na última página.
 3)- CURSO DE LITURGIA : Nos dias 03-04-05 do próximo mês de Julho,  COMEÇANDO 6ªfª À NOITE, e encerrando DOMINGO COM ALMOÇO. Assessora, senhora Magnólia, de São Luis, ligada às PAULINAS.

4)- Reuniões para CRISMA já começaram nesta 6ª Fª dia 12, e serão todo este mês de Junho até dia 12 de Julho, quando será administrado o sacramento da CRISMA.

5)- Curso para MINISTROS DA EUCARISTIA: a começar na 2ª semana de Julho, dia 10, depois dia 17, depois dia 24 e finalmente 31, toda 6ª feira. Horário, às 19.30h na igreja matriz.

6)- Os dirigentes das COMUNIDADES têm a tarefa de vender os LIVROS DE HINOS, para prestar contas com o P.Casimiro. Não esqueçam. Quero todo mundo com livro na mão para cantar
   7)- Atenção: No 1º de Agosto seria o aniversário de 74 anos do Padre Neves. Resolvemos juntar todas as Quadrilhas da Paróquia nesse dia e fazer uma linda festa paroquial no RINCÃO. Então vamo-nos preparando para isso, e será pedido a todas comunidades a colaboração quase igual no dia “ D” só não o transporte das cadeiras, por que não será preciso. Fique com a pulga atrás da orelha para esse maravilhoso dia.
8)- Arrecadação das peregrinações do Mês de Maio: Aparecida= 1.392,00; Corrente=2.592,00; S.Antônio= 374,00; Centro(01)=2.746,00; Areal= 1.152,00; Bairro da Cruz= 1.141,00; Terras Duras=2.866,00; Campo Velho=1.000,00; S. Expedito=211,00; Novo Castelo=350,00; Santana= 100,00; Centro (02) =1.809,00. São José= 327,00; Bom Parto= 100,00; Boa Vista 290,00; Bairro de Fátima= 60,00. TOTAL= 16.344,00
9)- ATENÇÃO AO SEGUINTE COMUNICAD0: Reunido o CAP ( Comissão de apoio paroquial) decidimos pedir a retirada dos Projetos que tramitam na CÂMARA MUNICIPAL  envolvendo a mudança do nome de Ruas e Praças com o nome do PADRE MANUEL NEVES, devido a discussões desnecessárias na esfera politica partidária. Já encaminhámos a referida solicitação para a CÂMARA MUNICIPAL e para a PREFEITURA MUNICIPAL.


       ( Veja fotos da continuação das obras do RINCÃO)











Nenhum comentário: