domingo, 22 de novembro de 2015

O Testamento-Testemunho do Padre Neves



No dia 19 celebrámos na igreja Matriz a Missa de 7º mês do Padre Neves. No final fizemos a bênção da PLACA DE HOMENAGEM, colocada no jardim da igreja, um grande monumento à memória do Padre Neves. Foi lida uma matéria que ele escreveu no dia 02/11/2014, que podemos chamar TESTAMENTO-TESTEMUNHO  do Padre Neves.

 Afirmações como esta são sublimes: “Sempre tentei trocar tudo pela vida plena. Quando o amor me piscou o olho para que viesse sorrir à vida na liberdade do mundo, pensei, decidi e aceitei outro apelo para viver o amor doutra maneira. Tempestades, ventos e ondas contrárias venci, e não derribaram a minha barca, porque sentia na fragilidade dos meus braços a força da vida plena”. 

Essa vida plena foi que orientou a sua vida, vivendo-a e transmitindo-a. Na paróquia como o grande evangelizador, o maior pároco de Chapadinha e o maior pastor. Na diocese,  foi ele quem introduziu os 10 anos de catequese num curso que acompanha a formação curricular das Escolas: Consagração, 1ªComunhão, Comunhão solene, Profissão de Fé, e  Crisma, com dois anos cada curso. 

Conhecido e respeitado em toda a Diocese como Orientador da PASTORAL FAMILIAR na Paróquia, Diocese e em todo Mordeste. Além de ser o maior construtor que já passou por Chapadinha. “Lutei, venci! Estou aqui!” as primeiras palavras quando o Padre Neves chegou em CHAPADINHA. E agora nos diz lá do céu: “Lutei, venci e agora estou aqui, no céu, na glória”.

MOVIMENTOS APOCALÍPTICOS E MESSIÂNICOS SÃO COMUNS EM ALGUNS MOMENTOS DOS POVOS.


Esperanças messiânicas apocalípticas não são um fenômeno especial em nossa história humana. Sociológicos da religião voltaram sua atenção para um fenômeno que periodicamente apareceu em todos os povos, e que eles chamam de “padrão messiânico”. Tais estudos sociológicos mostraram que em situações extremas de mal estar social e político o surgimento de movimentos radicais com características messiânicas é muito comum em determinados momentos críticos na história da maioria dos povos.
Em 50 a.C um livro de Henoc, livro etíope escreveu sobre um “ser celeste” igual a um “ filho de homem”

Por seu lado, em Israel havia a convicção de que todos os povos foram criados por causa de Israel. Por isso mesmo a figura de “ filho de homem”, figura escatológica da tradição judaica tem significado escatológico diante de reis poderosos e fortes. É assim que em alguns salmos e outros locais se afirma que “ todos os reis  e povos hão de servi-lo” ( Sl. 72).
De sua vez, Jesus se reportava ao “filho do homem” como não sendo ele. Como João Batista, também Jesus esperava a iminente vinda do “filho do homem”(Mt.10,23). Porém Jesus via a sua própria atuação relacionada com esse “filho do homem” que viria.( Edward Schillebeeck- Jesus- história de um Vivente, 473)

Outra corrente bíblica apontava o filho do homem como o kyrios, ou seja mensageiro, em Êx. 23, 10; seria o “ profeta da última hora, da última chance, ou o logos( palavra da sabedoria. Por isso está escrito “quem se declara por mim, também eu me declararei por ele diante de meu Pai que está nos céus, e quem vos rejeita, a mim rejeita” ( Jo,12, 48 e Mt. 10,47).

Deste modo, o conceito de “ filho do homem” de “ o profeta escatológico” em são João, na tradição sapiencial adotada por ele da sabedoria preexistente. Quando Jesus afirmou diante de Pilatos e dos Pilatos deste mundo que o “meu reino não é deste mundo” (Jo, 18, 36) o que queria significar? O seguinte: que no seu modo de viver Jesus deu ao reino de Deus um rosto concreto: o bem estar e integridade de todo ser humano, curado e libertado, amor sem limites, livre de grupinhos e seitas, com inclusão e não exclusão de pecadores e inimigos e excluídos da sociedade. Essas características é que os reinos deste mundo não cultivam, porém esse é o reino dele, e que era um enigma para Pilatos quando enfrentou Jesus  “então você é rei”?

A pregação de Jesus baseava-se na sua convicção sobre a certeza da salvação  pela vinda, em breve, do reinado de Deus(reino de Deus). E essa proximidade ele a via e manifestava na sua própria atuação. Valer dizer, o reino de Deus estava presente na vida e na atuação de Jesus.
A “metanóia” consistia então em deixar tudo pelo reino de Deus que estava próximo, pai, mãe, irmãos, terras, casas, e até a própria vida( (Mt, 19, 29), porque perante o reino de Deus, se chegasse próximo, tudo isso era para deixar para trás.

Noticiário da Paróquia

1)- No dia 19 tivemos a missa de 7º mês do Padre Neves, e bênção da PLACA COMEMORATIVA, no jardim em frente da Matriz, para recordar essa pessoa que fica fazendo parte da história não só da Paróquia, mas da cidade de Chapadinha como um dos mais ilustres cidadãos. Parabéns todos que vieram.

2)- Ontem, sábado, 21, enchemos o RINCÃO BOA NOVA com todas as Comunidades. Muita presença no SHOW do Padre Antônio de Pádua, cadeiras cheias, e muita comida e muita alegria. Parabéns.

3) O RINCÃO já vai com cara de ‘CEPAN’ ( Centro de evangelização Padre Neves), pois as cozinhas e Refeitório já estão servindo, as Salas já estão sendo feitas, cisterna  e Caixa de água, como viram, já estão funcionando. Para as SANTAS MISSÕES POPULARES já irão acolher muita gente.

4)- Cruz das SMP : Logo mais, á tarde, pelas 13.30h sairemos em caravana em direção a BEL´ÁGUA para receber a Cruz missionária das SMP. Irá percorrer os Setores missionários da cidade e do interior. Repetimos aqui o roteiro  que veio já domingo passado:  Dia 23/11: Comunidade do Centro vai entregar a crus para o setor 01, às 19.30h.   Dia 29/11: Setor 01: vai entregar para o Setor 02     Dia 06/12: Setor 02: vai entregar para o Setor 03     Dia 13/12: Setor 03: vai entregar para Setor 04      Dia 20/12: Setor 04 vai entregar para Setor 05      Dia 27/12: Setor 05 vai entregar para Setor 06       Dia 03/01/2016: Setor 06 vai entregar o Setor 07      Dia 10/01/16: Setor 07 vai entregar para o Setor 08 (Centro)  Obs: Os setores se organizam e dividem  qual o dia a cruz vai passar em cada comunidade

5)- ASSEMBLEIA PAROQUIAL: 27-28-29. Atenção, próximo domingo , 29, a missa das 08.00h da matriz será antecipada para as 07.00h, por conta da assembleia. Você que vinha às 08.00h tem que vir às 07.00h. Também não terá a missa das 10.00h. À noite, na missa das 20.00h já está tudo normalizado com o encerramento da Assembleia paroquial ao meio dia. Obrigado.

6)- O Grupo missionário SERVOS DO EVANGELHO avisa a todos os jovens a partir de 18 anos, que estão recebendo jovens que queiram participar do grupo. Venha nos conhecer. Wellnygton- 99189.4638;   Fabiana; 99165.7927;  Alemária: 99190.7498. Obrigado

 A FORÇA DE UMA VIDA PLENA!

"A Bíblia diz que fomos criados à imagem de Deus. Somos imagem formada pelo Criador, mas deformada pelo pecado, reformada pela graça de Cristo e que será transformada na vida plena da Ressurreição. 
A vida de cada ser humano deveria ser um ensaio para a felicidade eterna pela procura de estar com Deus. É a esperança que nos dá força para optar pelo caminho das bem-aventuranças. Ansiamos por uma vida plena. S. Paulo dizia que se não fora essa vida plena ele seria o mais desgraçado dos seres humanos. E eu faço minha também esta afirmação. Sempre tentei trocar tudo por essa vida plena. Criança ainda, entrei no seminário. 
Passei a juventude habitando salões de estudo e espaços de oração. Ouvia longe o barulho do mundo e altifalantes, ao domingo, vomitando músicas de diversão. No silêncio reforçava minha opção pela vida plena. Quando o amor me piscou o olho para que viesse sorrir à vida na liberdade do mundo, pensei, decidi e aceitei outro apelo para viver o amor doutra maneira. Tudo em nome da vida plena. Fiz-me homem e aceitei ser missionário. Entrei num grupo que se dedicava a espalhar pelo mundo essa vida plena. Despedi-me de entes queridos, afastei-me da família e fui para Moçambique, numa zona onde havia guerra brava. Era a vida plena dos irmãos daquelas paragens que me arrastava. Levantaram-se ventos contrários, fustigaram-me tempestades, enormes ondas quase faziam afundar minha barca. Aguentei, não desanimei! Não fugi. Senti que trazia na fragilidade dos meus braços uma força que me empurrava para a vida plena. Fui estudar na Europa, trabalhei em Portugal em circunstâncias históricas difíceis. Vários colegas debandaram. Um mundo encantador parecia surgir, mas as dúvidas foram desfeitas, os porquês foram resolvidos. Sempre na atração irresistível da vida plena
Longe de todos os meus projetos, soou o apelo do Nordeste Brasileiro. De princípio, não simpatizei com a modalidade. Vozes traiçoeiras das sereias da acomodação novamente cantaram. Família e amigos lembravam que não era preciso ir tão longe e suportar tanta dificuldade. Ilusão de estoicismo esgotante ou serviço à vida plena? Esta falou mais alto. “Lutei, venci! Estou aqui!” Foram as minhas primeiras palavras em Chapadinha. 

Trinta e seis anos passaram de luta para viver e transmitir vida plena! Agora, alquebrado pelos anos, custa-me pensar que terei que fazer outra viagem. Não pedi para nascer, também não peço para viver muito. Dediquei-me a Seu projeto, sei que Deus não me abandona. Custa-me saber que ainda tenho que dizer o adeus mais radical, viver o momento mais turbulento do meu percurso. Depois de tantos, mais um e este decisivo... 
Desde já aceito passar essa porta para a vida plena. Recuso pensar que foi inútil ansiar pela vida plena. Esse desejo não pode ter sido em vão!. Chamem-lhe o que quiserem. Eu chamo-lhe Ressurreição: Vida Plena em Deus! Ressuscitarei e viverei para sempre essa vida plena.  
(P. Neves, em VIDA NOVA, N.40-02/11/2014 )
( Veja fotos da bênção da PLACA-HOMENAGEM do dia 19 de Novembro, e do SHOW do dia 21 com o P. Antônio de Pádua e participação de Francisco Marinho e Severino Morais em homenagem aos sete meses da memória do Padre Neves):




































Nenhum comentário: