domingo, 15 de novembro de 2015

A cada momento tocamos o final dos tempos


No séc. II a.C. o rei persa Antíoco IV procurou impor a cultura e a religião do seu império persa dentro do povo judeu. Proibiu o culto judaico, a observância do sábado, a circuncisão e as regras dos alimentos dos judeus. Impôs  no templo a estátua de Zeus. Era uma total helenização que estava impondo aos judeus. Até que houve o levante dos irmãos Macabeus, que restabeleceram a fé e a cultura judaica, depois de muitos sofrimentos.

Nesta época o livro do profeta Daniel anunciava a vitória dos guerreiros macabeus: “Naquele tempo se levantará Miguel, o príncipe defensor dos povo dos filhos de teu povo, e será um tempo de angústia como nunca houve até então, desde que começaram a existir nações. Mas nesse tempo o teu povo será salvo, todos os que se acharam inscritos no livro. Muitos dos que dormem no pó da terra despertarão, uns para a vida eterna, outros para o opróbrio eterno. “ (Dn. 12, 1-3). O livro significa os membros da comunidade da aliança que permaneceram fiéis a Deus.

Estes textos de Daniel retomam um tema muito querido do Antigo Testamento da volta do “ filho do homem”, que na melhor interpretação representa os sofrimentos e a vitória do justo, igual o rei que sai para defesa do seu povo e volta coroado. Esta volta da vitória tem um nome técnico na Bíblia, é a “parusía”.

Para significar as incertezas e sofrimentos do fidelidade que aconteciam igual na época de Daniel, vejamos o que fala o evangelho de Marcos: “ Naqueles, depois da grande tribulação, o sol vai se escurecer e a lua não brilhará mais, as estrelas começarão a cair, e as forças do céu serão abaladas. Então vereis o filho do homem vindo nas nuvens do céu com grande poder e glória” ( Mc. 13, 24-28).

Estrutura paralela à descrita no livro de Daniel, para afirmar a vitória do justo após as lutas, e dos macabeus contra os persas (Antíoco IV).

Este tipo de literatura tem outro nome técnico de “ apocalíptica judaica”, que é retomada aqui por São Marcos.  Apocalíptica é o conjunto de ideias que responde a uma situação de grave crise com base  em uma revelação de Deus. Essa revelação mostra o sentido das tribulações presentes e baseando-se no fato  de que é Deus quem dirige a história, e inculca a ideia do triunfo final. Fornece assim à comunidade meios para enfrentar a realidade negativa que experimenta..

Quando o evangelho diz “esta geração não passará” pode indicar que a comunidade de Marcos estava convencida que a volta de Jesus estava próxima, e apelava a ficar sempre de prontidão. Como isso não aconteceu, foi transferida esta vigilância para todo fiel, na expectativa da parusía final (volta de Jesus), que para cada indivíduo é seu encontro pessoal com a surpresa da despedida desta vida.


A cada momento tocamos o final dos tempos


NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA

1)- Hoje encerra o DNJ com a seguinte Programação: Torneio feminino de Futsal. Caminhada pelas ruas da cidade, nesta tarde, às 16.30h. Às 20.00h Missa e SHOW com ministério Ágape de Barreirinhas.

2). Tem retiro dos missionários mirins. Encerra nesta tarde, incorporando-se na mesma caminhada, do promovida pelo DNJ. Participe.

3)- Encontro do clero diocesano em Bel’Água, o pároco participará, dia 17.

4)- Recepção da cruz das Santas Missões Populares (SMP) , em Bel’Água, no dia 22, próximo domingo, com caravanas da Paróquia, às 13.30h. Na chegada ficará no SETOR 01, composto pelas comunidade  São Pedro, S. Antônio e Tigela ( NªSª do Bom Parto).

5)- Coordenadores da PASTORAL FAMILIAR DOS BAIRROS, reunião no dia 30, derradeira 2ª Feira deste mês.

6)- SERVOS DO EVANGELHO: Reunião no dia 18, 4ª Feira.

7)- EQUIPES DE PREPARAÇÃO DO BATISMO: Reunião no 1º domingo de Dezembro, dia 06, no CBNET. Às 15.00h, por conta que no dia 29 encerra a Assembleia Paroquial.

8)- Hoje tem o 1º Rito do Batismo, na missa das 10.00h

9)- Ministérios de música e Bandas da Paróquia, reunião com o Seminarista Morais, horário às 15.00h.

10)- ASSEMBLEIA PAROQUIAL: Começará  dia 27(6ª Feira). Início às 19.30h. Local, na igreja Matriz. Continuando dia 28 e 29(domingo) até o almoço. Atenção ao horário da missa das 08.00h da manhã de domingo ,29: será às 07h da manhã, por conta da ASSEMBLEIA PAROQUIAL . OBS 02: Também nesse domingo, 29, não poderá ter a missa das 10.00h também por conta da Assembleia. Tome nota. Obrigado.


11)- A Missa de 7º mês do Padre Neves, nesta 5ª Feira, 19, às 20.00h, e Bênção da PLACA DE HOMENAGEM. Após tem café na Lanchonete.


12)- SHOW  e BINGO beneficente: Dia 21 (sábado), às 21.00h, em prol da continuação das obras do RINCÃO BOA NOVA, E CENTRO DE EVANGELIZAÇÃO PADRE NEVES (CEPAN). A cozinha e refeitório já estão em fase de conclusão. E já estão em andamento 04 salas das 16 que serão construídas. A CISTERNA  também está em fase de conclusão para abastecer uma caixa de água de 5 mil litros. Obrigado pela sua colaboração.


13) As primeiras 04 Salas do RINCÃO das 16 que irão ser construídas já estão em andamento.


13)- Semana passada aconteceu a ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL Nos dias 27-28-29 será a Assembleia Paroquial de CHAPADINHA


14) Ir, Prudência está com pé engessado, em repouso por cerca de um mês
15)- Neste sábado ocorreu uma Assembleia regional dos Coordenadores diocesanos da CATEQUESE. O bispo diocesano se fez presente






ROTEIRO DA VISITA DA CRUZ MISSIONÁRIA NAS COMUNDADES DA SEDE (ZONA URBANA):

Dia 22/11: Ida a Bel’Água para receber a cruz  Dia 23/11: Comunidade do Centro vai entregar a cruz para o setor 01, às 19.30h.   Dia 29/11: Setor 01: vai entregar para o Setor 02     Dia 06/12: Setor 02: vai entregar para o Setor 03     Dia 13/12: Setor 03: vai entregar para Setor 04      Dia 20/12: Setor 04 vai entregar para Setor 05      Dia 27/12: Setor 05 vai entregar para Setor 06       Dia 03/01/2016: Setor 06 vai entregar o Setor 07      Dia 10/01/16: Setor 07 vai entregar para o Setor 08 (Centro)

Obs: Os setores se organizam e dividem  qual o dia a cruz vai passar em cada 

( Veja os avanços das obras do RINCÃO BOA NOVA e CEPAN ( Centro de evangelização Padre Neves): Aspectos da cozinha e refeitório e as primeiras 04 Salas, das 16 que será preciso completar):















Nenhum comentário: