domingo, 13 de dezembro de 2015

Somos convidados a não deixar que o consumismo e outros interesses egoístas nos impeçam de reconhecer Jesus como nosso Salvador


Em continuidade do tema do domingo passado julguei bem transcrever uma reflexão de dom Geraldo Magela , cardeal arcebispo de Salvador que diz assim: “O Papa Francisco, em sua exortação apostólica O Evangelho da Alegria observa que atualmente há a tendência de confundir a vida espiritual com alguns momentos religiosos que proporcionam algum alívio, mas que não alimentam o encontro com os outros, ok compromisso no mundo e a paixão pela evangelização. E aponta três males a serem superados, os quais se alimentam entre sei: o individualismo, a crise de identidade e o declínio do fervor” (n.78). Se a nossa prática religiosa atingir as nossas atitudes e fomentar a nossa responsabilidade, venceremos esses males e abraçaremos a alegria da missão.
O Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo é ocasião forte de expressão da fé por meio dos sinais e símbolos que nos levam à gruta de Belém. 
O documento 107 da CNBB que foi estudado na Assembleia Paroquial com a assessoria do Jerry Lima traz a esse respeito algumas observações, citando também a Exortação apostólica A alegria do evangelho: “ A igreja não é um clube de eleitos e nem é uma alfândega controladora da graça de Deus; é casa paterna aberta onde há lugar para todos em sua vida fatigosa”(n.47).
E ainda: “As comunidades cair na tentação de se fecharem em si próprias, serem seu próprio centro, podendo se tornar vítimas de suas obsessões e procedimentos” (49). E comentando a afirmação do Papa sobre a “Igreja em saída”, o escritor Frei Beto diz que a “ Igreja não é garagem, mas posto de abastecimento”.

          MISSÃO E COMPROMISSO

A Igreja em saída é a contundente proposta que nos é apresentada hoje. E o convite a uma Igreja de discípulos missionários, o que significa arriscar um pouco mais na ação evangelizadora  tomando iniciativas. A comunidade missionária entra na vida diária de quem necessita, encurta distâncias, abaixa-se, se for necessário, até a humilhação, e assume a vida humana tocando na carne sofredora de Cristo no povo” (O evangelho da alegria, 24).
Neste domingo passado assim fizeram alguns membros do COMIPA, que passaram dois dias no interior onde a missão está mais difícil e o evangelho ainda é pouco vivido, nas regiões missionárias do RODEIO e ALAGADIÇO.
E é assim que fez o seminarista Severino Morais de Araújo Filho que veio dar um reforço tão valioso no trabalho missionário da Paróquia de  Chapadinha durante estes três meses que esteve entre nós, e não só, mas também da diocese, participando das SANTAS MISSÕES POPULARES em várias paróquias.
Na verdade ser missionário é a nossa identidade cristã. Identidade que não é como aquele papel plastificado que guardamos no bolso, mas que carregamos na nossa vida. (Prof. Laudelino)
Encerramos este tema com a afirmação  seguinte: “ Os cristãos leigos e leigas descubram e alimentem uma espiritualidade apropriada à sua vocação. Não se trata de fugir das realidades temporais para encontrar a Deus, mas de encontra-lo ali, em seu trabalho perseverante e ativo, iluminados pela fé. É preciso discernir e rejeitar a tentação de uma espiritualidade intimista que dificilmente se coaduna com as exigências da caridade, e com a lógica da encarnação”( Doc.107ª da CNBB).

            NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA
1)- O seminarista JHON LUCAS, que frequentou neste ano o 1º ano de Filosofia em Contagem, Belo Horizonte, chegou neste dia 08, dia da Imaculada Conceição para suas férias, que irão até final de Janeiro. Seja bem vindo
2)- O seminarista teólogo finalista Severino Morais que passou conosco estes meses fazendo tantos trabalhos em nossa paróquia retornará neste dia 15 para Contagem, Belo Horizonte, passando antes um mês com sua família em Currais Novos, Rio Grande do Norte. Muito obrigado, Morais pela sua presença. Vai fazer muita falta e deixar muitas saudades.
3) Continuará conosco o seminarista Jailson Nascimento, que retornará para Belo Horizonte (Contagem) pelo final do mês de Janeiro para iniciar os estudos de Teologia. Ele e o Jhon Lucas ainda estarão nos primeiros dias da GSM (Grande Semana Missionária).

4)- Dia 11 tem Confraternização da PASTORAL FAMILIAR, na quadra da Caema. Feliz Natal. E no dia 26 ENCONTRÃO no CBNET.

5)- Inicia neste dia 08 o festejo de Nossa Senhora do Bom Parto, Bairro da Tigela, o festejo é no dia 18.
5)- Hoje dia 13 tem o 2º RITO DO BATISMO, na missa das 10.00h.
6)- REUNIÃO DO CPP (Conselho Paroquial de Pastoral) hoje às 15.00h. no CBNET.

7)- Encontro diocesano DOS ACÓLITOS, no dia 20, no Pequeno Príncipe, com assessoria do P.José de Ribamar, do seminário diocesano de São Luis e do Gerre Adriano



8)- Encontros com os catequizandos da COMUNHÃO SOLENE; dias 21 e 22. Às !8.00h. A confissão: dias 23 e 24.
9)- Encontros com os catequizandos da PROFISSÃO DE FÉ: dias 28 e 29. Confissão dias 30 e 31
10)- MISSA DO GALO, dia 24 às 10.00h da noite. A cargo do CORAL NOSSA SENHORA DAS DORES



11)- MISSA DA PASSAGEM DE ANO: dia 31, às 10.00h da noite, seguida do CONCERTO DO NATAL Pelo CORAL NOSSA SENHORA DAS DORES.


12)- Cruz das Santas Missões Populares, entrega  para o Setor 04: Bairro da Cruz e Aparecida, neste domingo às 19.30h.

13)- Encerra hoje o festejo de SANTA LUZIA: Missa às 09.00h. Procissão  Show de prêmios às 16.00h. Participe





Nenhum comentário: