domingo, 29 de novembro de 2015

PARÓQUIA DE CHAPADINHA REALIZA ASSEMBLEIA PAROQUIAL DE PASTORAL. Vindo ao mundo o Filho de Deus plantou a semente da justiça no coração do mundo, e entregou esse jardim em nossas mãos


Os judeus, e não só, todos os povos têm no sangue uma inclinação para o etnocentrismo. O que é o etnocentrismo? É se julgar o centro do mundo, ou seja mais importantes do que o resto do mundo e que os outros povos têm que viver em função deles, como sendo o único povo eleito. É assim que o profeta Jeremias exprimia também esse sentimento quando anunciava a vinda de um justo, que conduziria o povo eleito à sua plena realização. 

O texto de Jeremias apresenta um oráculo de salvação que seria a  realização plena da promessa de Deus. Este oráculo dizia que Deus suscitaria um rei da dinastia de Davi. Numa época em que já não havia reis em Jerusalém esperava-se, com base nas promessas a ao rei Davi a restauração da realeza. Porém, com a decepção causada por todos os reis anteriores, o país entraria agora numa nova situação: estariam livres de qualquer ameaça estrangeira, e não mais sujeitos à destruição. Assim, todo povo estaria certo que Deus agiria em seu favor  .

No Novo Testamento, o rei suscitado por Deus que restabelece a justiça é Jesus. O novo povo de Deus recebe, por meio dele, a garantia de participar da nova época salvífica.

O evangelho de São Lucas, após anunciar a queda de Jerusalém, com certeza escrito após o acontecimento, coloca na boca de Jesus o discurso escatológico da consumação final, partindo da comparação da queda de Jerusalém para o resto do mundo.

A escatologia, vale dizer, as antigas predições que os antigos já tinham como um tipo de literatura chamada de apocalíptica e escatológica, segundo a qual o mundo quando chega a tamanhas calamidades e malvadezas humanas parecendo não ter mais jeito só haverá um jeito com uma intervenção direta de Deus com um castigo exemplar.

E nessa ação de Deus botavam o céu e a terra em ação, caindo o sol, lua, estrelas, um fim de mundo como se diz. Porém, essas épocas são de todos os tempos. E Deus não faz isso não. O mundo está nas nossas mãos, e os seres humanos é que o fazemos mais habitável  ou menos habitável. A nossa “casa comum”, como lhe chama o Papa Francisco (O evangelho da alegria, n.5)


“Cuidar da Terra é cuidar do Sagrado que arde em nós e que nos convence de que a vida vale mais que todas as riquezas deste mundo”. (Leonardo Boff)

NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA

1)- A assembleia Paroquial que começou nesta 6ªFeira está encerrando hoje. São três dias de avaliação das atividades paroquiais pelos vários responsáveis e coordenadores de pastorais e movimentos, e de planejamento.  Agradecemos ao assessor JERRY LIMA, que primeiramente trouxe à lembrança os dados da ASSEMBLEIA DIOCESANA do início deste mês, onde se fez o mesmo trabalho a nível da diocese. Aos paroquianos que colaboraram com alimentos agradecemos de coração.



2)- CCORDENADORES DA P.FAMILIAR DOS BAIRROS: Tem reunião nesta 2ªFeira, 30. Horário, às 19.30h

3)- COORDENADORES DA PREPARAÇÃO DE BATISMO: Tem reunião no próximo domingo,dia 06. Local, CBNET, às 15.00h

4)- CPP (CONSELHO PAROQUIAL DE PASTORAL): Reunião no dia 13 de Dezembro.  Às 15.00, no CBNET

5)- 2º RITO DE BATISMO:  Será no dia 13. Horário, na missas das 10.0h.

6)-CONSAGRAÇÃO NO CENTRO: Será no dia 20 de Dezembro, na missa das 10.00h

7)- COMUNHÃO SOLENE: Encontros : Dia 21 e 22 de Dezembro. Horário: Às 18.00h. A confissão será nos dias 23 e 24, de manhã e de tarde. A comunhão solene : dia de Natal, na missa das 10.00h.
8)- PROFISSÃO DE FÉ: Encontros: Dia 28 e 29 de Dezembro. Horário: As 18.00h. A confissão será nos dias 30 e 31 de manhã e de tarde. A Profissão de Fé será no dia primeiro de Janeiro 2016, na missa das 10.00h
9)-No dia 03/12 iniciará o festejo de SANTA LUZIA, com o levante do mastro, vindo da comunidade Santa Teresinha. Vamos todos participar
10)- A cruz das SANTAS MISSÕES já anda percorrendo os setores missionários da cidade. No dia 23 foi entregue  para o setor 01, composto pelas comunidades de Tigela, Campo Velho e Santo Antônio. Ontem dia 29 foi entregue para o setor 02, comunidades CORRENTE E BOA VISTA

No dia 06 de Dezembro será entregue para o setor 03: comunidades Santa Luzia, Recando dos Pássaros e Novo Castelo. 
No dia 13/12: será entregue para setor 04: comunidades Bairro da Cruz e Aparecida. 
No dia 20/12 será entregue para setor 05: comunidades Areal e São José das Mil Casas.  
No dia 27/12  será entregue para setor 06: Terras Duras e Santo Expedito. 
No dia03/01/2016 será entregue para setor 07: comunidades Bairro Novo, Fátima e Santana
No dia 10/01/2016 o Setor 07 entregará de volta para o setor 08(Centro)

Tem sido lindo a acompanhamento da cruz das Santas Missões. É tambores, é ferrinhos, é sanfona, é bandeirinhas é reco-reco feito de petis e latas de leite com pedrinhas, e os hinos mais animados, é SANTAS MISSÕES POPULARES. O povo nas ruas sai nas portas, olha nas janelas perguntando o que é aquilo e entra no clima.


11)- Está decorrendo a NOVENA DE NªSª da CONCEIÇÃO EM TERRAS DURAS. Antes da novena já teve celebrações no bairro Angelim, bairro Caterpila, bairro Vila Vitória, bairro Japão, bairro Fonte do Mato, encerrando essa série de visitas missionárias na casa da D.Graça do Piauí. Foi a maior animação com a presença do seminarista teólogo Severino Morais. Participe agora da novena.



12)- A operadora TIM em convênio com a CRUZ  VERMELHA fez uma campanha de arrecadação de gêneros alimentícios  e roupas para os acidentados das inundações de lama da cidade MARIANA. Encerrou ontem dia 28.

( Veja fotos da ASSEMBLEIA PAROQUIAL DE PASTORAL)

O casal Sônio e Pirrita com o Assessor Jerry Lima

O Assessor Jerry Lima














Nenhum comentário: