domingo, 6 de dezembro de 2015

A ASSEMBLEIA PAROQUIAL DE PASTORAL DA PARÓQUIA DE CHAPADINHA E SUAS LIÇÕES




Encerrou domingo passado a ASSEMBLEIA DE PASTORAL da Paróquia de Chapadinha, com representantes de todos os setores da cidade e do interior.

Partimos da análise histórica, desde o Concílio de Trento em 1545 até aos nossos dias. A teoria que orientava a Igreja nessa época era a seguinte, da pirâmide: No topo, o clero que governava. E a segunda camada, a nobreza, e o povão só para obedecer, e dizer amém.

O concílio tinha sido uma reação contra a explosão que se deu pela doutrina protestante que começou nessas horas. E a Igreja se armou mais, e acochando suas fileiras para enfrentar a revolta protestante, insistindo mais no sim ao Papa, e reafirmando a teoria da época que a Igreja é o Papa e o clero. E durante 300 anos vivemos no concílio de Trento.

Em 1962 veio o Concílio Vaticano II, dando uma nova orientação para a Igreja, segundo a qual a Igreja deixa de ser do clero e do Papa para ser do povo. Sabe o que aconteceu? Mais de nove mil padres e de cinco mil consagrados deixaram sua vocação, porque achavam que era o fim da Igreja. Desde então passaram-se 50 anos, e nunca a Igreja avançou tanto. Na verdade, com o Concílio Vaticano vieram as CBB’s, a Catequese, as Assembleias paroquiais e regionais, as SMP (Santas Missões Populares, os Setores missionários, os CPP (Conselhos pastorais paroquiais), e os COMIPA, e os Conselhos diocesanos e paroquiais.

Outras mudanças vieram: Celebração feita pelos fiéis leigos dos dois gêneros, homens e mulheres, a pregação a mesma coisa. Os sacrários deixaram de ficar na frente das igrejas, mas ao lado. O que significa? Que o povo de Deus é o verdadeiro sacrário, nós, eu, você somos a melhor presença de Jesus. Outras mudanças: distribuição da hóstia, na comunhão: antes era só o padre, agora são os fiéis leigos, os ministros. Também era só recebida na boca, agora é nas mãos, ou qualquer fiel pode pegar na sua mão.

Havia também muito acentuada a ideia da separação Igreja e mundo, Igreja de um lado, e o mundo do outro. Agora é união, a Igreja está no mundo, e o mundo está na Igreja. Você já viu Igreja sem mundo? Onde? Você mora no sacrário, perguntava o assessor Jerry Lima. Trabalha onde? O cristão é  sal e luz. O sal está no armazém, no vidro e não é para estar na panela? Você precisa ser sal e luz na Igreja, ou na sociedade do colégio, de comércio, do balcão, e da roça? E tanto é lindo isso que uma pitada basta. Essa pitada é você.

Devemos nos precaver contra duas tendências que são as seguintes: contra o hedonismo religioso e contra as estruturas organicionais. O que é isso? Hedonismo religioso é só sentir o prazer religioso de pertencer ao seu grupo. Só ali se achar bem. Fora do meu grupo não vou fazer nada, nem me misturar. E estruturas organicionais são as que nos prendem nas correntes psicológicas de que só o meu grupo é que é bom, dos outros não vou me importar nem um pouco. Temos que combater esse defeito, porque pertencemos a uma organização maior que é a Igreja e a paróquia. Pertencemos mais ao TODO do que à parte, vale dizer, o TODO é maior que a parte. O braço não é maior que o corpo, o ramo não é maior que a planta. Tivemos a celebração da Romaria da Terra e das Águas, celebração da CNBB, de todo Maranhão e de toda diocese. Será que alguém, poderia dizer eu não vou, não é coisa minha? Temos agora as Santas Missões Populares, campanha de toda diocese e coisa do Brasil inteiro, quem pode ficar por fora?

Essa tendência também se observa no planejamento: quando a gente só vê o “meu” planejamento, do “meu” grupo. Não devemos dar maior importância ao “meu” do que ao “nosso”. Por exemplo, tem um programa, uma caminhada, um convívio da Pastoral Familiar, o que dizem os outros grupos? Ah, isso lá é deles, da Pastoral Familiar, isso lá é deles, da PJ, isso lá é deles da Catequese, dos Acólitos, da RCC, da Pastoral da Criança. Aí está o erro, a divisão. Devemos dizer: isso é “nosso”, é da Paróquia, porque na Paróquia tem a Pastoral Familiar, tem a PJ, tem a Catequese, tem a RCC, tem os Conselhos paroquiais, as CEB’s, a Pastoral da Criança, os Acólitos, os Ministros da Eucaristia.

E essa reflexão nos colocou dentro das 05 URGÊNCIAS da Igreja para  o período 2015-2019: A IGREJA EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO; A IGREJA CASA DA INICIAÇÃO CIRSTÃ; A IGREJA LUGAR DE ANÚNCIO BÍBLICO E PASTORAL; A IGREJA COMUNIDADE DE COMUNIDADES; A IGREJA SERVIÇO DE VIDA PLENA PARA TODOS.

Nesta Igreja, corpo de Cristo( 1 Cor, cap12) é que todos os grupos e comunidades são uma parte, e ela é o Todo. Quando uma comunidade não participa de um encontro geral da paróquia ou Assembleia porque está na sua novena, é muita desunião, ou falta de planejamento: “Pessoal, estamos em novena, mas os escolhidos tem que ir na Assembleia paroquial, pois lá nos representam, é como se fossemos todos. 

Essa é união e participação, a parte fazer parte do todo. Não abandone o “todo” e o “geral” pelo seu “particular”, pois particular, quer dizer “parte”. O braço não é maior que o corpo, o ramo não é maior que a planta.

No encerramento tivemos a presença do nosso bispo diocesano, dom Valdeci, que celebrou a missa da manhã do domingo, e ficou conosco até o final da Assembleia, que terminou ao meio dia com o almoço no CBNET, num lindo momento de confraternização.

NOTICIÁRIO PAROQUIAL

1)- Neste domingo, 1º domingo do mês, tem adoração ao Santíssimo durante o dia. Cada grupo com seus horários, e poderá trazer ofertas para os irmãos mais carentes e depositar perto do altar. Também é o domingo da PASTORAL FAMILIAR

2)-COORDENADORES DE BATISMO DOS BAIRROS- Reunião às 15.00, no CBNET

3)- Festejo de NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, na Comunidade Terras Duras, sendo amanhã a última  noite. Participe.


4)-DIA 08- IMACULADA CONCEIÇÃO, tem em todo mundo católico a ABERTURA OFICIAL DO ANO DA MISERICÓRDIA. O Papa anunciou  a realização do 29.º jubileu na história da Igreja Católica, um Ano Santo com abertura da PORTA SANTA da Basílica de São Pedro em 08 de Dezembro de 2015, dia da IMACULADA CONCEIÇÃO, encerrando em 20 de novembro de 2016. “Na Sagrada Escritura o nome de Deus é Misericórdia”.



5)- Festejo de NªSª do Bom Parto, comunidade da Tigela inicia no dia 08 com o levante do mastro até o dia 18, dia do festejo.



6)- Reunião do CPP (Conselho de Pastoral): Próximo domingo, dia 13, às 15.00h.

7)- 1º RITO DO  BATISMO – Próximo domingo, dia 13, na missa das 10.00h

8)- Festejo da SANTA LUZIA, já vai na 4ª  noite, participe.




9)- CRUZ DAS SANTAS MISSÕES: Neste domingo será entregue para o Setor 03, Santa Luzia, NªSª de Lurdes e Santa Margarida ( Novo Castelo). Domingo que vem será entregue para o Setor 04: Bairro da Cruz e Aparecida.


10)- No próximo dia 11, sábado, tem a CONFRATERNIZAÇÃO DA PASTORAL FAMILIAR  e no dia 26 O ENCONTRÃO.  Não terá o encontro habitual na derradeira 2ª Feira, que seria no dia 28 de Dezembro.


Nenhum comentário: